X-marketing: Apocalipse e as mudanças de estratégia

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A franquia X-men é a mais antiga de heróis presente no cinema. Já são 16 anos desde o lançamento do primeiro filme em 2000. E nesses anos todos a franquia foi uma verdadeira montanha russa carnavalesca. Tivemos filmes excelentes (X-men 2, Primeira Classe e Deadpool), filmes bons (X-men 1 e Dias de um Futuro Esquecido), filmes ruins (Wolverine Imortal) e filmes péssimos (X-men 3 e Wolverine Origins).

Tivemos filmes no futuro, no passado, no presente do futuro, no passado do presente… e ainda rebootaram parte de uma linha temporal no presente do futuro apenas para acompanharmos o presente do passado e esquecermos que o terceiro filme existiu.

Ficou confuso, eu sei. Mas nem os diretores, produtores e fãs sabem pontuar bem essa linha temporal. Nem mesmo o Deadpool em seu próprio filme sabia aonde ele estava.

Independente disso, a franquia continua firme e forte, levando fãs para os cinemas, aprendendo com os seus erros e se reinventando. A Fox beirou o Apocalipse de sua franquia nos cinemas, foi atacada pelos seus 4 cavaleiros, mas superou os seus problemas e a franquia parece ter bastante fôlego ainda. Já são mais pelos menos 3 filmes confirmados para os próximos anos: Gambit, Wolverine 3 e Deadpool 2. E provavelmente teremos uma sequência de X-men: Apocalipse.

Nesse post vamos ver como toda essa mudança de estratégias da Fox nos dão uma importante lição para o Marketing das nossas empresas. Nada é tão bom que não possa ficar ruim e nada é tão ruim que não possa melhorar.

Vamos aprender a importância de conseguir mudar a estratégia para alcançar sucesso. Entenda!

x-men

Começo Fantástico

Não é o quarteto, mas o seu começo foi fantástico. Se você assistir ao primeiro filme dos X-men de 2000, talvez você não ache o filme grandes coisas. Mas esse filme foi um marco. Há tempos não se via um bom filme de super-heróis, apenas os Batmans de Tim Burton se salvavam na década de 90.

Foi ai que o diretor Bryan Singer decidiu dar vida a uma das maiores franquias dos quadrinhos. A estratégia foi bem diferente das adotadas tanto pelos filmes da DC Comics quanto os da Marvel de hoje em dia.

O filme não era tão fiel às HQs, especialmente na caracterização dos seus personagens. O orçamento não era absurdo como as centenas de milhões que são investidos atualmente. E mesmo assim o diretor fez um filme que empolgou e agradou aos fãs, lançou Hugh Jackman e abriu a porteira para os filmes de herói. Ele foi o divisor de águas, o ponto de ignição para essa era com pelo menos 3 filmes do gênero por ano.

Planejamento

x marketing

As lições inicias que tiramos para as nossas campanhas de Marketing Digital são mais básicas nesse principio da saga nos cinemas: planejamento e regularidade.

A produção entendeu bem o momento da época. Talvez se víssemos o Wolverine com seu traje amarelo, o Ciclope de collant azul e os demais uniformes carnavalescos, o filme não tivesse sido bem aceito. Hoje em dia a coisa se popularizou, mas na época era diferente.

Eles entenderam esse momento e criaram um filme para época. E não pararam por aí. A persona precisa de regularidade.

Depois do estrondoso sucesso do primeiro filme, Bryan Singer voltou com aquele que, para muitos, é o melhor da saga e um dos melhores filmes de herói já feitos: X-men 2.

Mas claro, o filme começa a explorar elementos novos e é mais ambicioso que o primeiro. Por melhor que seja uma estratégia e por mais resultados que ela traga, ela ainda pode ser melhorada.

Assim eles exploram diversos elementos não utilizados no primeiro filme: a fênix, o passado de Wolverine, várias personagens novas, entre outras coisas.

