Crie uma identidade diferenciada para o seu canal no Youtube usando vinhetas personalizadas

A vinheta é uma apresentação curta do seu canal e deve ser considerada uma parte importante na pós-produção de vídeos. Ela ajuda a passar uma imagem mais profissional ao conteúdo e tem potencial de trazer mais audiência aos seus materiais, pois causa mais impacto e, assim, se destaca em meio a tantos outros vídeos.

Vinheta

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A quantidade de vídeos publicados no Youtube aumenta a cada dia. Estima-se que mais de um bilhão de vídeos são vistos, diariamente, na plataforma.

Pensando nisso, para disputar a atenção dos usuários do site, não basta apenas publicar: é preciso se destacar.

A criação e inserção de vinhetas no começo dos vídeos é uma maneira de obter esse resultado e trazer um novo impacto para o seu canal.

Aprenda mais sobre elas e descubra como fazê-las neste artigo. Para isso, vamos levantar os seguintes pontos:

Tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

O que é uma vinheta?

A vinheta é uma apresentação curta, que marca o início e o fim de um vídeo, e contém algumas informações interessantes. Entre elas, logo da marca que criou o vídeo ou alguma chamada para ação, no fim do vídeo, como se inscrever no canal, compartilhar o vídeo etc.

Geralmente, ela é padronizada para todos os conteúdos do canal ou programa de TV e conta, também, com uma música especial, que procura passar uma mensagem específica.

Assim, a trilha pode ser alegre, animada, romântica etc. Efeitos de áudio são interessantes, pois ajudam a dar o clima do vídeo.

A ideia é que a vinheta faça parte da identidade de marca da empresa e seja uma prévia do que as pessoas podem esperar dos vídeos.

Fora isso, ela pode ser feita de várias maneiras. Enquanto alguns preferem vinhetas animadas, outros escolhem gráficas, apenas imagens ou dinâmicas.

Independentemente do formato, a vinheta ajuda no engajamento dos vídeos e no canal, estimulando a participação do público ou instigando-o a continuar assistindo.

Qual é o impacto de uma vinheta em um vídeo?

O uso da vinheta ajuda a mostrar a ideia do conteúdo ou do canal. Independentemente se são vídeos corporativos, para youtubers, de apresentação, para eventos — todos podem aproveitar o impacto que uma vinheta causa ao material.

Elas são responsáveis por trazer profissionalismo aos vídeos. Além disso, como são o primeiro contato que o usuário tem com o material, ajudam a mostrar um diferencial para a empresa ou canal.

Com elas, há aumento da autoridade, pela mudança de perspectiva dos usuários. Também ajudam a divulgar o canal nas redes sociais, já que mostram informações que facilitam a pesquisa do vídeo no YouTube ou como destaque, no Google Key Moments. Portanto, fazem parte de uma estratégia de marketing.

Como criar uma vinheta?

Não existem regras para definir como uma vinheta pode ser feita. Escolher uma imagem de abertura usando um banco de vídeos gratuitos ou usar aplicativos para criar vídeos são apenas algumas das opções.

Mas para criar uma vinheta, é preciso estar atento a alguns pontos que, se mal definidos, podem arruinar a sua estratégia de divulgação e, inclusive, desestimular o público a continuar vendo os vídeos. Confira!

Alinhamento com a marca

Como dissemos, a vinheta é responsável por passar uma mensagem, uma ideia dos objetivos do canal e do que as pessoas podem esperar dele.

Por isso, é essencial que ela esteja alinhada a uma estratégia de branding coerente e consistente, para que não haja ruídos na comunicação.

Tempo

A vinheta não pode ser longa, já que mais do que 5 segundos de duração podem afastar o usuário e fazê-lo desistir de continuar assistindo ao vídeo.

Lembre-se de que o público chegou ao seu vídeo querendo mais informações contidas nele, não para ver a vinheta do canal.

Por outro lado, elas são importantes para inserir informações relevantes do canal ou da empresa, devendo servir apenas como um adendo, não informação principal.

Qualidade

A qualidade também é um fator importante, já que a vinheta agrega valor ao vídeo. Se a intenção é deixá-lo mais profissional e construir autoridade, ela deve ser observada.

Pontos como estilo, elementos gráficos para compor, fontes, dinâmica da vinheta, resolução e tamanho de imagens são algumas das questões que devem ser analisadas com cuidado na hora de montá-la. Dessa forma, fica garantido que o material seja bom o suficiente para não prejudicar o vídeo.

Momento exato

A escolha do momento exato para inserir o vídeo também é essencial para agregar valor a ele. Geralmente, a vinheta está no início e no fim de cada conteúdo, mas pode também ser inserida poucos segundos após o começo do vídeo, como uma interrupção.

Assim, ela gera curiosidade para a próxima parte do conteúdo, além de deixar o público primeiro se envolver com ele para, depois, ver a vinheta.

Quais são os melhores programas para criar uma vinheta?

Uma das crenças que alguns têm sobre as vinhetas é que elas são para um próximo estágio da produção de conteúdo, por precisar de um investimento maior no vídeo marketing. Ou que seja preciso um número grande de seguidores para poder criar uma vinheta personalizada.

Entretanto, essas duas crenças não são realidade, principalmente, com o uso de programas que criam vinhetas para vídeos. Eles podem estar disponíveis gratuitamente, ser pagos, voltados para iniciantes ou para quem já conhece bastante de edição de vídeos.

O fato é que eles podem ajudar qualquer pessoa que esteja disposta a criar uma vinheta para seus vídeos, conforme suas necessidades. Separamos alguns dos mais usados, tanto por profissionais como por iniciantes. Conheça-os!

FreeIntroMaker

O FreeIntroMaker é um programa voltado para iniciantes, que não tenham tanta habilidade na edição de vídeos e que disponham de um orçamento apertado para começar seu canal.

Ele é gratuito, mas pede um pagamento social: os usuários devem compartilhar o programa nas redes sociais para poder baixar a vinheta que foi criada, sem nenhuma marca d’água.

Assim como o próprio site, o programa é bem simples de usar, sendo possível desenvolver vinhetas em apenas 3 passos. Outra vantagem é que ele não pede nenhuma criação de conta ou assinatura para usar o material.

Ferramenta para criar vinheta

Flixpress

O Flixpress é um programa com duas versões, uma paga e outra gratuita. Também é simples de usar, ou seja, um iniciante na produção de vídeos consegue criar uma vinheta tranquilamente com seu uso.

Entretanto, a versão gratuita é bem reduzida, já que há apenas 15 templates disponíveis. Para criar vinhetas, o tempo disponibilizado na versão gratuita pode ser suficiente (dois minutos), mas para quem pretende produzir vídeos mais longos, é melhor investir na versão paga.

Outro ponto que deve ser mencionado é que ela insere a sua própria marca d’água na vinheta (na versão gratuita), o que derruba a qualidade para quem deseja fazer vídeos corporativos.

A versão paga mais em conta (Personal), de 3,49 dólares, já retira esse inconveniente e agrega mais qualidade ao vídeo. Mas para inserir a própria marca d’água, a versão deve ser atualizada para a Professional, que custa 49,99 dólares.

Flixpress

iVipID

O iVipID, assim como o Flixpress, também conta com duas versões. A vantagem está nos templates, que são bem diversificados. Além disso, a plataforma é mais intuitiva.

A desvantagem da versão gratuita, além da marca d’água do programa, é que a vinheta é de baixa resolução, sendo necessário migrar para a versão paga para obtê-la em alta.

Nesse caso, o iVipID é mais bem indicado na versão paga, já que a baixa resolução da vinheta vai acabar interferindo na qualidade do vídeo produzido, podendo até fazer com que perca visualizações e inscritos no canal.

Sobre os valores das versões pagas, eles vão de 1,99 a 34,99 dólares e trabalha em regime de créditos. Quanto melhor a resolução da vinheta, mais créditos são necessários. É preciso criar uma conta para fazer o download, mesmo na versão gratuita.

iVipID

Biteable

O Biteable é um programa que é gratuito e tem templates muito criativos. É uma excelente opção para criar uma vinheta diferenciada, a um baixo custo — ou zero.

Ele é intuitivo e simples, mas pede a criação de uma conta para criar vídeos ou vinhetas. Fora isso, a versão gratuita também tem alguns contras: só é possível baixar em baixa resolução. A opção em alta aparece com a marca d’água do Biteable.

Por isso, o mais recomendável para quem deseja usar os templates criativos do programa é pagar. Ele possibilita comprar um único vídeo, tornando-se uma opção mais barata do que outros programas, que pedem assinatura mensal ou anual para baixar as vinhetas sem marca d’água e em alta resolução.

Apesar de estarmos falando em vinhetas, achamos interessante mencionar que o Biteable tem um calendário, que possibilita compartilhar vídeos em formato ideal para redes sociais. Para quem pretende usar essa opção, compensa fazer a assinatura de planos mensais ou anuais.

Biteable

Criar uma vinheta que ajuda a passar a mensagem da marca é importante e faz parte de uma estratégia para melhorar a imagem do canal e principalmente, profissionalizá-lo.

Essa profissionalização gera excelentes resultados para quem deseja trazer novas oportunidades para o próprio negócio.

Para entender mais sobre o tema, descubra como criar uma estratégia de marketing completa para o seu canal no Youtube!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.