Link Building: O Guia Definitivo

Invista no posicionamento do seu site

Você já parou para imaginar quantos sites existem na internet?

Pois, o Internet Live Stats já. De acordo com os números desse projeto — mantido por desenvolvedores do mundo todo —, hoje em dia existem cerca de 1 bilhão de websites. Ou seja, é como se a cada 7 pessoas no mundo, pelo menos 1 tivesse uma página na web.

E, é exatamente por existir bilhões de sites (e outros bilhões de páginas) pela internet afora, que ferramentas como o Yahoo, Bing e, claro, o Google, precisaram encontrar uma maneira de classificar quais deveriam aparecer primeiro para os usuários durante as buscas.

Por isso, surgiu o Link Building, uma das técnicas mais importantes do marketing digital.

Algo que é tão importante, que consegue afetar desde resultados de SEO de uma página, o branding de uma empresa e até o planejamento de marketing de conteúdo de uma marca.

Quer saber mais a respeito disso? Então vem com a gente!

link-building
o-que-é-link-biulding
Parte 1

O que é Link Building?

Se formos traduzir ao pé da letra, Link Building significará algo como “construção de link”, o que não deixa de ser de fato uma excelente explicação do que é essa ténica. Só que quando dizemos links, não estamos nos referindo apenas aos que ligam um site à outro.

Além de construir a ligação entre sites diferentes, um bom trabalho de link building envolve também fazer o link entre páginas do mesmo site. Algo extremamente importante para qualquer estratégia de SEO.

Sim, isso mesmo!

Para que o seu site tenha um bom posicionamento dentro do Google (que é o objetivo do SEO), é preciso que ele tenha tanto links externos quanto internos, afinal, na internet a quantidade de links para uma determinada página ou site funciona como um sistema de votos, onde cada link seria um voto a favor do seu endereço.

Mas vamos explicar um pouco melhor a respeito disso na próxima parte.

Quer saber mais sobre Link Building? Então esses conteúdos vão te ajudar a entender melhor o assunto:

importancia-do-link-building
Parte 2

Qual é a importância do Link Building?

Bem, como você viu no tópico anterior, o Link Building é uma técnica que leva em conta a quantidade e qualidade de links internos e externos de um site para ajudar no rankeamento dentro dos mecanismos de busca. Só que não é qualquer link que vale para um bom link building.

Funciona assim: imagine que você tem uma agência de viagens. Se 20 outros sites, de artesanato, de festas e de produtos infantis, apontarem para o da sua agência, o peso — ou o “voto” — deles para as suas páginas será bem menor do que se outras agências, blogs ou empresas de viagem apontassem os links para o seu site.

Resumindo: o trabalho de Link Building é importante não apenas para encontrar e criar links para as suas páginas, mas também para encontrar e criar links bons, que tenham uma relação com aquele endereço da web. Por isso, quando o assunto é criação desses links não vale só ter quantidade, é preciso também ter qualidade.

Procurando entender um pouco mais sobre a importância do Link Building? Então confira esses artigos:

estrategia-de-mkt
Parte 3

Como o Link Building pode ajudar a sua estratégia de Marketing?

Olhando pelo lado técnico, um dos maiores pontos a favor do Link Building é o de ajudar um site a ganhar destaque dentro dos resultados do Google. E, isso por si só já é ótimo.

Só que se olharmos mais atentamente para os resultados do Link Building, veremos que ele tem um peso ainda maior dentro das estratégias de marketing: ele ajuda a melhorar o branding de uma marca.

Se vários sites diferentes, de marcas diferentes, estão falando do seu, é porque provavelmente a sua empresa tem alguma relevância – tem algo a dizer para o mercado e para os consumidores.

Portanto, além da criação de links ajudar na obtenção de resultados orgânicos no Google, podemos também aumentar a percepção da nossa marca dentro da web.

Quer entender um pouco mais sobre como o link building pode ajudar em sua estratégia de marketing? Então confira esses conteúdos:

qualidade-quantidade
Parte 4

Qualidade ou Quantidade?

Para o Google, um site grande (como um G1, um Terra ou UOL) tem um peso de “voto” muito maior do que um site pequeno. Logo, se uma página do seu blog recebe um link vindo de um desses grandes nomes da web, ela ganha mais pontos do que se dois ou três sites pequenos apontassem para ele.
Por isso, além de receber links de sites com temas relacionados ao seu é importante também receber links de sites grandes. Porém, de acordo com o que já abordamos até aqui, a qualidade sempre vai ser bem mais importante do que a quantidade.

Agora, se você estiver aí se perguntando como arrumar tais links, calma que nós iremos explicar na próxima parte aqui do guia.

Vamos entender um pouco mais sobre o impacto da quantidade e qualidade dos links na sua estratégia de marketing digital? Então confira os links:

tecnicas
Parte 5

Principais técnicas

Quer saber como melhorar os links dentro e fora do seu site? Então confira essas técnicas que separamos para você:

  • Guest post:
    Faça parcerias com blogs e sites que tem a ver com o seu! Publique em domínios diferentes e consiga links que direcionam para o seu blog ou site. Assim, você irá atingir uma audiência maior, aumentar a sua taxa de visitantes e melhorar as chances de conversão;
  • Redes Sociais:
    Crie um tipo de conteúdo que seja facilmente compartilhado nas redes sociais.E, fique atento às especificidades de cada rede para aproveitar ao máximo o que cada uma pode oferecer para as suas divulgações;
  • Palavra-chave Long Tail (ou cauda longa):
    Não invista apenas em palavras-chave com termos exatos. Procure criar também conteúdos baseados em termos mais específicos, conhecidos como palavras-chave de cauda longa. Com elas, você melhora a sua segmentação, oferecendo um resultado mais adequado com a busca realizada.
  • Links internos:
    Atualize posts e páginas antigas – se você escreveu um post ou fez uma página a muito tempo atrás, nada melhor do que manter o conteúdo atualizado com novas informações e linkados para outros posts dentro de seu próprio blog.
  • Crie conteúdos relacionados:
    Investir na produção de conteúdo relacionados a outros assuntos já abordados em seu blog é uma boa forma de aumentar a sua autoridade sobre determinado tema. Ao fazer isso, você também aumenta as chances de um usuário permanecer mais tempo em seu domínio, já que ao disponibilizar vários conteúdos complementares sobre o mesmo assunto, ele não vai precisar buscar outros sites para responder a sua dúvida.
  • Seja multimídia:
    Ofereça conteúdos atraentes! Grave podcasts, produza infográficos, faça webinars para o seu site ou blog. Assim, você consegue aproveitar conteúdos já existentes e mantê-los relevantes ao linkar com os novos materiais.

Quer ver mais algumas excelentes técnicas de link building? Então confira esses conteúdos:

link interno vs link externo
Parte 6

Link interno vs. Link externo

Como você tem visto ao longo deste guia, criar links externos para o seu site é algo bastante importante, tanto quanto criar links internos. Agora, será que esses dois tipos de links tem o mesmo peso para os mecanismos de busca?

A resposta é: sim. E, por isso mesmo que um bom link building não pode deixar nenhum dos dois tipos de fora.

Enquanto os links externos mostram a popularidade do seu conteúdo dentro da rede, os internos mostram para o Google que aquele tema tem relevância dentro do seu site e encurtam os cliques do visitante até uma página — algo muito bem visto pelos sistemas de busca.

Portanto, nunca se esqueça de linkar corretamente tanto para dentro quanto para fora do seu site na hora de produzir o conteúdo e as informações dele.

Quer entender um pouco mais sobre o peso dos links internos e externos? Então confira esses artigos que separamos por aqui:

qualidade
Parte 7

Elementos que afetam a qualidade de um link

Existem alguns elementos que podem afetar a qualidade de um link mesmo dentro de uma página com boa reputação para o Google.

Como ninguém entende 100% como funciona o algoritmo do Google — afinal, essa é a receita do sucesso da empresa —, existem algumas pesquisas e análises que indicam que até mesmo o posicionamento de um link na página pode influenciar no peso dele para os resultados de busca.

No entanto, como nada disso é confirmado, é preciso fazer testes para entender se alguns desses elementos que iremos listar a seguir tem algum peso na estratégia de link Building da sua empresa.

  • Alguns dos elementos são:
    Quanto mais ao topo estiver o link, maior será o peso dele.
    Links vindos de texto pesam muito mais que links vindos de imagens.
    Se o texto em torno do link tiver a ver com o tema da ligação, o link acaba ganhando mais pontos.

O que um link de qualidade precisa ter? Entenda um pouco mais a respeito disso nesses artigos:

como-o-google-avalia
Parte 8

Como o Google avalia os seus links?

Depois de falarmos tanto sobre a qualidade dos links, nada melhor do que agora também abordarmos a maneira como o Google avalia essas ligações para os sites.

Como dissemos agora a pouco, ninguém entende totalmente como esse motor de busca funciona, porém, existem três fatores que realmente influenciam no peso de um link dentro do Google. São eles:

1. O contexto do link
2. O texto que aparece no link
3. O fato do link ser dofollow ou nofollow

E, o que isso tudo quer dizer?

Quanto ao contexto, voltando naquele exemplo da agência de viagem, se você estiver falando de um mergulho em Paraty e tentar linkar com algum conteúdo sobre o Parati (o carro), o peso do link será praticamente zero.

Quanto ao texto, quer dizer que escrever “clique aqui” no link faz com que seu peso também seja morto.

Por fim, o nofollow diz respeito à tag rel=“nofollow”, que quando aplicada em algum link tira todo o peso dele.

Quer entender um pouco melhor sobre como o Google avalia os links do seu site? Então confira esses links:

autoridade de domínio
Parte 9

O que é autoridade de domínio?

Outro fator que pesa no trabalho de link building é a autoridade de domínio (Domain Authority), algo que nada mais é do que um cálculo que mede a quantidade de (bons) links que seu endereço principal já recebeu e o tempo que ele está ativo na rede.

E, quanto maior for a autoridade desse domínio, maior será também a autoridade das páginas dele. Ou seja, se apenas um artigo do seu blog ganhar vários links, apenas aquela página ganhará destaque no Google — que nós também chamamos de Page Authority.

Porém, se a URL principal do seu site receber várias indicações, tanto ela quanto todas as outras páginas terão destaque nas buscas.

Entenda um pouco mais sobre autoridade de domínio com esses links que separamos por aqui:

ferramentas essenciais
Parte 10

Ferramentas essenciais

Para finalizar esse guia, nada melhor do que ficar de olho nessas ferramentas que podem fazer a diferença no seu trabalho de link building:
Google Webmaster Tools
W3C Link validation tool
Open Site Explorer [ da MoZ]

Confira agora outras ferramentas essenciais para você utilizar na estratégia de link building da sua empresa: