Automação de Marketing: O Guia Definitivo

Otimize e invista no relacionamento com o consumidor

Emails sem o nome da pessoa no título ou no corpo da mensagem? Conteúdos que não tem nada a ver com o seu perfil? Foi-se o tempo em que o público conectado aceitava isso das empresas.

Hoje, com sites e sistemas cada vez mais personalizados, todo usuário quer saber de exclusividade e não de receber mensagens iguais à de todo mundo. E, para isso, não tem como ficar criando um email para cada assinante da sua base cadastrada. É preciso ter uma ferramenta que facilite e customize esse processo.

Este é o trabalho da automação de marketing, uma nova tecnologia que tem ajudado — e muito — no planejamento e na execução do marketing digital atual, e que é o tema desse nosso guia.

Quer saber mais sobre essa maravilha e como ela pode otimizar os seus negócios? Então vamos lá!

automacao-de-mkt
o-que-e-automacao-de-mkt
Parte 1

O que é Automação de Marketing?

Primeiro, temos que entender o que, afinal, é a automação de marketing. E, como isso é algo bem amplo, talvez a melhor definição seja: é o uso de ferramentas digitais para automatizar processos de marketing digital, como o disparo de materiais online segmentados, a análise dos resultados de cada disparo e o gerenciamento da relação com os clientes.

Agora, também podemos encarar a automação de marketing como um grande facilitador, já que com ajuda desse tipo de sistema é possível otimizar a produção e análise dos resultados de disparos de emails, e ainda obter resultados bem mais precisos.

No entanto, é bom deixar claro de uma vez que automação de marketing, ainda que seja algo que envolva o email marketing, não é nem de longe a mesma coisa. Vamos explicar melhor quais são as diferenças no próximo tópico.

Entenda um pouco mais sobre a Automação de Marketing e a geração de leads com esses conteúdos que separamos para você:

automacao-vs-email-mkt
Parte 2

Automação de Marketing vs.Email Marketing

De uma maneira bem simples, podemos dizer que o email marketing é uma ferramenta de marketing direto que, hoje, sozinha, não tem poder quase nenhum sobre os seus clientes e/ou leads. E não é por menos.

Apesar de existirem sistemas de disparo em massa de emails, que monitoram a taxa de abertura das mensagens, o fato é que se a sua empresa não souber personalizar o conteúdo para cada um desses usuários, analisar a performance de cada disparo e agir em cima destes resultados, você pode acabar não obtendo resultados com este canal.

E, aí que está a grande diferença entre o email marketing simples e a automação de marketing. No segundo caso, além de existir o disparo em massa de mensagens, também existe a personalização e o acompanhamento do que aconteceu em cada caso. E, é isso que gera o real valor para o seu negócio.

Saiba mais sobre as diferenças entre a Automação de Marketing e o Email Marketing com esses links:

motivos para se investir em automacao
Parte 3

Principais motivos para se investir em automação de marketing

Antes de continuarmos falando sobre o uso do email marketing, é bom deixar claro que, apesar do que muita gente acha, esse tipo de ferramenta não morreu. Muito pelo contrário: segundo alguns dados do Smart Insights, o email marketing ainda apresenta um ótimo retorno de investimento (ROI) para as empresas que adotam esse tipo de estratégia.

E, quem utiliza um sistema de automação de marketing para o disparo desses emails, consegue alcançar resultados ainda melhores. Veja alguns dos motivos:

Nutrir leads que ainda não estão prontos

Não é porque um usuário se cadastrou em seu site que ele já está apto para a compra. E aí, para continuar nutrindo esse lead, nada melhor que uma ferramenta que entregue para ele o conteúdo perfeito para levá-lo através do funil de vendas.


Facilitar o trabalho com públicos diferentes

Com a automação de marketing você pode criar e acompanhar os resultados de mensagens diferentes para públicos diferentes de uma forma extremamente simples.

Melhorar a produtividade do setor de vendas

Os softwares de automação de marketing concentram todas as informações das suas leads em um só lugar, assim como páginas do seu site que elas visitaram ou materiais baixados. Assim, seus vendedores já sabem no que estes potenciais clientes estão interessados.

Quer ver mais alguns motivos para investir em automação de marketing? Então saiba mais com esses conteúdos:

momento-ideal
Parte 4

Existe um momento ideal para se investir em automação de marketing?

Não existe uma resposta única para essa pergunta. Ou melhor, existe uma: depende.

Se a sua empresa ainda não conta com um (bom) site no ar, provavelmente é melhor cuidar disso antes de investir em um sistema de automação de marketing.

No entanto, se você já trabalha com o cadastro de emails de clientes — e não comprou os dados de alguma lista —, tem um bom sistema de captura de leads e está pensando em expandir o negócio, bem, aí a automação pode estar no momento certo para você.

Qual é o momento ideal para investir em Automação de Marketing? Com esses outros conteúdos você vai saber ainda mais sobre o tema:

como-colocar-em-pratica
Parte 5

Como colocar em prática?

Ficou interessado em colocar em prática a automação de marketing na sua empresa? Fique atento nas etapas necessárias para começar a lucrar com isso:

 

1.Defina a estratégia, personas e métricas para o seu projeto de automação;

2.Escolha uma boa ferramenta de automação de marketing;

3.Defina o tipo de interação do lead em cada uma das etapas do funil;

4.Saiba qual conteúdo será oferecido pelo sistema de automação em cada fase;

5.Implemente o sistema;

6.Observe os resultados;

7.Faça testes e melhorias necessárias;

 

Se você precisar de ajuda para encontrar a melhor ferramenta para automação de marketing, não se preocupe, porque no próximo tópico explicaremos um pouco melhor sobre isso.

Saiba como começar a colocar em prática a sua estratégia de Automação de marketing com esses artigos que separamos para você:

bom-software
Parte 6

Como escolher um bom software de Automação de Marketing?

Não faz muito sentido comprar um sistema de automação de marketing que não entenda quando um lead passa de uma fase para outra do seu funil de vendas, certo? Por isso é mais do que importante observar se a ferramenta que você está querendo comprar tem essa opção.

Outro ponto que não pode deixar de ser levado em conta em um bom software de automação de marketing é: ele personaliza o tipo de informação que você pretende capturar do lead ou é algo fixo e padrão para todos? Se ele estiver nesses dois últimos casos, é melhor partir para o próximo.

Também é interessante escolher uma ferramenta que seja fácil de ser utilizada e que não tenha várias opções. Lembre-se que quanto mais opções a ferramenta disponibilizar, mais difícil será sua compreensão e que o excesso de customização dos campos pode atrapalhar os significados por trás dos resultados.

Saiba como escolher a melhor ferramenta de Automação de Marketing para o seu negócio com ajuda desses conteúdos:

automacao-vs-crm
Parte 7

Automação de marketing vs. CRM

Percebeu que muita coisa relacionada à automação de marketing tem a ver com o relacionamento com o cliente? Apesar de haver essa relação, é bom lembrar que ter uma plataforma de automação de marketing não é o mesmo que ter uma de CRM (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente).

Enquanto o foco central do CRM é a venda, o foco da automação é a nutrição de um lead para, apenas no futuro, obter a venda. E, esta é a grande diferença entre esses dois sistemas que, no final das contas, se forem aplicados em conjunto, podem trazer grandes benefícios para qualquer empresa.

Quando o seu negócio implementa o CRM para funcionar ao lado da automação de marketing, os leads chegam mais nutridos até o fundo do funil de vendas e as chances de mensagens duplicadas para um usuário caem para praticamente a zero. Algo que faz essa mistura ser algo bem interessante para qualquer tipo de marca.

Esses conteúdos vão te ajudar a entender melhor a importância de um blog:

ferramentas-de-automacao
Parte 8

Ferramentas de automação

Precisa de alguma indicação sobre quais ferramentas de automação usar? Aqui estão algumas dicas:

MailChimp: uma das ferramentas mais usadas no mundo, o MailChimp conta com um plano gratuito para quem está começando e conta com uma lista de até 2.000 contatos (e precisa disparar no máximo 12.000 mensagens por mês);

Sales Autopilot: também com planos gratuitos a Sales Autopilot é um pouco menos famosa que o MailChimp, mas oferece soluções bem parecidas;

Hubspot: um dos maiores nomes do marketing no mundo, a Hubspot também conta com sua ferramenta de automação de marketing repleta de funções que vão das mais básicas até as destinadas para os usuários mais experientes;

RD Station: a Resultados Digitais oferece um software de automação por meio de uma plataforma completa de Marketing e Vendas que te auxilia quanto ao tráfego, geração de leads e na aquisição de clientes.

Conheça algumas das melhores ferramentas de Automação de Marketing nessas listas que separamos por aqui:

principais-erros
Parte 9

Principais erros

Apesar da automação de marketing ajudar bastante praticamente todo tipo de negócio é importante ter em mente que o planejamento inicial precisa ser bem feito e por pessoas que entendam do assunto.

Esquecer de pensar na jornada de compra do cliente é outro grave problema que vire e mexe costuma acontecer, dificultado a nutrição do seu lead. Sem falar nos casos que falta o alinhamento entre as necessidades da área de venda e as da área de marketing.

Evite alguns dos principais erros da Automação de Marketing e do Marketing de Conteúdo conferindo esses links:

dicas
Parte 10

Dicas essenciais para uma automação de sucessos

Para fechar o nosso guia, nada melhor do que conferir algumas dicas para fazer sucesso com a automação de marketing:

 

1.Não compre listas de contatos, crie a sua própria;

 

2.Comece com sistemas simples e vá aprimorando eles com o tempo (e a necessidade);

 

3.Não faça apenas o que os concorrentes fazem;

 

4.Crie mensagens com toque humano, ninguém gosta de conversar com máquinas;

 

5.Não se esqueça que a razão principal da automação de marketing é levar o lead até o final do funil de vendas.

 

Esses conteúdos vão te ajudar a entender melhor a importância de um blog: