Por Rafael Coffee

Motion Graphics Designer

Publicado em 21 de outubro de 2018. | Atualizado em 20 de agosto de 2019


Você já pensou em produzir vídeos animados para sua empresa? Essa estratégia de conteúdo visual pode melhorar o seu rankeamento no Google, gerar brand awereness e aumentar o alcance do conteúdo.

Geralmente, quando pensamos na palavra “animação” duas coisas podem vir à nossa mente: ou aquele animador de festas infantis, correndo de um lado para o outro com uma turminha de crianças atrás, ou aquelas memórias de infância dos seus desenhos animados prediletos assistidos logo pela manhã.

No post de hoje, falaremos sobre o segundo exemplo, mas de uma forma diferente, uma vez que animações não são feitas somente para crianças, nem ao menos com a única função de entreter.

Hoje em dia, o leque de possibilidades que essa área proporciona se tornou quase infinito, rompendo as barreiras do cinema e TV, garantindo o seu lugarzinho no grande foguete da era digital e do marketing digital e traduzindo em um produto imensamente eficaz no mercado, principalmente por meio do já tão falado motion graphics.

Quer entender mais sobre o assunto e descobrir o porquê de usar videos animados para empresas? Então não deixe de seguir a leitura conosco!

Vídeos animados e motion graphics: qual a diferença?

Existe uma certa dúvida sobre os dois termos, mas a verdade é que ambos são a mesma coisa. Os dois termos fazem parte de um marketing inteligente e têm o objetivo de deixar o conteúdo mais dinâmico e atrativo.

Quando você observa mais profundamente, percebe que a animação está em praticamente todos os cantos — comerciais de TV, aberturas de novelas, cinema, Internet e por aí vai.

Independentemente do termo, a cada dia, eles se tornam mais eficazes na estratégia de marketing de conteúdo e mais rentáveis para quem investe, provando o seu valor e importância.

Manual do uso de Vídeos no MKT Conteúdo

Como esse recurso pode ajudar os resultados do seu negócio?

Muitas empresas já experimentaram uma estratégia de marketing digital que envolve uma diversidade de conteúdos e tiveram resultados muito satisfatórios. No meio dessa mistura, constam infográficos, eBooks, artigos diversos, imagens etc.

As animações são responsáveis por impulsionar ainda mais os conteúdos, já que novas plataformas que suportam vídeos estão se tornando cada vez mais populares e, em vez de ler o conteúdo em um blog post, os usuários estão se sentindo mais confortáveis ao darem play em um vídeo com o mesmo conteúdo. Sendo assim, vale e muito a pena aproveitar essa oportunidade de explorar esse recurso.

Não acredita?

Temos certeza que os motivos a seguir vão te convencer de uma vez por todas. Veja só!

Melhora sua posição no Google

Seu conteúdo ganhará muito mais vida se dentro dele o usuário encontrar entretenimento que o ajude a permanecer na página e a entender o seu produto como uma autoridade na área. Isso levará o seu site a subir posições no Google e demais mecanismos de busca, fortalecendo o fato de que quanto mais multimídia for o seu conteúdo, mais chances ele tem de conquistar a primeira posição do Google.

Conquista mais brand awareness

O tempo médio de um vídeo em motion graphics de impacto é de 2 minutos, o que acaba sendo bastante eficaz, considerando que o impacto no consumidor precisa ser feito rapidamente, antes que ele pense em fechar o vídeo sem terminar de assistir.

Uma das grandes vantagens de uma animação é que ela pode explicar em poucos minutos um conteúdo que teria 1.500 palavras ou exibir um processo que seria bem complicado de explicar em texto. Isso também pode ajudar muito quando você está impossibilitado de ouvir o som. Em todos os casos, proporcionando um grande aumento no brand awareness do seu negócio.

Funciona como um vendedor incansável

Outro ótimo motivo para explorar animações e ter um vídeo em seu site é que ele mira diretamente em sua persona e apresenta todos os benefícios de seu produto, mesmo quando você está ausente, uma vez que o vídeo sempre está online e muitas vezes serve como um explicativo, um tutorial.

Isso mostra que o vídeo tem uma função que vai além do vendedor, que é a de estar lá para refazer toda a apresentação — de novo e de novo — sempre que a persona precisar, seja para guardar informações, seja para compartilhar a mesma mensagem, seja para tomar a decisão de compra.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS
👉 Como calcular o ROI do seu investimento em vídeos
👉 Vídeos para empresas B2B: entenda os melhores formatos de vídeo para apostar em sua estratégia!
👉 Aprenda como produzir vídeos para a jornada de compra: descoberta, consideração e decisão

Trabalha com um produto já consolidado no mercado

Houve um período em que se temia a queda do uso de animações no marketing e publicidade. Mas isso se mostrou um completo equívoco, já que o vídeo marketing se mostrou um dos principais responsáveis pelo grande sucesso das empresas nos últimos anos.

E a lógica é simples: a empresa investe em um formato divertido, com conteúdo relevante e informativo, que pode ser compartilhado de forma ilimitada, podendo até mesmo viralizar.

Imagine quantas conversões um único vídeo pode gerar para o seu negócio?

Toca emocionalmente sua persona

Ao fazer um vídeo em motion graphics, você cria a possibilidade de explorar o storytelling do seu conteúdo, contanto histórias que comovem. É natural que empatizamos e refletimos emoções que estão representadas na animação, assim como acontece em um filme ou peça teatral.

Essa ferramenta disponibiliza muitas possibilidades de comunicação com o público, que vai desde o estilo de cada personagem, até a narração que ajuda a guiar o usuário, como no exemplo a seguir:

Aumenta o alcance do conteúdo

Com a facilidade que as plataformas criaram ao suportarem formatos em vídeos, também se tornou possível espalhar o conteúdo em muito mais lugares e de diversas formas, como em um vídeo explicativo e institucional, em uma landing page, uma apresentação de canal ou eBook, entre outras possibilidades que permitem que este conteúdo permaneça em vigor durante muito mais tempo do que se imagina.

Ajuda na compreensão das informações

Atualmente, os usuários de redes sociais gastam em média 6 horas por semana assistindo a vídeos.

Parece impressionante, mas sabemos que é muito mais confortável sentar, relaxar e absorver um alto volume de informações apenas assistindo um vídeo envolvente, que te coloque de forma mais natural dentro daquele conteúdo.

Os motion graphics tem a função de tornar qualquer esforço em algo mais leve, a não ser que o espectador deseje se aprofundar mais no assunto apresentado. Mas é um trabalho da animação sintetizar as informações de forma clara e objetiva.

A busca principal é pela compreensão, quando um produtor de conteúdo precisa entregar uma mensagem complexa, as animações ajudam — e muito! — a elucidar isso.

O processamento e absorção de informação visual leva em torno 13 milissegundo para acontecer em nosso cérebro. Isso significa que utilizar elementos visuais em seus projetos proporcionam uma chance imensamente mais certeira da compreensão da mensagem.

Existe apenas um tipo de vídeo em motion graphics?

Em um primeiro momento, pode surgir aquela leve sensação de que os vídeos em motion graphics são sempre parecidos uns com os outros. Isso não passa de uma sensação, pois basta explorar a criatividade e entender que não é obrigatório utilizar esse tipo de animação em 100% de sua estratégia em vídeo.

Como essa técnica permite uma versatilidade enorme, é totalmente possível — e até indicado — que você mescle outros tipos de vídeos de uma maneira que cause um impacto ainda maior.

Quer ver alguns exemplos?

Então, vamos lá!

Com personagens

Um dos poréns que podemos encontrar ao analisar vídeos em motion graphics por aí, talvez seja um uso exagerado de elementos geométricos, gráficos e lettering, dando um tom mais frio na sua abordagem.

Para aumentar a proximidade e a sensação de que você está falando diretamente para a sua persona de uma forma mais pessoal, usar personagens carismáticos é o ideal. Adotando esse recurso, com certeza a identificação do seu público com a sua marca será ainda mais forte.

Representação de um quadro branco ou papel

Há pouco tempo, vídeos mostrando uma história contada e sendo ilustrada ao mesmo tempo se tornaram muito populares com o chamado “draw my life”.

Com o sucesso, diversas empresas passaram a usar o estilo para criar vídeos explicativos e institucionais e os motion graphics ajudaram e muito no crescimento da qualidade desse estilo.

Animação com capturas reais

Usando sua imaginação e criatividade, praticamente qualquer limitação em um vídeo com captura real pode ser quebrada. Afinal, mesclando as animações com a filmagem, é possível criar efeitos especiais dignos de cinema.

Imagine algo do tipo de seus conteúdos, hein?

Animação com colagem

Se você preferir explorar um universo surrealista, a técnica de colagem é uma excelente opção. Ela simula recortes de revista para criar telas impressionantes de acordo com a sua imaginação. Também é um estilo que se tornou extremamente popular nos últimos anos, ajudando a resgatar uma aparência vintage, porém moderna no marketing digital.

E então, se convenceu de que utilizar vídeos animados para empresas é uma ótima solução?

Com tudo o que mostramos aqui, com certeza sua estratégia de marketing digital terá novos caminhos a trilhar e uma nova maneira de alavancar o seu negócio!

Se quiser conhecer mais sobre o processo de produção de vídeos, não deixe de ler nosso guia completo de marketing em vídeo.

marketing em video

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *