Diferença entre UX e UI design

UX e UI design: descubra finalmente qual é a diferença entre ambos!

Se você ainda não sabia, vou te contar um segredo: o design tem um papel essencial no sucesso de qualquer estratégia de Marketing Digital.

O problema é que existe muita confusão com respeito ao que o design significa ou como deve ser usado na estratégia digital de uma empresa.

Não é à toa que empresas do mundo inteiro, do porte de Nike, Coca-Cola, Google e Apple se preocupam tanto com esse aspecto em seus produtos e serviços.

A boa notícia é que não são só os grandes conglomerados e gigantes do comércio que podem usar o design a seu favor. A sua pequena empresa também pode (e deve) fazer isso.

Mas como usar o que você não entende? Por isso vamos explicar hoje dois dos conceitos mais importantes que você precisa aprender: UI e UX design.

Se você já ouviu falar dos dois e sempre achou que era tudo a mesma coisa, vamos corrigir esse engano agora.

Está pronto? Então vamos lá!

O que é UX design?

O termo UX vem de User Experience, ou Experiência do Usuário. Se trata, basicamente, de como uma pessoa se sente enquanto usa qualquer produto ou serviço digital que a sua empresa oferece.

UX tem a ver também com a sensação dessa pessoa depois de usar o seu produto. Isso inclui seu site e blog, mesmo que seu negócio não seja 100% digital, como um sistema online ou aplicativo.

Qual é o papel do UX design no Marketing Digital?

Imagine o seguinte: ao acessar seu site, um possível cliente quer saber como entrar em contato com um vendedor.

Ele procura um bom tempo até achar um link para a página de contato, mas o formulário está com defeito e ele precisa de 3 tentativas para concluir o pedido de orçamento.

Que tipo de experiência esse usuário teve? Durante a procura, já é provável que ele tenha ficado frustrado. Ao enfrentar um defeito no formulário, pode ser que tenha até ficado com raiva, ou desanimado.

A verdade é que em um caso destes, a maioria dos usuários nem se incomodaria de tentar três vezes, como no nosso exemplo.

Mas o ponto é: mesmo quem fizer isso não terá a mesma disposição de continuar a conversa depois de receber o contato do vendedor.

Em outras palavras, uma boa experiência de usuário pode ajudar a gerar mais oportunidades de venda e fechar mais negócios. E o contrário também é verdade.

guia marketing digital

O que é UI design?

A expressão UI vem de User Interface, que significa Interface do Usuário. A ideia do UI é guiar o usuário pela sua aplicação durante o tempo em que ele a usa.

Vamos usar o mesmo exemplo que acabamos de ver para facilitar a explicação.

Assim que uma pessoa entra no seu site, existem algumas ações específicas que você deseja que elas tomem. 

Um bom trabalho de UI design guia os usuários pela navegação, e os leva a tomar tais ações de forma natural.

Se o objetivo é que a pessoa peça o contato de um vendedor, tudo na página (conteúdos, menus de navegação, CTAs, imagens, etc.) deve colaborar para que ela sinta essa necessidade.

Qual é o papel do UI design em uma estratégia digital?

Se o seu site não guiar os usuários da forma correta pela interface, eles dificilmente tomarão as ações certas. Com isso, esse canal de vendas vai fracassar nos objetivos de negócio.

Você já visitou sites confusos, que não comunicavam claramente a proposta de valor, ou que tornavam difícil achar as informações necessárias? Eles são exemplos de UI mal feito.

E UI mal feito custa muito caro, porque a reação quase que imediata dos visitantes é voltar para o Google e procurar um concorrente que ofereça uma experiência melhor.

Mas espera… experiência melhor? Isso não é papel do UX? Guarde o seguinte na sua mente: UI afeta diretamente UX. Se a navegação do seu site for ruim, é bem mais difícil tornar a experiência boa

Mas isso não quer dizer que os dois conceitos sejam a mesma coisa. Para deixar isso claro, vamos ver 3 diferenças claras entre eles.

3 diferenças fundamentais entre UX e UI design 

Existem algumas diferenças importantes entre UX e UI que precisam ser consideradas para entender bem o que cada um deles faz. Veja agora 3 das principais:

1. UI só existe com uma interface visual, UX não

Como o próprio nome diz, UI tem tudo a ver com as interfaces visuais do seu site ou aplicativo. Sem uma tela, não existe UI. Mas não podemos dizer o mesmo de UX. Por quê?

Porque, em muitos casos, a sensação do usuário com relação à experiência de navegação não tem a ver com uma tela, em si. 

É bem capaz de essa experiência ficar até mais agradável se o designer conseguir eliminar algumas etapas no processo de uso do produto, o que significa menos telas para interagir.

2. UI guia o usuário, já UX faz a navegação valer a pena

Já falamos um pouco disso, mas vale a pena reforçar que o papel de UI e UX design são essencialmente diferentes, apesar de se completarem.

Enquanto o UI guia o que o usuário deve fazer enquanto usa o site/app, o papel do UX é fazer com que a navegação seja agradável.

UI deixa a navegação fácil de entender e ações simples de realizar.

Mas nem o site mais agradável do mundo vai deixar os visitantes satisfeitos se não tiver as informações que ele espera, da maneira que deseja consumi-las.

3. UI é sobre razão, UX é sobre emoção

Qual é a maneira mais fácil de navegar por um site ou app? Existem boas práticas quanto a isso, é um processo bem racional. 

No ocidente, as pessoas normalmente leem de cima para baixo, da esquerda para a direita, sem contar os vários sistemas existentes

Já UX é mais complexo que isso, pois como evocar uma emoção positiva no usuário? Depende de quem é seu usuário, de qual é a situação em que ele usa sua aplicação e uma série de outros fatores.

4 benefícios de usar UX e UI design em conjunto

Você já deve ter percebido que tanto UI quanto UX design têm grande valor para o sucesso da sua estratégia digital. Então, é natural se perguntar: qual dos dois eu devo usar?

Mas a resposta é: os dois. Não há porque escolher apenas um deles, ou achar que de alguma forma competem entre si. Como já falamos acima, UI e UX se completam.

De forma separada, cada um pode trazer bons resultados para a sua empresa. Mas só por usar os dois em conjunto você terá os benefícios a seguir:

1. Geração de alto valor para o público

Com uma interface bem projetada e conhecimento profundo sobre como a sua persona se comporta, é possível gerar muito mais valor para o público do que seria se apenas um dos elementos estivesse em uso na sua estratégia.

E gerar valor para o público nunca é demais. Afinal, mesmo que nem todos os visitantes estejam prontos para tomar uma ação imediata, é provável que voltem se o trabalho de UI e UX for bem-feito.

Guia para criação de personas

2. Altas chances de reter e encantar os usuários

Muitos sites e aplicativos têm como uma das principais métricas de sucesso o tempo gasto. Esse indicador é usado quando o engajamento é importante para o sucesso do projeto.

Se esse for o seu caso, não há nada mais valioso que a união de uma boa interface com uma experiência positiva de uso. 

Essa dupla é responsável pela retenção e encantamento dos usuários, o que gera tráfego e mais engajamento provindo de recomendações.

3. Fortalecimento da marca

Marcas que se preocupam com a experiência completa que os clientes têm em seus canais digitais se fortalecem muito com relação à concorrentes. 

No mundo digital tudo é compartilhado, o que engloba as alegrias e frustrações das pessoas com suas marcas favoritas. 

De uma forma ou de outra, as pessoas vão comentar sobre a sua marca. A qualidade do trabalho de UI e UX é que determina se isso será uma notícia boa ou ruim para você.

4. Aumento de conversões

No fim das contas, nada é mais importante que as conversões em uma estratégia digital. 

É para isso que qualquer empresa investe em Marketing Digital, e caprichar no design das interfaces, assim como da experiência completa, é o que garante retorno sobre esse investimento.

O melhor é que mesmo depois de ver resultados positivos, é possível continuar otimizando os esforços e alcançar objetivos ainda maiores de forma regular.

Agora que você já conhece UX e UI design, sabe que eles estão intimamente ligados, mas não são a mesma coisa. Ainda assim, o segredo é usar os dois juntos para fortalecer sua estratégia digital.

Afinal, quanto melhor seu público se sentir, mais conversões você terá.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o universo de UX e UI design?

Então aproveite conferir também esses conteúdos que separamos para você sobre web design e a sua importância para as estratégias digitais:

CONTEÚDOS RECOMENDADOS
👉 Tendências de Design para 2018: saiba o que usar no próximo ano!
👉 Cuidado: conheça algumas tendências perigosas de Design e aprenda como evitar erros!
👉 Entenda o que é design e como essa área pode ser útil para sua vida e seu negócio!
👉 O que é Design Emocional, afinal de contas?

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo