Por Daniel Moraes

Redator Freelancer na Rock Content

Publicado em 7 de agosto de 2018. | Atualizado em 25 de fevereiro de 2019


O YouTube é um dos principais sites do mundo, e o conteúdo em vídeos está cada dia mais popular. Mas como equilibrar isso com problemas de conexão comuns em muitos lugares? O YouTube Go é a nova solução que você precisa conhecer.

Quantas vezes você já acessou o YouTube hoje? Para muitas pessoas, o maior site de vídeos do mundo é tão integrado à rotina que uma aba do navegador é dedicada a ele, o tempo todo.

Mas, mesmo que você não seja tão fã assim, com certeza, ainda usa regularmente o portal para encontrar vídeos dos mais variados tipos.

Quer você use o YouTube para ver receitas culinárias ou acessar aulas sobre Marketing Digital, o fato é que o site mudou a forma de consumir conteúdo online.

Mas fazer isso na rua ou em locais onde a conexão de internet é ruim pode ser um desafio e tanto. Em alguns momentos, parece que isso acontece justamente no momento em que você mais precisa.

Se isso acontece com você, saiba que esses dias acabaram. Chegou no Brasil um novo app: o YouTube Go. Entenda a fundo como ele funciona e quais vantagens pode trazer para o seu dispositivo Android!

O que é o YouTube Go?

YouTube Go é uma versão mais econômica e mais leve do aplicativo do YouTube, que traz uma série de benefícios para os usuários, principalmente, relacionados à economia de dados.

O aplicativo foi lançado no fim de 2016 em mercados emergentes e que apresentavam problemas de conexão com a internet, como a Índia.

No Brasil, ele começou a funcionar oficialmente em fevereiro de 2018, depois de um curto período de testes por aqui. O lançamento em etapas mostra dois fatores importantes:

  1. O produto atende a uma necessidade real de boa parte dos usuários, para justificar uma versão diferente do aplicativo;
  2. O YouTube Go já vem sendo refinado há um bom tempo, então, você pode esperar segurança e estabilidade ao usá-lo.

Infelizmente, não foi disponibilizado para quem tem aparelhos que rodam com o sistema operacional iOS e outros. Até o momento, o app só está disponível para aparelhos Android.

Aprenda tudo sobre Redes Sociais

Quais as vantagens do YouTube Go sobre a versão padrão do app?

Se você tem um aparelho Android, ou se espera que o aplicativo seja lançado em breve para iOS, é bom saber quais são algumas das vantagens que ele traz, não é mesmo? Podemos falar de, pelo menos, 3 delas. O foco maior é a economia, como você vai perceber.

Economia de espaço no dispositivo

Em vez de precisar de um aplicativo só para baixar os seus vídeos favoritos do YouTube e, talvez, ainda outro app para visualizá-los com qualidade, você tem tudo no mesmo lugar.

Assim, economiza espaço e, de quebra, consegue manter uma organização melhor da sua biblioteca por concentrar todos os vídeos em um só lugar, com o mesmo player.

Além disso, você ainda consegue saber qual é o espaço disponível no aparelho antes de baixar qualquer vídeo, o que ajuda a manter o controle e saber quando vale a pena deixar um conteúdo passar.

Youtube Go baixar vídeo

Controle maior sobre o uso de dados

O uso de dados é outra preocupação que levou a empresa (que pertence ao Google) a decidir lançar o Go em mercados emergentes.

Mesmo com o avanço da transformação digital, essa ainda é uma realidade em que muitas pessoas contam com internet limitada e precisam economizar o máximo possível de suas franquias de dados. 

Como o YouTube Go permite baixar os vídeos para consumir offline, isso quer dizer que você não vai precisar gastar mais um megabyte sequer da sua internet com isso.

E cá entre nós: todo mundo sabe que conteúdo em vídeo consome banda mais rápido que praticamente qualquer outro formato de mídia.

Como cereja do bolo, saiba que você também pode compartilhar os vídeos que baixou sem usar dados. Como? É só ligar o Bluetooth e enviar para quem quiser, com eficiência e economia.

Download de vídeos direto do app

Sim, isso já foi citado aqui, mas é um benefício tão legal que vale citar como uma vantagem à parte. Quantas vezes você já viu um conteúdo tão legal que teve vontade de baixá-lo na hora para deixar em sua biblioteca offline?

Para fazer isso no app convencional, ou mesmo na versão web, é preciso recorrer a ferramentas externas, como aplicativos e plugins.

Agora não. É só apertar um botão e baixar o que você quiser, desde que o espaço interno do seu dispositivo permita. 

Manual do uso de Vídeos no MKT ConteúdoPowered by Rock Convert

Quais são as limitações do YouTube Go que você deve saber antes de baixar?

Antes de baixar a nova versão para testes ou até trocar seu aplicativo atual por ela, vale a pena conhecer melhor como o YouTube Go funciona.

De cara, é o mesmo app com o qual você já está acostumado, mas com uma interface mais intuitiva ainda e com menos recursos. Para quem não usa a maioria dos recursos, isso pode até ser algo bom.

Por outro lado, isso significa que você também encontrará algumas limitações. Veja quais são e se vale a pena para ganhar espaço e economizar dados no seu aparelho.

Bloqueio para download de certos vídeos

O primeiro problema para quem usa o YouTube Go é que nem todos os conteúdos estão disponíveis para download.

Antes que você reclame, veja como a medida faz sentido: o YouTube deseja proteger os direitos autorais de seus criadores. Então, é natural que não permita downloads de material cujos direitos poderiam ser usados além do que seus produtores gostariam.

Além disso, a empresa lançou recentemente o YouTube Music, serviço de streaming de músicas para competir com Spotify e similares. Para que o Go não canibalize a nova iniciativa, existe esse bloqueio.

Só um detalhe: nem todas as músicas estão bloqueadas, mas você precisará descobrir uma a uma quais estão disponíveis para download.

Exibição de anúncios

Sim, o YouTube Go ainda precisa pagar as contas, então, se a sua esperança era ver seus vídeos sem se incomodar com anúncios no YouTube, pode esquecer.

Esse privilégio é reservado para o Red, modelo pago do serviço (são muitas versões, sabemos disso). Mesmo que você baixe um conteúdo, baixará também a publicidade que estava programada para ser exibida nele.

Quantidade menor de recursos

Não dá para esperar uma versão econômica do aplicativo e imaginar que todos os recursos seriam mantidos.

A própria interface do app já deixa claro que você terá o essencial para consumir conteúdo de forma econômica. Infelizmente, isso envolve sacrificar alguns outros aspectos da experiência online, que continua sendo mais completa.

página inicial Youtube Go

Além disso, o Go conta com recursos exclusivos para deixá-lo bem simples e cômodo de usar sem internet. Adicionar essas funcionalidades sem retirar nada do app já conhecido deixaria o aplicativo pesado demais. O resultado poderia ser um serviço lento, cheio de problemas e que não agradaria a ninguém. 

Como usar o YouTube Go para promover o seu negócio?

Se você acompanha o cenário do marketing, sabe que os vídeos são o futuro para quem quer atrair e fidelizar mais clientes usando a internet.

Mas será que o YouTube Go pode ser usado de alguma forma em estratégias de vídeo marketing para aumentar a sua exposição e fortalecer seu negócio?

A resposta é sim! Naturalmente, você precisa criar um canal no YouTube primeiro.

A propósito, aqui vai algo que você ainda não sabe: para que os usuários do Go possam baixar um vídeo, os conteúdos não podem ser bloqueados por direitos autorais. Ou seja, ao produzir seus vídeos, lembre-se de deixar o download liberado.

Assim, você permitirá que qualquer pessoa que usa o YouTube Go baixe seus conteúdos para assistir offline. É uma prática simples, mas poderosa e que pode diferenciar seu negócio dos concorrentes que não sabem disso.

Como baixar o aplicativo do YouTube Go no seu aparelho Android?

Se você se interessou pelo YouTube Go e ficou animado em baixá-lo, saiba que o processo todo é muito simples. Em primeiro lugar, é só acessar o link do YouTube Go na Play Store e baixar o aplicativo de graça.

Depois disso, você pode fazer login com a conta que já tem no Google. O aplicativo já apresenta os seus e-mails cadastrados no dispositivo e você pode escolher com qual deseja se conectar.

Já na interface do YouTube Go, você pode ver suas inscrições (nada de reconfigurar o app do zero) e encontrará apenas duas opções:

  • início: assim como no outro app e no site, mostra a página principal;
  • salvos: mostra sua biblioteca de vídeos baixados, que podem ser acessados offline.

Além disso, ao clicar em um vídeo, ele não começa a reprodução imediata. Em vez disso, você verá uma pequena prévia, além de informações relevantes, como:

  • espaço disponível no seu aparelho, caso queira baixá-lo;
  • qualidades disponíveis para o vídeo, bem como o peso de cada uma;
  • dois botões: um para assistir ao vídeo na hora e outro para baixá-lo e ver o conteúdo depois.

O YouTube Go é uma versão mais leve e econômica do app principal que todos nós já usamos e estamos acostumados. Ele apresenta algumas limitações que você deve levar em conta antes de decidir se muda ou não. Uma coisa é certa: o lançamento do Go só prova que os vídeos estão aqui para ficar.

Já que é assim, você quer entrar no jogo do marketing de vídeo para ganhar, certo? Então, aprenda agora como criar uma estratégia completa de marketing para o Youtube!

como ganhar inscritos no youtube

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *