Guerra Infinita conta com o maior investimento em marketing da história da Marvel. Entenda o que você pode aprender com isso!

Muito além de uma história de super-heróis, o filme "Vingadores: Guerra Infinita" pode trazer lições valiosas para as marcas. Confira agora mesmo alguns insights sobre o filme para profissionais de marketing!

Vingadores

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Universo Cinematográfico da Marvel lançou seu filme inaugural em 2008. Olhando para trás, aposto que muita gente não esperava que o sucesso de “Homem de Ferro” fosse culminar, dez anos depois, na maior reunião de super heróis já vista no cinema.

No dia 26 de abril chegou aos cinemas Vingadores: Guerra Infinita, um blockbuster que pretende estabelecer novos recordes de arrecadação (se depender dos números da pré-venda, recordes de bilheteria poderão ser batidos).

Mas, além de planejamento e domínio do universo ficcional criado pela marca, essencial para que os filmes funcionem, a empresa demonstra ter um enorme conhecimento do seu público.

A estratégia do filme mais recente, por exemplo, foi toda construída em cima da expectativa dos fãs.

Mas como a empresa resolveu abraçar esses elementos surpresas como forma de trazer mais público para seus filmes? E como a Disney usa da fidelidade dos fãs para aumentar as conversas em torno do lançamento e gerar buzz?

Vamos mostrar para você alguns fatores que respondem a essa pergunta:

Sigilo na produção

O segredo em torno da produção é tamanho que os atores receberam roteiros falsos, para que eles não soubessem todos os acontecimentos do filme e, assim, evitassem deixar alguma informação escapar.

Além disso, poucos integrantes do elenco realmente leram o roteiro completo, justamente para aumentar o suspense e limitar o conhecimento dos próprios envolvidos na produção quanto ao rumo do enredo.

Todas essas informações chegam na mídia e ajudam a alimentar as conversas, rumores e teorias por parte do público. O que leva ao próximo tópico:

Provocar curiosidade nos fãs

O público que acompanha os filmes da Marvel esperou ansioso por essa reunião de todos os heróis. Sabendo disso, a empresa brinca com a curiosidade, usando-a como aliado para construir essa aura de mistério e incerteza ao redor do produto.

Em julho do ano passado, em uma evento da empresa, uma prévia do filme foi exibida e não demorou para que várias filmagens de celular e descrições das cenas surgissem pelos quatro cantos da web.

Em instantes os vídeos já alcançaram milhares de visualizações e estavam entre os assuntos mais comentados nas redes sociais.

Além disso, os trailers divulgados pela Disney posteriormente tentaram ao máximo segurar os detalhes da trama justamente para que os fãs ficassem no escuro quanto aos acontecimentos do filme.

Os próprios atores pediram que fãs não divulguem spoilers do filme depois de assistirem, já que eles acreditam que assistir sem saber de nada é a melhor forma de se surpreender com a produção.

Marketing do filme

Macro

Estima-se que a Disney tenha gastado cerca de 150 milhões de dólares só com divulgação e material promocional para o filme! Esse é um recorde até mesmo para a Marvel, que sempre investe bastante na promoção dos blockbusters.

Além do marketing do filme, a Marvel fez inúmeros acordos com marcas como Samsung, Duracell, American Airlines e até mesmo Coca-Cola para venda de produtos licenciados.

Tudo isso para alimentar um mercado enorme de produtos relacionados ao longa que já constitui parte intrínseca da cultura pop atual.

Marketing de experiência

É interessante apontar que a empresa sempre procura investir em experiências para colocar os fãs em contato com a marca.

A 99 realizou uma ação para estreia do longa que consistiu na personalização de cinco veículos que circularam durante o período de três dias pela cidade do Rio de Janeiro. Os carros exibiram referências aos personagens do filme e até a possibilidade de ganhar descontos para o serviço.

Campanha vingadores 99 táxis

Esse é um exemplo de ação muito direcionada (circulação somente em uma cidade do Brasil e período de tempo breve) que pode, a princípio, parecer pouco eficiente.

Mas este tipo de experiência gera compartilhamento e comoção entre fãs, o que é a principal instrumento explorada pela Marvel para fazer com que seus filmes gerem assunto.

Este case da 99 é exemplo de como uma ação pequena pode ganhar uma grande circulação por meio da web.

Outra ação que segue essa linha foi feita na Austrália e contava com um cartaz com o vilão do filme estampado com a frase: “Você se atreveria a remover Thanos?”.

Quem interagisse com o cartaz removendo-o da parede encontraria ingressos para conferir o filme nos cinemas.

Campanha vingadores
Fonte: https://jovempan.uol.com.br/

Isso ilustra como a empresa busca, nas pequenas coisas, se aproximar do público, muitas vezes em ações que não tem circulação mundial, mas que ganham proporções enormes devido ao compartilhamento por redes sociais.

Essas são algumas das movimentações feitas pela Disney para popularizar o lançamento do maior filme do Universo Marvel até agora.

Vamos acompanhar para ver se a empresa continuará apostando cada vez mais alto em seus lançamentos e responder a questão de como ela continuará trabalhando para manter o interesse do público, já que a franquia já conta com quase vinte filmes.

Quais as lições valiosas que podemos aprender com este post e que você pode aplicar em sua estratégia de marketing?
Invista na divulgação da sua marca e conquiste mais resultados
Crie uma comunidade e tenha defensores para sua marca
Faça uma boa estratégia de branding e esteja em alta no momento certo
Conheça bem seu público e saiba corresponder à suas expectativas

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.