Conheça truques para criar conteúdo incrível no Instagram Stories

Truques de Instagram Stories

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Muitas marcas têm se perguntado: por que fazer um conteúdo efêmero, ou seja, que será consumido por tão pouco tempo e com prazo de validade definida desde o início?

A resposta pode estar em uma das técnicas de persuasão mais antigas do mundo, mas que cai com uma luva em um presente no qual a briga pela audiência é cada vez mais frenética: a escassez.

A escassez é o gatilho mental que motiva uma ação por impulso.

É um poderoso aliado das promoções, mas também é um fator psicológico do fenômeno FOMO — Fear of Missing Out ou Medo de Ficar por Fora. Esse medo nos leva ao tique de checar a todo instante se temos alguma mensagem, notícia da rede ou foto nova no Instagram, por exemplo.

Historicamente, a tecnologia tem tornado tudo cada vez mais rápido e acessível.

A mesma velocidade do crescimento da banda larga é a velocidade com que o fenômeno cresce. Quanto mais acesso à informação temos, mais informações são produzidas e a sociedade fica cada vez mais imediatista.

Na mesma batida, o advento da banda larga deu recursos cada vez mais poderosos para a autopromoção. Quanto mais acesso à internet, mais recursos as pessoas utilizam para aumentar seu capital social.

Entendendo a escassez e o fenômeno FOMO, as marcas devem pensar no Instagram Stories ou Snapchat como um canal de mega oportunidades e exclusividades.

Promoções relâmpago, segredos da marca, pistas de um novo lançamento, lives com sorteios (faça um vídeo teaser para avisar que fará o sorteio), são exemplos.

Ao fazer isso de forma recorrente, a escassez atuará no psicológico das pessoas e fará com que elas tenham a necessidade de checar sempre o conteúdo da marca. Além disso, ao ter contato com essas oportunidades e exclusividades que somem em 24 horas, a percepção de moeda social que a fará parecer privilegiada na rede será enorme.

É claro que a criatividade e qualidade do conteúdo manda em qualquer canal, mas há como pensar de forma estratégico para manter a consistência.

Hoje o Instagram Stories é mais popular que o Snapchat, com mais de 200 milhões de usuários ativos todos os dias.

Para competir com o Snapchat, o Instagram tem lançado frequentemente features novas como Selfie Stickers, modo “hands free”, paleta de cores avançadas, entre outros.

Além da estratégia da escassez e moeda social, as dicas para Instagram Stories a seguir podem tornar o conteúdo mais criativo, artístico e divertido.

Como criar um fundo colorido

Essa dica é muito útil quando você quiser compartilhar algum desenho ou texto sem a necessidade de colocar uma foto ou vídeo.

Como fazer:

  • Aperte o ícone de caneta e selecione uma cor;
  • Aperte e segure o centro da tela por 3 segundos até que a tela seja totalmente preenchida com a cor sólida.

Como criar uma Selfie Sticker

O Instagram tem lançado novos stickers frequentemente, mas um dos últimos e bem divertido é o chamado “selfie-sticker”. Essa feature permite que você faça uma mini selfie e a transforme em um sticker que pode ser salvo e usado sempre.

Como fazer:

  • Aperte o botão de sticker no topo da tela e selecione a opção de câmera na segunda linha de adesivos;
  • Tire uma selfie;
  • Uma vez pronto, você pode usar sua selfie-sticker onde quiser na tela.

Como dar zoom in e out em um vídeo sem tirar o dedo da tela

Se você quiser dar um destaque em uma área no vídeo, você pode dar zoom in e out com o mesmo dedo que aperta para filmar, sem tirá-lo da tela.

Como fazer:

  • Arraste para esquerda para abrir a câmera do Instagram Stories;
  • Aperte e segure o botão de captação com um dedo e comece a gravar;
  • Arraste levemente o mesmo dedo para cima ou para baixo para dar zoom in ou out.

Como mencionar outras contas

Uma das grandes vantagens sobre o Snapchat é que você pode marcar outras contas em sua história.

É um bom recurso para mencionar outra marca ou influenciador em um takeover, por exemplo (quando um influenciador assume a conta do Instagram de uma marca por um determinado tempo ou evento).

Como fazer:

  • Aperte o ícone de texto no canto direito;
  • Digite o símbolo @ seguido do nome de usuário da conta que você quer mencionar;
  • Selecione a conta que quer mencionar no menu pop-up. É importante observar que você pode mencionar até 10 contas em cada Instagram Stories. Sempre que alguém é mencionado, ele recebe uma notificação assim como um preview da história no Direct Message.

Como postar histórias mais antigas que 24 horas

Todo mundo quer fazer uma boa história, mas como fazer algo editado, preparado com antecedência ou postar algo mais antigo no Instagram Stories?

Uma das melhores maneiras de se fazer isso é usando a plataforma mLabs, que permite você agendar e publicar seu conteúdo sem a restrição das 24 horas. Permitindo fazer essa operação via computador desktop.

Como fazer:

  • Acesse www.mlabs.com.br;
  • Cadastre-se e faça o setup da sua conta do Instagram;
  • Clique em “Agendamento” no menu superior;
  • Clique em “Agendar post” no botão vermelho da tela;
  • Escolha o canal Instagram e logo em seguida cheque a opção Instagram Stories logo abaixo da caixa do texto do post;
  • Clique no botão “Fotos / vídeos” para fazer upload do seu arquivo;
  • Defina a data e hora da publicação e salve.

O conjunto de dicas aqui é a essência para se obter melhores resultados nesses canais efêmeros, sem cair na armadilha de fazer um conteúdo parecido com o feed do Instagram, Facebook ou mesmo Twitter.

Esse texto foi escrito por Rafael Kiso, CMO e fundador da mLabs.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.