Verdades sobre SEO que aprendi trabalhando na Rock Content há 2 anos

Nosso gerente de marketing Renato Mesquita conta as verdades sobre SEO que aprendeu trabalhando na Rock Content há 2 anos. Confira!

verdades sobre seo

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Escrever mais um artigo de SEO para falar sobre “5 dicas incríveis que vão te ajudar a obter resultados” ou “10 motivos de cair o queixo que te atrapalhar a chegar no topo do Google” não é bem minha intenção.

Após dois anos de Rock Content e uma bela coletânea de artigos escritos para o blog marketingdeconteudo.com eu resolvi fazer algo diferente.

A ideia de escrever este artigo surgiu após relembrar alguns fatos dos meus 2 anos de Rock Content. Muitos calls com parceiros, reports feitos, posts publicados e uma quantidade considerável de leitura.

Quando falamos em uma estratégia de marketing de conteúdo ou até mesmo apenas de uma estratégia de SEO existem alguns pontos que podem confundir os profissionais de marketing responsáveis pela execução da rotina.

Antes de falar sobre as verdades que aprendi durante esses mais de dois anos de Rock, acho que antes de mais nada seria interessante falar um pouco do perfil de profissional que costuma executar essas estratégias e, assim, vamos conseguir entender alguns desses erros que são cometidos.

Onde é que os erros começam? No próprio profissional responsável pela execução da estratégia

Antes de entrar na Rock Content e começar a me envolver diariamente com várias estratégias de SEO, eu realmente era um profissional que sabia bem mais ou menos o que eram essas otimizações para motores de busca.

Eu sabia o básico: “SEO me ajuda a obter tráfego orgânico e eu preciso disso!”.

Até aí tudo (mais ou menos) bem.

Em 2014 esse era o Renato Mesquita que entrava na Rock Content. Formado em Jornalismo, tinha experiência em produção de conteúdos para web, conhecia um pouco de Hubspot e tinha uma certa familiaridade com conceitos de Marketing Digital e Inbound Marketing.

E o SEO?

Bom, pra mim SEO era composto por palavras-chave e heading tags :).

Graças aos deuses do Marketing Digital, eu tive ótimos professores dentro e fora da Rock que me ajudaram a evoluir muito em mais de dois anos, além do meu próprio esforço de querer me tornar um bom profissional de marketing digital.

Você deve estar se perguntando o motivo que me levou a me apresentar dessa forma, acertei?

Posso chutar que uma grande maioria dos profissionais de marketing que começam a trabalhar com algumas estratégias de marketing digital, principalmente SEO, possuem o mesmo conhecimento ou até menos do que eu quando comecei.

Isso é preocupante? Sim, definitivamente.

Não culpo os profissionais. Trabalhamos com algo relativamente novo e são conceitos que ainda vão demorar pelo menos uma década até chegarem nas universidades e pós-graduações.

Possivelmente, quando isso acontecer, serão profissionais de marketing como eu e você (caro leitor do marketingdeconteudo.com ) que compartilharemos nossas experiências em sala de aula.

Pausa dramática para um CTA bastante efetivo: se você quer sair do grupo de profissionais que não fazem diferença no mercado, dê uma conferida nesse pote de ouro.

Tendo em mente que uma parcela considerável dos responsáveis por estratégias de SEO não conhecem muito bem o que estão fazendo, é normal se deparar com alguns problemas comuns e muito básicos.

Antes de você demitir a pessoa que está fazendo seu SEO ou até mesmo entrar em depressão por não saber muita coisa, aqui vão alguns dos erros que você pode cometer durante o início de sua trajetória.

SEO é uma estratégia de longo prazo e eu preciso de resultados imediatos

Vamos falar a verdade, na maior parte do tempo você está em busca de alternativas para potencializar seus resultados em Marketing Digital e, certamente, uma estratégia de longo prazo está longe do que você deseja.

Não espere que eu minta aqui. Sinceramente, você não vai conseguir obter o resultado imediato que tanto deseja se começar a sua estratégia de SEO agora mesmo. Como diria James Hetfield, vocalista do Metallica, “it’s sad but true”.

Na maior parte dos casos esse erro não é culpa do responsável por executar a estratégia. Esse imediatismo é uma exigência que vem de cima e você é obrigado a se virar para conseguir os resultados. Então, antes mesmo de quebrar a sua cara, leia com atenção.

SEO não dá resultado rápido. Isso é fato.

Apesar disso, existem formas de você potencializar esses resultados e conseguir ter retornos de forma mais rápida (ainda assim serão meses de trabalho).

Não vou falar de SEO Black Hat.

Como é possível obter resultados de SEO de forma um pouco mais rápida sem utilizar estratégias mal vistas pelo Google?

Conquiste mais backlinks.

Sim, é “simples” assim.

Links são a resposta para tudo:

  • Você quer aumentar o tráfego orgânico de suas páginas? Conquiste links.
  • Você quer melhorar o posicionamento de suas páginas nos motores de busca? Conquiste links.
  • Você quer que seu domínio tenha mais autoridade e suas páginas também? Conquiste links.

Deu para entender onde eu quero chegar, certo?

Nada é impossível se você possui uma estratégia de Link Building bem definida.

Não vou aprofundar muito sobre o tema neste artigo, mas caso você queira aprender mais sobre o assunto, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre como criar sua estratégia de aquisição de links.

Aprendizado: “Chefe, realmente eu não vou conseguir aumentar o tráfego do nosso blog em 75% em 2 meses, mas podemos trabalhar com uma meta mais conservadora de 10% mês a mês. O que acha?”

Seja sincero, não tenha medo de falar que não consegue entregar algo surreal. Afinal, é o seu emprego que está na reta.

“Postei um conteúdo 100% otimizado para ON page. Pronto, agora é só esperar os leitores.”

Calm down!

Não é muito bem assim. Vou explicar por partes para que você compreenda direitinho, mas este argumento anda quase que de mãos dadas com o primeiro argumento do resultado em pouco tempo.

Existem mais fatores que serão responsáveis pelo sucesso de sua estratégia de SEO. Em alguns casos você consegue sim ter resultados fazendo o dever de casa com as otimizações ON Page. Tudo dependerá de quão concorrido é o seu nicho.

De qualquer forma, vamos conhecer outros pontos que vão influenciar no seu resultado:

A idade de uma URL

Sempre que desenvolvemos uma estratégia de SEO bem estruturada e realista, devemos levar em consideração que o tempo de publicação de um artigo, ou seja, a idade da URL é um dos principais fatores que ditará o sucesso, ou não, de uma determinada página.

Complicou?

Ok, vamos com calma.

Atualmente, existem mais de 200 fatores de rankeamento que influenciam diretamente na exibição dos conteúdos em SERPs de buscadores.

Tendo isso em mente, a idade de uma URL é um dos fatores que exerce um peso considerável no posicionamento de qualquer página. Desta forma, fica claro que um conteúdo que acabou de ser postado dificilmente dará resultado rapidamente.

SEO On page não é tudo

URL, Title Tag, SEO Title, H1, H2, meta description, alt text nas imagens e pronto! Seu conteúdo está pronto para ocupar o topo de qualquer SERP.

Será mesmo?

Como já falei, o fator mais importante para o rankeamento é o link. Backlinks são a alma e combustível que fazem a máquina de SEO rodar. Sem eles, nada feito.

Então, isso nos leva a concluir que: por mais bem estruturada, ajeitada e redonda que sua estratégia de conteúdo e SEO seja, sem os backlinks dificilmente você chegará a ocupar o topo dos buscadores.

Vá além. Na hora de publicar conteúdos lembre-se de que sua estratégia de Link Building será a grande responsável pelos resultados.

Aprendizado: Você precisa se preocupar com SEO On page, mas não confie todo seu resultado apenas nas otimizações feitas dentro do seu domínio.

“Não tenho tempo para gastar executando uma estratégia de SEO”

Fazer SEO demanda tempo? Pode ter certeza que sim!

Vale a pena? MUITO!

Não estou dizendo que você precisará ficar 24h por dia com uma equipe de 12 pessoas para rodar sua estratégia e obter resultados reais.

Para executar uma estratégia de SEO de forma séria, uma pessoa já consegue executar essa missão. E olha que ela pode ser até responsável por mais responsabilidades!

Digo isso porque quando eu entrei na Rock Content, nosso time de marketing era bem reduzido.

Éramos apenas três pessoas para tocar tudo e eu era um dos responsáveis por colocar a mão na massa e realizar as otimizações on page, buscar links, trocar guest posts e ir atrás de outros sites para conquistar links.

Fora isso, ainda haviam muitas outras tarefas que deveriam ser feitas todos os dias.

O ponto aqui é: trate sua estratégia de SEO com tanta seriedade como qualquer outra estratégia.

A melhor parte do SEO é que, normalmente, você consegue executar uma estratégia bem elaborada sem gastar muito. Então não é como se você estivesse queimando dinheiro, você está investindo tempo em algo que vai te fazer ganhar dinheiro.

Numa fase inicial ela depende única e exclusivamente do seu esforço e trabalho duro.

Aprendizado: Eu sei que você precisa gastar seu tempo com outras coisas, de todo jeito eu recomendo que você não negligencie sua estratégia. Confira o resultado que conquistamos com uma estratégia de 2 anos.

Preciso contratar uma pessoa só para cuidar disso?

Não necessariamente.

Tudo vai depender se você consegue executar todas as suas tarefas rotineiras e ainda sim dar a devida atenção à sua estratégia de SEO.

Quanto tempo você precisa? Depende do estágio da sua estratégia.

Aqui na Rock Content as coisas aconteceram de forma bem gradual. No início, todo o marketing era comandado por uma pessoa, depois duas, três e assim por diante.

Atualmente, chegamos no ponto onde nossa equipe de aquisição (blogs) tem seis pessoas e dessas, duas são responsáveis por todos os nossos esforços de SEO.

Se você está começando agora, pode ter certeza que você mesmo pode executar um belo de um trabalho com sua estratégia. Tudo dependerá do quanto você está disposto a se esforçar.

Vale lembrar que seus resultados são reflexo do seu esforço. Isso serve pra vida, então também serve para SEO.

“Depois eu instalo o Google Analytics e o Google Search Console”

Pare agora mesmo!

Isso vale não só para uma estratégia de SEO, mas como também para qualquer empreitada digital que você venha a fazer.

Acompanhar suas métricas é algo tão importante ou até mesmo mais que a própria estratégia em si. Digo isso pelo simples fato de que sem esses números como é que você vai comprovar para seu chefe e para sua empresa que seus esforços estão valendo a pena?

Quando falamos em SEO é essencial que você acompanhe algumas métricas chave:

  • Ranking na SERP;
  • Volume de tráfego orgânico;
  • Nº de sessões totais de um blog;
  • Crescimento dia, mês e trimestral comparado com o mesmo período.

Grande parte da minha rotina está reservada para a análise de resultados de tudo que fazemos nos nossos quatro blogs.

Para comprovar que nossos esforços estão dando resultado e que estão virando receita para a empresa, precisamos utilizar tudo ao nosso favor para conectar os pingos nos is.

O melhor exemplo disso está nesse conteúdo criado pelo CMO da Rock Content, Diego Gomes, Aqui você confere a história do blog post de meio milhão de reais:

Descubra como um único blog post nos ajudou a gerar R$436.000 em novos negócios em apenas 16 meses

Aprendizado: Não enrole na hora de acompanhar suas métricas. SEO não é nada sem isso.

Conclusão

No final dessa história eu espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre algumas pequenas gafes que podem te separar do sucesso em uma estratégia de SEO.

Se você acha que eu acabei esquecendo de algum erro que merecia estar nessa lista, não deixe de usar a aba de comentários abaixo e vamos enriquecer essa discussão.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.