Por Autor Convidado

pela Rock Content.

Publicado em 30 de novembro de 2018. | Atualizado em 7 de janeiro de 2019


A estratégia de Vídeo Marketing para pequenas empresas pode ser a solução perfeita para potencializar os resultados da sua estratégia digital. Saiba mais!

Ter uma comunicação assertiva e próxima com seu público é essencial.. E o Vídeo Marketing é uma das estratégias mais eficazes para as marcas transmitirem suas mensagens sobre seus produtos e serviços.

Porém, muitos acham que uma estratégia de vídeos voltada para pequenas empresas custa caro e está restrita somente para grandes corporações.

Mas, por sorte, essa ideia está bem longe da realidade!

Hoje, qualquer empresa, seja ela grande ou micro, pode começar a produzir conteúdos audiovisuais a seu favor. Seja para apresentar sua marca ou mostrar um produto específico.

Mas como uma pequena empresa, geralmente com um orçamento limitado para investir em Marketing Digital, pode começar a apostar em vídeos? É o que vamos descobrir neste artigo.

Por que vídeos são uma boa sacada para pequenas e médias empresas

Você já deve ter reparado que todas as redes sociais hoje são dominadas por vídeos.

Para se ter uma ideia, criar um canal no YouTube e atualizá-lo com conteúdos interativos se tornou profissão e é levada muito a sério no mundo do marketing.

Não é atoa que a plataforma já se tornou o segundo maior buscador do mundo. Atrás apenas do próprio Google.

Ou seja: os consumidores gostam e querem ver vídeos. E os motivos são fáceis de explicar.

Os conteúdos audiovisuais são mais didáticos, interativos, engajantes e acessíveis. O que para qualquer empresa se traduz em um enorme ROI por meio de muitos canais.

Mas o Vídeo Marketing vai além da versatilidade e envolvimento com os consumidores. Eles são capazes de fornecer ao público uma percepção muito mais próxima da realidade acerca de produtos, serviços e a própria cultura de uma empresa.

Ter uma estratégia de Vídeo Marketing eficiente, se mostra um grande diferencial que uma pequena empresa pode apresentar. Ao evidenciar a face da sua marca por meio de um vídeo, alinhada com o perfil da sua persona, você cria um relacionamento de confiança e empatia.

Outros benefícios do Vídeo Marketing para pequenas e médias empresas são:

marketing-no-youtube

É possível criar vídeos dentro de casa

Há diversos tipos de vídeo possíveis de serem criados. A variedade é uma das maiores vantagens para as pequenas empresas. Pois há muitos formatos que não demandam grande investimento. E podem, inclusive, ser feitos dentro de casa.

É o caso, por exemplo, do webinar. Que pode ser utilizado enquanto estratégia de Marketing de Conteúdo em qualquer estágio da jornada do consumidor.

Seja para discussão de um tema amplo com sua audiência ou lançamento de um produto, para realizá-lo você irá precisar apenas do seu computador com câmera e microfone e um tema atrativo.

Mas mesmo para realizar vídeos institucionais com frequência ou criar conteúdos contando sobre seus produtos e ou serviços, o preço a pagar não precisa ser alto. Com poucos recursos é possível criar um home studio de vídeos e ter sempre em mãos os recursos mínimos para não depender de empresas terceirizadas.

Vale lembrar que uma das maiores premissas da nova forma de fazer marketing é o relacionamento próximo e real com o cliente. Mais importante que grandes produções cinematográficas, o valor real está no conteúdo.

Se os recursos forem realmente escassos, não deixe de lançar mão da sua câmera de celular, crie um cenário interessante e dê o play! Na medida em que os primeiros resultados dessa estratégia chegarem, sua empresa irá evoluir naturalmente com o investimento na produção de vídeos.

Gera mais proximidade e humanização com o público

Um dos objetivos da produção de Vídeo Marketing é a construção de confiança com o público, criação de relacionamentos de longo prazo e estabelecimento da autoridade da sua marca no seu mercado.

Por isso, ao apostar em vídeos para apresentar sua empresa, você estará se aproximando do consumidor e criando uma relação humanizada com sua audiência.

Quando nos identificamos com o conteúdo de um vídeo, diversas emoções são acesas em nós. Não é atoa que hoje, os digital influencers se tornaram as grandes figuras da mídia, pois seus vídeos geram proximidade e humanização com milhares de pessoas. E você também pode conquistar isso para a sua empresa.

Aumento das conversões

De acordo com uma pesquisa feita pelo Social Media Today, 90% dos consumidores afirmam que um vídeo os ajudar a tomar uma decisão de compra.

E também por isso, os vídeos para pequenas empresas devem ser vistos como investimento, já que podem aumentar as conversões em até 80%.

Assistir uma pessoa pode influenciar diretamente no comportamento de compra e persuadir um visitante do seu site ou blog a se converter em um lead. Aplicando uma estratégia de vídeos para a jornada de compra, logo este lead se tornará seu cliente.

Por isso, lembre-se desse formato de conteúdo como uma poderosa ferramenta para despertar emoções e garantir mais vendas.

Aumenta do tráfego em site, blog e redes sociais

O tráfego que você recebe em seu site, blog e redes sociais é fundamental para ter sucesso em suas estratégias de Marketing Digital.

Quando não se atrai muitos visitantes, dificilmente sua empresa conseguirá vender tão bem quando se espera. Afinal, toda essa estratégia é baseada no funil de vendas do seu negócio.

E como você já deve imaginar, os vídeos são uma excelente sacada para atrair mais tráfego. Não só pelos fatores de engajamento já citados. Mas porque os vídeos também são responsáveis por melhorar o SEO das suas páginas.

A pesquisa State of Video Marketing, de 2017, mostrou que 76% das empresas que usam Vídeo Marketing como estratégia, acreditam que seu tráfego orgânico aumentou. Além disso, vídeos aumentam o tempo gasto dos visitantes em seu site ou redes sociais,

E estatísticas divulgadas pelo Moovly mostraram que se você tiver um vídeo incorporado no seu site, as chances de aparecer na primeira página do Google aumentam em até 53 vezes.

É ou não é um grande potencial?

3 passos para começar a trabalhar com vídeos

Independente do tamanho da sua empresa, é necessário planejamento para começar a trabalhar com qualquer ação de Marketing Digital. E quando o assunto é vídeos para pequenas empresas todo cuidado é pouco para não jogar fora tempo e dinheiro.

Por isso, vamos mostrar 3 passos simples para você começar a trabalhar com vídeos.

Crie uma cultura de vídeos dentro da empresa

Para a estratégia de Vídeo Marketing ser realmente efetiva, é preciso que toda a empresa tenha foco e disciplina em relação aos conteúdos. Especialmente porque, em times menores, o pouco engajamento de uma pessoa poderá influenciar todos que estão ao redor.

Logo, toda a equipe precisa estar comprometida com a estratégia. Desde a produção do conteúdo a análise e mensuração do ROI do conteúdo em vídeo.

Além disso, os colaboradores da empresa não podem ter medo da câmera, tampouco de mostrarem os produtos e serviços com os quais trabalham.

Ao mostrar para o público o que os funcionários estão fazendo e como estão se preparando para atendê-los, sua marca gerará maior confiança.

Então, crie a cultura de vídeos dentro da empresa e deixe que todos abusem da imaginação para instigar a curiosidade do público.

Utilize de recursos que você já dispõe

É verdade que muitas pequenas e médias empresas não possuem recursos sobrando para investir em vídeos com qualidade profissional. E, por isto, é necessário lançar mão de todos os recursos internos que você já dispõe para começar a produzir seus próprios vídeos.

Se você não possui uma câmera profissional, por exemplo, pode utilizar seu próprio celular para gravar os vídeos. Não tem alguém para editar os vídeos? Existem diversas ferramentas de edição de vídeos, gratuitas, que podem ser utilizadas.

O mais importante é você e sua equipe escolherem o tipo de vídeo e conteúdo a ser produzido e começar a trabalhar com o que já tem.

Aposte nas redes sociais de mais sucesso com vídeos

Como dissemos acima, todas as redes sociais mais utilizadas aceitam a hospedagem de vídeos. Para não perder tempo atirando para todos os lados, é necessário apostas mais certeiras. Dois bons exemplos são o Instagram e o YouTube.

O primeiro, além de ter aumentado a duração dos vídeos no feed para até um minuto, já lançou duas ferramentas para hospedar vídeos, o IGTV e o Stories.

O Instagram Stories permite que o usuário poste fotos e vídeos, que ficam disponíveis por até 24 horas, além dos vídeos ao vivo. Já o IGTV hospeda os vídeos, como o YouTube.

O YouTube já é uma conhecida plataforma para hospedar vídeos. Além de ser a mais acessada pelo público geral.

Outras redes sociais também devem entrar na sua estratégia de Vídeo Marketing, como o Facebook e o LinkedIn. Para estas, não deixe de apostar nos vídeos nativos.

Manual do uso de Vídeos no MKT Conteúdo

Tipos de vídeos marketing que trazem grandes resultados para PMEs

Decidiu investir em vídeo marketing? Ótimo! Toda a estratégia gerará ótimos resultados para a sua empresa, caso feita corretamente.

Para te ajudar a começar com o pé direito, vamos mostrar três tipos de vídeo que trazem ótimos resultados para pequenas e médias empresas.

Vídeo cases

Vídeo case é uma produção audiovisual utilizada para a apresentação de um case de sucesso.

É um conteúdo muito bem-visto pelo mercado. Além de possuir um grande poder de persuasão, já que utiliza depoimentos de clientes reais.

Estes clientes dão o seu relato, em vídeo, sobre a experiência com a sua empresa e os produtos que ela oferece, fortalecendo a imagem de confiança.

Vale lembrar que esses vídeos devem ser feitos com clientes reais e somente postados com autorização prévia.

Vídeos tutoriais

Tutoriais fazem bastante sucesso. E a sua empresa pode produzir vídeos tutoriais que mostram ao público o passo a passo de como utilizar o seu produto ou serviço.

Isso se aplica em vários segmentos, como tutoriais de maquiagem, culinária e até de mecânica.

O público-alvo deste tipo de vídeo está, na maioria das vezes. buscando realizar uma tarefa. E o conteúdo deve ser trabalhado cuidadosamente para ir de encontro com essa necessidade.

Vídeo Q&A

Os vídeos Q&A, da sigla em inglês Questions and Answers, é um compilado de perguntas e respostas feitas pelo público sobre a sua empresa.

A vantagem deste tipo de vídeo para pequenas empresas é a não necessidade de muito esforço para a sua criação. Já que basta buscar as mensagens deixadas em comentários pela sua audiência.

Como foi possível ver, o universo dos vídeos é repleto de possibilidades. Especialmente para pequenas e médias empresas, onde o orçamento é fator determinante, o Vídeo Marketing é a ferramenta ideal.

Diretamente associados às redes sociais, engajantes e possíveis de serem feitos apenas com um smartphone, não há mais desculpas para você perder tempo!

Comece o quanto antes a implementar as estratégias citadas e construa um relacionamento cada vez mais valioso com seu público.

Quer aprender ainda mais sobre estratégias de Marketing em Vídeo? Então confira também o nosso conteúdo completo sobre o assunto!

marketing em video

Conteúdo produzido em parceria com a VidMonsters.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *