Email Marketing: O Guia Definitivo

Gere mais oportunidades de negócio para a sua empresa

O Email Marketing é parte fundamental de uma estratégia de marketing digital. Além de ser um dos canais que apresenta menor custo, o email também é um ótimo lugar para se relacionar de maneira pessoal e direta com sua base de contatos.

Empresas que já possuem uma lista de email, com as pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços, precisam aproveitar a oportunidade.

Seja por meio de comunicações periódicas, como newsletters, promoções, ofertas ou divulgação de eventos, a comunicação por email é flexível e gera ótimos resultados, se feita da maneira correta.

Com esse guia definitivo, você vai aprender mais sobre email marketing e como utilizá-lo a favor da sua estratégia de marketing digital.

Email Marketing
O que é Email Marketing?
Parte 1

O que é Email Marketing?

Email marketing é toda comunicação enviada por uma empresa para uma lista de contatos, via email.

Essa estratégia tem como objetivo estabelecer um relacionamento com a base de pessoas que forneceu seu endereço de email para uma empresa, indicando que possuem interesse nos serviços, produtos ou soluções que a empresa oferece.

Alguns exemplos de email marketing que aparecem com frequência nas caixas de entrada de consumidores são:

  • Promoções e ofertas;
  • Divulgação de eventos;
  • Curadoria de conteúdos (newsletters).

No início do uso do email como ferramenta de marketing, ele era visto como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência (também conhecidas como “mala direta”), ou seja, um canal de comunicação em massa em que as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes para quem as recebia.

Por essa razão, durante muitos anos o email marketing era visto como uma comunicação invasiva. Mas ele evoluiu, e hoje os melhores profissionais de marketing enxergam que o email é uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores, através de uma troca direta de mensagens.

Aprenda mais sobre o que é Email Marketing:

Por que usar Email Marketing?
Parte 2

Por que usar Email Marketing?

Uma lista de contatos é o ativo mais importante que uma empresa pode ter. Além de ser algo que pertence somente a você, todas as pessoas na sua base de contatos deram permissão para que você pudesse enviar emails para elas.

Por esse motivo, o email marketing é um canal que permite estabelecer um relacionamento próximo a potenciais clientes. Além disso, com uma lista de contatos, você estabelece uma previsibilidade de crescimento da sua estratégia de marketing digital.

Afinal, uma rede social pode desaparecer de um dia para o outro, mas uma lista de endereços de email ficará com você para sempre. Por isso, não utilizar o email na sua estratégia de marketing digital pode significar uma grande perda de oportunidades para o seu negócio.

Estes artigos vão te ajudar a entender mais sobre o porquê de usar Email Marketing:

Tipos de Email Marketing
Parte 3

Tipos de Email Marketing

O email marketing é um canal extremamente flexível. Ele não possui limite de caracteres e permite o envio de texto simples, imagens, GIFs e até vídeos. Ou seja, na hora de se comunicar com seus contatos por email, o céu é o limite!

No entanto, para simplificar a vida dos profissionais de email marketing e facilitar o planejamento dessa estratégia, podemos classificar os tipos de email marketing em 3 categorias:

  • emails promocionais;
  • emails transacionais;
  • emails relacionais.

Os emails promocionais são vistos com mais frequência nas caixas de entrada dos consumidores. Como o nome indica, eles comunicam ofertas e promoções, como uma oferta de passagem aérea ou um cupom de desconto em uma loja virtual.

Os emails transacionais são utilizados para comunicar processos e transações. Alguns exemplos são recibo de uma compra online, confirmação de entrega de um produto ou um email de recuperação de senha.

Por último, emails relacionais são aqueles que visam manter um relacionamento com a base de contatos, sem o intuito de promover uma compra direta ou confirmar uma transação. Newsletters, emails com notícias e novidades, ou divulgação de eventos são alguns exemplos de emails relacionais enviados por empresas para seus contatos.

Entenda mais sobre tipos de Email Marketing que você pode enviar:

A importância de planejar uma estratégia de Email Marketing
Parte 4

A importância de planejar uma estratégia de Email Marketing

Uma estratégia de email marketing precisa ser bem planejada para construir relacionamentos duradouros com sua base de contatos. Afinal, como empresa, você não quer enviar emails em excesso e ser visto com spam, nem enviar tão poucos emails que seus contatos acabem esquecendo de você.

Por isso, é preciso planejar uma estratégia de envios recorrentes de emails. A melhor maneira de fazer isso é por meio de um calendário dedicado à estratégia de email marketing. Com ele, você vai garantir que existe espaçamento suficiente entre um email e outro, e que sua empresa está sempre abordando assuntos diversos, sem se tornar repetitiva.

Seu plano de ação vai ajudar você a definir uma periodicidade de envio de emails, assim como determinar quais tipos de email enviar e para quem.

Confira alguns recursos que vão ajudar você a planejar sua estratégia:

ferramentas e templates de email
Parte 5

Como começar: ferramentas e templates de email

Se você vai começar sua estratégia de email marketing agora, precisa de um ingrediente fundamental: uma ferramenta, ou software, que realize disparos de email em massa.

Hoje em dia, existe uma grande variedade dessas ferramentas no mercado, que vão de funcionalidades simples e gratuitas até softwares complexos que fazem muito mais que apenas email marketing.

Além de uma ferramenta, você também vai precisar de um template de email. Esse template vai definir o formato dos seus emails, e ajudar você a escalar envios sem ter que criar cada email do zero.

As duas dicas principais na hora de escolher um template é assegurar que eles seja responsivo, e que seja o mais simples possível. Afinal, seu foco precisa estar no conteúdo do email!

Confira mais dicas para escolher sua ferramenta de Email Marketing e seus templates:

Lista de emails
Parte 6

Construindo uma lista de emails

Você sabia que listas de contatos de email geralmente diminuem em 22,5% a cada ano? Endereços de email mudam, pessoas abandonam contas antigas e contatos optam por sair da sua lista. Por esse motivo, um dos aspectos mais desafiadores de uma estratégia de email marketing é construir e crescer sua lista de contatos. Mas por onde começar?

A primeira solução que vem em mente, muitas vezes, é comprar uma lista de emails. Porém, a regra de ouro do email marketing é nunca comprar listas de contatos! Ao adquirir uma lista, você será dono de endereços de email que não escolheram receber mensagens suas. Portanto, nenhuma destas pessoas deu permissão para enviar mensagens diretamente para suas caixas de entrada e você será spam.

O passo mais importante para começar a construir sua lista de emails é adicionar, no seu blog, um espaço onde seus visitantes podem se cadastrar para receber comunicações suas, como newsletters, promoções e novidades. Assim, você vai coletar o endereço de quem escolheu receber emails da sua empresa!

Entenda mais sobre como construir uma lista de emails de maneira saudável:

conteúdos e o tom dos seus emails
Parte 7

Como definir os conteúdos e o tom dos seus emails

Antes de escrever qualquer email para sua base de contatos, é preciso pensar sobre o que você vai falar e qual tom vai utilizar nas suas comunicações. Afinal, uma estratégia de email marketing voltada para estudantes universitários, por exemplo, deve ser feita de maneira diferente que uma estratégia para gerentes comerciais de grandes empresas.

Portanto, o primeiro passo na elaboração de uma estratégia de Email Marketing é definir a persona que receberá os seus emails. A persona é a representação semifictícia do seu cliente ideal, e vai ditar não só seu email marketing, como também toda sua estratégia de marketing digital.

Aprenda a definir a persona da sua empresa com estes materiais:

emails incríveis
Parte 8

Como escrever emails incríveis

As caixas de entrada de todos os consumidores de hoje em dia estão repletas de emails ruins, que não entregam valor para o leitor e são vistos mais como spam que como formas de se relacionar com a empresa.

Por isso, é preciso ter certeza que você vai enviar emails incríveis, que seus assinantes vão amar receber! Antes de começar a escrever seus emails, certifique-se de que você está seguindo algumas boas práticas, como:

  • Manter o texto curto
  • Usar a linguagem adequada para sua persona
  • Estabelecer um tom de conversa

Essas três dicas vão ajudar você a comunicar mensagens que vão direto ao ponto e conversam com quem você quer atingir.

Melhore ainda mais sua habilidade de escrever emails incríveis com estes materiais:

objetivos de cada campanha
Parte 9

Definindo os objetivos de cada campanha

O email marketing pode ter vários papéis dentro da sua estratégia de marketing, como engajar sua base de contatos, promover os conteúdos do seu blog, educar seus leads e até mesmo vender seus produtos ou serviços.

Uma boa estratégia de email marketing utiliza o canal para todos esses objetivos, mas cada email que você enviar precisa ter um objetivo específico. Caso contrário, você pode falar de muitas coisas não tão importantes e desviar o foco do que é realmente relevante para sua empresa naquele momento.

Portanto, estabeleça para cada disparo de email um objetivo. Se você deseja promover os conteúdos do seu blog, por exemplo, escreva uma newsletter selecionando seus melhores artigos, mas não tente vender um produto ou promover um evento ao mesmo tempo. Assim você focará em uma conversão só e poderá alcançar resultados mais precisos.

Entenda mais sobre o papel do email marketing na sua estratégia de marketing:

Medir sucesso Email Marketing
Parte 10

Como medir o sucesso das suas campanhas

Uma das grandes vantagens do email é a facilidade de acompanhar métricas. Toda ferramenta de envio tem a capacidade de medir quantas pessoas abriram seus emails, quantas clicaram, quantas optaram por parar de receber seus emails, entre outros números.

As métricas essenciais que você precisa acompanhar para saber se sua estratégia de email marketing está gerando bons resultados ou se você precisa repensar suas táticas, são:

  • Taxa de abertura (quantas pessoas receberam e abriram seu email)
  • Taxa de clique (quantas pessoas receberam e clicaram no conteúdo do seu email)
  • Crescimento da sua lista de contatos (quantas pessoas querem receber seus emails)
  • Taxa de unsubscribe (quantas pessoas optaram por parar de receber seus emails)

Entenda mais sobre métricas de Email Marketing: