Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 4 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 20 de maio de 2019


Qualquer empresa busca os melhores profissionais no mercado. Muitas vezes, porém, esses funcionários já estão dentro da organização. Ao incentivar o treinamento e desenvolvimento de pessoas, é muito mais fácil tornar o seu negócio mais produtivo e eficiente.

Por muito tempo, quando um profissional buscava algum tipo de especialização ou treinamento para se tornar um funcionário melhor, era comum que ele mesmo precisasse tirar do seu próprio bolso o pagamento de um curso, palestra, ou para dar sequência à carreira acadêmica.

Hoje, esse cenário está se modificando e as empresas oferecem cada vez mais incentivos, valorizando a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas que já fazem parte dos seus quadros de funcionários.

Afinal, um profissional em busca de mais qualificação significa um colaborador comprometido não só com o seu crescimento pessoal, mas também com a qualidade do trabalho realizado na empresa.

Além disso, essa valorização tem impacto no sentido contrário. Ou seja, um funcionário vai se sentir valorizado e motivado ao perceber que a sua empresa está disposta a realizar investimentos para que ele cresça profissionalmente. É uma forma, inclusive, de aumentar a retenção dos seus melhores talentos e fortalecer o employer branding.

Quer se aprofundar na importância de incentivar o treinamento e desenvolvimento de pessoas na sua organização? É só continuar a leitura deste post para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Listamos aqui os principais benefícios dessa prática, as opções disponíveis no mercado e como colocar em prática. Aproveite a leitura!

O que é treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Muitas vezes, um gestor se sente em uma encruzilhada: tem um orçamento apertado para investir em ferramentas e soluções que otimizem a produtividade em sua empresa, mas também não dispõe de uma equipe grande o suficiente para colocar em prática todas as ações e estratégias que ele quer.

A solução, portanto, pode ser investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas em sua organização, ou seja, capacitar e desenvolver quem já está na sua empresa e garantir que os profissionais tenham as melhores condições disponíveis para trabalhar de maneira mais produtiva e eficiente.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas têm como objetivo incentivar a eficiência no ambiente de trabalho. Ou seja, ao avaliar o desempenho e detectar uma queda, você pode preparar o funcionário para que ele possa render ao máximo e, consequentemente, melhorar os resultados do negócio.

Essa prática pode visar ao aperfeiçoamento de uma técnica ou ferramenta para um grupo de profissionais, ou pode buscar um maior entendimento da cultura organizacional na sua empresa. Já outros treinamentos podem visar à segurança no trabalho, por exemplo.

Independentemente do tipo de atividade oferecida ou da especialidade da tarefa exercida, o objetivo final é o mesmo: melhorar o clima organizacional, tornando o ambiente mais produtivo, saudável e eficiente como um todo.

Quais os benefícios e a importância para as empresas?

Poucas empresas investem, de fato, no treinamento e desenvolvimento de pessoas. Muitas, quando fazem, se limitam ao momento da contratação dos funcionários. Esse conceito, no entanto, vem se modificando e, hoje, é importante garantir ações contínuas com o objetivo de capacitar os profissionais já inseridos no contexto da sua organização.

É um processo decisivo para o crescimento da empresa

falta de capacitação pode causar prejuízos para o seu negócio. Um exemplo? Por melhor que seja, um funcionário que não entenda a cultura organizacional da sua empresa e não desenvolva o sentimento de pertencimento pode se sentir desmotivado, levando à queda acentuada do seu índice de produtividade.

Além de ajudar a evitar problemas como esse em sua equipe, incentivar o treinamento e desenvolvimento de pessoas oferece como principal benefício o melhor desempenho de todos os profissionais, garantindo que todos estejam motivados e engajados com os objetivos e metas estipulados pela organização.

Ou seja, além de o funcionário evoluir profissional ao desenvolver novas técnicas ou habilidades, ele contribuiu diretamente para o crescimento do negócio, resultando em vantagens para os dois lados desse processo.

Os profissionais se mantêm mais produtivos e satisfeitos

Outra vantagem é o ganho de produtividade. Com funcionários mais preparados, não existe a necessidade de supervisionar constantemente o trabalho deles, garantindo que os responsáveis por essa função se ocupem com atividades estratégicas e capazes de gerar mais resultados positivos para a empresa.

Inclusive, um problema muito enfrentado por gestores nas empresas é a rotatividade de profissionais, que pode acontecer pela baixa produtividade ou a falta de motivação.

Com o incentivo do treinamento e desenvolvimento de pessoas, você minimiza esses dois problemas e, de quebra, soluciona outro: profissionais mais capacitados e motivados tendem a permanecer por mais tempo em seus empregos.

Como falamos acima, além de buscar a maior capacitação de funcionários e beneficiar a produtividade de uma empresa, a prática de oferecer diferentes tipos de treinamento não visa apenas ao crescimento profissional dos seus funcionários ou à produtividade da empresa. Os treinamentos oferecidos podem promover também a segurança no trabalho, por exemplo.

Ou seja, ao estabelecer essa rotina de treinamento e desenvolvimento de pessoas, um gestor pode solucionar diversos problemas em sua estrutura de trabalho. De maior segurança dos funcionários até uma melhor gestão do tempo da empresa, os benefícios dessa prática deixam claro como é importante desenvolver esse conceito.

Achamos que você também pode gostar destes outros conteúdos:
👉 Como se tornar o profissional de marketing digital mais desejado do mercado
👉 Plataformas de cursos online: as 18 melhores para aprender!
👉 Saiba como fazer reuniões one on one (1:1) na sua empresa
👉 5 passos para fazer o mapeamento de processos da sua empresa
👉 Comunicação Integrada: o que é e como colocar em prática?
👉 Como treinar o time de vendas? Entenda tudo sobre o assunto!

Quais os tipos de treinamentos e desenvolvimento de pessoas existentes?

Para cada objetivo da sua empresa, existe um tipo diferente de treinamento e desenvolvimento de pessoas que você pode colocar em prática. Para isso, detalhamos abaixo quais são os principais. Confira!

Comunicação

Acredite: muitos dos problemas comuns dentro de uma empresa estão na comunicação. Ou melhor, na ausência dela. Uma frase fora de contexto ou um email confuso pode ser o suficiente para atrapalhar o desenvolvimento de um projeto, por exemplo.

Portanto, esse tipo de treinamento é voltado para o desenvolvimento das habilidades de comunicação dos profissionais da sua empresa. Com uma melhora significativa na oratória, reuniões, apresentações e até mesmo conversas informais vão se tornar mais produtivas para todos.

Liderança

Liderar uma equipe não é uma tarefa fácil e é fundamental que as lideranças estejam prontas para lidar com as responsabilidades desse cargo. Além disso, é importante buscar constantemente por formas de aprimorar as suas técnicas e habilidades de gestão.

A liderança tem impacto direto na produtividade de qualquer empresa. O treinamento e desenvolvimento de pessoas nesse cargo buscam capacitar ainda mais quem tem uma influência muito grande em relação aos outros profissionais da sua organização. Um líder capacitado vai garantir que os resultados sejam sempre os melhores.

Motivação

Muitas vezes, o funcionário ideal para determinada função e que você sempre sonhou encontrar já está em sua empresa. O que acontece é que, sem motivação, é difícil que um profissional consiga exercer sua função com qualidade e produtividade necessária para chamar a sua atenção.

Dessa forma, o processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas pode solucionar esse problema ao desenvolver o sentimento de pertencimento. Aproximar os seus funcionários dos objetivos da empresa e mostrar o valor que cada um deles tem para ela pode garantir colaboradores mais satisfeitos e produtivos.

Formação

Um funcionário mais capacitado, que aprenda a utilizar diferentes ferramentas, só vai gerar resultados positivos para a empresa. Por isso, é importante investir também no desenvolvimento de competências e habilidades que os colaboradores utilizam em seu dia a dia.

Cursos, palestras e até mesmo especializações podem favorecer o fluxo de tarefas. A formação dos seus profissionais também é de responsabilidade do gestor, que deve sempre buscar formas de otimizar os processos internos e a entrega de bons resultados pela sua equipe.

Como colocar em prática na sua empresa?

Agora que você já sabe quais são as vantagens e benefícios de incentivar o treinamento e desenvolvimento de pessoas em sua empresa, é preciso saber o que fazer para, de fato, implementar essa cultura no dia a dia do negócio, certo? Veja como:

  1. O primeiro passo é definir quais funcionários precisam participar desse processo;
  2. Em seguida, faça uma análise do perfil dos funcionários e das necessidades da empresa, para definir qual precisa ser a abordagem utilizada na capacitação;
  3. Outro ponto importante é definir qual o objetivo final do treinamento. Melhores resultados? Funcionários mais motivados ou líderes mais preparados? Esses são apenas alguns exemplos.

Com todos esses pontos alinhados, basta escolher o tipo de treinamento que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa no momento, colocar em prática e garantir que os objetivos traçados sejam alcançados.

Como mostramos neste post, é cada vez mais importante que a sua empresa comece a incentivar e disponibilizar o treinamento e desenvolvimento de pessoas. Os benefícios são diversos e vão da maior retenção dos seus melhores funcionários até o aumento da produtividade do seu negócio.

Além de entender como o treinamento e desenvolvimento de pessoas influenciam positivamente o ambiente da empresa como um todo, é essencial conhecer outros conceitos importantes para o alcance dos seus objetivos.

Fique mais um pouco conosco e entenda o que é a cultura organizacional e como definir a da sua empresa para colher os melhores resultados!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *