Saiba como a transformação digital ocorre no ensino superior

Entenda como a transformação digital ocorre no ensino superior

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Ouvimos falar diariamente no avanço da tecnologia e em como ela afeta nossas instituições e nosso modo de vida. A educação não é exceção nesse panorama de mudanças, uma vez que evolui paralelamente aos processos de comunicação, de construção de conhecimento e de compartilhamento de informação.

Sabemos que você, enquanto gestor de uma IES, se preocupa com os desdobramentos dessa transformação na gestão acadêmica e na experiência pedagógica.

Por isso, vamos mais uma vez refletir juntos sobre o presente e o futuro da educação superior no Brasil!

Reserve 10 minutos de seu tempo e faça uma boa leitura.

A transformação digital como um fenômeno holístico

O primeiro passo para compreender como ocorre a transformação digital no ensino superior é enxergá-la como um fenômeno macro e holístico.

Quando falamos em machine learning, big data, armazenamento em nuvem, ensino híbrido, metodologias ativas de aprendizagem e secretaria virtual, por exemplo, não estamos nos referindo a funcionalidades e abordagens distintas e isoladas, e muito menos a aspectos da vida acadêmica que não dialogam entre si.

Pelo contrário, estamos lidando com diferentes manifestações de uma mesma tendência.

Essa tendência é o avanço da tecnologia e como ela impacta a maneira com que a educação superior é estruturada, tanto em nível administrativo quanto em nível pedagógico, virtual e presencialmente.

A transformação digital e como ela impacta a formação acadêmica

A revolução na construção de conhecimento já está modificando como as IES mais tradicionais enxergam a educação. Qualquer instituição de ensino, hoje, precisa oferecer abordagens mais alinhadas às expectativas das gerações que ingressam no ensino superior e no mercado de trabalho.

O reconhecimento pelo MEC de diferentes modalidades de ensino e formação já é um indício desse processo. Novas formas de aprender e de ensinar, de interagir, de realizar trabalhos, tirar dúvidas e de alcançar resultados pré-estipulados batem à porta de universidades nacionais e internacionais.

Perceba que não se trata de uma corrida, e sim de um circuito de adaptações à vida contemporânea.

Tablets notebooks em vez de cadernos e livros; bibliotecas digitais no lugar de bibliotecas físicas; ambiente virtual substitui ou complementa a sala de aula; realidades virtual e aumentada revolucionam o ensino de assuntos e matérias.

O conhecimento em si mudou; de paradigmas imutáveis a conceitos multidisciplinares e adaptáveis. Assim como a preparação que se espera de um profissional recém-formado, que cada vez mais engloba um leque de competências comportamentais além das técnicas.

A automatização de processos e como ela impacta a gestão acadêmica

Assim como a experiência da formação superior se transforma para alunos e professores, a área administrativa segue a mesma tendência. Hoje, há inúmeras ferramentas e sistemas de gestão acadêmica que permitem aos gestores de IES um controle muito maior sobre docentes, estudantes, fluxos e processos.

Do armazenamento de informações na nuvem ao atendimento virtual ao aluno, todos os fluxos administrativos tendem a ser transferidos para o âmbito digital.

O objetivo? Proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem mais eficiente, significativa e dinâmica.

Perceba que, do ponto de vista do aluno, que passa a se conectar ao sistema e a executar ações pelo próprio smartphone, essa tendência só traz vantagens.

Paperless

Tornar-se livre de registros impressos — ou reduzir drasticamente sua quantidade — é um direcionamento cada vez mais presente nas IES nacionais. Paperless é uma expressão que significa “sem papel” e descreve uma tendência que promete agilizar processos lentos e onerosos.

Emissão de certificados, boletos e históricos, efetuação de matrículas e rematrículas, monitoramento de notas e indicadores de desempenho, comunicação interna e externa e até negociação on-line são alguns exemplos de ações agilizadas por um sistema de gestão acadêmica automatizado.

Cuidado e segurança com informações

Hoje, uma IES que segue uma gestão tradicional acumula uma quantidade exorbitante de dados impressos, que muitas vezes são armazenados e não têm utilidade alguma.

Essa situação é inevitável — já que documentos são o resultado de todos os processos comunicativos entre IES e alunos —, a menos que você adote um sistema de gestão automatizado.

Com os novos recursos de TI, como o armazenamento em nuvem, essas informações se tornam imediatamente disponíveis aos diretores, que passam a monitorar o desempenho do corpo estudantil por matéria, curso ou período letivo. Além disso, elas resultam em maior suporte aos colaboradores na superação de entraves cotidianos e auxiliam as tomadas de decisão.

Esse envolvimento mais próximo da gestão com o dia a dia do aluno aumenta a probabilidade de sucesso para ambos!

Melhoria nos índices de retenção

Outra das funções impactadas pela transformação digital é o controle sobre a evasão e inadimplência. Com a automatização de processos e recursos, há maior eficiência e agilidade no controle das causas e na implementação de medidas contingenciais para esses desafios.

Todos os dados digitalizados e armazenados são transformados em gráficos e relatórios informativos que permitem aos gestores monitorar a satisfação dos estudantes e buscar formas inovadoras de solucionar cada caso.

Os benefícios da transformação digital no ensino superior

Como você pôde notar, a transformação digital no ensino superior é um processo holístico de alinhamento entre educação, recursos tecnológicos e necessidades das novas gerações de estudantes, bem como do mercado de trabalho.

Trata-se de uma revolução que permeia a IES em duas frentes: pedagógica e administrativa. Pedagógica no sentido de que afeta a experiência dos alunos com o ensino fornecido pela instituição, e administrativa porque modifica processos e fluxos internos, fazendo da gestão uma vantagem competitiva e tornando-a mais apta a lidar com a quantidade de informação produzida anualmente.

Esse movimento, conforme mencionamos no início deste artigo, não ocorre de forma isolada. Pelo contrário: ele se manifesta na busca por integração e harmonização entre alunos, diretores e colaboradores. Seu resultado direito é garantir a fluidez, agilidade e eficiência de todos os processos acadêmicos.

A transformação digital não é o futuro, e sim o presente das IES. Ela já afeta a forma com que o conhecimento é construído e compartilhado, bem como os processos comunicativos.

Hoje, sabemos que o mercado educativo apresenta um potencial enorme, em grande parte alavancado pela tecnologia. A competitividade, no entanto, também é massiva. Nesse cenário, compreender a transformação digital e encontrar formas de incorporá-la é uma estratégia para se manter relevante.

Quer saber mais sobre como atrair e reter alunos em meio à realidade digital? Então, confira o webinar “Estratégias de sucesso para captação e retenção de alunos“!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.