Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 4 de junho de 2020. | Atualizado em 4 de junho de 2020


O WordPress Shareaholic é um plugin que ativa, no seu site ou blog, botões de compartilhamento de conteúdos em redes sociais. Ele também permite monitorar as métricas relacionadas a essas atividades e garante um monitoramento do tráfego. Em módulos, o usuário pode escolher quais funções utilizar.

O poder das redes sociais não é novidade quando analisamos o Marketing Digital. Nos últimos anos, essas plataformas ganharam um peso enorme nas estratégias das marcas, principalmente pelas possibilidades de interação. A partir de sites, ter plugins automatizados de compartilhamento de conteúdo é fundamental, e um dos principais é o WordPress Shareaholic.

Esses serviços permitem que usuários, ao navegar em uma página da web, possam divulgá-las diretamente em suas redes sociais, caso gostem de um conteúdo. Para as marcas, isso representa um alcance muito maior e interações relacionadas aos seus conteúdos. Assim, blog posts, vídeos, imagens e uma série de outros materiais podem ganhar muito mais destaque.

Para alcançar esses resultados, o WordPress Shareaholic é um grande aliado, oferecendo eficácia, praticidade e uma seleção de recursos interessantes. Neste post, você conhecerá melhor a ferramenta, por meio dos tópicos:

  • O que é o WordPress Shareaholic?
  • Quais são as funcionalidades desse plugin?
  • Por que utilizar o Shareaholic WordPress?
  • Como instalar o plugin no seu site?

Continue a leitura para descobrir!

O que é o WordPress Shareaholic?

O WordPress Shareaholic é um plugin para WordPress com a finalidade de otimizar as interações em redes sociais, basicamente, gerando botões de compartilhamento de conteúdos em diversos canais. Uma vez instalado, ele integra nas páginas os ícones das redes sociais que indicam para qual delas o conteúdo em questão será compartilhado.

O que facilita o uso desses botões é que eles ganham destaque, funcionando como um menu de compartilhamento. Assim, a página mostrará todos os botões juntos, em uma sequência, em três disposições principais: em uma barra lateral flutuante, em uma barra no rodapé do conteúdo e uma na parte superior. Essas opções podem ser inseridas simultaneamente ou não.

Funcionamento modular

Um dos principais pontos de destaque do WordPress Shareaholic é o fato de ele não ser um simples plugin para criar e instalar botões de compartilhamento. Ele também traz uma seleção de outras funcionalidades interessantes.

Falaremos mais dessas funções neste conteúdo, mas o ponto, aqui, é que você pode escolher quais delas estarão disponíveis. O plugin tem um funcionamento modular, ou seja, você configura seu funcionamento ativando apenas os recursos de que vai precisar. Isso garante autonomia na escolha, carregamento ágil e um uso mais personalizado da ferramenta.

Quais são as funcionalidades desse plugin?

Agora que você já sabe que o WordPress Shareaholic é uma ferramenta completa e com vários recursos, é hora de conhecer quais são eles e de que maneira eles podem ser úteis à sua estratégia. Entenda como funcionam, a seguir!

Compartilhamento

Sem dúvidas, o compartilhamento é o carro-chefe do WordPress Shareaholic. Essa é uma opção que permite que seus conteúdos sejam direcionados a outros usuários, o que é muito comum quando eles se interessam pelo que você publicou. O plugin permite que a opção de compartilhamento seja utilizada para páginas inteiras, mídias e blog posts.

Um dos pontos mais interessantes da função de compartilhamento é a possibilidade de configurar totalmente a seleção de menu de redes sociais. O usuário decide quais botões serão ativados e ainda pode configurar mensagens de CTA aos visitantes. Entre a lista de redes sociais e ferramentas com botões disponíveis estão:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Pinterest;
  • Reddit;
  • LinkedIn;
  • Gmail;
  • OneNote;
  • Evernote;
  • Tumblr;
  • Amazon Wishlist.
wordpress shareaholic

Sugestões de conteúdo relacionado

Usuários vindos dos motores de busca após realizar pesquisas podem ter um interesse mais aprofundado em determinados assuntos. Se eles encontram um blog post que os interessou, são boas as chances de estarem dispostos a consumir outros conteúdos relacionados, com o mesmo tema. Por isso, a opção de sugestão pode ser tão estratégica e eficaz.

Basicamente, com ela, é possível relacionar determinado conteúdo do seu site a outro, também nele, indicando qual é essa página e o que ela contém. Além de a funcionalidade ser estratégica, ela também permite que seu site funcione adequadamente, e a razão é simples: essa opção não gera mais consulta ao seu banco de dados, já que o processamento é feito pelo servidor do plugin.

Contadores

Os contadores têm uma estética amigável e não atrapalham a experiência do usuário. A função deles é informar, publicamente, quantas pessoas já clicaram naqueles botões de compartilhamento. A ideia é que essa função sirva como um estímulo para que sua audiência promova cada vez mais o conteúdo que você posta, mostrando que ele é interessante.

Essa é uma funcionalidade para impacto direto ao público, e não para controle interno. Por isso, é importante saber como usá-la da melhor forma. Páginas que têm um grande volume de acessos podem se aproveitar melhor, já que os números serão maiores e, naturalmente, mais estimulantes.

Powered by Rock Convert
wordpress shareaholic

Analytics

Agora, pensando no controle interno, o WordPress Shareaholic tem uma plataforma de analytics integrada que é essencial. Por meio dela, gestores dos sites e blogs conseguem rastrear os resultados das suas publicações, entendendo melhor as métricas relacionadas às interações dos visitantes com seus botões de compartilhamento.

wordpress shareaholic

Essa funcionalidade é ideal para que se possa entender o desempenho das publicações nas redes sociais. O que permite esse monitoramento são as integrações de UTM e Event Tracking, diretamente fornecidas pelo Google Analytics. Os dados ficam acessíveis tanto na plataforma do Google quanto no dashboard do WordPress, podendo ser visualizados facilmente.

Encurtador de link

Ainda que seus usuários não usem os botões de compartilhamento, é possível ter uma forma de rastrear a maneira como eles divulgam seu conteúdo. Muitos preferem copiar a URL da página e, então, postar em suas plataformas. Por isso, o encurtador de link é uma ótima opção para oferecer uma forma interessante e atrativa de copiar aquele endereço.

Além do engajamento, esses links encurtados também são rastreáveis, ou seja, é possível acessar as métricas de cliques que eles recebem. Todo esse monitoramento é feito no mesmo painel de analytics que o próprio WordPress Shareaholic oferece.

Ativação de monetização

É possível monetizar esses cliques nos botões que o plugin oferece. Isso porque ele também oferece uma série de opções que permitem que seu site receba por essas interações, por meio de links de afiliados. Essa é a forma com que o WordPress Shareaholic lucra com os serviços, permitindo também que os usuários recebam uma parte desse dinheiro.

Assim, é possível inserir banners e links em seu site, o que pode ser interessante, principalmente para quem tem um blog muito acessado. Lembre-se de que esse é mais um módulo que o usuário pode ativar ou não, ou seja, se você não quiser, seu site não terá publicidade.

Por que utilizar o Shareaholic no WordPress?

Os plugins são essenciais para quem tem páginas no WordPress. Eles permitem otimizar desempenho de páginas, facilitar atividades básicas, automatizar tarefas importantes e dar suporte para que as páginas funcionem da melhor maneia possível. O WordPress Shareaholic não é diferente disso, já que seu uso tem muitos benefícios. Conheça os principais!

Praticidade operacional

O plugin não apresenta funções muito complexas, nem no momento da configuração, muito menos no seu uso cotidiano. Entre as várias obrigações cotidianas de quem precisa gerenciar um site, definitivamente o WordPress Shareaholic não será uma plataforma que causará complicações. Toda a experiência é simplificada e voltada para otimizar o uso.

Importantes métricas

Métricas são essenciais no Marketing Digital e, consequentemente, se você tem um site ou blog, elas também serão indispensáveis. As funções de Analytics oferecidas pelo plugin ajudam a entender o desempenho dos cliques, o que não pode ser visto de forma pontual e estática. Esses resultados devem ser usados para projetar melhorias e potencialização dos resultados.

Tráfego potencializado

O compartilhamento é um dos melhores mecanismos para mostrar seus conteúdos, mesmo fora dos canais em que eles estão publicados. Se um usuário compartilha em redes sociais, crescem as chances de mais pessoas irem até seu blog ou site, interessadas no que você produz e oferece.

O tráfego é potencializado e, principalmente, trazendo pessoas que podem gerar conversões.

Como instalar esse plugin no seu site?

O processo é bem simples e não se mostra muito diferente das práticas comuns de instalação de qualquer outro plugin. Veja, a seguir, um passo a passo simplificado para começar a usar o WordPress Shareaholic rapidamente!

Instale a partir da loja

Vá à loja de plugins do WordPress e busque pelo nome do aplicativo. Basta clicar em “Instalar Agora” quando encontrá-lo. Ao finalizar a instalação, você verá a opção de ativação. Clique nela e então a ferramenta estará pronta para uso.

wordpress shareaholic

Configure

No seu dashboard do WordPress, na barra lateral, role até encontrar o nome do plugin. Ao clicar nela você verá a opção “Shareaholic Dashboard”. Clique nesse botão para abrir as configurações do plugin. Lá, você poderá sincronizá-lo com seu site, configurar quais botões e funcionalidades ativará e, continuamente, monitorar as métricas.

wordpress shareaholic
wordpress shareaholic

O WordPress Shareaholic é um plugin simples, mas que pode fazer uma grande diferença na estratégia do seu site ou blog se usado corretamente. Ele é um ponto de partida para potencializar seu tráfego, garantindo que ele seja qualificado. Use as ferramentas de acordo com suas necessidades para aproveitar o máximo da experiência.

Gostou dessa dica de plugin? Aproveite e confira uma lista com os melhores que você pode usar!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *