12 truques de SEO para indexar e rankear seus conteúdos mais rápido

Os resultados de uma estratégia de SEO geralmente vêm no médio e longo prazo. Mas nem sempre temos esse tempo para ter retorno, não é? Por isso, trouxemos neste artigo alguns truques para acelerar a indexação e o rastreamento dos conteúdos pelo Google.

truques de seo

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A otimização para buscadores costuma levar tempo para dar resultados. É preciso paciência para ver os conteúdos aparecerem e subirem no ranking do Google ― mas, quando os resultados vêm, eles são poderosos e duradouros.

Porém, no mercado atual, velocidade é uma vantagem competitiva. Se você esperar muito tempo para ter retorno com uma estratégia, o concorrente passa à frente. Então, será que tem como indexar e rankear conteúdos mais rápido no Google?

Sim, existem algumas estratégias para isso. Quando você inclui novos conteúdos no seu site ou blog, quer que os usuários cheguem até ele o mais rápido possível, não é? Então, agora vamos ajudar você com alguns truques de SEO para agilizar a indexação e o rankeamento das suas páginas. Siga conosco!

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Como funcionam a indexação e o rankeamento do Google

    A intenção do algoritmo do Google é organizar todo o conteúdo da web para torná-lo acessível aos usuários. Para isso, o buscador desenvolveu um robô todo-poderoso, que é capaz de rastrear as páginas da internet, entender do que elas tratam e ordená-las, de maneira que o usuário encontre os melhores resultados para as suas pesquisas.

    Quando você pesquisa por algum termo no Google, nem imagina todo o processo de busca que acontece por trás, não é? O robô percorre um longo caminho ― embora tudo aconteça em milissegundos. Estes são os passos que ele percorre:

    1. rastreamento (crawling): identificação de URLs novas ou atualizadas para serem indexadas — acontece a todo momento;
    2. indexação (indexing): identificação dos conteúdos das páginas para organizar o índice de URLs do buscador — acontece a todo momento;
    3. classificação (ranking): ordenação dos conteúdos indexados pelo robô para exibir os resultados de acordo com o termo de busca — acontece a cada pesquisa do usuário.

    Então, para que as suas páginas apareçam mais rapidamente ― e bem posicionadas ― nos resultados da busca, você deve facilitar o trabalho do Googlebot. Em cada uma das etapas, existem alguns truques para agilizar esse processo.

    12 truques de SEO para indexar e rankear conteúdos mais rápido 

    Agora, vamos ver quais são esses hacks que podem agilizar a indexação e o rankeamento das suas páginas.

    Acompanhe as dicas!

    1. Verificar problemas de rastreamento

    O primeiro passo em uma estratégia de SEO é verificar possíveis problemas de rastreamento. Se as suas páginas não estão passando pela varredura do rastreador, nenhum dos esforços abaixo terá resultados.

    Dentro do Google Search Console, na seção Cobertura (na lateral esquerda da tela), você pode conferir se o robô está conseguindo ler o seu site e, se não, por que isso está acontecendo.

    Possivelmente existem erros de DNS, servidor, robots.txt, 404, entre outros. Em alguns casos, é possível corrigir rapidamente esses problemas; em outros, é preciso contar com ajuda especializada.

    2. Usar a Ferramenta de Inspeção de URL

    Quando você publica uma nova página ou faz atualizações em uma URL, o Google pode levar alguns dias ou até semanas para fazer o rastreamento. O buscador recomenda paciência para isso ― afinal, dá para imaginar quantas páginas ele precisa rastrear a cada segundo no mundo inteiro!?

    Porém, o buscador oferece um recurso para que os proprietários de sites avisem: “Google, acabei de publicar (ou atualizar) uma página. Você pode dar uma passadinha aqui?”.

    Para isso, é preciso usar a Ferramenta de Inspeção de URL, disponível no Google Search Console. Essa ferramenta informa o status de indexação de uma URL, ou seja, se o Google consegue indexar essa página e os possíveis problemas encontrados.