Tudo parte de um planejamento bem feito e que tudo indicava continuaria funcionando na sequência, mas não foi bem assim…

O Apocalipse e os 4 Cavaleiros

x marketing

Você pode estar por cima hoje, mas isso não quer dizer que você está a salvo do Apocalipse. Os dois primeiros filmes foram um grande sucesso, estava tudo pronto para mais um grande sucesso de público e critica. O segundo filme tinha preparado terreno para algo grandioso. E foi ai que tudo começou a desandar e o Apocalipse parecia ter atacado de vez os X-men.

Vamos aprender agora com os erros da produção para que você também evite que esses cavaleiros do Apocalipse destruam sua presença online.

Morte

x marketing

X-men 3 e a Fênix: a morte atacou no terceiro filme com um dos erros mais graves em uma estratégia de Marketing Digital: prometer o que você não vai cumprir.

O segundo filme acaba com Jean Grey salvando a equipe com o seu corpo sendo tomado por chamas na hora da sua “morte” e na última cena vemos a silhueta da Fênix na água. Tudo pronto para o terceiro filme. E aí…

Nada de Fênix, apenas um zumbi psíquico super poderoso.

Nunca prometa algo que você não pode cumprir. Não use títulos como “Guia completo” para um texto de 200 palavras, ou “como ficar rico em 2 dias” se você não pode cumprir isso. Tudo o que você produz precisa entregar exatamente o que prometeu ou algo ainda melhor.

Guerra

x marketing

Bryan Singer: O diretor dos dois primeiros filmes resolveu abandonar o barco para dirigir Superman: O Retorno. A mente pensante por trás do sucesso dos filmes não estava mais presente e com isso, o projeto desandou.

Portanto monte uma equipe qualificada e nunca dependa de um profissional. Já pensou se o responsável pelo seu conteúdo saisse da sua empresa? Você conseguiria manter a qualidade? Pois é, a sua obrigação é essa. Os fãs e personas não vão perdoar. Se o seu blog ou site perder a qualidade você também perderá o seu público.

Fome

x marketing

X-men Origins: Wolverine: uma das lições mais fáceis de ser aprendidas, mas, muitas vezes difícil de ser executada, é não produzir conteúdos porcos. Parece que a Fox sabia que o Wolverine era o seu personagem que dava mais ibope e por isso lançaram um filme com ele.

O filme é péssimo, a história é ruim, os personagens estão descaracterizados,enfim, parecia apenas um filme para manter a estratégia rodando e o dinheiro entrando.

Nunca faça isso com o seu marketing.

Peste

x-marketing

Deadpool: se você vai falar sobre um tema, entenda sobre ele. Não invente de produzir um texto sobre física quântica se você mal sabe as Leis de Newton.

O resultado pode ser algo muito semelhante ao Deadpool de X-men Origins. O conteúdo foi tão mal reproduzido que eles conseguiram arrancar a boca do “MERCENÁRIO TAGARELA”.

Enfim, lição aprendida.

Mudança de estratégia

x marketing

A franquia parecia fadada ao insucesso. Foi daí que a Fox teve uma grande sacada. Mudar completamente de estratégia. Chega de apostar no mesmo conteúdo, que apesar de bom já estava repetitivo (Wolverine). Era hora de dar algo novo, inovar.

Primeiro contrataram um profissional à altura ou até superior a Bryan Singer: Matthew Vaughn. E com ele decidiram explorar o passado. Contar a histórias dos jovens Professor X e Magneto e explorar mutantes menos conhecidos pelo público.

O resultado foi um grande sucesso. A nova estratégia deu certo.

Quanto a você. Nem sempre a estratégia que você adotou inicialmente vai durar para sempre. Existem momentos que você precisa parar e refletir para onde sua estratégia está te levando e onde você quer chegar.

Talvez você tenha começado postando um texto por dia no seu blog. Mas, com o tempo, os conteúdo foram ficando saturados e a qualidade foi caindo. Pode ser o momento de mudar. Em vez de um post por dia, faça posts mais completos duas ou três vezes por semana.

Mudar de estratégia não quer dizer que você errou. Pode abrir mão do seu orgulho. Isso só quer dizer que você está se atualizando para ficar cada vez melhor.

Sempre escute sua persona

x marketing

Não faça como a Fox fez e espere o Apocalipse para mudar de estratégia. Repense e se atualize sempre. Aprenda com quem faz bem e sempre escute a sua persona.

Descubra o que ela quer, as suas dúvidas, veja o que você produziu que fez sucesso e repita a fórmula. Aprenda com o que não funcionou e corrija.

O maior exemplo disso é o Deadpool. Aquilo reproduzido no filme do Wolverine foi altamente criticado. E depois de muita reclamação do público e muita insistência do ator Ryan Reynolds, a Fox deu o braço a torcer. Escutaram a persona e lançaram o Deadpool que o público queria.

Sangrento, tagarela e para maiores de 18 anos. O filme mais fiel aos quadrinhos da franquia. Um verdadeiro sucesso. A maior bilheteria para um filme 18+ da história.

Aprender com os acertos também é fundamental e a Fox já anunciou Deadpool 2 e que o filme do Wolverine terá classificação 18 anos.

Abuse das novas ideias

x marketing

Depois do sucesso de First Class, Bryan Singer voltou para a franquia com novas ideias. Daí veio o filme mais ambicioso da série, longe de ser o melhor, mas ainda assim, um filme corajoso. Dias de um Futuro Esquecido adaptou umas das sagas mais populares das HQs. Um filme que abusou de novas ideias.

Misturaram o elenco de First Class com o dos filmes antigos, bagunçaram a cronologia toda, apagaram o terceiro filme da existência e finalmente usaram as sentinelas. Isso sem mencionar a espetacular cena do Mercúrio.

Para se manter no topo do Marketing Digital você precisa sempre se reinventar e ter ideias novas. Se você faz sucesso com textos, ótimo, mas não pare por aí.

Invista em vídeos, storytelling, podcasts, enfim, o Marketing Digital tem um universo quase tão vasto quanto o dos mutantes. Não fique apenas produzindo Wolverines atrás de Wolverines. A sua persona quer ver coisas novas. Ela quer Cable, Deadpool, Fênix, etc. etc.

Já parou para pensar no peso de uma mudança estratégica no seu Marketing? Será que é hora de mudanças? O que fazia sucesso 16 anos atrás não faria o mesmo sucesso hoje. E no meio digital, onde as coisas evoluem tão rápido, esses 16 anos podem se resumir em 6 meses ou 1 ano.

Para aprender tudo sobre Marketing Digital e bolar as melhores estratégias, baixe nosso ebook gratuito: O guia do Marketing Digital.

Tópico pós-CTA

x marketing

Oi pessoal! Sou eu, Deadpool! Estou de volta! Sentiram minha falta? Amaram o meu texto? Como vocês sabem texto da Marvel tem sempre um tópico pós-CTA.

Invadi, de novo, a conta do vacilão desse autor e mudei esse tópico! Se quiserem ler o que ele tinha escrito é só clicar nesse link.

Esse não foi o melhor texto dele, mas Apocalipse também não foi o melhor filme da Marvel. Foi o meu! Acho bom você concordar.

Enfim, eu só queria falar que em breve invadirei o blog de novo para salvar aquele lixo que você chama de estratégia de Marketing Digital da sua empresa. A opinião de vocês pouco me importa, mas eu gostaria de saber, sobre o quê eu, Deadpool, devo escrever no meu próximo texto. SEO, Redes Sociais, nova Tekpix, critica do meu filme, ou o que você sugerir.

Deixe nos comentários ou irei atrás de cada um que leu esse texto e não comentou e vou forçar você a assistir Wolverine Origem 3 vezes por dia (risada maléfica). Vai ser uma espécie de Laranja Mecânica, só que mais cruel!

É isso! Beijos do Dead!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

André Mousinho Rock author vector
Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.