Twitter Analytics: um guia sobre a ferramenta de análise do microblog

O Twitter Analytics é a principal ferramenta de análise das suas atividades na rede social. Ela apresenta uma série de indicadores que o ajudarão a entender os resultados, encontrar as melhores práticas e potencializar os ganhos ao explorar essa rede de comunicação.

Twitter Analytics: um guia sobre a ferramenta de análise do microblog

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

As redes sociais já provaram seu valor para as empresas na busca de mais clientes e vendas. Certamente a sua marca já explora algumas plataformas, como Facebook, Instagram e LinkedIn.

Agora, será que você não se esqueceu do Twitter? Ou, se está presente, utiliza a plataforma do Twitter Analytics para acompanhar o desempenho na rede?

O Twitter Analytics é uma poderosa ferramenta de análise que permite às empresas acompanhar seus desempenhos e buscar melhores ações de comunicação com o público.

Por isso, criamos este guia completo com todas as informações que você precisa saber para começar agora mesmo a utilizar esse recurso. Vamos abordar os seguintes tópicos:

E então, preparado para aprender tudo sobre essa ferramenta poderosa? Boa leitura!

O que é o Twitter Analytics?

O Twitter é uma rede social que conquistou as empresas pelo poder de comunicação direta com o público. A plataforma permite a criação de textos curtos, imagens e pequenos vídeos.

No entanto, de uns anos para cá, mais especificamente depois de 2013, o número de usuários ativos na plataforma vem diminuindo.

Apesar desse número decrescente, o Twitter ainda é e continuará sendo por um bom tempo uma ótima opção para que as marcas busquem um melhor relacionamento com seus clientes e leads, além da atração de novas oportunidades e diversos outros benefícios associados.

Então, para acompanhar melhor toda a utilização da plataforma, é possível contar com a ferramenta chamada Twitter Analytics.

Essa é uma ferramenta gratuita para que as empresas possam analisar sua atividade na rede social.

Ela tem a mesma função do Google Analytics para os websites, mostrando indicadores de desempenho importantes para os objetivos traçados e gerando análises fundamentais para a otimização das estratégias.

Para acessá-la, basta clicar no ícone de seu perfil e depois escolher a opção “Estatísticas”. Você será direcionado para a página principal do Twitter Analytics, já com todos os dados e indicadores relevantes.

Qual é a importância de mensurar os resultados?

Não importa qual é a sua estratégia de marketing: se você está investindo em anúncios de campanha no Google AdWords, anúncios nas redes sociais, ferramentas específicas ou qualquer outra ação, você precisa acompanhar de perto quais são os resultados obtidos e buscar maneiras de melhorar a performance!

O Twitter é, como mostramos no tópico anterior, uma boa ferramenta de marketing, capaz de aproximar as marcas do público, gerar uma relação mais íntima e próxima, atrair novos clientes e também humanizar a marca.

Porém, todos esses benefícios só serão alcançados se as estratégias forem bem acompanhadas e avaliadas.

Nada estará tão bom que não possa melhorar, então, acompanhar o Twitter Analytics é justamente a forma de saber quais são as melhores práticas adotadas na plataforma e como otimizar o que já está bom ou refazer suas estratégias se os resultados estão ruins.

Com o Twitter Analytics, você será capaz de fazer experiências e testes, avaliar a performance de diferentes tipos de tweets, saber exatamente quais são os dias e horários de maior impacto no público, conhecer melhor os seus seguidores e as suas características, encontrar influenciadores digitais para alavancar a marca e muitas outras possibilidades.

Quais indicadores são importantes para o acompanhamento?

Dentro da ferramenta, você encontrará um painel indicando todo o seu desempenho na rede social. A seguir, veja as métricas mais importantes e às quais você deve atentar.

Engajamento

O engajamento é uma das principais métricas, porque demonstra a interação dos usuários com os seus tweets.

Esse indicador leva em consideração o número total de vezes que alguém interagiu por meio de um clique em qualquer lugar do tweet, uma resposta, retweets, favoritos ou seguidores.

Impressões

O número de impressões demonstra a quantidade de vezes que os usuários viram seu tweet. Quanto mais impressões, mais a sua marca estará exposta ao público!

Visitas ao perfil

O indicador de visitas ao perfil, como o próprio nome já diz, mostra a quantidade de visitantes que o seu perfil recebeu no mês vigente.

Tweets

O campo de tweets fica na página inicial do painel. Ele mostra a quantidade de tweets que a sua empresa já postou. É bem interessante acompanhar essa métrica para manter a periodicidade de atuação.

Devemos lembrar que a frequência de postagens nas redes sociais é um caminho para o sucesso.

As marcas que conseguem bons resultados postam em grande quantidade e de forma sistêmica. O público mantém o acompanhamento e aguarda ansiosamente a próxima publicação.

Menções

O campo de menções é bem legal. Sabe quando alguém menciona a sua marca na rede social? Então, esse dado aparece aqui, e também na página inicial da ferramenta de análise.

Não só acompanhe o número de menções, mas também fique sempre atento ao conteúdo e contexto dessas ações, uma vez que elas podem conter elogios ou críticas e ambas merecem atenção e resposta.

Seguidores

Quantos seguidores a sua empresa tem? Esse dado é revelado aqui! A ferramenta mostra não só o número total de seguidores, mas também quantos novos seguidores você ganhou no último mês.

Tweet de destaque

O campo de tweet de destaque mostra qual dos seus tweets teve maior número de impressões no mês. É importante analisar esse dado para tentar identificar um padrão e, assim, alcançar postagens de maior sucesso.

Menção de destaque

Assim como o tweet de destaque, a menção de destaque mostra qual das menções à sua marca teve o maior número de impressões.

Dessa forma, você conseguirá identificar qual foi a publicação envolvendo seu perfil que teve maior alcance.

Seguidor de destaque

Que tal se associar com um bom influenciador digital? Essa estratégia é bem interessante e você pode começar a planejar essa ação analisando o campo de seguidor de destaque.

Ele mostra qual dos seus seguidores tem o maior número de seguidores. Ou seja, essa pessoa pode ter uma grande influência e ajudá-lo com os objetivos!

Taxa de participação

A taxa de participação é um cálculo que leva em consideração o engajamento (respostas, retweets, cliques, seguidores e favoritos) e o número total de impressões. Para calcular a taxa, divide-se o total de engajamento pelo número de impressões.

Favoritos

O índice de favoritos é semelhante ao número de curtidas do Facebook. Então, esse indicador mostra quantas pessoas favoritaram os seus tweets.

Como interpretar os dados gráficos do Twitter Analytics?

O painel de controle do Twitter Analytics é repleto de indicadores, gráficos e dados relevantes sobre a comunicação da marca com o público por meio da rede social. Para saber interpretar corretamente os dados, entenda os principais campos a seguir.

Gráfico de impressões

O gráfico de impressões ocupa o primeiro campo visual do painel de controle do Twitter Analytics.

Esse elemento mostra o resultado das impressões em um determinado período de tempo. Você pode escolher o intervalo para análise, comparando e avaliando ações tomadas.

Lista de tweets

Seguindo o gráfico mostrado anteriormente há a lista de tweets, que mostra os seus últimos tweets postados e as informações sobre essa postagem, como o número de impressões, engajamentos, favoritos e cliques no link.

Os cliques no link representam a quantidade de usuários que clicaram na URL indicada no tweet. O número de retweets significa a quantidade de usuários que “retweetaram” a sua postagem.

A interpretação desses dados vai ao encontro de seu objetivo. Por exemplo, se você publica um tweet com a intenção de gerar tráfego para o site, a quantidade de cliques no link é o indicador mais importante.

Já se a intenção é criar um tweet viral, para expandir o conhecimento da marca, o número de retweets é o que deve ser levado em consideração.

Gráfico de interações

Os gráficos de interação (são 5 no total) mostram como foi o engajamento do público com as suas postagens em um determinado período de tempo.

Esses gráficos representam a taxa de cliques, engajamento, retweets, favoritos e respostas. Nos gráficos, os dados são mostrados como médias diárias. Passando a seta do mouse sobre as colunas, tem-se o resultado do dia.

Informações sobre os usuários e seguidores

Um dos campos mais interessantes do painel de controle do Twitter Analytics é o de informações sobre os usuários e seguidores. Nesse espaço são mostrados dados relevantes sobre o seu público, como:

  • informações gerais: aqui são mostrados dados gerais sobre o seu público, como a evolução de seguidores nos últimos 90 dias, sexo, faixa etária, entre outros;
  • dados demográficos: aqui são indicadas as posições geográficas dos seus seguidores. Esse dado é importante para direcionar melhor as suas estratégias de marketing e vendas. Além disso, são mostrados os principais idiomas falados pelo público;
  • principal tipo de estilo de vida: nesse espaço, a ferramenta mostra um pouco sobre o estilo de vida dos seus seguidores, como principais interesses e o que eles buscam na rede social. Com esses dados, você será capaz de direcionar melhor o tipo de conteúdo para cada segmentação de público;
  • tipo de dispositivo móvel: aqui é demonstrado não só o tipo de dispositivo utilizado para o acesso à rede, mas também a operadora de telefonia usada.

Todas essas informações ajudam a conhecer melhor o público e criar estratégias focadas e segmentadas de acordo com seus interesses e necessidades, aumentando a eficiência das suas ações.

Com postagens mais relevantes, certamente o engajamento será maior, os retweets serão mais frequentes e todos os bons indicadores serão alavancados.

Atividade dos cards

Os cards representam uma forma de organizar melhor o seu tweet, principalmente quando se deseja ter uma publicidade. Para analisar esses cards, o Twitter Analytics trabalha com dois segmentos.

Parte 1

Vários gráficos mostrarão os seguintes dados:

  • cliques na URL: se houver um link no card, esse campo mostrará o número de cliques recebidos;
  • mudanças cronológicas: evolução de interação dos usuários com o card;
  • tipos de cards: cria um comparativo entre os cards, indicando quais tiveram melhor performance;
  • links: cria um comparativo entre os links dos seus cards, mostrando quais ganharam mais cliques;
  • influenciadores: o campo de influenciadores mostra os usuários que geraram tráfego para os seus cards por meio de links;
  • tweets: mostra quais foram as mensagens de introdução dos tweets que geraram maior interação dos usuários;
  • fontes: mostra a origem dos usuários que retweetaram sua publicação.

Parte 2

Na segunda parte, serão mostrados os mesmos dados anteriores, mas vinculados somente aos retweets.

Como trabalhar a função de exportar dados?

Uma boa forma de analisar os dados dos seus resultados no Twitter é exportá-los para uma planilha Excel e trabalhá-los nessa ferramenta, com um arquivo de extensão CSV.

Ao exportá-los, você pode utilizar outras informações do seu público, cruzar dados, comparar e enriquecer ainda mais a sua análise.

Portanto, como vimos ao longo deste guia, o Twitter Analytics é uma ferramenta poderosa para quem atua ou deseja atuar nessa rede social.

Devemos lembrar que o ponto forte do Twitter é a comunicação direta: uma notícia, um conteúdo, um lançamento de um produto podem ser compartilhados com o público em alta velocidade, alcançando um grande número de pessoas.

Para isso, é necessário entender como essa ferramenta funciona e a representatividade de cada um dos indicadores de desempenho trabalhados.

Faça uma análise e crie o monitoramento constante desses indicadores para obter bons resultados para a sua empresa, aumentando as vendas, atraindo mais clientes e conquistando uma posição de referência no mercado.

Agora que você já sabe tudo sobre o Twitter Analytics, baixe o nosso e-book que mostra como fazer um marketing bem-feito no Twitter!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.