Uma carta a Nizan Guanaes e a todas as agências

Sou o Fábio, gestor de marketing do Studio e escrevi este post porque tenho uma mensagem muito importante para todas as agências.

Uma carta a Nizan Guanaes e a todas as agências

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Ontem li um artigo sensacional do Nizan Guanaes e não poderia concordar mais com o que ele fala no texto Nizan Guanaes: Carta a quem está montando uma agência.

Se você é publicitário e não leu o texto original, volte duas casas. 

Como gerente de marketing de um software de gestão para agências, me vi na obrigação de escrever esse artigo não só para exaltar o texto do Nizan mas também para analisar alguns pontos que ele cita no texto. 

Carta a todas as agências 

Talvez esse seja o único detalhe que eu acrescentaria no artigo original: uma carta a todas as agências e não só às que estão sendo montadas agora. 

Ainda temos agências com alguns anos de mercado que sobrevivem ao acaso e não têm um modelo de gestão e modelo de negócios muito bem colocado pelo Nizan, principalmente na era Covid e pós-Covid em que isso será mortal. 

Não se trata de abandonar e podar a criatividade, a questão principal consiste no dono da agência internalizar que, antes de publicitário, ele deve ser um empresário e gestor. 

O grande layout é o desenho de custos e de processos da agência.

Que frase sensacional! 

Sério, para um amante da publicidade, negócios e gestão, essa frase é de uma beleza ímpar e por incrível que pareça, a grande maioria das agências do mercado não tem o conhecimento de qual é o custo para cada escopo de trabalho, tampouco tem um processo desenhado para cada entrega da agência, além de uma gestão financeira baseada simplesmente em quanto de dinheiro sobra no final do mês. 

Se você não tem a agência na sua mão, ela vai acabar ficando na mão do cliente e, não me entenda mal, aqui na Rock Content temos uma cultura extremamente forte de customer centricity, porém, sua conta precisa fechar.

Falar “não” para um cliente, muitas vezes, faz parte desse processo e só é possível fazer isso com segurança quando você consegue identificar os gargalos da sua agência. 

Além disso, o seu cliente também sofre com a sua falta de gestão e organização interna. Atrasos em projetos, índice alto de refações, gastos fora do escopo são pontos que desgastam a relação e geram custos para a agência e para o cliente. Todo mundo sai perdendo. 

Este é o mundo da estratégia. O planejamento é mais importante que a criação.

Você sabe responder alguma dessas perguntas abaixo? 

  • Qual é o seu cliente mais lucrativo?
  • Qual cliente gera mais refações?
  • Qual é a projeção de caixa da sua agência para o próximo trimestre?
  • Número de refações internas Vs refações pedidas pelo cliente?

Não existe estratégia se você não tem acesso a informações para tomadas de decisões na sua agência

Sobreviver sem foco em gestão é insustentável, se você está montando uma agência agora, tenha foco na gestão desde o dia zero (criamos o Studio Free pensando em você). 

Se você já tem uma agência, ainda dá tempo de virar esse jogo, você não precisa ser um expert em gestão financeira por exemplo mas você precisa ser um expert na gestão e operação da sua agência. 

Aos trancos e barrancos você pode estar conseguindo atravessar esse período sem gestão mas já pensou em como vai sobreviver após a pandemia? Pois, fica aqui o convite que faço a você para conferir o Studio!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.