Como Criar Um Blog: O Guia Definitivo

Construa um blog de sucesso

Mais de 400 milhões de pessoas leem algum tipo de conteúdo em blog todo mês na web, segundo as estatísticas oficiais do Wordpress - o gerenciador de conteúdo mais usado na internet. Isso é muita gente!

Só para ter uma ideia, se somarmos todos os leitores dos 10 jornais mais comprados do mundo não dá isso. E olha que nesse cálculo aí do Wordpress nem entram os números de outros tipos de plataformas de blog (como o blogspot). Mas porque as pessoas gostam tanto do conteúdo dos blogs?

De acordo com um artigo publicada pela The Atlantic, como nos blogs os autores tem uma liberdade maior de escrever de forma pessoal - ao contrário do que acontece, por exemplo, em sites de notícias - e isso cria uma relação melhor dos leitores com quem conta a história.

Portanto, quando as marcas começam a utilizar os blogs como meio de se comunicar com a audiência, elas acabam conquistando uma audiência que, mais tarde, pode vir a ser até mesmo a se tornar clientes.

Mas hoje, em tempos de redes sociais, aplicativos e Netflix, será que o blog ainda tem importância? Claro que sim! Mas vamos explicar isso melhor ao longo desse guia. Confira!

como-criar-um-blog
importancia-do-blog
Parte 1

Importância do blog

Para entendermos a necessidade de se ter um blog é interessante pensarmos em dois tipos de importâncias diferentes: a técnica e a conceitual. Ambas igualmente importantes para qualquer marca que queira se dar bem na internet hoje em dia.

A técnica talvez seja a mais fácil de ser entendida. Ela diz respeito aos benefícios que o blog traz, por exemplo, para a otimização de um determinado endereço da web nos resultados de busca do Google e até para o aumento de acessos à um site.

Já a importância conceitual lida com a maneira com que o público encara aquela empresa. Ela cria um sentimento de autoridade daquela marca sobre um determinado tema e até aumenta a credibilidade dela no mercado, dependendo, claro, da qualidade do conteúdo publicado online.

Esses conteúdos vão te ajudar a entender melhor a importância de um blog:

objetivos-de-um-blog
Parte 2

Objetivos de um blog

Quem resolve manter um blog na internet pode fazer isso em busca de conquistar vários objetivos: conquistar novos clientes, humanizar a marca, promover novos produtos e serviços, criar um canal de comunicação e até aumentar a visibilidade da empresa. No entanto, é provável que o mais importante para um negócio seja o de gerar leads através de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Os leads são aquelas pessoas que fizeram algum tipo de contato com a empresa deixando o seu número de telefone ou email, por exemplo, em troca de um determinado conteúdo, como um ebook. Essa informação será útil para a marca quando ela for oferecer os seus produtos ou serviços para aquele possível cliente.

Esses conteúdos vão te ajudar a entender melhor os objetivos de um blog:

como-escolher-e-comprar-um-endereço-dominio
Parte 3

Como escolher e comprar um endereço (domínio)

Bem, mas antes de começar a gerar leads e ter um blog, você precisa ter um endereço na web, no caso, um domínio. E, não tem muito segredo para fazer isso: você pode procurar uma empresa especializada ou até ir direto ao ao site do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, e fazer todo o trâmite de compra por lá.

Agora, é preciso tomar cuidado e pensar bastante no endereço que você irá registrar. É sempre bom optar por nomes curtos, de fácil compreensão, que tenham a ver com seu negócio e que não deixem margem para problemas.

Esses conteúdos vão te ajudar a entender melhor sobre a importância de se ter um bom endereço na web:

hospedagem
Parte 4

Hospedagem

A hospedagem é outro ponto mega importante para a criação de um blog, mas que muitas das vezes as pessoas acabam deixando (erroneamente) de lado.

O que acontece é o seguinte: muita gente acaba não dando muita importância para hospedagem, achando que “se o blog está no ar e funcionando, tá ok”. Mas não é bem assim que a coisa funciona.

Ter uma boa hospedagem – assim como outras técnicas de design e programação – ajuda o seu blog a carregar de forma mais rápida, tanto em computadores quanto em aparelhos mobile. E, reduzindo esse tempo é possível melhorar o ranqueamento do Google e também a experiência do usuário.

Logo, não economize na hora de contratar seu serviço de hospedagem, heim?!

Esses conteúdos vão te ajudar a entender melhor sobre a importância de se contratar um bom serviço de hospedagem:

planejamento-de-conteudo
Parte 5

Planejamento de conteúdo

Planejar o conteúdo também é algo muito importante. Pois, além de pensar em qual assunto será abordado em seu blog, é necessário saber para quem aquele conteúdo será direcionado.

E, para isso, o ideal é sempre, antes de colocar um blog no ar, construir uma persona, que seria uma representação semi fictícia de sua audiência. Utilizando dados reais, que apontem o comportamento, as histórias, motivações, objetivos e preocupações do seu público. Com isso, será possível produzir e planejar o conteúdo certo para a sua persona.

Esses conteúdos vão te ajudar a entender melhor sobre a importância do planejamento de conteúdo para sua estratégia de marketing digital:

como-otimizar-seu-blog-para-seo
Parte 6

Como otimizar seu blog para SEO

Encontrou a persona ideal para focar o seu material? Ótimo! Mas não se esqueça que é importante que o conteúdo do seu blog também “converse” direitinho com os buscadores da web. É aí que entram em cena as técnicas de SEO.

Para quem não sabe o que essa sigla significa, nós explicamos: O SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Uma técnica que faz com que um blog possa ganhar de forma orgânica algumas boas posições dentro do Google.

Esses conteúdos vão te ajudar a otimizar o conteúdo do seu blog para SEO:

como-se-planejar-com-um-calendario-editorial
Parte 7

Como se planejar com um calendário editorial

Além do planejamento de conteúdo, é muito importante também planejar o calendário editorial do seu blog. Com ele é possível saber quando um determinado tema deve ser abordado, quais assuntos estarão bombando nas próximas semanas e até mesmo fazer com que nunca falte conteúdo em suas páginas.

E o que não falta na internet é ferramenta para te ajudar com isso!

É possível usar o Google Agenda, Basecamp e Kapost para montar essa agenda e gerenciá-la com as equipe e até o Google Trends para saber quais são os temas que estão sendo mais procurados para já entrarem em sua agenda editorial.

Esses conteúdos vão te ajudar a entender melhor sobre a importância de se planejar o calendário editorial de um blog:

promocao-de-conteudo
Parte 8

Promoção de conteúdo

Então você arrumou um bom nome para o blog, uma ótima hospedagem, planejou, produziu e e agendou o conteúdo dele. Ótimo! Agora o trabalho é o de promover esse material na web.

Isso porque mesmo que seu blog esteja mega otimizado, é sempre interessante tentar levá-lo para um número ainda maior de pessoas. Portanto, não tire os olhos dos resultados de busca. E, existem algumas maneiras de se fazer isso no ambiente on-line. Maneiras pagas ou não.

Veja só: você pode publicar o conteúdo em uma fanpage, divulgar através de emails com ferramentas gratuitas como o MailChimp, divulgá-lo em grupos do Facebook, do Whatsapp e até mesmo fazer algumas parcerias com outros blogs que ajudem a falar do seu material.

Agora, se quiser, também dá para gastar uma graninha e impulsionar os posts no Facebook, ou até mesmo investir em campanhas de links patrocinados no Google.

Esses conteúdos vão te ajudar a entender melhor como promover o conteúdo do seu blog

melhores-plugins-de-wordpress
Parte 9

Melhores plugins de WordPress

Outra coisa que facilita bastante a vida de quem trabalha com blogs na internet são os famosos plugins: ferramentas criadas para ampliar a funcionalidade de algumas plataformas como o WordPress.

E por aqui no Marketing de Conteúdo nós já falamos de várias delas, como:

  • WordPress Seo (by Yoast)

Ajuda a configurar boa parte dos elementos para otimização do conteúdo

  • Disqus

Um dos melhores sistemas de comentários do WordPress

Comprime automaticamente as imagens que você sobe para os posts, deixando as páginas ainda mais leves para serem carregadas.

Esses conteúdos vão te ajudar a escolher os melhores plugins de WordPress para o seu blog:

metricas-de-sucesso-icone
Parte 10

Métricas de sucesso

Depois de fazer tudo isso que falamos por aqui, é hora de acompanhar os resultados do seu blog. E não existe maneira melhor de fazer isso do que estabelecendo quais são as métricas que você pretende acompanhar.

Seus posts estão mantendo a atenção dos visitantes? O perfil dos usuários está batendo com o da persona que foi pensada? De onde estão vindo os usuários? Para onde eles vão após terminar a leitura?

Todas essas e várias outras métricas podem apontar o que pode ser melhorado ou mantido em sua estratégia de marketing digital, para que o seu blog se torne um sucesso ainda maior na web.

Esses conteúdos vão te ajudar a entender melhor sobre as métricas de sucesso do Inbound Marketing: