Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 3 de dezembro de 2018. | Atualizado em 6 de setembro de 2019


Quando feita manualmente, a transcrição de áudio é um trabalho que bastante cansativo. Para quem trabalha com isso rotineiramente, é interessante contar com a tecnologia para facilitar esse processo. Conheça 6 ferramentas que podem ser de grande ajuda a você e sua equipe!

A transcrição de áudio é uma prática muito comum a jornalistas, produtores de conteúdo e outros profissionais.

Além de permitir a reprodução de um conteúdo em diferentes formatos, ela otimiza o tempo de consumo desse material — se você transformar um podcast de uma hora em texto, por exemplo, a leitura provavelmente se daria em menos tempo.

As ferramentas disponíveis não necessariamente fazem a transcrição palavra por palavra, mas muitas podem ser utilizadas para deixar esse trabalho um pouco menos braçal e, por consequência, menos cansativo.

Quer conhecer a importância da transcrição de áudio e as ferramentas que podem ser de grande ajuda nesse processo? Então acompanhe este texto até o fim!

Entenda a importância da transcrição de áudio

A transcrição de áudio é a reprodução escrita de um material de áudio ou vídeo. Diferentes profissionais podem se ver em situações em que essa prática é necessária.

Ela pode ser feita de forma literal, em que o que é falado é transcrito exatamente da mesma forma, ou ainda de forma a corrigir possíveis vícios de linguagem ou erros gramaticais. Nessa última modalidade, a fluidez do texto escrito é priorizada.

A transcrição sempre foi muito comum à jornalistas. Durante uma entrevista, gravar a conversa é bastante prático. Na hora de produzir a matéria, porém, o trabalho fica mais fácil com acesso às falas por escrito. 

Imagine que o jornalista pode localizar trechos relevantes dessa entrevista muito mais facilmente se esse conteúdo tiver sido transcrito. Um ctrl+F resolveria a situação de forma bem mais rápida do que ter que voltar trecho por trecho do áudio, por exemplo.

Além dessa utilidade já bastante difundida, a transcrição pode ser utilizada quando há a intenção de trabalhar o mesmo material em diferentes formatos (áudio, vídeo, texto), o que facilita sua divulgação e repercussão.

Produtores de conteúdo, por sua vez, podem precisar da transcrição para acrescentar legendas ou oferecer algum tipo de acessibilidade aos seus conteúdos.

Conheça 6 ferramentas que podem facilitar esse trabalho

A transcrição manual é um procedimento trabalhoso e demorado, entretanto, elimina consideravelmente as chances de erro no material.

Atualmente, não existe uma ferramenta que transforme áudio em texto por completo.

Porém, diversos aplicativos e softwares podem ser utilizados para tornar essa tarefa um pouco menos cansativa.

Quer usar a tecnologia a seu favor? Então confira, a seguir, nossas principais dicas!

1. Transcribe

O Transcribe é uma ferramenta de transcrição que funciona de três formas:

  • transcrição automática em algumas línguas com uma promessa de 90% de acerto;
  • a partir do reconhecimento de voz, em que é necessário ditar o texto;
  • por meio de uma redução na velocidade do áudio, o que permite uma transcrição/digitação com menos pausas.

Um de seus principais diferenciais é o editor de texto e áudio player integrados, o que evita a necessidade de trocar de janelas e facilita o trabalho.

O software oferece um mês grátis para testes e existem dois pacotes pagos, a partir de 20 dólares ao ano. Também é possível adicionar uma extensão do programa diretamente no Google Chrome.

2. oTranscribe

Com um nome bastante semelhante, o oTranscribe funciona de forma bastante diferente. Ele também oferece o editor de texto integrado ao áudio ou vídeo.

Sua principal vantagem é que ele pode simplesmente ser acessado online, sem necessidade de download.

Essa ferramenta também disponibiliza diferentes atalhos no teclado, que podem facilitar e acelerar o trabalho de transcrição. Porém, em suma, ao utilizar o oTranscribe, ela será feita de forma manual.

3. Cogi

O Cogi é um aplicativo de gravação e não transcrição, mas vale ser mencionado por facilitar bastante esse processo.

Disponível para Android e iPhone, ele funciona como um gravador por “sessões”, o que facilita a seleção dos trechos mais importantes.

Eficiente especialmente para jornalistas ou outros profissionais que realizam entrevistas, ele reduz bastante o tempo de revisão do material, possibilitando uma transcrição mais certeira.

4. Dragon

O aplicativo Dragon é um dos mais simples porém efetivos softwares para ditado. Você fala no microfone e as palavras aparecem na tela.

A mobilidade oferecida pelo app pode ser um diferencial com relação a outros semelhantes que apresentamos aqui.

Em seu site, ele promete ser um acelerador da produtividade. Em outras palavras, ele também ajuda a “pensar em voz alta”. Trata-se de uma forma de salvar ideias em áudio e organizá-las em texto em outro momento.

5. Transana

O Transana é um dos aplicativos mais completos quando o assunto é organização. No site oficial, eles, inclusive, se descrevem como um aplicativo para análise de dados — e não simplesmente de transcrição de áudio. 

O arquivamento dos áudios pode ser útil para quem trabalha em equipe, tanto nos casos em que uma pessoa inicia a transcrição e outra termina quanto nos casos em que existe a necessidade de mais de um indivíduo acessar e analisar o documento após sua finalização.

Por ser mais completo — e complexo — existem diferentes pacotes para a aquisição desse software.

Na modalidade básica, porém, o preço fica em 150 dólares. Estudantes podem negociar um desconto de até 50%.

6. Speech

Você sabia que o Google tem uma ferramenta para transcrição de áudio? Ela pode ser acessada diretamente pelo navegador e exige apenas a conexão com um microfone. Basta selecionar o idioma desejado e ditar o material a ser transcrito.

A ferramenta pode ser bastante útil para textos curtos, mas pode não ser tão útil assim para materiais mais longos ou até mesmo vídeos.

Além disso, a ferramenta ainda traz uma margem de erro considerável na identificação das palavras, então uma revisão dedicada se faz necessária.

Para facilitar a gravação, para reduzir as pausas durante a transcrição, para organizar dados ou para transcrever por meio de falas ditadas, as ferramentas aqui apresentadas podem facilitar — e muito — o trabalho de transcrição de áudio.

Gratuitas ou pagas, a escolha deve ser feita a partir do material que você tem em mãos e o que pretende com ele.

Agora que você já sabe como a transcrição de áudio pode ajudar na divulgação do seu conteúdo, e já conhece as melhores ferramentas para ajudar nisso, que tal descobrir como incluir os vídeos em sua estratégia de marketing? É só baixar nosso ebook!

Manual do uso de Vídeos no MKT ConteúdoPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *