Como aumentar seu engajamento por meio de vídeos sociais?

Os vídeos são importantes formatos de conteúdo na sua estratégia de redes sociais, por isso torna-se muito importante o investimento neles para gerar maior engajamento e trazer resultados para sua marca. Entenda!

Vídeos sociais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Para que o seu negócio tenha bons resultados em vendas, é preciso ter uma comunicação eficiente e muito engajamento com o seu público. As redes sociais são os canais mais apropriados para esse tipo de ação.

Contudo, é necessário se destacar entre tantas outras empresas e pessoas do seu segmento que também produzem conteúdos. E uma boa estratégia para isso é investir nos vídeos sociais.

Eles nada mais são do que vídeos produzidos para serem publicados nas redes sociais. São diferentes daqueles produzidos para serem exibidos em meios outbound (como televisão, por exemplo) e seus formatos podem variar de acordo com cada rede social.

Quer entender agora como fazer vídeos para cada rede e saber quais benefícios eles podem trazer para o seu negócio? Continue com a gente!

Baixe o nosso Kit gratuito de Marketing nas Redes Sociais

Aprenda tudo o que você precisa saber para marcar presença no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Por que fazer vídeos sociais?

Sabe aquelas postagens de texto muito longas — os famosos “textões” — que, volta e meia, aparecem na linha do tempo das redes sociais? Se você não sente vontade de lê-los até o final, acredite, o mesmo ocorre com o seu público.

Por isso, nas redes sociais, o que vale é o “menos é mais”.

Mas não pense que, por conta disso, o trabalho será menor. Muito pelo contrário.

É nessa hora que você vai precisar saber fazer vídeos voltados para o seu objetivo de negócio. E eles precisam prender a atenção do público por tempo suficiente para que eles vejam a mensagem completa.

Além de captar a atenção inicial das pessoas, seus vídeos também podem ser uma boa maneira de captar novos clientes. Vídeos que mostram seus produtos ou serviços podem direcionar aqueles que os assistem ao seu site ou, pelo menos, a um formulário para falar com um consultor comercial.

Vídeos sociais são a televisão da nova geração

Por mais que a geração que cresceu assistindo televisão possa discordar, os vídeos online estão ocupando muito mais a atenção das pessoas do que a TV.

Afinal, é possível assisti-los a qualquer momento, em qualquer lugar, por meio de celulares e tablets. As gerações mais jovens que usam canais como Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, entre outras, sabem bem disso.

Portanto, você terá muito mais chances de conquistar o seu público se estiver presente nessas redes. Assim como a TV a cabo conquistou o público outrora, as redes sociais são o canal preferido da nova geração.

Vídeos sociais dão insumos às ações de marketing

Se você pensa em produzir vídeos para as redes sociais, saiba que não é o único. Muitas outras pessoas e empresas também estão fazendo isso agora mesmo. Por isso, para que você se destaque nesse oceano midiático, o seu conteúdo precisa ser o melhor!

E para conseguir isso, procure saber que tópicos estão em evidência e são relevantes para a sua audiência. Por mais que seu produto ou serviço possa ser maravilhoso, é necessário ter uma boa comunicação com o público a partir de assuntos que interessem a ele.

Como fazer vídeos sociais?

Para fazer vídeos sociais de sucesso, não basta ter somente uma boa produção por trás, mas também um bom engajamento com a sua audiência. Aqui trazemos algumas dicas de como fazer isso.

1. Aposte na simplicidade

É comum que as pessoas consumam conteúdos nas redes sociais de forma rápida, pois há muito mais conteúdo sendo produzido nesses canais do que uma pessoa é capaz de assimilar. Portanto, para se destacar na multidão, crie chamadas simples e diretas para seus vídeos para fazer a pessoa compreender do que se trata assim que ele aparecer na timeline.

Claro que essa adequação vai variar de acordo com cada rede social. Instagram e Twitter, por exemplo, exigem um tempo de atenção mais curto, por isso os vídeos devem ter menos tempo. Já Facebook e LinkedIn permitem vídeos um pouco mais longos, embora eles também devam ser simples e de compreensão imediata.

2. Leve em conta as tendências

Ainda que você saiba como usar vídeos online, é preciso estar a par do que as pessoas andam comentando nas redes sociais para que o conteúdo seja relevante para elas. Isso inclui notícias, memes, novidades e assuntos que possam chamar a atenção da sua audiência. Portanto, ao montar seu calendário de redes sociais, leve em conta essas tendências.

Lembre-se também de que cada rede social tem tendências diferentes. O Twitter, por exemplo, pode estar passando por um momento completamente diferente do que o Facebook. Caso você possa dedicar tempo e atenção a cada rede, ótimo! Se não puder, então, fique atento aos assuntos que possam ser compartilhados em todos os canais e trazer bons resultados.

3. Dê destaque à sua identidade visual

Alguns pensam que apostar em cores chamativas é o caminho certo para chamar a atenção nas redes sociais. Porém, o correto é fazer uso das cores da sua marca. Logo, o mesmo deve ocorrer nos seus vídeos.

Você pode usar as cores da marca para compor o cenário dos vídeos, por exemplo. Além disso, é fundamental que todos tenham pontos visuais em comum de maneira que qualquer pessoa que os vir na linha do tempo das redes sociais identifique, de imediato, que se trata de um vídeo seu.

4. Insira chamada para ação nos seus vídeos

Você não produz vídeos apenas por produzir e sim para atender um objetivo que você tem, certo? Por isso, trate de colocar uma chamada para ação no final dos seus vídeos da mesma forma que você deve fazê-lo em todo tipo de conteúdo.

O tipo de chamada pode variar de acordo com o objetivo do vídeo e a rede social em questão. Para levar o visitante a uma página de captura, por exemplo, redes como Facebook e Twitter são mais apropriadas do que o Instagram, que não permite inserir links clicáveis (com exceção da bio, posts patrocinados e, em alguns casos, Stories).

Quais tipos de conteúdo você pode produzir nos seus vídeos sociais?

À medida que você lê este texto, ideias já devem estar surgindo para começar a produzir os seus próprios vídeos, não é mesmo? Isso é muito bom, mas uma dúvida costuma surgir nesse momento: como começar?

Você certamente tem conteúdos em outros canais e formatos de mídia — texto, imagem, apresentações, etc — que falam sobre a sua empresa, produtos e serviços oferecidos e até mesmo sobre o seu segmento, certo? Portanto, você pode selecionar aqueles que tiveram mais sucesso e adaptá-los para vídeo! Veja algumas maneiras de fazer isso:

Apresente sua empresa, produtos e serviços

Pessoas são curiosas. Por isso, certamente elas têm interesse em saber mais sobre o que sua marca pode fazer por elas e quem são as pessoas que estão por trás da oferta.

Esse tipo de vídeo não deve ter apelo comercial, pois a ideia é fazer com que as pessoas lhe conheçam melhor. Você pode deixar para vender o seu peixe quando a pessoa já estiver em contato com alguém do seu time de vendas.

Responda as perguntas mais frequentes

Você e seus times de atendimento e comercial estão acostumados a responder sempre as mesmas perguntas do seu público? Então, uma boa dica é transformar as respostas em um FAQ em formato de pequenos vídeos.

Eles vão otimizar a jornada de compra do seu cliente, fazendo com que ele chegue ao seu time comercial com um número menor de dúvidas, o que otimiza o tempo do atendimento.

Faça webinars

Impossível falar de engajamento com o seu público se você não se comunicar diretamente com ele. E uma das melhores formas de fazer isso é por meio de webinars.

Eles podem ser feitos por Hangouts, YouTube e até mesmo diretamente em redes sociais como o Facebook. Ao identificar o assunto de interesse do seu público, convide colegas, especialistas ou parceiros que o dominem para conduzir o webinar.

Esteja disponível no chat para tirar dúvidas dos espectadores em tempo real e também abra espaço para perguntas ao final. Oferecer um bônus a quem assistir todo o conteúdo é uma tática interessante para manter o público até o final.

Quais são os benefícios de fazer vídeos sociais?

Fazer vídeos sociais é uma estratégia que traz muitas vantagens, começando pelo alcance nas redes.

O algoritmo do Facebook, por exemplo, restringe cada vez mais o alcance das publicações orgânicas com imagens e links que levem o usuário para fora do Facebook. Por outro lado, os vídeos conseguem ter uma performance muito melhor, uma vez que quem os assiste passa mais tempo na rede social.

Outro benefício é o aumento do tráfego no seu site, que pode ocorrer a partir das chamadas para ação. Se você investir no impulsionamento desses vídeos, os resultados podem ser ainda mais satisfatórios

Por fim, levando em conta que os vídeos podem ser feitos com a sua própria estrutura interna, isso significa que eles têm um baixo custo de investimento e trazem bons resultados que somente uma estratégia de vídeo marketing pode trazer.

E, por falar nisso, agora que você já sabe como fazer vídeos sociais, aprenda também como aplicar as ações certas de marketing! Para isso, leia o e-book que escrevemos sobre como fazer Marketing em Vídeo!

Marketing em Vídeo

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.