    Se, depois de inspecionar a página, você verificar que ela ainda não está indexada, é possível solicitar que o Google rastreie essa URL. Ao clicar em “Solicitar indexação”, o buscador faz uma rápida verificação para testar erros e, se a página passar, ela irá para a fila de indexação.

    Assim, a sua página estará entre as prioridades de indexação do Google. Mas é importante ressaltar que isso ainda pode levar até 1 ou 2 semanas para acontecer. Você pode acompanhar o andamento da solicitação pelo Google Search Console.

    Saiba também que existe um limite diário de solicitações de inspeção. Então, priorize as páginas mais importantes, que você realmente precisa que apareçam nos resultados da busca.

    3. Enviar sitemaps para o Google

    No processo de rastreamento, o Google descobre novas URLs (ou atualizações de páginas) por meio da rede de links. A linkagem interna e externa mostra ao robô os caminhos que ele deve seguir para rastrear e indexar as URLs.

    Se todas as páginas do seu site estiverem vinculadas corretamente, o rastreador consegue identificar as suas URLs naturalmente. Porém, você pode facilitar o trabalho do robô ― e indexar e rankear conteúdos mais rápido ― se enviar um sitemap ao Google.

    Sitemap é um arquivo que contém todas as páginas e documentos de um site e mostra a relação entre eles. Assim, o robô identifica qual caminho deve seguir e quais são as páginas mais importantes.

    Outras informações valiosas, como a frequência de atualização da URL e a existência de versões em diferentes idiomas, também são transmitidas pelo sitemap.

    Portanto, enquanto a Ferramenta de Inspeção é usada para enviar URLs individuais, o sitemap serve para mostrar ao Google o conjunto de páginas que você quer indexar.

    Isso é principalmente importante para sites novos, muito grandes, sem links externos ou com páginas isoladas. Assim, você garante que o rastreador passe por todos os seus conteúdos.

    Para enviar um sitemap ao Google, existem três opções:

    • Usar a ferramenta de sitemaps do Google Search Console;
    • Especificar o caminho para o sitemap dentro do arquivo robots.txt (por exemplo: https://example.com/sitemap_location.xml);
    • Usar a função “ping” (por exemplo: https://www.google.com/ping?sitemap=<url_completo_do_sitemap>).

    4. Usar o Google API para indexação

    Quer uma comunicação ainda mais direta com o Google para informar a publicação ou a atualização das suas páginas? O buscador criou uma API para desenvolvedores (conte com ajuda especializada para isso) que permite uma troca de informações mais rápida.

    Com a API Indexing, você pode notificar diretamente o Google quando páginas foram adicionadas, atualizadas ou removidas. É possível enviar URLs individuais ou fazer solicitações em lote. Assim, o robô vai priorizar o rastreamento dessas páginas.

    O Google informa, porém, que essa ferramenta ainda está disponível apenas para páginas com dados estruturados de vagas de emprego ou transmissões ao vivo. Esse tipo de página demanda um rastreamento imediato para entregarem valor aos usuários.

    De qualquer forma, um especialista em SEO chamado David Sottimano resolveu testar a aplicação e conseguiu rastrear páginas regulares do seu site. E sabe em quanto tempo isso aconteceu? Em apenas 1 minuto! Então, vale a pena você testar também.

    Além disso, é importante saber que existe um limite de solicitações por minuto e por dia. Você pode conferir a sua cota dentro do Console de APIs do Google.

    5. Criar links internos em páginas importantes

    Como já explicamos, o Google rastreia os sites da web guiado pela rede de links. A partir dos links que aparecem nas páginas conhecidas, ele chega até as URLs novas e atualizadas. É assim tanto com os links externos quanto internos de um site.

    Quando você publica uma nova página dentro da estrutura do seu site, em algum momento o Google passará por ela em seus processos de rastreamento.

    Porém, se o seu site é muito grande ou se as suas páginas estão isoladas, pode ser que o robô faça uma varredura rápida e não rastreie alguns conteúdos que considere de menor importância.

    Isso pode acontecer só numa próxima varredura ― e, assim, o rastreamento demora mais.

    Portanto, uma forma de indexar mais rápido uma nova URL é criar links para ela em páginas importantes do seu site, como a página inicial ou um post central do blog, que o Google prioriza rastrear.

    Assim, quando você insere links nessas páginas, aumentam as chances de o robô passar pelas páginas linkadas. Além disso, ele identifica mais facilmente que há conteúdo fresco no site e que provavelmente ele é relevante, já que está citado em uma página importante.

    Uma dica para que isso aconteça é sempre publicar as atualizações do blog na página inicial. Outra ideia bacana é, sempre que publicar uma nova página, encontrar oportunidades de linkagem interna em conteúdos antigos do blog.

    6. Compartilhar os conteúdos nas redes sociais

    Se uma das formas de mostrar que você tem conteúdo atualizado no site é criar links para ele, é possível fazer isso também ao divulgar a URL nas redes sociais.

    Dessa forma, você começa a gerar tráfego para a página e mostra ao Google que aquele link existe. Porém, é preciso esclarecer: os sinais sociais (likes, compartilhamentos, comentários) não são um dos fatores de rankeamento do Google, e os links das redes sociais são marcados como “nofollow”, ou seja, não são seguidos pelo robô e não influenciam no rankeamento.

    O que provavelmente existe é uma correlação: links que geram um bom tráfego, alcance e engajamento nas redes sociais costumam também ter um bom posicionamento nos resultados da busca.

    Então, quando você compartilha as suas páginas novas ou atualizadas no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Pinterest, aumentam as chances de elas serem conhecidas, acessadas e mencionadas em outros sites. Assim, você também começa a gerar links externos para essas URLs.

    Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

    7. Otimizar a arquitetura de informação do site

    Ainda em relação à rede de links, criar uma arquitetura de informação lógica e bem estruturada também ajuda a indexar conteúdos mais rápido.

    A arquitetura da informação se refere à forma como você organiza os conteúdos do site e define as relações entre eles. Quando se fala em desenvolvimento de sites, a arquitetura é definida pela criação e hierarquização de seções e a linkagem entre os conteúdos.

    Então, quando você tem uma estrutura organizada, em que todas as páginas estão relacionadas entre si (sem URLs “órfãs”), você facilita o trabalho do Google. Ele sabe quais caminhos deve seguir para encontrar novas páginas e consegue rastrear tudo em uma varredura.

    Além disso, ele identifica também que você oferece uma boa navegabilidade, que facilita aos usuários encontrarem o que desejam. Então, você também ganha pontos para o rankeamento.

    8. Minificar recursos do site

    Minificar significa simplificar. Em relação ao SEO, minificar os códigos do seu site ajuda o Google a rastrear e indexar os seus conteúdos mais rapidamente.

    Quando o robô encontra códigos confusos e cheios de caracteres desnecessários, ele pode reduzir o crawl budget do site, ou seja, o tempo que vai dedicar para rastrear suas páginas.

    Ele entende que esse site provavelmente não oferece uma boa experiência ao usuário, já que os códigos são pesados e tornam o carregamento mais lento. Então, ele nem perde tempo com essas páginas.

    Por outro lado, ao minificar os recursos do site, você retira os caracteres supérfluos e reduz o tamanho dos códigos HTML, CSS e Javascript. Assim, além de melhorar a velocidade de carregamento, o Google rastreia as páginas com mais facilidade, agilidade e frequência.

    Para fazer isso, você pode contar com plugins gratuitos para WordPress, como o W3 Total Cache e o Autoptimize.

    9. Gerar tráfego a partir dos resultados da busca

    Você já percebeu que alguns comerciais de TV começaram a indicar o uso da busca do Google em vez de divulgar o site da marca? É o caso, por exemplo, desse anúncio do Santander que, ao final, indica “busque por Santander Duo”.

    Entre outros motivos, uma das razões de usar esse recurso é acelerar o rankeamento do site para esse termo de pesquisa. O Google reconhece que a taxa de cliques (CTR) no seu link nos resultados da busca está aumentando e reconhece a relevância da página.

    Além disso, você também ganha espaço no recurso de auto-suggest: quanto mais pessoas buscam por um termo, mais ele tende a aparecer nas sugestões de pesquisa do Google.

    Você também pode fazer isso ao divulgar seus links nas redes sociais, por exemplo. Em vez de divulgar o link direto da página, você pode usar o link de busca no Google com o termo para o qual você deseja rankear melhor.

    Por exemplo: se fossemos divulgar a página inicial da Rock Content, poderíamos usar este link (https://www.google.com/search?q=rock+content) em vez da URL direta (www.rockcontent.com).

    Antes de adotar essa estratégia, no entanto, é preciso garantir que você fez o dever de casa no SEO On Page. Ou seja, o conteúdo precisa estar otimizado ― no título, intertítulos, texto, imagens, meta description ― com aquele termo para o qual você deseja rankear.

    10. Escolher buscas que demandam conteúdos frescos

    O Google tende a priorizar o rastreamento e o rankeamento de conteúdos que ele acha que precisam ser super atualizados.

    Digamos, por exemplo, que seja período de Copa do Mundo de Futebol e alguém pesquise por “copa do mundo jogos de hoje”.

    Provavelmente, o Google vai priorizar no ranking os conteúdos mais frescos, com a intenção de entregar o resultado mais preciso para o que o usuário busca: quais são os jogos de hoje (não os de ontem, nem da semana passada).

    Então, se você produzir uma notícia ou um conteúdo falando dos jogos que vão acontecer “hoje”, o Google vai identificar que a sua página entrega o conteúdo mais atualizado que o usuário precisa. Assim, o robô vai rastrear, indexar e rankear essa página o quanto antes.

    Portanto, se você quer indexar e rankear conteúdos mais rápido, uma das ideias para fazer isso é escolher consultas que demandem conteúdos mais frescos nos resultados.

    11. Produzir conteúdo regularmente

    Produzir conteúdo regularmente é o ideal para conquistar o engajamento dos usuários. Assim, eles sabem que sempre vão encontrar conteúdos novos e atualizados no seu site.

    Mas você sabia que é assim também que o Googlebot pensa? Se você publica conteúdos com uma frequência regular, o robô identifica quando precisa realizar as varreduras, sabendo que sempre vai encontrar conteúdo fresco nas suas URLs.

    Dessa forma, é provável que, sempre que você publicar páginas novas, o Google esteja antenado e rastreie logo as suas páginas.

    12. Indicar páginas que o Google não precisa indexar

    O Google dedica um tempo para rastrear e indexar cada página da web. Esse tempo é definido pelo crawl budget, que já mencionamos anteriormente, de acordo com a qualidade dos conteúdos e da experiência que o site oferece aos usuários.

    Imagine, então, que você tenha várias páginas duplicadas, com redirecionamentos ou com conteúdos irrelevantes, que não geram valor para a experiência do visitante. Assim, o Googlebot vai desperdiçar tempo com essas páginas e deixar de rastrear outras URLs mais importantes para o seu negócio.

    O ideal é evitar que o Google perca tempo no rastreamento de URLs desnecessárias. Para isso, você pode usar o código “noindex” nessas páginas. Essa tag informa ao Google que ele não precisa indexar determinadas URLs, nem apresentá-las nos resultados da busca.

    Enfim, agora você já sabe como indexar e rankear conteúdos mais rápido no Google! Vale ressaltar que os truques que indicamos aqui estão dentro das práticas recomendadas pelo buscador ― nada de black hat, ok? É possível acelerar os resultados sem passar por cima das regras do Google.

    Aliás, vale a pena saber o que pode prejudicar a sua estratégia: leia agora o nosso artigo sobre os principais erros de SEO que você deve evitar!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Posts Relacionados

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.