Venda consignada: o que é e quais as vantagens para quem realiza

A venda consignada é uma ótima solução para produtores que querem expandir seus negócios e torná-los ainda mais acessíveis. Além disso, é uma solução para vendedores que não produzem e querem aumentar seu faturamento.

Venda consignada: o que é e quais as vantagens para quem realiza

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A venda consignada é um tipo de transação que é conveniente para todos os envolvidos no processo. Afinal, a partir dessa estratégia, é possível beneficiar as três partes envolvidas: o fornecedor, o vendedor e o consumidor final.

A venda consignada, também conhecida por consignação comercial, é a oportunidade perfeita que o empreendedor tem de tornar seus produtos mais acessíveis para um maior número de pessoas.

Além disso, para o vendedor, os riscos de bancar um produto com pouca saída são quase nulos e, para o consumidor final, existe a praticidade de ter um produto com fácil acesso à sua disposição.

Então, para entender melhor o que é a venda consignada e quais são as vantagens desse tipo de negociação, continue a leitura!

O que é a venda consignada?

A consignação funciona como um contrato estimatório, em que o produtor faz um contrato com o vendedor, comprometendo-se a deixar seus produtos para que fiquem acessíveis ao consumidor final. Caso não sejam vendidos, poderá ser feita a devolução deles.

Ambas as partes definem um valor para os produtos, de forma que todos os custos sejam cobertos e também haja uma margem de lucro e uma comissão, tanto para o vendedor quanto para o produtor.

Esse tipo de venda é muito importante todos os empreendedores, em qualquer fase de sua vida comercial. Afinal, dessa forma, não é preciso se preocupar em gerenciar lojas com altos custos de manutenção e impostos para vender seus produtos. Basta encontrar vendedores parceiros que ajudem com esses recursos que já estão disponíveis.

A venda consignada é a principal fonte de renda dos grandes comércios varejistas, pois esses não produzem, somente repassam produtos de outras marcas. Assim, fica a cargo do vendedor elaborar o plano de marketing para a venda dos produtos, além de anunciá-los aos clientes.

Uma vantagem competitiva para os vendedores é a liberdade de ter um estoque maior com um investimento pequeno e com risco quase zero de prejuízo. Isso se dá pelo fato de o comerciante não ser o responsável de arcar com o valor dos produtos que não foram vendidos.

Já o fornecedor precisa estar atento em manter seu estoque sempre em dia para não correr o risco de fechar grandes vendas sem ter a condição de atender aos pedidos.

Como a venda consignada pode ajudar seu negócio?

Hoje em dia, paga-se impostos sobre tudo: matéria-prima, os funcionários que produzem, as lojas que vendem, o sistema de recebimento, entre outros.

A venda consignada permite dividir esses custos, o pagamento de impostos e até mesmo os esforços empregados. Além disso, é possível encurtar o processo até a chegada do produto ao consumidor final.

Quando um fornecedor faz uma parceria com um vendedor, evita o esforço de encontrar clientes, seja em uma loja física, seja em num e-commerce.

Para o vendedor, abster-se dos custos e da mão de obra de fabricar seus próprios produtos é muito vantajoso. Dessa forma, só terá que se preocupar em como alcançar suas personas para cada tipo de produto vendido em seu estabelecimento.

Um bom motivo para recorrer à venda consignada é aumentar o número de vendas sem ter custos com a produção e responsabilidade pelo produto, além de ser uma boa maneira de aumentar o lucro e alcançar um público maior.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

Tipos de vendas: os 4 mais eficazes do mercado

Venda Direta: o que é e como ter lucro com esse modelo

Venda Consultiva: como fidelizar clientes por esse modelo


Por que vender consignado?

Vender consignado reduz a margem de risco para o fornecedor e para o vendedor. Esse tipo de venda também favorece o mercado financeiro e, assim, as oportunidades de crescimento econômico são muito maiores. Isso porque gera empregabilidade e, quanto mais gente trabalhando, mais o capital econômico cresce.

Quanto mais lojas o empreendedor encontrar para apresentar seu produto, maior será as oportunidades de vendas.

Quais as vantagens da venda consignada?

A principal vantagem é aumentar o faturamento para ambas as partes.

No caso do fornecedor:

  • não é preciso ter lojas físicas ou e-commerce para expor seus produtos — sem os custos de ter uma vitrine para apresentar seus produtos, seu alcance de vendas e sua margem de lucro podem ser muito maiores que o viabilizado;
  • não é necessário montar estratégias de vendas, nem marketing, para tornar o produto conhecido — ter um vendedor que já tenha toda a estrutura necessária para vender para ele é muito mais prático e ágil para que o estoque não fique parado;
  • não é necessário ter ferramentas de vendas — de todos os entraves que esse tipo de venda oferece, talvez esse seja o mais custoso de ser resolvido, por conta dos diversos canais de pagamento que estão disponíveis;
  • não é preciso arcar com custos extras relacionados com a troca de mercadorias com defeito ou fora do prazo de validade;
  • tem a possibilidade de ter seus produtos em várias frentes de compras e um número maior de acessos — quanto maior for a exposição e a facilidade de compra, maior será o número de vendas e mais lucro será atraído para ambos as partes.

Para o vendedor:

  • não é preciso se preocupar com o processo de desenvolvimento, produção, estoque, transporte e treinamento envolvido com o produto, já que isso fica a cargo do fabricante;
  • não é necessário se preocupar com o espaço para armazenamento — caso isso seja necessário, basta acertar o que foi vendido e fazer um novo pedido;
  • não é preciso gastar com cuidados de manutenção e validade, já que esses fatores ficam a cargo do fornecedor;
  • não é prejudicado caso o produto não seja vendido.

Entre as vantagens para o consumidor final, podemos citar:

  • produto disponível com facilidade;
  • preços razoáveis;
  • garantia na compra.

Quais as desvantagens dessa “permuta”?

As desvantagens são poucas em relação aos benefícios que resultam de um contrato bem negociado.

Para o fornecedor:

  • se o produto tiver elementos como data de validade e consumo latentes, isso pode ser preocupante, porque em um prazo determinado ele poderá ser devolvido ou trocado por outro produto;

Para o vendedor:

  • depende de produtos alheios para gerar vendas — como não tem fabricação própria, pode ter que procurar fabricantes a fim de representá-los;
  • não ter produtos próprios para empreender — quanto maior for a variedade de produtos, mais opções terá para vender, mas se tiver poucas opções, seu ganho também será menor.

Para o consumidor final:

  • se houver poucos vendedores, o valor do produto pode aumentar em função da demanda.

Será que a venda consignada é a melhor saída para o meu negócio?

Em muitos casos, a venda consignada traz uma leveza para o fornecedor, pelo fato de não precisar de investimentos além daquilo que já está relacionado com a produção.

Cabe ao produtor avaliar se seu produto é o ideal para determinado tipo de vendedor. O importante é analisar se os vendedores que estarão na linha de frente seguem a mesma linha que você.

Se for o caso, pode ser interessante preparar um treinamento acerca do produto para que não haja mal uso e, com isso, posteriores reclamações.

Vale também pensar em como o consumidor final receberá tal produto. Afinal, o objetivo de todo esse processo é torná-lo cliente da sua marca e do seu produto.

Pensar em quem pode comprar seu produto ajudará a entender e a escolher os atravessadores que vão preservar melhor a qualidade da mercadoria até seu destino.

Uma vantagem relevante para a pessoa que vai ficar com o produto em consignação é que poderá vender pelo valor que julgar interessante para seus próprios negócios, mas só vai repassar para o fabricante o valor que foi combinado pelo produto.

Quais cuidados devem ser tomados na hora de escolher um fornecedor?

Conhecer os produtos que estarão sob o seu domínio de vendas é muito importante, já que quem carregará o título de credibilidade e confiança será aquele que estará na linha de frente, ou seja, que se dispuser a vender tais produtos.

Experimente os produtos antes de vendê-los e peça o maior número possível de informações, levando em conta que, na hora de vender ao cliente final, ele pode ter dúvidas quanto ao uso do produto.

Investigue se os produtos cumprem o que dizem e em quais outras lojas os mesmos produtos estão sendo vendidos.

Verifique se tais produtos são rentáveis, se vão oferecer uma margem de lucro que seja favorável para seus os negócios e se sua comissão paga as despesas relacionadas com todo o processo.

Quais cuidados não necessários na hora de escolher seu vendedor?

Saber sobre a idoneidade de seu vendedor é muito importante antes de sair fazendo negócios de consignação. Verifique se o estilo do vendedor proporciona o ambiente para que seu produto seja vendido preservando a maior qualidade possível do seu produto.

Checar a reputação da empresa e o relacionamento que o vendedor mantém com seus clientes também é um ponto chave na hora de fazer um acordo de consignação.

Além disso, verifique se o vendedor tem experiência de fato com vendas. Do contrário, o contrato pode ser um tiro no pé se o vendedor não puder dar o retorno esperado.

Por último, não se esqueça de pedir recomendações. Elas serão importantes na hora de tomar a decisão certa para sua transação de venda consignada.

E, para saber mais sobre outros tipos de vendas, você pode começar com nosso post que explica sobre como vender na internet e aumentar seu faturamento.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.