Vídeos mobile: entenda a importância de usá-los em sua estratégia!

Você já deve saber a importância de vídeos mobile para estratégias de marketing digital. Por isso, veja como adotá-los em sua estratégia!

Vídeos mobile

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A TV está ligada, mas você está de olho no vídeo que publicaram no Facebook. Na fila do mercado, você ri discretamente enquanto assiste a uma filmagem enviada pelo WhatsApp. E, antes de dormir, você olha no celular o trailer de um filme no YouTube.

Você já passou por alguma dessas situações, né? Essas cenas são cada vez mais comuns, porque o vídeo mobile tomou conta das nossas vidas!

A todo o momento, o celular nos acompanha.

Ele está ali para, num momento livre, assistirmos a algum vídeo na internet. Pode ser uma gravação caseira dos amigos, um clipe do seu ídolo, um episódio da sua série favorita, uma palestra da sua área de estudo.

Dá para assistir a tudo na web.

E se o celular está sempre junto, a tendência é que os vídeos online sejam mais frequentemente consumidos na tela do smartphone.

E o que isso significa para a sua marca? Se você quer se adequar ao comportamento do consumidor atual e conquistar sua atenção, precisa também participar dessa tendência!

Neste post, vamos explicar para você a importância de investir no vídeo mobile dentro da sua estratégia de marketing digital. Vamos lá?

5 razões para investir em vídeo mobile

Duas estratégias já merecem a atenção da sua empresa: o vídeo marketing e o mobile marketing. Imagine, então, juntá-las: as razões para investir nelas se multiplicam!

É isso o que acontece com o vídeo mobile. Reunimos abaixo as principais razões para você investir nisso:

1. Adaptar-se a novos hábitos do consumidor

Se antes o conteúdo em vídeo era restrito à televisão, hoje a internet oferece uma infinidade de opções. E você nem precisa estar no sofá de casa para assistir! Em qualquer lugar, a qualquer hora, é só dar o play no celular.

Os dados confirmam isso.

No Brasil, os smartphones ultrapassaram os desktops no acesso à internet ainda em 2014, segundo o IBGE. E, em uma pesquisa do IAB de 2015, 37% dos brasileiros disseram que assistiam a mais vídeos pelo celular atualmente do que há um ano.

Portanto, ao pensar em vídeo mobile, você está criando uma maneira de fazer parte do dia a dia do consumidor, já que vídeos e celular estão frequentemente presentes na sua rotina.

2. Conquistar atenção na jornada de compra

Hoje as decisões de compra não são tão simples como antes. O consumidor passa por diversos canais, transita entre online e offline, consome diferentes conteúdos, avalia as variadas opções e, enfim, toma sua decisão.

Nessa jornada, o celular já funciona como um assistente pessoal de compra, em que o usuário pode tirar dúvidas, consultar informações e ver depoimentos de outros consumidores.

Então, os vídeos também podem ser usados nesses momentos estratégicos de decisão, com um poder a mais: eles são envolventes, capazes de captar a atenção e persuadir com eficiência.

3. Criar uma conexão emocional com o consumidor

Investir em vídeo mobile é também uma maneira de se aproximar do seu público. O celular proporciona uma experiência mais íntima do que a TV ou o desktop, já que você está bem próximo do usuário — literalmente na sua mão, cara a cara com ele.

Segundo uma pesquisa do Google, usuários de smartphone têm mais chances de sentir uma conexão emocional com marcas que criam conteúdo em vídeo do que a audiência de TV (2x mais) e de desktop (1.3x mais).

Portanto, essa é a sua oportunidade de conversar com o consumidor e conquistar sua confiança, despertando laços emocionais nessa relação.

4. Aumentar o engajamento nas redes sociais

No Facebook e no Instagram, mais de 100 milhões de horas de vídeos são assistidas todos os dias. E, entre 2012 e 2015, a publicação de vídeos nessas plataformas cresceu 616%.

Os números são impressionantes, né? Quem logo percebeu isso foi Mark Zuckerberg, que passou a investir nesse formato dentro das redes sociais.

Para as marcas, o Facebook e o Instagram oferecem a oportunidade de aumentar o engajamento do consumidor, uma vez que os conteúdos em vídeo são mais valorizados na timeline em relação a outros formatos — e ganham mais atenção ainda do usuário mobile.

5. Aumentar o tráfego e o engajamento no site

Vídeos são uma importante ferramenta do Marketing de Conteúdo, desde que ofereçam conteúdos de valor para o público. Isso significa não apenas abordar assuntos interessantes, mas também facilitar que eles sejam consumidos em qualquer dispositivo.

Quando isso acontece, eles têm o poder de gerar um tráfego relevante para o site ou blog, já que o usuário quer “saber mais” se o assunto lhe interessa.

Outro benefício é a capacidade de aumentar o tempo de permanência na página. Afinal, quando o vídeo é bom, dá vontade de assistir até o final! E o Google sabe reconhecer isso para melhorar seu ranqueamento na busca.

Principais plataformas de vídeo mobile

Se a jornada do consumidor é multicanal, a sua estratégia de vídeo mobile também deve ser. O conteúdo precisa transitar por diferentes canais para ser encontrado e visualizado por mais usuários.

Por isso, a dica é criar uma estratégia multiplataforma. Veja agora as principais plataformas com as quais você pode trabalhar:

YouTube

Só esses dados já mostram por que sua estratégia de vídeo mobile deve passar pelo YouTube:

  • É a plataforma mais popular especializada em vídeos online;
  • Mais da metade das visitas vem de dispositivos móveis (fonte);
  • Os usuários gastam mais de 1h por dia, em média, no YouTube pelo celular (fonte).

Você tem um potencial de alcance enorme! Com técnicas de SEO para YouTube, você potencializa ainda mais as chances de ser encontrado na busca.

Facebook

O Facebook rivaliza com o YouTube no mercado de vídeos, apesar de não ser especializado nesse formato de conteúdo.

Algumas soluções, como os anúncios em vídeo, as lives e o autoplay no feed, favorecem os vídeos no Facebook. E, como o acesso pelo aplicativo móvel é enorme, seu vídeo pode alcançar milhares de usuários.

Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram também passou a valorizar os vídeos, porém ainda sem tantos recursos.

O aplicativo conta também com o autoplay no feed, que aumenta as visualizações, e oferece as Stories, que podem ser gravadas ou ao vivo. O importante é que os vídeos no Instagram sigam as características dos posts da rede: criativos, naturais e estéticos.

Vimeo

O Vimeo é uma plataforma especializada em vídeos online, que chegou a rivalizar com o YouTube. Porém, com a popularização do concorrente, ela passou a se dedicar a conteúdos criativos e de alta qualidade.

Hoje, ela reúne um público mais crítico e segmentado. Por isso, pode valer a pena se o seu foco é a qualidade do vídeo, não tanto a viralização.

Plataformas para webinars

É uma opção para quando você quiser transmitir uma palestra ao vivo ou conversar com o seu público. Você pode interagir e tirar suas dúvidas em tempo real.

WebinarJam e GoToWebinar (pagas) são exemplos de plataformas para webinars, que também oferecem bons aplicativos para usuários mobile.

Audiência e engajamento: quem está vendo e interagindo com seus vídeos?

Vídeo mobile tem tudo a ver com comportamento do consumidor. Por isso, para entender o desempenho da sua estratégia e otimizá-la, é preciso também olhar para as respostas que o usuário dá ao seu conteúdo.

Os dados sobre vídeos se dividem em métricas de consumo do conteúdo (como número de visualizações ou minutos assistidos) e de engajamento (como compartilhamentos e comentários).

Essas métricas também devem ser cruzadas com as informações de perfil do público de cada plataforma, como o seu canal de origem ou o dispositivo utilizado.

Por exemplo: ao cruzar os dados, você pode perceber que quem acessa seus vídeos do YouTube pelo celular assiste até a metade, enquanto quem assiste pela TV vai até o final. Isso mostra, talvez, que seu conteúdo é longo demais para o mobile.

Com esses dados de audiência e engajamento, bem como o cruzamento entre eles, você pode saber exatamente quem está vendo a interagindo com os seus vídeos e, assim, otimizar a sua estratégia para atender ao seu público.

5 ideias de conteúdos em vídeo para produzir

O celular não é igual à TV nem ao desktop. Por isso, na hora de produzir o seu vídeo mobile, é preciso pensar no dispositivo, no formato da tela e no contexto do usuário enquanto assiste ao conteúdo no smartphone.

De olho nisso, veja agora algumas sugestões de vídeos que funcionam bem no mobile:

1. Depoimentos

Cada vez mais, a jornada de compra passa pelo celular e é influenciada pelas opiniões de outros consumidores.

Então, una essas duas tendências e produza vídeos com depoimentos positivos sobre a sua marca para gerar mais conversões.

2. Demonstração de produtos e serviços

A demonstração permite que o consumidor visualize o produto sendo usado na prática e aumente a confiança para comprá-lo. É uma forma de tangibilização — estratégia essencial para vender na internet, que não permite tocar ou experimentar o produto.

3. Branded content

Branded content é o conteúdo produzido para entreter o público, não diretamente vender.

Algumas marcas tiveram sucesso nessa estratégia produzindo filmes e séries, como as campanhas da Intel. Os vídeos são altamente envolventes e geram grande repercussão.

4. Webinars

Webinars são palestras ou seminários transmitidos ao vivo pela internet. Você pode usar esse formato para estreitar o relacionamento com o seu público, que pode interagir em tempo real. Além disso, é uma forma de demonstrar sua autoridade no mercado.

5. Por trás das câmeras

Os consumidores têm curiosidade para saber o que acontece dentro da sua empresa. Então, aproveite este gatilho para apresentar os bastidores e humanizar seu negócio. Se preferir, você pode fazer uma live e mostrar que “quem sabe faz ao vivo”!

Percebeu como os vídeos mobile são importantes para a sua estratégia? Você vai ficar, literalmente, nas mãos do consumidor, de cara a cara com ele, numa conexão emocional que nenhum outro formato é capaz de proporcionar.

Agora, se você já entendeu a importância de usar vídeo mobile, também precisa saber como fazê-lo aparecer na busca dos usuários. Veja a nossa Checklist SEO de YouTube para otimizar seus vídeos!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.