Marketing nas Redes Sociais: O Guia Definitivo

Amplie a visibilidade do seu negócio

O Marketing Digital tem como base a promoção de empresas, marcas e produtos através do uso de mídias digitais. Nesse contexto, as Redes Sociais surgem como um dos principais canais de divulgação e comunicação de marcas com o público.

A pesquisa Social Media Trends coletou respostas de 1030 pessoas para descobrir sobre os seus hábitos nas Redes Sociais no Brasil. Dos participantes, 92.1% afirmaram que estão presentes e ativas nas Redes Sociais.

Se tantas pessoas já usam o canal, você pode aproveitá-lo para ampliar seus negócios. Com tanta concorrência por espaço e visibilidade, saber como fazer um marketing eficaz nas Redes Sociais não é apenas importante para o crescimento da sua marca, mas sim uma necessidade.

Guia Definitivo Marketing nas Redes Sociais
Marketing nas Redes-Sociais
Parte 1

O que é fazer Marketing nas Redes Sociais?

Fazer marketing nas Redes Sociais é executar e produzir ações, estratégias e conteúdo especialmente para as Redes Sociais de uma empresa. Segundo a Social Media Trends, os principais motivos das empresas usarem as Redes Sociais são:

  • Visibilidade online;
  • Interação com o público;
  • O concorrente está presente nas Redes Sociais.

Não se engane achando que fazer marketing nas Redes Sociais se resume a postar algumas vezes na semana na sua página no Facebook. A estratégia é muito mais completa do que isso e envolve planejamento, análise — são muitos dados a se considerar! — criatividade e um entendimento profundo de comunicação e linguagem para interagir de forma adequada com o seu público.

Estes conteúdos ajudarão você a entender melhor o que é Marketing nas Redes Sociais:

Beneficios do Marketing nas Redes Sociais
Parte 2

Benefícios do marketing nas Redes Sociais

Por que a sua empresa deve, afinal, investir em Redes Sociais? As razões são muitas! As empresas entrevistadas pela pesquisa Social Media Trends citam os seguintes benefícios:

  • Divulgação da marca;
  • Engajamento com a audiência;
  • Aumento de tráfego no blog/site;
  • Aumento de vendas e do número de clientes.

Além disso, quando falamos em Marketing de Conteúdo, a promoção de conteúdo é uma das etapas mais importantes do processo. De que adianta produzir materiais incríveis e de qualidade, se ninguém terá acesso a eles?

As Redes Sociais, assim, são uma maneira de garantir que seu conteúdo tenha a visibilidade que merece.

Elas são a sua principal aliada de branding e de comunicação com o seu público. Use-as com responsabilidade!

Estes conteúdos ajudarão você a entender melhor porque você deve investir em Redes Sociais:

Facebook
Parte 3

Facebook

O Facebook é, sem sombra de dúvidas, a maior rede social da atualidade. Com mais de 1 bilhão de usuários registrados, ela também é a rede social mais usada no Brasil.

Além disso, também é a mais aproveitada pelas empresas brasileiras — 97.6% dos entrevistados pela Social Media Trends afirmam usar o Facebook em sua estratégia de marketing nas Redes Sociais.

Quando falamos de marketing no Facebook, falamos principalmente das fanpages — ou páginas corporativas. Nada de usar seu perfil pessoal, hein?

O Facebook é uma rede social perfeita para criar comunidades e gerar discussões e engajamento com seu público. Ele é muito usado como uma forma de atendimento ao consumidor, por isso sempre dê muita atenção ao que seus seguidores estão falando sobre a sua marca na sua página.

O algoritmo do Facebook também deve ser considerado. Ele está sempre mudando e diminui cada vez mais o alcance orgânico das páginas. Por isso, conhecer também recursos como o Facebook Ads são essenciais para o sucesso da sua estratégia.

Esses conteúdos ajudarão você a entender melhor como fazer Marketing no Facebook:

Instagram
Parte 4

Instagram

O Instagram é uma potência! A rede social foi a que mais cresceu no Brasil em 2016 e que, segundo a pesquisa Content Trends, hoje consta como a segunda rede social mais adotada por empresas brasileiras. Com mais de 600 milhões de usuários, o Instagram hoje é responsável por impulsionar o crescimento de diversos empreendimentos.

Para fazer um marketing eficaz no Instagram, uma empresa deve ter conhecimento das seguintes questões:

  • As hashtags, que são essenciais para que seu conteúdo seja encontrado por sua audiência;
  • O Instagram Stories, uma forma de se comunicar mais diretamente com seus seguidores;
  • O engajamento, que é 10x mais alto no Instagram, se comparado ao Facebook;
  • Por fim, a qualidade do conteúdo que sua marca estará postando na rede social.

O Instagram pode ser a porta de entrada para novos clientes e defensores da sua marca. A Rede Social não pára de crescer e sua relevância para a visibilidade dos mais diversos tipos de negócios é indiscutível!

Estes conteúdos ajudarão você a entender melhor como fazer Marketing no Instagram:

Linkedin
Parte 5

Linkedin

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, acumulando cerca de 470 milhões de usuários registrados. É a terceira rede social mais utilizada pelas empresas brasileiras, perdendo posições apenas para o Facebook e para o Instagram.

O marketing no LinkedIn deve ser feito com cautela: por ser uma rede social profissional, os conteúdos que seriam bem aceitos em outras Redes Sociais nem sempre será uma boa ideia no LinkedIn.

O LinkedIn é uma rede social perfeita para recrutamento e construção do employer branding de uma marca, ou seja, a reputação da sua empresa como um bom lugar para se trabalhar.

Os grupos no LinkedIn também são ótimos locais de discussão e disseminação de conteúdo interessante! Sua empresa pode usá-los para divulgar conteúdos do seu blog e criar engajamento com os outros usuários.

É essencial que funcionários chave da empresa tenham o perfil completo e atualizado — são eles que representam o seu negócio no LinkedIn.

Além disso, o LinkedIn Pulse também vem como uma maneira de disseminar conteúdo, seja repostando conteúdos do seu blog ou criando conteúdo exclusivo para a rede. Escolha um funcionário de destaque para a postagem e mãos à obra!

O LinkedIn pode parecer limitado, mas suas funcionalidades possuem muito potencial para alavancar o processo de contratação da sua empresa e trazer mais autoridade para o seu empreendimento.

Estes conteúdos ajudarão você a entender melhor como fazer Marketing no LinkedIn:

Twitter
Parte 6

Twitter

Com 313 milhões de usuários ativos mensalmente, o Twitter transformou a maneira como nos comunicamos. Seus 140 caracteres revolucionaram a internet: todo conteúdo que passa pela rede social precisa ser objetivo. Nada de enrolação — as coisas no Twitter são direto ao ponto.

Sendo a quarta rede social mais usada por empresas brasileiras, o Twitter é um meio de comunicação e atendimento muito eficaz, sendo considerado um dos protagonistas do SAC 2.0. Você pode falar diretamente com sua audiência e interagir de uma forma muito mais rápida por lá, resolvendo dúvidas e problemas com apenas alguns tweets.

O marketing no Twitter deve ser ágil. Faça uma boa curadoria de conteúdo e seja interessante, já que a concorrência pela atenção do usuário na rede social é enorme!

Adote hashtags estratégias e participe de discussões relevantes para a sua empresa. Use uma linguagem adequada para a rede social e interaja com seus seguidores — o Twitter é uma das melhores Redes Sociais para entender bem quem é o seu público.

Tome cuidado com os horários de postagem e não faça spam. Apesar do conteúdo no Twitter ser rápido, nenhum seguidor quer ver tweets inúmeros e seguidos da sua empresa em suas timelines.

Estes conteúdos ajudarão você a entender melhor como fazer Marketing no Twitter:

Youtube
Parte 7

Youtube

O Youtube é o rei dos vídeos na internet. Com mais de um bilhão de usuários, a rede social consegue atingir mais pessoas entre 18 e 34 anos que qualquer canal de televisão a cabo dos EUA.

Para empresas que conseguem produzir conteúdo de qualidade, o Youtube é quase um pote de ouro. Afinal, a previsão é de que os conteúdos em vídeo representarão 74% de todo tráfego da internet e eles são mais eficazes em capturar a atenção do usuário para a sua mensagem.

