Wix ou WordPress? Conheça as principais diferenças e saiba escolher o melhor!

Os criadores de sites tornaram o desenvolvimento web uma brincadeira de arrastar e soltar blocos, mas os CMSs ainda são imbatíveis em termos de gerenciamento de conteúdo e monitoramento de marketing. Wix ou WordPress, respectivamente, são os principais representantes dessas categorias e, neste post, analisamos os dois serviços em detalhes para lhe ajudar fazer a escolha certa.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Wix ou WordPress? Se você está com essa dúvida, é porque provavelmente já se deu conta de que criar um site é imprescindível na atualidade, mas, como todo iniciante, não sabe muito bem por onde começar. Sem problemas, preparamos este artigo para lhe ajudar!

Quem está conhecendo melhor o Marketing Digital agora e se depara com essa infinidade de ferramentas para criação e gerenciamento de conteúdo, nem imagina a dor de cabeça que o desenvolvimento de sites já representou um dia.

Felizmente, os tempos são outros. A internet é a nova estrela da comunicação, o Inbound Marketing se destaca frente as antigas práticas de publicidade, marcas e clientes conversam como amigos e, como disse Bill Gates já em 1996, o conteúdo é rei!

Por trás de tudo isso, existem plataformas como Wix e WordPress dando vida a sites, blogs e lojas virtuais. Neste post, você entenderá como cada uma delas funciona, do que são capazes e para quais públicos são mais indicadas. Vamos lá?


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Quais as diferenças essenciais entre Wix e WordPress?

    Para descobrir qual das duas plataformas, Wix ou WordPress, é a melhor para abrigar o seu portfólio, vender produtos ou iniciar sua estratégia de Marketing de Conteúdo, a primeira coisa que precisamos entender é que elas não oferecem os mesmos serviços.

    Embora ambas entreguem sites, blogs e e-commerces de qualidade, o Wix é, essencialmente, um construtor de sites. Inclusive, a tecnologia do seu editor “arrasta e solta” é um dos seus pontos mais fortes.

    O WordPress, por sua vez, é um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) completo, com inúmeras funcionalidades. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles agora.

    Wix

    O Wix não ficou famoso por acaso. A empresa investe pesado em publicidade e suas campanhas já incluíram espetáculos pirotécnicos e estrelas de cinema. Provavelmente, você já deve ter se deparado com banners e comerciais da marca em sites e vídeos do YouTube.

    A simplicidade que a companhia transmite em seus anúncios é verdadeira. A plataforma é bastante intuitiva e focada no que o seu público procura. Um prato cheio para quem deseja entrar no mundo da Web, mas não conta com qualquer conhecimento técnico sobre o assunto.

    O editor de páginas do Wix transforma a criação de sites em uma brincadeira à parte e há templates para os mais variados tipos de negócio. O problema é que nem todos eles são responsivos.

    Para os mais entendidos, a plataforma também permite algumas alterações em CSS e HTML, para não ficar só no arrasta e solta, além de plugins e interface para loja virtual.

    WordPress

    Ao pesquisar sobre o WordPress você vai se deparar com duas versões diferentes: o WordPress.com e o WordPress.org.

    O primeiro tem uma proposta semelhante ao Wix: é uma ferramenta totalmente online para criação de sites com várias opções de personalização.

    O grande destaque, porém, fica por conta do WordPress.org. A plataforma é uma grande iniciativa open source (código aberto), com uma comunidade gigante de colaboradores ativos.

    Diferente dos criadores de sites, essa versão do WordPress é um software que precisa ser baixado e instalado em um servidor local, ou em uma hospedagem contratada.

    É o CMS mais popular do mundo e suas opções, funcionalidades e recursos de integração permitem a criação de blogs, sites e lojas profissionais.

    Seu uso não exige domínio em sistemas e linguagens de programação, mas é recomendável ter conhecimento técnico básico para instalar, configurar e gerenciar algumas ferramentas.

    Quais as vantagens e desvantagens de cada plataforma?

    Agora que você entende a proposta de cada plataforma, fica mais fácil escolher entre o Wix ou WordPress e, para não restarem dúvidas, preparamos um comparativo detalhado entre os dois. Confira!

    Usabilidade

    Como já destacado, o Wix é uma plataforma voltada para usuários leigos. Suas ferramentas permitem a criação de sites sem a necessidade de realizar instalações, configurações ou alterações em códigos. Seus elementos visuais são apresentados em blocos e a operação geral é bastante intuitiva.

    O WordPress, por sua vez, apresenta um estilo menos “descolado”, especialmente, para o usuário iniciante, mas a familiarização é rápida. O prático arrasta e solta não existe aqui, e a maior parte das edições é realizada no painel principal e não diretamente nas páginas, como no Wix.

    Instalação

    Naturalmente, o Wix sai na frente nesse critério, afinal, ele não necessita de instalação. Esse modelo de serviço é chamado de hosted e quer dizer que os sites rodam a partir dos servidores do próprio Wix.

    Os CMSs como o WordPress são plataformas self-hosted, ou seja, seus websites são executados a partir de um servidor local. Isso significa que, embora o software em si seja gratuito, será necessário contratar um plano de hospedagem para colocar o seu site no ar.

    Segurança

    Não existe nenhuma plataforma que seja 100% segura, mas, no modelo hosted oferecido pelo Wix, a maior responsabilidade com a segurança para sites fica por conta da empresa, pois os usuários não têm acesso à base de dados da plataforma.

    Não significa que os construtores de site sejam sempre confiáveis, mas, para garantir a integridade do serviço, seus recursos são constantemente atualizados.

    Já no WordPress, o usuário é diretamente responsável pela segurança do site, pois é proprietário de toda a sua estrutura e tem acesso a todos os seus dados desde a raiz.

    Em geral, a plataforma é segura, mas será necessário tomar precauções com plugins de segurança e senhas fortes, não apenas no WordPress, mas também no serviço de hospedagem.

    Design e personalização

    O design é um ponto forte do Wix. A tamanha liberdade entregue ao usuário pelo editor permite criar páginas para todos os gostos e estilos. Só é preciso ficar atento à responsividade.

    Ajustes feitos nas páginas em desktop podem não funcionar bem em smartphones e isso é intolerável nesta era de transformação digital. No Brasil, 97,1% dos usuários da internet no Brasil usam celulares e fazem pesquisas por dispostivos móveis.

    O WordPress, porém, não fica para trás em termos de design e personalização. São milhares de plugins e temas para montar a aparência do seu site, e as novas atualizações dessas ferramentas trazem layouts cada vez mais responsivos.

    Quem leu este conteúdo também se interessou por:



    Conheça o Stage, a solução para criação de sites e blogs em WordPress!
    Ferramentas para monitorar a performance do blog: as 7 melhores!
    Tipos de blog: conheça os principais e como gerenciá-los
    Como fazer um blog post que converte: veja o passo a passo completo

    Gerenciamento

    Para manter seu site Wix funcionando, não são necessários muitos ajustes. Todas as eventuais manutenções e atualizações são realizadas automaticamente. O usuário só precisa se preocupar em criar e editar seu conteúdo. Essa simplicidade agrada a princípio, mas torna o site um tanto engessado.

    No WordPress, as tarefas básicas de manutenção podem ser minimizadas com a ajuda de plugins, mas sempre haverá a necessidade de realizar atualizações manualmente, corrigir erros, fazer backups etc.

    A vantagem é a flexibilidade, pois existem diversas ferramentas de gerenciamento que ajudam o seu site a ficar mais rápido, responsivo, lucrativo e encontrável.

    Suporte

    O Wix oferece uma central de suporte equivalente aos SACs tradicionais, com uma equipe disponível por e-mail, chat e até telefone. O WordPress.com também oferece uma equipe de atendimento semelhante.

    Apesar de contar com uma página de contato em seu site, o WordPress.org não tem uma central de atendimento oficial.

    Ainda assim, a plataforma tem uma enorme rede de usuários e colaboradores que se auxiliam mutuamente por meio de fóruns e blogs espalhados pela internet.

    Vale ressaltar também que o conteúdo produzido sobre o WordPress é incrivelmente vasto e seus usuários têm acesso a uma imensa gama de artigos, tutoriais, videoaulas, livros e cursos para se capacitar e tirar dúvidas.

    Plugins

    Os criadores de sites tradicionais não costumavam apresentar incrementos instaláveis além do pacote de serviços adicionais dos seus planos pagos.

    O Wix inovou o seu mercado ao disponibilizar plugins drag-and-drop para seu criador de sites. A plataforma oferece centenas de apps: alguns gratuitos, outros com funcionalidade limitada, e aqueles restritos aos assinantes.

    Quando o assunto é plugin para Web, porém, o WordPress é imbatível. São mais de 50 mil plugins disponíveis por lá para as mais diversas funções e serviços, incluindo soluções desenvolvidas por grandes empresas de tecnologia. O melhor de tudo é que a maioria deles é grátis!

    SEO

    O Wix já enfrentou polêmicas sobre sua suposta desvantagem nos mecanismos de busca. O que ocorreu foi que, em 2015, o algoritmo do Google sofreu uma pane que comprometeu a indexação dos sites criados na plataforma, mas tudo indica que o problema foi solucionado, embora ainda existam ruídos sobre o assunto.

    Discussões à parte, a verdade é que o Wix é realmente limitado em configurações de SEO — o que já é esperado em seu modelo de serviço.

    A maior parte das recomendações da empresa se restringe a melhorias de conteúdo e, para acessar dados analíticos, por exemplo, é preciso contratar um plano premium.

    O WordPress, por outro lado, entrega todo o controle em suas mãos, inclusive, o SEO. Além de ser previamente preparado para ser bem ranqueado no Google, o CMS:

    • permite customizar as URLs das suas páginas desde o início;
    • viabiliza ajustes diretamente em seu código;
    • e ainda oferece vários plugins gratuitos, como o Yoast SEO, que educa o usuário durante a produção do conteúdo.

    Wix ou WordPress: qual devo escolher, afinal?

    Wix e WordPress são as plataformas mais populares em suas respectivas categorias de serviço. Considerado a maior referência entre os criadores de sites disponíveis no mercado, o Wix é voltado para um público mais leigo ou usuários que não desejam se aprofundar em desenvolvimento web.

    O WordPress é o CMS mais conhecido e querido da internet, justamente, por entregar uma solução extremamente eficiente em uma plataforma aberta que evolui constantemente.

    Apesar de exigir algum conhecimento prévio, é, em geral, simples de utilizar e sua variedade de recursos é capaz de atender a qualquer tipo necessidade na Web.

    Usuários iniciantes geralmente exploram o Wix antes de tentar o WordPress, atraídos pela simplicidade que a empresa anuncia. De fato, seu criador de sites entrega aquilo que propõe e, sem dúvida, é muito eficaz para criar páginas corporativas, portfólios e até pequenos e-commerces.

    De qualquer forma, o WordPress é a opção mais robusta para o gerenciamento de conteúdo na Web, pois oferece funcionalidades mais avançadas para construção de páginas, integração com outros serviços, melhorias em SEO e monitoramento de dados, fatores indispensáveis para o marketing digital.

    E então? Wix ou WordPress, com qual deles você vai ficar? Se a sua escolha for o WordPress, nós temos um o conteúdo que ensina como usá-lo na criação de um blog corporativo!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.