Home | Nossos Canais

O blog Comunidade Rock Content

Entenda a linguagem do nosso blog feito especialmente para freelancers e produtores de conteúdo para a web.


O Comunidade Rock Content é o blog da Rock Content voltado para a comunidade de freelancers. Nós queremos ter a mesma autoridade que o blog marketingdeconteudo.com, mas direcionada para os freelancers de produção de conteúdo. Ou seja, além de mostrar que nós conhecemos o que estamos fazendo, nós temos também um papel de educadores, fundamental para o treinamento da comunidade de freelancers.

Nossa voz é irreverente e objetiva, além de:

  • Divertidos, mas não infantis;
  • Engajados, mas não chatos;
  • Profissionais, mas não quadrados;
  • Inovadores, mas não imprudentes;
  • Confiantes, mas não arrogantes.

O blog Comunidade Rock Content é a nossa principal fonte de aquisição de freelancers. Além de atrair potenciais redatores, revisores e planejadores de conteúdo, o blog também tem o objetivo de treiná-los de acordo com as boas práticas de Produção de Conteúdo para Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting.

Nós temos duas personas definidas para o Comunidade Rock Content:

  • Henrique: o profissional recém-formado que precisa de renda extra;
  • Joana: a jornalista que faz freelas por paixão pela escrita;

Então, na hora de produzir um conteúdo para o Comunidade Rock Content, leia a persona para a qual o conteúdo se destina, para conseguir adequar a linguagem do texto o máximo possível. Além disso, atente-se para o estágio do funil de vendas no qual o texto vai se enquadrar, considerando a estratégia inteira do blog.

Às vezes, para facilitar a leitura, podemos nos referir ao blog com a sua sigla: EPW. Essa sigla já é conhecida pela Comunidade Rock Content, que é composta tanto pelos freelancers, quanto pelas pessoas que procuram a Rock Content para aprender mais sobre produção de conteúdo de forma geral.

Tipos de conteúdo

Posts educativos sobre rotinas de freelancers

Este tipo de conteúdo é produzido para atrair freelancers para trabalhar na Plataforma Rock Content, e para ajudá-los a se organizar para realizar o melhor trabalho possível. São dicas de organização financeira, gerenciamento de tempo, relacionamento com os clientes e outros temas que possam ser úteis aos profissionais freelancers.

Posts sobre produção de conteúdo

Os artigos do blog que falam sobre a produção do conteúdo em si são mais voltados para dicas práticas sobre o trabalho na própria Plataforma Rock Content. Ou seja, funcionam mais como treinamento dos freelancers. Falam de planejamento de conteúdo, redação, revisão e design, e fazem com que o Comunidade Rock Content seja um verdadeiro portal de conteúdos úteis para a produção em parceria com a Rock.

Ebooks

Além dos blog posts, são produzidos materiais ricos, como ebooks e outras ofertas. A linguagem desses materiais se assemelha muito com a linguagem dos posts. Utilizamos sempre o tom educativo e, ao mesmo tempo, leve e informal, bem próximo do leitor.

Por serem materiais mais longos e mais completos, os ebooks oferecem a possibilidade de uma aprofundada maior nos assuntos. Então, se você estiver produzindo um material desses para o EPW, fique à vontade para destrinchar o tema de acordo com as suas pesquisas e com as referências enviadas para a produção.

O que fazer e não fazer ao produzir conteúdo para o Comunidade Rock Content

Ao escrever para o Comunidade Rock Content, pense sempre nas questões a seguir:

  • Lembre-se da nossa voz: somos informais, porém, não podemos passar um tom de brincadeira ou de falta de profissionalismo. Então você pode escrever com um tom mais leve, mas nunca ultrapasse os limites;
  • Pense sempre nas melhores práticas de escrita para web (fique à vontade para procurar materiais de apoio no próprio Comunidade Rock Content);
  • Linkagens para outros artigos do blog são essenciais em todos os posts que forem publicados;
  • Sempre que possível, explique os termos técnicos ou estrangeiros que você está utilizando ao longo do texto;
  • Fique à vontade para falar sobre a Plataforma, sobre a Rock Content e seus freelancers nos textos para o Comunidade Rock Content, desde que faça sentido no contexto do artigo;

Uso de links internos

Como você viu, as linkagens internas devem constar em todos os posts publicados no blog. Devemos fazer essas linkagens de maneira natural dentro do post, utilizando o próprio texto como âncora para o artigo que vai ser referenciado.

Portanto, evite passagens como “quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui”. Ao invés disso, fale algo como “aprendeu a escrever melhores textos para web com esse blog post? Confira quais são os erros de português mais cometidos e não erre nunca mais!”.

Repare que o link foi feito ao longo da frase, o que mostra para o leitor exatamente o que ele vai encontrar ao clicar no link. Assim, deixamos o conteúdo mais natural, mais organizado e ainda ajudamos no fator de rankeamento da página. Viu só como fizemos o link bem natural? É assim que deve ser feito!

Mas, atenção! Por mais que você deva sempre procurar links do EPW para utilizar nos posts, não exagere. Faça uma seleção de posts que podem ser realmente úteis para quem estiver lendo o post em questão, traçando um “caminho de conteúdo” que a pessoa deve percorrer ao ler.

Uso de referências

Ao citar dados, números, pesquisas ou qualquer outro tipo de informação externa, é obrigatório dar os devidos créditos para quem realizou tal estudo.

Lembre-se de que não é necessário fazer nenhum tipo de referenciamento acadêmico, seguindo as normas da ABNT, por exemplo. Faça a referência por meio de linkagens, assim como explicamos no tópico de “Links Internos”.

Em relação à produção do conteúdo em si, sempre recomendamos a utilização de referências para a criação do material. Entretanto, tenha sempre em mente que as referências não são fontes para cópias ou reescritas com outras palavras. Utilize as referências para aprender mais sobre o assunto que deve ser abordado no texto e, então, produzir um conteúdo mais rico e embasado.

Padrões de Guest Post e Co-marketing

Para fazer guest posts para o EPW, pense primeiramente na persona que deve ser abordada.  No momento de combinar a parceria, vamos decidir os temas que serão abordados em cada um dos blogs, de modo a aproximar nossos públicos.

Da mesma forma, para os materiais de co-marketing, precisamos alinhar as linguagens para que estejam de acordo com as personas da Comunidade Rock Content e do parceiro.

Se você estiver produzindo um material em parceria, tenha em mente algumas questões:

  • Prefira citações como “lá na Rock Content”, ao invés de “o pessoal da Comunidade Rock Content”;
  • Fique à vontade para citar a Plataforma Rock Content como solução para freelancers produtores de conteúdo, mas não deixe transparecer como propaganda;
  • Se ficar com alguma dúvida sobre o guia de estilo da empresa com a qual estamos fazendo parceria, entre em contato com os moderadores ou com quem tiver delegado a tarefa para você;

Conversando com a comunidade

As formas que a Rock Content têm de conversar com a comunidade são as mais diversas possíveis. Além do blog Comunidade Rock Content, temos alguns outros canais:

Comunidade de Freelancers Rock Content

A Comunidade de Freelancers é um grupo no Facebook em que só os freelancers ativos na Plataforma podem entrar. Lá, temos o papel de intermediar as interações entre os freelancers e moderadores da nossa Plataforma.

Fórum de Freelancers Rock Content

O Fórum é o local onde se concentram as maiores dúvidas, principalmente sobre o funcionamento da Plataforma em si. Lá, temos o objetivo de responder as perguntas que os freelas têm com mais frequência e, normalmente, não sabem a quem perguntar.

Ouvidoria de Freelancers

A Ouvidoria de freelancers é o lugar onde os freelancers podem fazer reclamações ou questionar qualquer tipo de interação que tenha ocorrido na Plataforma. Os moderadores respondem a todas as solicitações que são adicionadas da maneira o mais imparcial e coerente, esclarecendo as dúvidas dos freelancers.