A chave do marketing no Youtube é a qualidade. Seu conteúdo precisa ser atraente, interessante e tecnicamente bem feito — áudio, iluminação, roteiro… tudo isso é essencial quando falamos de marketing no Youtube.

Manter uma frequência de postagem de vídeos também é importante para o crescimento do canal da sua empresa na rede social.

Ao investir no Youtube, é importante que você se lembre: com tantos vídeos sendo postados todos os dias na rede social, o que sua empresa pode fazer para se destacar?

Estes conteúdos ajudarão você a entender melhor como fazer Marketing no Youtube:

Outras Redes Sociais
Parte 8

Outras Redes Sociais

Ufa! Já cobrimos as principais Redes Sociais da atualidade até aqui. Nesse momento, você pode estar se perguntando: mas e as outras Redes Sociais? Elas não são importantes?

Sim, elas são! Redes Sociais como o Snapchat, Pinterest, Google+ (e até o Whatsapp) são a base do sucesso da estratégia de marketing nas Redes Sociais de muitas empresas.

O Snapchat, por exemplo, tem cerca de 300 milhões de usuários e é extremamente popular entre o público mais jovem, já que mais de 70% da sua base de usuários tem menos de 34 anos de idade.

O Pinterest é essencial para empresas com forte apelo visual —como marcas de decoração ou roupas.

Já o Google+, apesar de não ter vingado, ainda pode ser importante para a promoção de conteúdos do seu blog.
Por fim, o Whatsapp, apesar de ser uma das Redes Sociais com mais usuários no mundo — mais de 1 bilhão! —, deve ser usado com cautela quando falamos de marketing. Nada de invadir a privacidade do usuário! Use-o como forma de atendimento e, caso for se promover por lá, fale apenas com usuários que deram permissão à sua empresa.

Estude bem cada uma dessas Redes Sociais e escolha a que se adequa mais aos objetivos do seu negócio!

Estes conteúdos ajudarão você a entender melhor como fazer Marketing em outras Redes Sociais:

Metricas
Parte 9

Métricas

A análise cuidadosa de dados é uma das partes mais importantes de qualquer estratégia de marketing nas Redes Sociais. E, nas Redes Sociais, muitas empresas acabam caindo nos dados irreais das métricas de vaidade.

As métricas de vaidade são métricas que podem parecer incríveis — como curtidas, visualizações ou número de seguidores —, mas que não demonstram o valor real da sua estratégia. Isso não significa que você não deva acompanhá-las, mas sim que sua empresa não pode se guiar por elas para definir os rumos das suas ações.

Ao invés disso, fique de olho em métricas de engajamento e conversão, que realmente demonstrarão o impacto da sua estratégia de marketing nas Redes Sociais no seu negócio.

Estes conteúdos ajudarão você a entender melhor sobre métricas em Redes Sociais:

Dicas importantes
Parte 10

Dicas importantes

Chegamos ao fim do nosso guia! Terminaremos com dicas sobre as melhores práticas para sua empresa ter sucesso.

Primeiramente, entender bem quem é o seu público é o primeiro passo para criar uma linguagem e tom de voz que se adeque bem à sua audiência. Com isso em mente, você conseguirá criar conteúdo adequado para os seus fãs e seguidores, de acordo com seus gostos e interesses.

Seja criativo! Use diversos tipos de mídia — fotos, vídeos, textos, gifs… não se limite!

Ter uma frequência adequada de postagens também é essencial. Cada empresa descobre a sua com o tempo, mas diversos estudos já foram feitos para ajudar você a descobrir a frequência e o horário ideal de postagem em cada rede social.

Por fim, sabemos que fazer tudo isso dá muito trabalho. Por isso, as ferramentas surgem para facilitar a rotina de quem gerencia canais de Redes Sociais. Existem ferramentas para postagem, monitoramento, análise… escolha a que se adequa melhor às necessidades da sua empresa!

Estes conteúdos ajudarão você a entender melhor sobre as melhores práticas em Redes Sociais: