Por Kellison Ferreira

Publicado em 23 de maio de 2019. | Atualizado em 12 de março de 2020


O WooCommerce é uma plataforma de e-commerce completa para o WordPress. O mais interessante é que, por mais que seja amplamente completa e satisfatória, ela é apenas um plugin da tradicional plataforma de CMS. Descubra, neste artigo, como ter ótimos resultados usando essa ferramenta!

Indiscutivelmente, o WordPress é uma das principais plataformas CMS disponíveis atualmente. Por meio dela é possível gerenciar sites institucionais, blogs e também e-commerces. 

Mas uma loja virtual tem suas necessidades específicas, por isso é fundamental complementar a estrutura básica que o gerenciador de conteúdos oferece. Nesse caso, a saída é o WooCommerce!

Gerenciar um e-commerce não é tão simples quanto outros sites, como um blog, já que é necessário ter dinamismo para controlar vendas, estoque, pagamentos, entre outras questões.

Para isso, o WordPress disponibiliza plugins que ajudam a ter organização e checar com mais profundidade toda a atividade da loja online sem perder nada.

Neste post falaremos como o WooCommerce é a solução ideal para quem administra um e-commerce no WordPress. O conteúdo trará os seguintes tópicos:

Continue a leitura e confira o assunto em detalhes!

O que é o plugin WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin para WordPress que funciona como uma plataforma de e-commerce completa. Quando utilizado, o painel de ferramentas e a administração do site ganham novas funcionalidades e recursos que permitem fazer a gestão da loja online de maneira completa.

Com o plugin é possível começar a estruturar um e-commerce do zero, da mesma forma que o procedimento é feito em outras famosas plataformas.

A vantagem é poder fazer isso dentro de um ambiente facilitado e intuitivo, como é o WordPress. Mais do que criar, o WooCommerce se destaca por ter sido pensado como solução de gerenciamento cotidiano da loja online.

Como funciona o WooCommerce?

Sem muitos mistérios, o WooCommerce é um plugin como qualquer outro entre a grande seleção que o WordPress disponibiliza para personalizar a gestão de sites.

Para começar a utilizá-lo, basta realizar a instalação no procedimento comum a qualquer outro, então o painel de configuração do WordPress passará a apresentar algumas opções específicas ligadas à gestão de e-commerce.

Em pleno funcionamento, o plugin transforma o painel em um ambiente completo que permite checar toda a atividade da loja online em tempo real.

É possível controlar estoque, pedidos, informações sobre cadastro de clientes e histórico de compras, além de configurar opções para disponibilizar na loja e o que mais for necessário.

A plataforma também tem um suporte para acompanhar as principais métricas relacionadas a pontos importantes para um e-commerce.

É possível baixar uma extensão de Analytics que permitirá uma análise totalmente completa, com a chancela do Google. Além disso, você pode acompanhar dados de vendas, de produtos e de visitas ao site.

Hospedagem

É importante destacar que o WooCommerce, apesar de completo, é apenas uma plataforma que possibilita que o site em questão tenha amplas opções de gerenciamento em e-commerce.

Ele, por si só, não garante que o endereço esteja ativo na web. Por isso, é fundamental contratar previamente uma hospedagem, para assim começar a usar o WordPress.

Como o WooCommerce é só um plugin, ou seja, praticamente uma ferramenta, ele depende de um ambiente em que haja requisitos mínimos para o bom funcionamento.

Quanto maior for a loja virtual, maior a necessidade de um plano de hospedagem com servidores mais robustos. Isso garante que o desempenho da loja virtual e da gestão do e-commerce sejam perfeitos!

Custo

O WooCommerce é uma plataforma totalmente gratuita. Você pode, a qualquer momento, começar a usar o plugin associado à sua conta no WordPress. Esse é um grande benefício, especialmente porque o WooCommerce é bem competente no que se propõe.

Ainda assim, muitas funcionalidades mais básicas que são importantes à gestão de uma loja virtual estão ligadas a extensões, essas sim, pagas. No geral, o custo não chega a ser tão alto, mas a relação custo-benefício é mais interessante pelo fato de o WooCommerce ser gratuito.

Quais os benefícios de usar WooCommerce?

Não é à toa que mais de 3,8 milhões de sites são feitos e gerenciados usando o WooCommerce como base. Esse alto número é justificado pela quantidade de benefícios e vantagens que a plataforma oferece aos usuários, indo de custo-benefício até o monitoramento do negócio.

A seguir, entenda em detalhes o WooCommerce conhecendo mais de suas funcionalidades e de que maneira elas tornam esse plugin a plataforma ideal de e-commerce!

Credibilidade da plataforma

Antes de contratar qualquer serviço, naturalmente, o primeiro a se fazer é buscar referências sobre ele. Avaliações, comentários de pessoas conhecidas e, em casos como o do WooCommerce, conhecer quais e-commerces fazem uso da plataforma. 

Por mais que seja surpreendente, há grandes players do mercado que optaram por um plugin de WordPress para gerenciar suas lojas.

Os casos mais conhecidos são das americanas New Balance, do setor de calçados e artigos esportivos, e Harley Davidson, que tem um e-commerce de vestuário e acessórios da marca.

Duas grandes empresas relevantes e com um público amplo escolheram o WooCommerce. Já imediatamente, esse é um indicador de que dá para confiar no plugin.

Empresas de grande porte costumam ter um grande volume de acessos e transações diários, ou seja, precisam de um sistema robusto. Servindo marcas de renome, como os exemplos citados, o WooCommerce mostra seu valor e credibilidade!

Facilidade de uso e instalação

Especialmente para quem está começando um e-commerce, ter ferramentas simples de operar e configurar é algo que faz muita diferença. O WooCommerce consegue entregar isso desde o início, com a instalação no WordPress.

É o mesmo processo de ativação de qualquer outro plugin, sem nenhuma configuração mais complexa, apenas com a entrada do cadastro.

No dia a dia de uso o conceito é o mesmo: funcionalidades acessíveis, objetivas e muito dinâmicas para garantir, além de praticidade, agilidade para lidar com as demandas de gerenciar uma loja online. 

Toda operação é muito simples, assim como é gerenciar sites e blogs usando o WordPress. As funções ficam disponíveis no painel, sem nada muito diferente do habitual na plataforma.

Powered by Rock Convert

O WooCommerce foi projetado para ser definitivamente uma extensão que transforma o WordPress em um e-commerce. Por isso, sua estrutura de funcionamento não é diferente do que os usuários de WordPress estão acostumados.

SEO para E-commercePowered by Rock Convert

Amplitude de recursos de gestão de e-commerce

Gerenciar um e-commerce é um trabalho que passa por uma série de tarefas cotidianas. Para que todas elas sejam desenvolvidas da melhor forma, recursos devem estar à disposição.

Hoje, uma plataforma de e-commerce precisa estar capacitada a entregar uma seleção de funcionalidades, algo que o WooCommerce possibilita com certo nível de eficácia!

Mais do que isso, o suporte de vendas é totalmente flexível, sendo receptivo para lojas online que vendem praticamente todo tipo de serviço. Você pode começar sua loja online de qualquer segmento despreocupado se haverá suporte da plataforma para o desenvolvimento de um bom trabalho. 

Entre os recursos mais interessantes, são disponibilizados:

  • contagem regressiva para lançamento de produtos;
  • aplicação de cupons em checkout;
  • monitoramento de estoque em tempo real;
  • ferramenta de cálculo de frete;
  • cadastro de produtos com amplas opções de categorização.

Possibilidades de personalização de interface

Por trás de toda loja virtual há a marca da empresa. A identidade visual é algo relevante que ajuda a estabelecer a ideia para o consumidor, por isso, é fundamental valorizar esses traços visuais na hora de ter uma página na web. 

Se tratando de e-commerce, fazer com que o site tenha a cara da empresa é fundamental, por isso, usar layouts personalizados é uma opção do WooCommerce.

O próprio site oferece uma opção gratuita, chamada de Storefront. No entanto, nem sempre a estética desse tema se encaixa bem com a proposta da marca e o que ela quer transmitir.

Nesses casos, ainda que isso demande investimento, a melhor alternativa é adquirir um tema entre as várias opções disponíveis no Theme Forest. O preço é em dólar, mas não é tão caro!

Em cima do tema, é ainda possível fazer adaptações para garantir que o logo da empresa, por exemplo, figure em pontos estratégicos do site. O WooCommerce é totalmente receptivo a esses diferentes designs para dar a liberdade necessária para quem faz o uso da plataforma.

Receptividade a diversas formas de pagamento

As formas de pagamento são um detalhe crucial quando se projeta um e-commerce. Quanto mais opções, mais conveniente para o cliente. 

No WooCommerce é simples contar com essas opções, sem restrições para pagamentos como boleto bancário e cartão de crédito. No entanto, também há a integração com plataformas de pagamento.

Para quem tem clientes no Brasil, a parte boa vem por conta da integração gratuita com as extensões do PagSeguro, Mercado Pago e Moip. Basta baixar, instalar e começar a usar sem ter que pagar pelas ferramentas.

Além disso, há uma série de outras opções de plataformas de pagamento, sendo o PayPal a mais famosa, que nesse caso, é uma extensão paga, mas que pode ser uma ótima opção.

Na hora de escolher entre os métodos de pagamento, o ideal é entender quem é o seu público-alvo, onde ele está localizado e quais métodos costuma preferir. Isso ajuda a investir nas extensões certas e, principalmente, oferecer conveniência na hora do checkout.

Integração com companhias de envios

Outra integração fundamental que uma plataforma de e-commerce precisa ter é com empresas logísticas que farão a entrega dos produtos. O WooCommerce possibilita as opções mais básicas, especialmente no Brasil, com os Correios.

A extensão é gratuita e atende perfeitamente às demandas nacionais, oferecendo ao usuário a entrega no tipo de serviço desejado.

Além da extensão dos Correios, há outras dezenas de alternativas que atendem não só o Brasil, como todo o mundo. Se a sua operação atende clientes de fora do país, contar com serviços internacionais de logística como a USPS é fundamental. O

utros mais específicos e com maior custo de envio, como a FedEx, também estão disponíveis, essas por meio de extensões pagas.

Para cada uma dessas opções de envio, além da funcionalidade de selecioná-las no checkout, o usuário também pode aproveitar funcionalidades relacionadas ao cálculo do frete. O funcionamento é perfeito, como você costuma ver em e-commerces de grande porte.

Escalabilidade da loja

Começar um projeto de e-commerce é algo que precisa envolver, além da abertura do site, a perspectiva futura em relação ao crescimento dos negócios.

Bons resultados de venda e engajamento podem demandar a necessidade de aumentar a operação e isso vai significar mais visitas, maior volume de transações, um estoque maior e maior exigência do site.

Uma das principais vantagens do WooCommerce é que ele é um sistema totalmente escalável, ou seja, você pode começar com uma estrutura pequena e aumentá-la quando quiser.

A plataforma não faz distinção e o seu serviço é gratuito em qualquer escala. Naturalmente, crescer pode exigir mais em questão de servidores, o que é garantido com uma hospedagem mais adequada.

Outra questão envolvida é o uso de extensões. Quanto maior o site, maior a necessidade de deixá-lo mais profissional e pronto para lidar com as demandas. Assim, o custo na aquisição de extensões também pode aumentar.

Como instalar o WooCommerce no WordPress?

Em dúvidas sobre como instalar o WooCommerce no WordPress? É bem mais fácil que criar um site, por isso, fique tranquilo! Lembre-se de que ele é uma plataforma completa, mas não deixa de ser apenas um plugin do WordPress. Veja em etapas como instalar e configurar!

Cadastre-se no WooCommerce

Primeiramente, acesse o site do WooCommerce e faça seu cadastro simples e gratuito, preenchendo as informações sobre a loja que pretende criar. O ideal é que você já tenha o WordPress devidamente instalado, então você só precisa logar com a sua conta da plataforma e ele instalará o WooCommerce automaticamente.

Ative o WooCommerce no WordPress

Basta abrir o seu WordPress e você verá no painel a opção do WooCommerce, que já foi instalado nele. Agora é só selecioná-lo e realizar a ativação de acordo com os passos que forem mostrados para você.

Tudo é feito em um guia muito simples, que vai conduzir todo o processo sem nenhuma dificuldade e de maneira bem intuitiva.

A configuração e a ativação não levam mais do que 5 minutos! A plataforma só vai solicitar que você preencha algumas informações, selecione algumas preferências quanto ao seu novo e-commerce e o processo rapidamente está finalizado, com sua conta ativada.

Mal dá para dizer que o WooCommerce, tão completo e eficaz, é simplesmente um plugin do WordPress. A plataforma pode dar vida a uma loja virtual de grande porte e permite gerenciar uma operação grande, sempre monitorando os resultados do negócio.

Além de uma loja virtual, você também precisa gerenciar um blog para a sua empresa? Se sim, aproveite nosso guia de WordPress para blogs corporativos.

Guia do Wordpress para blogs corportativosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *