WPForms: aprenda a criar formulários no WordPress usando este plugin

O WPForms é um plugin que permite criar formulários para sites ou blogs gerenciados no WordPress. Com opções de personalização e configuração, qualquer pessoa pode criar estruturas rapidamente, permitindo que esses formulários estejam disponíveis em suas páginas para captar contatos, leads e até mesmo pagamentos.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A experiência de criação e gerenciamento de sites no WordPress só pode ser realmente completa e com bons resultados se há o uso de plugins. Eles podem ajudar em diversos momentos, seja para otimizar a navegação do usuário, seja para ajudar a configurar e monitorar sites. Entre uma das opções mais úteis do mercado, sem dúvidas o WPForms é um dos mais utilizados.

Seu uso é específico para quem deseja implementar e inserir formulários em páginas de sites, independentemente de qual for a intenção. É comum o uso desse recurso para coletar mais informações dos visitantes, e então usar esse conteúdo para realizar ajustes e ações de Marketing de forma estratégica. Com o WPForms é possível criar e usar esses formulários muito facilmente.

Neste post mostraremos melhor como usar o plugin e de que maneira ele pode ser útil e funcional, da criação ao seu uso cotidiano. O conteúdo abordará os seguintes tópicos:

  • O que é e como funciona o WPForms?
  • Quais tipos de formulários você pode criar?
  • Como criar formulários com esse plugin?
  • Quais as vantagens em utilizar o WPForms?

Continue a leitura e confira tudo!

O que é e como funciona o WPForms?

O WPForms é um plugin de WordPress que serve para criar e aplicar formulários de informações em sites gerenciados na plataforma. A ideia é justamente tornar o processo mais simples, sem a necessidade de conhecer ou executar qualquer tipo de atividade de programação de sites.

O processo é simples: basta acessar a loja de plugins do WordPress, baixar e instalar o WPForms, e então o usuário pode começar a criar seu formulário. Uma vez pronto, basta integrar com a página desejada, fazendo com que ele comece a funcionar imediatamente. Todo esse processo é realizado em uma interface simples, com um esquema de uso que funciona como clicar e arrastar.

Os elementos dos formulários são escolhidos pelos usuários, os campos são devidamente nomeados e então a estrutura está pronta para ser aplicada nas páginas. Por mais que esse seja um trabalho simples, sem a ajuda de um plugin como o WPForms seria necessário dedicar mais tempo no trabalho, além de ser necessário o conhecimento em programação.

Modelos prontos

Das funcionalidades de destaque do WPForms, os modelos prontos de formulários talvez seja a que mais contribui para a usabilidade e produtividade do plugin. Nem sempre quem gerencia o site sabe como construir um formulário a partir do zero, ainda que ele possa fazer isso rapidamente com a ferramenta. Assim, modelos prontos agilizam ainda mais o processo!

O plugin oferece diferentes tipos de formulários já totalmente prontos e em que o usuário pode apenas personalizar alguns detalhes, como a aparência, ou as informações, excluindo ou adicionando campos. Assim, em instantes, bastando escolher o modelo, um formulário pronto para o uso pode ser adicionado diretamente no site.

Integrações

Formulários podem ser utilizados para diferentes finalidades, seja dentro de uma estratégia de captura de leads, seja para realizar pagamentos. Em cada um desses casos, pode ser necessário que as informações preenchidas pelos usuários precisem ser enviadas a algum software. Assim, as integrações ajudam a tornar esse processo mais rápido e, principalmente, automático.

Entre os softwares nos quais o WPForms tem integração, os principais, com suas respectivas funcionalidades são o PayPal, para coletar pagamentos a partir das informações do formulário, e o MailChimp, voltado para reter emails e criar mailings. Além disso, é possível integrar os formulários com ferramentas de monitoramento de dados de pesquisa com segurança no WordPress.

Quais tipos de formulários você pode criar?

Formulários podem ter diferentes objetivos dentro do site. Em landing pages, para captar leads, para pesquisas e até mesmo para pagamentos são alguns dos mais comuns. Conheça os principais que podem ser criados utilizando o WPForms.

Pesquisas

Pesquisas são uma ótima forma de conhecer mais a audiência ou um público, possibilitando até mesmo criar personas mais adequadas. Naturalmente, para coletar um número relevante de informações é necessário criar formulários com os campos necessários, o que é possível no WPForms.

Inscrição de contato

Os formulários de contato são os mais recorrentes. Eles podem ser usados para que empresas entrem em contato com usuários interessados em serviços, assim como também podem ser utilizados em páginas para o download de e-books, por exemplo. No WPForms é possível criá-los em landing pages ou em rodapés e centros de páginas.

Formulários com anexos

Em alguns formulários é necessário também disponibilizar campos para uploads de anexos, o que pode ser muito útil em alguns segmentos. Inserir esses campos é possível, tornando esse contato com o usuário mais dinâmico e útil, permitindo o envio de arquivos.

Pagamentos

Formulários de pagamentos podem ser utilizados em e-commerces ou em sites que também buscam doações. Entre os campos, além dos dados pessoais, também é possível inserir campos para informações de cartão de crédito e outros dados do tipo.

Calculadora de preços e fretes

Ainda nesse segmento de varejo online, é comum disponibilizar ferramentas de cálculo de preços de produtos e também de fretes, ambos variando de acordo com as informações preenchidas. Com o WPForms é fácil criar esses formulários dinâmicos e que variam a partir dos dados inseridos pelo usuário.

Como criar formulários com esse plugin?

Se você se interessou sobre o que o WPForms pode trazer para sua estratégia a partir do seu site WordPress, certamente está pensando em como instalar e começar a usar. Não há complicações, baixa seguir as etapas que vamos descrever a seguir!

Baixe e instale o plugin

Você pode escolher entre a opção premium ou freemium (gratuita). Se a escolha for a gratuita, até mesmo para estar o produto, você precisa baixar o WPForms em uma versão com menos recursos, mas extremamente útil, ainda assim. Basta digitar o nome do plugin no campo de busca da loja de plugins do WordPress.

wpforms

Uma vez instalado, é necessário clicar em “Ativar” ao fim do processo. Só assim o plugin aparecerá na barra lateral e então estará pronto para o uso.

wpforms

Crie e personalize formulário

Para começar a usar, basta acessar a barra de plugins no WordPress e escolher a opção WPForms. Após um menu em cascata abrir, clique em “Adicionar Novo“. Esse comando abrirá uma tela de personalização para criar seus formulários da maneira que quiser.

wpforms
wpforms

Faça a configuração

As configurações permitem que o usuário defina notificações para cada formulário preenchido e programe também para onde as informações inseridas irão. Nessa etapa é também possível fazer as integrações com outros plugins, como os de pagamento.

Ao criar um novo formulário, um menu será aberto no lado esquerdo, e nele você verá a aba “Configurações”, onde deve clicar para trabalhar nesses ajustes de funcionamento dos formulários.

wpforms

Quais as vantagens em utilizar o WPForms?

O uso do WPForms permite que usuários aproveitem uma seleção de vantagens que fazem toda diferença no cotidiano de quem precisa gerenciar um site e tem nos formulários uma ferramenta estratégica. Entre esses benefícios vale a pena destacar:

  • agilidade na criação de formulários;
  • acesso a modelos prontos e otimizados;
  • personalização com campos mais adequados à estratégia;
  • personalização para encaixe em landing pages;
  • integração com outros plugins;

Assim como uma série de outros plugins de WordPress, o WPForms é extremamente funcional e, em alguns casos, especialmente em blogs e e-commerces, fundamental para a estratégia. Seja na versão gratuita, seja na paga, há muitas vantagens a serem aproveitadas.

Curtiu o post? Agora conheça o BbPress, plugin para adicionar fóruns no seu site ou blog!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.