Por Matheus Clemente

Growth Hacker no Rock Stage

Publicado em 26 de dezembro de 2018. | Atualizado em 8 de julho de 2019


O WordPress é o melhor CMS para SEO. Essa afirmação é baseada em pesquisa, não em intuição. Um recente estudo mostrou que sites baseados nesse sistema são maioria entre os primeiros resultados no Google. Quer saber os fatores que levam a esse resultado? Continue a leitura!

Você montou o seu site, definiu a persona e começou a produzir conteúdo de qualidade. Ainda assim, sua página não rankeia entre os principais resultados do Google, o que levanta a questão: o que está faltando?

Pode ser que, simplesmente, o seu CMS não ofereça todas as funções necessárias para sua estratégia de SEO. Sim, isso importa. Portanto, optar pelo melhor sistema de gerenciamento de conteúdo é fundamental para os seus resultados.

Recentemente, uma pesquisa analisou os 10 resultados mais bem rankeados nas SERPs de 10.000 palavras-chave, dando o veredito: o WordPress é o melhor CMS para SEO. No estudo, foi concluído que 45% dos sites figurando entre os 10 primeiros de seus nichos são baseados na plataforma.

Mas, afinal, que fatores levam a esse resultado? Essa é a pergunta que responderemos ao longo deste artigo. Confira!

Facilidade para trabalhar no SEO On Page

Como sabemos, SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido livremente como Otimização para Mecanismos de Busca.

Sua principal função é fazer com que uma página rankeie entre as primeiras colocadas nos resultados de buscas em mecanismos como Google, Yahoo, Bing, entre outros.

Em vista disso, o uso inteligente de palavras-chave se mostra essencial. Saber quais termos são mais pesquisados por sua persona permite que você os insira em seu conteúdo, aumentando as chances de atraí-la até o seu site.

Porém, definir a palavra a ser utilizada é apenas o primeiro passo. Para obter resultados reais, você precisa trabalhar o SEO On Page e Off Page, o que envolve diversos fatores.

É aí que entra a importância do WordPress, que é conhecido por facilitar o uso de recursos importantes para a estratégia. Falaremos de alguns deles a seguir.

SEO Title

Para determinar o rankeamento nas SERPs, o algoritmo responsável leva em consideração diversos fatores, tendo como objetivo principal otimizar a experiência do leitor.

Por essa razão, é importante que o seu conteúdo seja claro em relação ao assunto que será abordado. Essa clareza é essencial para o entendimento da pessoa que está realizando a pesquisa e, portanto, conta para a definição da posição no ranking. Ao contrário de outras opções, o WordPress torna esse processo mais intuitivo, facilitando sua execução.

É possível definir facilmente um SEO Title, lembrando que ele não equivale ao título do seu post ou da página.

O título de SEO aparece nas páginas de resultados e tem como objetivo fazer com que sua persona clique no link e seja levada até o site.

Title Tags

Outro ponto levado em consideração pelo algoritmo é a organização do conteúdo, o que afeta diretamente sua escaneabilidade. Um material desorganizado dificulta a leitura, sendo, por isso, desfavorecido nas SERPs. Então, como o WordPress facilita essa ordenação?

A plataforma já tem uma base para o conteúdo, o que significa que você não tem a necessidade de escrever códigos HTML para definir os títulos e intertítulos. Basta utilizar as tags H1, H2, H3 e H4 para que a fonte e o tamanho das letras sejam alteradas, diferenciando-as do restante do conteúdo.

Aqui, vale lembrar a importância de manter uma hierarquia na utilização das tags.

URLs

Sabe quando você copia o endereço de um site para enviar ao seu amigo? Mesmo que venha de um site confiável, esse link pode contar com diversos caracteres dispostos de forma aleatória, o que põe em cheque sua credibilidade.

Por outro lado, se o link for claro e indicar do que se trata o conteúdo, ele levanta muito menos suspeitas.

Em maior escala, é isso o que acontece com a URL do seu site. Se ela for desorganizada, não dará ao Google as informações necessárias sobre o material nela contido. Porém, com o uso do WordPress, é possível estruturar a URL de forma personalizada, até mesmo com a inclusão de palavras-chave.

Dessa maneira, tanto o Google quanto a audiência tem facilidade em deduzir o assunto do seu conteúdo, aumentando o tráfego e otimizando o ranqueamento.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 O que fazer depois de instalar o WordPress: checklist completo – Rock Content

👉 Conheça 12 ferramentas para otimizar imagens no WordPress

👉 Como desinstalar plugins do WordPress completamente

👉 Templates de WordPress: 145 temas gratuitos para o seu blog!


Temas otimizados para SEO

Independentemente do seu objetivo na internet, o WordPress tem um tema para você. Com as opções disponíveis na ferramenta, é viável estilizar seu site de acordo com suas características. Assim, seja para a criação de uma loja online, seja para o lançamento de um blog especializado em um assunto, você encontrará facilidade para montar sua página.

Além da estilização, os temas são relevantes para outros assuntos. Lembra que o algoritmo do Google dá especial atenção para a experiência do leitor? Uma das variáveis levadas em conta é a velocidade de carregamento da página. Afinal, o que pode empobrecer a navegação na internet mais do que um site que demora a carregar seus conteúdos?

As opções de tema disponibilizadas pelo WordPress são de alta qualidade e, por isso, possibilitam que o site opere com agilidade.

Mobile-Friendly

Mobile-Friendly é um termo que nunca esteve tão na moda. Ele é utilizado para descrever páginas — e conteúdos em geral — que podem ser facilmente visualizados a partir de tablets e smartphones. A última edição da pesquisa Content Trends revelou que 89,5% das pessoas que admitem consumir conteúdo na internet fazem isso via smartphones.

Com isso, negligenciar essa questão e produzir material apenas para a audiência com acesso a um desktop é um verdadeiro desperdício. No WordPress, isso não acontece. Sabendo da importância dessa questão, o CMS determinou que todos os seus temas devem ser Mobile-Friendly.

Dessa forma, ao utilizar a plataforma, você garante que a experiência de seus consumidores será a mesma, independente do dispositivo que utilizarem. Além de passar uma boa impressão para o público, isso afeta positivamente o rankeamento nos resultados de pesquisas.

Plugins para otimização de SEO

Uma das características que mais chamam atenção para o WordPress, de modo geral, é a enorme disponibilidade de plugins. Eles são ferramentas que agregam ou modificam as funcionalidades de um site. Dessa forma, cada usuário da plataforma pode personalizar o website de acordo com suas preferências e as necessidades do projeto.

Como o SEO é uma das partes mais importantes para o sucesso de uma página na internet, é natural que muitos dos plugins disponíveis sejam voltados para a sua otimização.

Assim, além das características padrão do WordPress, o SEO pode passar por melhorias mais expressivas. Nesse sentido, alguns programas se destacam. Falaremos deles a seguir.

Yoast SEO

O Yoast SEO conta com mais de 5 milhões de usuários ativos, além de uma avaliação média de 5 estrelas. O plugin oferece modelos de títulos e meta-descriptions, facilitando sua utilização até para o usuário mais leigo.

Além disso, o Yoast conta com uma espécie de avaliação de qualidade de SEO. Funciona assim: ao produzir um conteúdo, você define a palavra-chave e a informa ao plugin.

A partir daí, ele realiza uma checagem em todo o material, indicando pontos que precisam ser otimizados.

Dessa maneira, você evita erros como baixa escaneabilidade, URLs repetidas ou a ausência de termos-chave em locais estratégicos, como o título, os intertítulos e a meta-description.

SEO Ultimate

O SEO Ultimate é um plugin bastante versátil, permitindo a exportação e a importação de dados vindos de diferentes fontes, até mesmo de outros programas. Uma de suas principais atrações é a geração automatizada de links internos.

Se você tem uma estratégia de Marketing de Conteúdo, sabe que esses links são muito importantes para otimizar o tráfego do seu website. Se bem aplicado, esse método aumenta consideravelmente o tempo de permanência de um visitante.

Com o Ultimate, você pode definir palavras-chave para que o programa gere links internos de forma automática.

Ademais, o plugin inclui um monitoramento de erro 404, que é um dos mais comuns no WordPress. Assim, você previne falhas que podem interferir negativamente na experiência da audiência.

SEO Image Optimizer

Sabemos que as imagens são elementos fundamentais para a qualidade de um conteúdo. Afinal, materiais contendo apenas textos acabam se tornando cansativos para o leitor, que prefere uma experiência diversificada. Porém, escolher e inserir boas figuras em seus posts não é, nem de perto, tudo o que você precisa fazer.

Quando analisa uma página, o algoritmo de rankeamento considera todos os elementos, incluindo as imagens. Por isso, é necessário incluir tags que informem ao algoritmo do que se trata aquela figura. Esse trabalho é facilmente realizado por meio do SEO Image Optimizer.

Automaticamente, o plugin altera as tags de um conteúdo visual para que ele seja melhor otimizado. Além disso, ele compacta e altera o tamanho das imagens para que elas não afetem o tempo de carregamento da página.

O WordPress é o melhor CMS para SEO por diversos motivos. Como vimos ao longo do texto, a plataforma conta com recursos que facilitam a otimização dos conteúdos, tanto no quesito On Page, quanto no Off Page.

Com uma experiência de uso intuitiva, o CMS oferece facilidade para que seus usuários, mesmo que iniciantes, empreguem as melhores práticas de SEO, seja por meio das funcionalidades já disponíveis, seja com a instalação de plugins.

E você, gostou de saber que o WordPress é o melhor CMS para otimização de mecanismos de busca? Quer aprender sobre o assunto? Leia nosso artigo sobre como escolher os melhores plugins e otimizar o SEO do seu site em WordPress.

Guia do Wordpress para blogs corportativosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *