Por Raphael Pires

Publicado em 4 de abril de 2020. | Atualizado em 6 de abril de 2020


O trabalho remoto para times de marketing pode ter grandes desafios. Se não for bem organizado e guiado, a produtividade do time pode cair e prejudicar muito os resultados. Para que isso não aconteça, confira nossas dicas!

Atualmente se tornou comum o trabalho em home office. Algumas áreas, como marketing e vendas, podem manter ou até aumentar o desempenho sem a necessidade de estarem fisicamente em um lugar só, concentrados. Neste artigo, falaremos mais sobre o trabalho remoto para times de marketing.

Essa mudança de cultura não é simples e deve ser encarada como um processo, em etapas! Caso contrário o rendimento dos profissionais pode ser muito prejudicado, impactando negativamente em todos os indicadores.

Foi pensando nisso que criamos este conteúdo especial. Nele, vamos mostrar as melhores dicas para que o trabalho remoto para times de marketing seja uma solução, nunca um problema. Confira!

Desafios do trabalho remoto para times de marketing

É cada vez maior o número de profissionais que optam pelo trabalho a distância. Essa opção pode ser ótima, principalmente para evitar perda de tempo com o trânsito atual das cidades que nos faz perder longas horas diárias. E em momentos de emergência, como uma quarentena, é imprescindível saber como ser produtivo no home office.

Porém, existem alguns pontos que devem ser acertados para que as entregas dos trabalhos não se percam. Os gestores e líderes precisam ter habilidades para conduzir o trabalho remoto.

Os desafios são muitos, tanto para os líderes, como para os profissionais de home office.

O ambiente de trabalho precisa ser muito bem escolhido. Acordar, pegar o computador e começar a trabalhar deitado na sua cama não pode ser uma opção! Afinal, você está trabalhando, não assistindo uma série na Netflix!

Em casa, ou mesmo em um ambiente externo fora da empresa, o desvio de foco pode prejudicar muito. Por isso é necessário escolher um lugar organizado, que vai manter seu foco no trabalho.

Além disso, é fundamental que uma pessoa que está fora da empresa tenha todas as ferramentas à disposição para desempenhar seu trabalho. Por exemplo, se alguém faz muitas ligações, ele precisa ter um telefone liberado para tal. Imagina ele não conseguir fazer as atividades porque ficou sem crédito!

A mesma preocupação deve estar com a internet. Hoje é muito difícil pensar em um trabalho remoto sem internet. É necessário ter uma conexão segura, que não vai ficar caindo a todo instante.

O horário de trabalho também precisa ser bem definido. É interessante que toda a equipe remota mantenha o mesmo horário para que a comunicação seja eficiente.

Outro desafio importante é a comunicação. Toda a equipe precisa da capacidade de se comunicar rapidamente. Se uma pessoa que está em home office não consegue as informações que precisa com facilidade e velocidade, não faz muito sentido continuar à distância! Para isso, um sistema de gestão que rode na nuvem e possa ser acessado de qualquer browser é uma solução bastante eficaz.

Esses são os principais desafios para você ter uma equipe de sucesso trabalhando remotamente!

A importância de fazer uma boa gestão de equipe remota

Gerir uma equipe pode ser encarado como um desafio para muitos. Gerir uma equipe remota é ainda mais desafiador!

Afinal, um gestor pode contar com profissionais espalhados por todo o mundo, inclusive trabalhando em fusos horários diferentes.

O gestor deve ser capaz de extrair o máximo de cada profissional, de forma com que a distância não seja um problema e não gere nenhum prejuízo, pelo contrário!

Montar um time multidisciplinar, com habilidades diferentes, pode até ser mais fácil do que reunir tudo isso localmente.

Pensando especificamente na área de marketing, há diversos conhecimentos e especialidades distintas. Encontrar os melhores profissionais, independentemente de onde eles estejam, pode ser um grande trunfo para qualquer empresa!

Como manter a equipe de marketing produtiva no trabalho remoto

Agora que já sabemos dos desafios do trabalho remoto para times de marketing e a importância de gerir bem essa equipe à distância, vamos mostrar as dicas que separamos para alcançar o sucesso.

Utilize as ferramentas adequadas

A primeira dica que separamos diz respeito às ferramentas. O trabalho remoto precisa ser amparado por ferramentas que permitam uma fácil comunicação, troca de informações, dados e arquivos, além de ajudar na organização.

Uma ferramenta bem interessante para ajudar a manter todos os jobs organizados é o iClips Free. Estamos falando de uma versão gratuita para times de até 5 pessoas. Nela você terá um kanban para organizar cada projeto, separando as atividades.

Além disso, essa ferramenta de colaboração conta com um controle de atividades por pessoa. Um gráfico de Gantt para conferir a disponibilidade de cada um!

Ou seja, com essa opção de ferramenta gratuita toda equipe terá uma visão completa do trabalho que está sendo feito. Cada entrega estará mapeada, além das atividades do time, por dia e horário!

Tenha um plano de execução bem definido

A segunda dica da nossa lista para facilitar o trabalho remoto para times de marketing é montar um plano de execução bem definido. Isso cabe ao gestor. Ele deve orientar sua equipe e deixar claro como o trabalho geral será feito.

Sem esse plano, os esforços podem se perder, então é bom planejar! Uma ação interessante é criar indicadores de projetos. Esses indicadores mostrarão como a equipe está desempenhando e como ela está se direcionando aos resultados e metas.

Aprenda a gerenciar com eficiência de forma remota

Aliás, falando da gestão, vale aqui uma ressalva: é preciso aprender a gerenciar com eficiência no formato remoto!

Não estamos falando de ficar vigiando o que sua equipe está fazendo, se as pessoas realmente estão trabalhando ou se estão fazendo outras atividades. Não é isso!

A gestão precisa ser focada em resultados, em agilizar entregas e sempre manter a alta qualidade de todo o trabalho que foi combinado.

Estipule metas e prazos claros

Para trabalhar focado em resultados é imprescindível estipular metas e prazos CLAROS!

Todo o time remoto precisa saber com facilidade quais são as metas a serem batidas e o tempo que eles terão para alcançar tais resultados.

Para isso é interessante planejar bem as metas. Um modelo bem recomendado é seguir as metas SMART. Ou seja, cada objetivo precisa ser:

  • específico (specific);
  • mensurável (measurable);
  • alcançável (attainable);
  • relevante (relevant);
  • temporal (time based).

Se a meta estabelecida respeitar esses cinco pilares, o time remoto não terá dúvidas do que é preciso fazer.

Incentive a comunicação

Falamos anteriormente que um dos principais desafios do trabalho remoto para times de marketing é a comunicação. Por isso, o gestor precisa incentivar que seu time mantenha a troca de informações constantemente.

É interessante contar com ferramentas para isso, mesmo que seja um grupo exclusivo criado no WhatsApp. Mas o adequado mesmo é abusar de videoconferências.

A comunicação de toda equipe deve ser rápida e eficiente, principalmente nos trabalhos que necessitam da contribuição de várias pessoas ao mesmo tempo.

Faça com que a sua equipe se sinta integrada

Por fim, como gestores, precisamos fazer com que toda a equipe se sinta integrada. Isso significa mostrar o papel fundamental de cada um no trabalho como um todo.

Ninguém da sua equipe pode se sentir sozinho ou menos importante. Não é porque as pessoas não estão fisicamente juntas que o espírito de equipe não deve ser trabalhado e nutrido!

De novo: use as ferramentas à disposição para gerar uma união dos profissionais. Incentive a comunicação, crie tarefas em que as pessoas precisarão uma das outras. Assim você conseguirá montar uma verdadeira equipe remota e não profissionais isolados.

Como usar o iClips Free na gestão de trabalhos remotos

Durante o tópico anterior nós mencionamos o iClips. Devido à sua importância e o que ela pode entregar aos times remotos, vale a pena falarmos mais sobre ela.

Imagine uma agência em que todos os profissionais trabalham em um lugar específico, todos juntos. Eles atendem a diversos clientes ao mesmo tempo, cada um com necessidades e expectativas distintas. Claro que cada cliente quer mais atenção e resultados, mas o time profissional precisa se dividir para entregar um bom trabalho para todos.

Com os profissionais reunidos já é difícil manter um bom nível de organização entre todas as ações de cada cliente. Quando esses profissionais estão trabalhando remotamente isso tende a ser ainda mais complexo.

É por isso que recomendamos fortemente o uso de sistemas como o iClips.

Com ela você poderá colocar todos os clientes da agência em um mesmo painel, sem perder o controle de qualquer atividade. Os profissionais podem acompanhar os projetos vendo exatamente o que cada pessoa está fazendo, os prazos e etapas.

Além disso, claro, não podemos deixar de dizer que essa ferramenta é totalmente gratuita para equipes de até 5 pessoas. Caso o seu time de marketing seja maior do que isso, vale a pena observar os planos disponíveis e encontrar o que mais faz sentido para vocês.

Portanto, neste conteúdo nós vimos várias dicas de como tornar mais eficiente o trabalho remoto para times de marketing.

O trabalho a distância é uma tendência, principalmente quando falamos de agências de comunicação com atuação global. Por isso, é necessário que os gestores se preparem para lidar com essa distância, fazendo com que ela não atrapalhe o desempenho do seu time.

Siga todas as dicas que fornecemos e veja como elas podem te ajudar no dia a dia!

Se você quer ter bons resultados com o trabalho remoto para times de marketing, faça sua inscrição gratuita no plano Free do iClips! É muito simples, basta se cadastrar e aproveitar tudo que ela tem para oferecer!

New call-to-action

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *