O que é um white paper interativo, quais os benefícios e como usar na estratégia de Marketing de Conteúdo

O white paper interativo é considerado um próximo passo para os leads que estão inseridos em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Por ser um material mais aprofundado sobre determinado tema, ao unir-se com a interatividade, ele pode trazer excelentes resultados para quem o aplica.

O que é um white paper interativo, quais os benefícios e como usar na estratégia de Marketing de Conteúdo

Precisando de mais conversões e vendas? Crie experiências interativas com o Ion!

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que vem sendo utilizada por inúmeras empresas para aumentar o market share e a autoridade, além de educar o mercado sobre o produto ou serviço oferecido.  

Dentro de um plano de marketing, diversos materiais podem ser utilizados em diferentes estágios do funil de vendas. Os mais utilizados são ebooks, infográficos, vídeos e artigos.

O white paper também é um tipo de material, mas foi perdendo espaço ao longo do tempo. Mesmo tendo poder de informar ao leitor algo mais profundo, é pouco utilizado no marketing, geralmente ficando em estratégias mais complexas.

Entretanto, a chegada do white paper interativo trouxe de volta este tipo de formato que pode agregar vários benefícios em uma estratégia de marketing e vendas.

Saiba as vantagens e como extrair o melhor dos white papers interativos para a sua estratégia, neste artigo. Para isso, vamos comentar os seguintes pontos:

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Tem interesse? Continue lendo!

     

    O que é um white paper interativo?

    Para explicar o que é um white paper interativo, precisamos primeiro falar sobre o que é um white paper.

    Pense em um material que ofereça um conteúdo avançado sobre um assunto, contendo um levantamento sobre os problemas e a solução definitiva em um único material. Isso é um white paper.

    O white paper interativo é, então, um formato de conteúdo interativo que levanta as causas e soluciona um problema, envolvendo o leitor por meio das interações, ou seja, o conteúdo só avança se o usuário participar junto.

    É importante lembrar que o white paper entrega o conteúdo geralmente em uma linguagem mais técnica e de forma mais profunda do que outros materiais, como ebooks e infográficos. Talvez por isso, seja menos utilizado do que eles.

    Outra razão para o pouco uso é o seu objetivo principal: resgatar prospects que já acessaram algum conteúdo da etapa de decisão e, por algum motivo, não foram adiante. Além disso, eventualmente, ajuda a resgatar pessoas que já foram clientes da empresa, mas não continuaram.

    O white paper interativo é uma forma de aquecer esses contatos novamente e gerar leads qualificados para a venda, conhecidos como SQL’s.

     

    Quais os benefícios desse formato de conteúdo interativo?

    O white paper estático era visto por muitos profissionais de marketing como “chato demais”, exatamente por suas características mais densas. Já a versão interativa permite uma melhor experiência do público.

    Uma pesquisa feita pelo Content Marketing Institute, em 2017, detectou que 87% dos profissionais de marketing concordam que o conteúdo interativo, de qualquer formato, capta melhor a atenção do leitor mais do que o conteúdo estático. 

    E mais importante, 77% desses profissionais acreditam que o conteúdo interativo pode aumentar a exposição da empresa, gerando visitantes repetidos e acesso a diferentes materiais.

    Como o objetivo principal é exatamente captar esse público que acessa diferentes conteúdos, principalmente os do estágio da decisão, o white paper pode ser o material que falta na sua estratégia de conteúdo para aumentar leads e vendas.

    De acordo com a mesma pesquisa, para 50% dos profissionais de marketing, os white papers tem melhor papel quando inseridos em conteúdos do meio do funil, contra 35% no topo do funil e 15% do fundo do funil.

    O white paper interativo tem um papel importante para quem utiliza conteúdo interativo em sua estratégia de conteúdo. Ela está presente em 27% das empresas entrevistadas nas pesquisas, ou seja, quase 1 em cada 3 profissionais de marketing usam este formato em alguma etapa do seu plano de marketing.

     

    Como eles podem ser usados em uma estratégia de conteúdo?

    Para ilustrar como o white papear pode estar inserido na sua estratégia de marketing, separamos alguns exemplos interessantes de uso desse material. Acompanhe!

    Dun&Bradstreet

    A empresa criou um white paper interativo, mostrando o papel dos dados para construir campanhas de marketing e melhorar o relacionamento com os consumidores.

    AthenaHealth

    A companhia usou um white paper interativo para mostrar como criar uma estratégia de engajamento de pacientes com sucesso.

    Pavo

    A empresa da área de alimentação de animais conseguiu 2150 novos leads como seu whitepaper sobre dieta para cavalos.

    pavo

    Fazer um white paper, hoje em dia, é bem simples. E se a estratégia de marketing estiver bem feita, tem tudo para gerar mais leads e vendas. O primeiro passo é definir o tema, que deve algo importante para a persona, de acordo com o estágio da jornada de compra em que ela se encontra.

    Depois, elaborar o conteúdo, que deve obedecer às regras do white paper: entregar uma solução definitiva para o público, mostrando as causas e como resolver, de uma maneira mais aprofundada.

    O próximo passo é escolher uma ferramenta de criação de conteúdo interativo. Algumas, como a ion interactive, tem uma ampla variedade de templates e são facilmente customizáveis, além de fornecer as métricas para análise e ser integradas com outras plataformas. 

    É importante também lembrar de divulgar esse material depois de pronto, usando emails e redes sociais, por exemplo.

    O conteúdo interativo deve ser medido pela transformação da relação entre empresa e cliente. Uma estratégia de conteúdo interativo eficaz deve gerar no público satisfação, retenção e fidelidade, aumentando a lucratividade da empresa.

    Os variados formatos de conteúdos interativos devem estar inseridos nessa estratégia, para alcançar e envolver público em diferentes estágios da jornada de compra.

    Os ebooks interativos também podem trazer bons resultados para quem deseja apostar na interação nos seus materiais. Para mostrar os benefícios e como usá-los, separamos um artigo que explica melhor como eles funcionam. Acesse e confira! 

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Ion Conteúdos Interativos

    Crie conteúdos interativos e impulsione suas conversões com Ion.

    O Ion é a melhor plataforma para criação de conteúdos interativos. Crie quizzes, calculadoras, infográficos, e-books, landing pages e outros formatos 100% interativos sem escrever uma linha de código.

    Crie conteúdos interativos com Ion e multiplique seus resultados de marketing

    Crie conteúdos interativos com Ion e multiplique seus resultados de marketing

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.