Home | Outros

Nossos emails

Nesta seção, você aprenderá como nos comunicamos com nossa base de emails e divulgamos nossos conteúdos e materiais.


Emails da Rock Content

Em primeiro lugar, quando falamos de emails enviados pela Rock Content, nos referimos a eles assim: emails, sem hífen mesmo.

Enviamos emails para nos comunicarmos com os assinantes sobre os seguintes assuntos:

  • Curadoria de artigos do blog para assinantes do blog Marketing de Conteúdo;
  • Lançamento de materiais ricos, como ebooks e ferramentas;
  • Divulgação de eventos da Rock Content e empresas parceiras;
  • Vagas em destaque na plataforma Rock Jobs;
  • Novidades sobre a Universidade Rock Content;
  • Comunicação com potenciais clientes.

Enviar emails a partir de um nome e endereço de um remetente real é uma prática sempre recomendada pelos especialistas em Inbound Marketing, pois adiciona personalidade à estratégia de email marketing. Por isso, os nossos emails são sempre enviados por um dos integrantes da nossa equipe, de acordo com suas especializações:

  • Vitor Peçanha: envia emails sobre Marketing Digital;
  • Diogo Romero: envia emails sobre Marketing Digital para o setor educacional;
  • Juliana Ribas: envia emails sobre Marketing Digital para o setor de agências;
  • Renato Mesquita: envia emails sobre Empreendedorismo;
  • Diego Gomes: envia emails sobre a Universidade Rock Content;
  • Clara Borges: envia emails sobre as oportunidades do Rock Jobs.

O tom dos emails é sempre informal, como se o remetente estivesse conversando com o destinatário. Por isso, todos os emails começam com um cumprimento, como “Oi, tudo bem?”, e terminam um “Um abraço, (nome do remetente)”. Frequentemente, adicionamos tokens de personalização que incluem o nome do destinatário no corpo do email (por exemplo, “Oi Clara, tudo bem?”).

As pessoas que recebem nossos emails já possuem um conhecimento básico sobre Marketing Digital. Por isso, a linguagem dos emails é carregada em jargões como “métricas”, “leads”, “inbound”, etc.

Além disso, nossos emails são mais objetivos que educativos. Ou seja, a intenção é passar uma mensagem de maneira eficiente para que o destinatário entenda qual deve ser o próximo passo que ele deveria tomar, como baixar um ebook ou ler um artigo, por exemplo. Por isso, nossos emails possuem, em média, de 3 a 5 parágrafos curtos.

O layout dos emails enviados é extremamente simples. Não utilizamos templates predeterminados, e nossos emails geralmente contém apenas texto. Periodicamente, utilizamos imagens para chamar atenção para a oferta que estamos fazendo, ou GIFs para adicionar humor à nossa comunicação.

Emails da Comunidade Rock Content

De forma geral, os emails do EPW têm uma linguagem bem simples e próxima do leitor. Muitas vezes, chegamos a fazer perguntas e afirmações que nos colocam no lugar do nosso público para criar uma identificação maior.

Uma das partes mais importantes de qualquer email que é disparado pela equipe da Comunidade Rock Content é o assunto. Por ser o primeiro contato do público com o conteúdo que estamos divulgando, é a parte com a qual mais nos preocupamos e dedicamos tempo pensando. Devemos ser sempre instigantes e, ao mesmo tempo, honestos com o leitor.

Os emails disparados para a base da Comunidade Rock Content são normalmente de três possíveis categorias:

Divulgação de materiais

Os emails de divulgação de materiais são aqueles que apresentam para a base algum dos nossos materiais ricos: ebooks, cartilhas, webinars ou qualquer outro tipo de conteúdo desse tipo.

São emails mais curtos, entre 200 e 300 palavras e, normalmente, são apenas textuais. O objetivo desse tipo de email é fazer com que o máximo de pessoas da base veja e interaja com o conteúdo que estamos divulgando.

Newsletters

As newsletters são emails periódicos enviados para toda a base de pessoas que escolheu receber nossas comunicações via email. A newsletter principal do EPW é a “Rocking News”, que é enviada quinzenalmente e tem um tema por edição, para que a nossa curadoria de conteúdos seja melhor organizada e orientada.

Já a outra newsletter que temos, é a “Rocking Freela” que compartilha com a base de freelancers ativos quem foi o freela que mais se destacou positivamente no mês. Ou seja, são edições mensais que contam um pouco mais da história do freelancer, além de algumas dicas que essa pessoa tem a oferecer para os demais freelancers.

Comunicados oficiais sobre a Plataforma

Este tipo de email é enviado principalmente para a base de freelancers ativos. São enviados para notificá-los sobre mudanças e melhorias que fazemos na Plataforma para aprimorar o próprio fluxo de trabalho dos freelancers.

Não temos periodicidade certa para esses emails pois eles acontecem sob demanda, de acordo com as mudanças que fazemos na Plataforma.

A linguagem é um pouco mais séria do que nos demais tipos pois devemos ser mais objetivos e específicos para transmitir a mensagem de forma clara.


Outros capítulos dessa seção:

  1. Introdução
  2. Tom e voz da Rock Content