Descubra como verificar ranking de site no Google

Verificar o ranking de site no Google é essencial para acompanhar o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital. Saiba como fazer essa análise em seu site por meio da utilização de plugins WordPress.

verificar ranking de site

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você sabe por que verificar ranking de site é algo tão importante quando se tem uma hospedagem de site ou blog? Esse acompanhamento é uma das formas de medir o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital, pois aponta qual é a posição da página de acordo com a busca feita pelos usuários por uma determinada palavra-chave.

Também é possível acompanhar outros indicadores que são importantes para um bom posicionamento, como a quantidade de cliques no link e muito mais. Essas análises são importantes, pois ajudam a avaliar se as técnicas de SEO utilizadas no site são eficientes. Assim, caso o resultado não seja o esperado, é possível modificar a estratégia para conquistar melhores posições no rankeamento.

Existe uma série de ferramentas que, além de oferecer recursos adicionais, ajuda a fazer essa verificação. Elas podem ser utilizadas no WordPress. Pensando nisso, fizemos este post em que vamos mostrar:

  • Como verificar o ranking de site no Google?
  • Quais plugins usar para verificar ranking do site?

Quer saber mais? Vamos lá!

Como verificar o ranking de site no Google?

Sempre que um site é cadastrado para a indexação no Google, é possível fazer o acompanhamento de seu rankeamento, ou seja, verificar resultados importantes sobre as buscas e visitas ao site. Para isso, o próprio Google oferece ferramentas como o Google Search Console, que, além de ter seu próprio Dashboard, pode ser vinculado ao Google Analytics para centralizar as informações.

Por meio dessa ferramenta, é possível entender o comportamento de cada página ao analisar diversos indicadores, entre eles:

  • impressões, que indicam a quantidade de vezes que o site foi visto a partir das pesquisas no Google;
  • cliques, que correspondem à quantidade de vezes que um usuário acessou a página por meio do resultado de busca;
  • posição média, que determina qual é a posição da página em determinada busca no Google.      

Quer saber tudo sobre o Google Analytics 4? Acesse agora nosso webinar com Eleonora Diniz, uma das maiores referências em Analytics do Brasil!

Quais plugins usar para verificar ranking do site?

Existem inúmeros plugins que podem ser instalados no WordPress para facilitar o acompanhamento dessas informações, pois exibem o resultado da análise sem precisar acessar ferramentas externas. Confira, a seguir, as principais alternativas com essa funcionalidade.

JetPack

O plugin JetPack oferece uma série de recursos para a segurança e proteção do site contra invasores, malwares e outras funcionalidades para garantir um site seguro. Além disso, ele conta com recursos poderosos de SEO que ajudam a obter uma análise estatística do site. Vale ressaltar que é preciso criar uma conta no WordPress.com para a utilização desse plugin.

Ele permite a conexão com alguns dos principais buscadores, como Google, Bing, Pinterest e Yandex. As estatísticas são compiladas e apresentadas no dashboard da ferramenta, o que possibilita acompanhar diversas informações de forma centralizada. Vale ressaltar que existem funcionalidades adicionais pagas que ajudam a otimizar ainda mais o SEO do site.

verificar ranking de site

Fonte: br.jetpack.com

Yoast SEO

O Yoast SEO é um dos plugins mais completos para SEO. Ele oferece uma série de recursos que ajudam na configuração das postagens para que elas tenham um bom posicionamento em diferentes mecanismos de busca. Além disso, ele facilita a conexão e o acompanhamento do site em diversos buscadores, entre eles: Google, Bing, Baidu etc.

O Yoast também oferece uma ferramenta de análise de SEO, que verifica todas as postagens do site e oferece sugestões de melhorias em cada uma delas. Dessa forma, é possível otimizar conteúdos que já foram postados para que eles consigam melhorar seu posicionamento nos resultados de buscas.

Outra funcionalidade é permitir a visualização de como a página será exibida no Google, tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. Assim, é mais fácil verificar se o conteúdo está agradável ou se é preciso fazer alguma adequação. Ele também faz a análise de SEO antes de o conteúdo ser publicado, além de permitir o compartilhamento otimizado nas redes sociais.

verificar ranking de site

Rank Math

O Rank Math oferece uma configuração automática que possibilita a importação das configurações de outros plugins utilizados no site. Durante o processo de setagem, é possível fazer a conexão com o Google Search Console e a criação do sitemap com todas as páginas do site, inclusive produtos, caso seja uma loja virtual.

O plugin também permite definir algumas configurações padrões, como não indexar determinados arquivos ou abrir links externos em novas janelas. Ao fim da configuração, é exibido um relatório de avaliação do site com a pontuação da primeira análise obtida.

verificar ranking de site

Todas as postagens do site são avaliadas pelo plugin, que faz a contagem da quantidade de links internos e externos em cada post, além de demonstrar a quantidade de links quebrados, se houver. Além disso, é possível analisar o relatório de SEO correspondente em cada postagem.

Há uma demonstração de como será a apresentação do conteúdo no resultado de busca. Além disso, é possível fazer a análise de SEO com base na palavra-chave escolhida para cada postagem. Com base na palavra informada, o plugin aponta um relatório de erros e acertos sobre sua aplicação no texto, o que facilita a correção de falhas para obter um melhor posicionamento.

O acompanhamento de dados estatísticos do site necessita da autorização de acesso às ferramentas correspondentes, como o Google Search Console, Bing e Baidu Webmaster Tools. Dessa forma, é possível acompanhar a análise completa do site e seu posicionamento nos resultados de busca a partir do dashboard do plugin no WordPress.

verificar ranking de site

Fonte: rankmath.com

Verificar ranking de site é uma tarefa essencial para o desenvolvimento de estratégias de Marketing Digital de sucesso. Além de acompanhar qual a colocação da página, também é preciso analisar outros dados estatísticos de acesso ao WordPress. A utilização de plugins como os que foram apresentados são uma excelente forma de garantir o acesso a essas informações e construir estratégias eficientes.

Já que falamos sobre como acompanhar o posicionamento do site, conheça as soluções do Stage e veja como obter melhores resultados de forma rápida e segura!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.