Palavras-chave: O Guia Definitivo

Invista para a sua empresa ser encontrada

Uma pesquisa feita na internet, envolve o uso de palavras-chave.

Quando alguém quer encontrar informações sobre algum assunto, essa pessoa insere palavras-chave em uma ferramenta de busca, como o Google, e recebe em resposta uma lista com os conteúdos ordenados por ordem de relevância.

Ao mesmo tempo em que esse usuário quer utilizar as melhores palavras-chave para atender a sua demanda, existem pessoas ativamente descobrindo quais são as palavras-chave mais importantes para ajudar quem fez a busca a encontrar o negócio, no qual trabalham

Por isso, saber como funcionam as palavras-chave é um conhecimento de Marketing Digital essencial. Neste guia, vamos aprender tudo sobre elas. Boa leitura!

palavras-chave
O que é um palavra-chave?
Parte 1

O que é um palavra-chave?

As palavras-chave, ou keywords, são palavras ou frases utilizadas para descrever de forma objetiva um assunto qualquer. Quando um usuário quer expressar uma demanda em um mecanismo de busca, ele digita as palavras-chave que acredita serem relevantes para o tema.

Já o Marketing Digital utiliza essas palavras-chave como o alicerce que vai fundamentar a construção de conteúdos. O objetivo é descobrir quais são as palavras-chave que o público potencial de um negócio digitará na busca para encontrar assuntos que sejam do seu interesse. Esse trabalho faz parte do chamado SEO, o Search Engine Optimization.

Palavras-chave são sempre descritivas e diretas. Um site que aborda assuntos relacionados a economia, certamente será descrito pela palavras-chave “economia”. Os seus conteúdos mais específicos poderão ter termos mais específicos, como “desempenho da bolsa de valores brasileira”.

Descubra mais sobre as palavras-chave e como elas funcionam:

Qual a importância que as palavras-chave podem ter para o seu negócio?
Parte 2

Qual a importância que as palavras-chave podem ter para o seu negócio?

O domínio das palavras-chave que descrevem um negócio é essencial no Marketing Digital, especialmente no Inbound Marketing. Para ser descoberto pelos seus potenciais clientes, uma empresa precisa garantir que as palavras-chave certas estão sendo reforçadas nos seus conteúdos da internet.

Essas palavras-chave são utilizadas pelos mecanismos de busca para que eles compreendam do que se trata o negócio e qual o propósito daquela página. Se ela for relevante ao tema que o usuário quer pesquisar, o negócio terá visibilidade orgânica na web.

Além disso, a pesquisa pelas melhores palavras-chave para o negócio também pode revelar informações úteis sobre o público dele.

Se, por exemplo, você pesquisar e notar que as buscas relacionadas ao termo “imposto de renda” aumentam em determinadas épocas do ano, pode ser um boa oportunidade elaborar mais conteúdos nesses momentos específicos para aproveitar a demanda da procura e maximizar os acessos.

Aprenda melhor porque as palavras chave são essenciais para sua empresa:

Tipos de palavras-chave
Parte 3

Tipos de palavras-chave: Long Tail X Short Tail

No Marketing Digital é comum dividir as palavras-chave em duas categorias: Long Tail e Short Tail.

As palavras-chave Long Tail, ou de cauda longa, são geralmente frases curtas, de mais de três palavras, que atendem a uma demanda específica de busca.

Já as palavras-chave Short Tail, ou cauda curta, são expressões mais simples, normalmente formadas por uma ou duas palavras apenas, descrevendo algo de forma mais genérica.

Logo, no exemplo do site de economia, “bolsa de valores” seria um exemplo de palavra-chave Short Tail, enquanto “índice da bolsa de valores de Nova York” seria uma Long Tail.

Uma boa estratégia de Marketing Digital combina tanto as palavras-chave Long Tail quanto as Short Tail, sendo que o foco maior costuma ser nas primeiras. A razão para isso é que a concorrência enfrentada por elas nos mecanismos de buscas é menor, o que facilita um bom posicionamento.

Porém, por serem mais específicas, as palavras-chave Long Tail não atingem tantas pessoas quanto as Short Tail. Por isso, também é importante utilizar também as palavras-chave de cauda curta para alcançar os melhores resultados.

Leia mais sobre palavras-chave Long Tail e Short Tail:

Como definir as suas palavras-chave?
Parte 4

Como definir as suas palavras-chave?

Para definir as melhores palavras-chave para um conteúdo é preciso conhecer bem o seu público. No Marketing Digital, a forma mais efetiva para isso ser feito é por meio da criação da persona.

A persona é um perfil semi-fictício que ajuda a sua empresa a compreender melhor quem são os cliente e as suas respectivas necessidades. Com ela definida, você tem mais chances de produzir conteúdos valiosos e úteis para os seus leitores.

Além disso, é importante também levar em conta o Funil de Vendas. Conhecendo o estágio no qual o usuário se encontra fica mais fácil entender qual formato de conteúdo e assunto é o mais indicado para ajudá-lo.

Com tudo isso feito, a próxima etapa é definir as palavras-chave relevantes e dar início a construção dos conteúdos. Para auxiliar nesse processo, existem diversas ferramentas eficazes que podem ajudar na pesquisa de palavras-chave. Em breve, vamos falar sobre elas.

Descubra mais sobre a pesquisa de palavras-chave:

Principais ferramentas
Parte 5

Principais ferramentas

No começo da pesquisa de palavras-chave, várias hipóteses são levantadas com base na persona, no modelo do negócio e na área em que a empresa atua. Depois disso, é a hora de validar essas palavras-chave e descobrir algumas novas por meio de ferramentas de pesquisa especializadas em SEO.

A mais importante delas é o Keyword Planner do Google Adwords. Com ele, é possível descobrir ideias de palavras-chave e o volume de buscas delas. Essa ferramenta ajuda na análise do conteúdo do site e é fundamental para saber quais tópicos se conectam melhor com o seu negócio.

Para explorar mais opções de palavra-chave, existe o Google Trends. Com ele, é possível verificar tendências de busca e comportamento dos usuários, o que pode ser inspirador.

Outra ferramenta super útil é o Keywordtool.io. Ele é excelente para encontrar variações de uma mesma palavra-chave. Isso é bom porque permite dispor mais palavras-chave long tail dentro de um conteúdo e obter um alcance mais amplo.

Por fim, vale a pena citar o SEMRush, que é uma ferramenta paga de análise de palavras-chave. Ela é bem completa e permite, inclusive, ver como a concorrência está trabalhando as keywords do seu conteúdo.

Leia mais sobre as opções de ferramentas para a pesquisa de palavras-chave:

Onde usar as palavras-chave?
Parte 6

Onde usar as palavras-chave?

Para conseguir os melhores resultados com as palavras-chave, é preciso saber em quais lugares elas podem e devem ser utilizadas dentro de um conteúdo.

As Meta Descriptions são um desses locais estratégicos para as palavras-chave. Elas normalmente não são visíveis na página em si, mas sim na descrição que aparece abaixo da lista de conteúdos no Google.

Além delas, também é fundamental utilizar palavras-chave relevantes no SEO Title, que é o título do artigo na lista elaborada pela busca do Google. O SEO Title pode ser igual ou diferente do título real de um conteúdo.

As palavras-chave também podem estar na URL de um conteúdo, que é o endereço do site.

Mesmo quando o conteúdo é um texto, é interessante utilizar as palavras-chave o máximo de vezes possível ao longo do mesmo, dando foco para o primeiro parágrafo e um dos intertítulos. Porém, lembre-se do bom senso: forçar a barra pode fazer com que o conteúdo fique confuso e ruim para a experiência do usuário.

Saiba mais sobre as melhores formas de usar as palavras-chave em um conteúdo:

Como otimizar o desempenho de suas palavras-chave
Parte 7

Como otimizar o desempenho de suas palavras-chave

Descobrir as melhores palavras-chave para o seu conteúdo envolve um trabalho meticuloso. A pesquisa pelas opções que vão trazer os melhores resultados não termina nunca. Sempre é preciso encontrar mais opções, avaliar e selecionar palavras-chave mais eficazes.

Esse processo se chama otimização de palavras-chave e também faz parte do trabalho de SEO. Para aprimorar as palavras-chave da sua estratégia de Marketing Digital é preciso apreciar três quesitos básicos sobre elas: popularidade, relevância e intenção.

Quando considerar a popularidade de uma palavra-chave, lembre-se do conceito de Short Tail e Long Tail. Além de descobrir as mais usadas, que serão as mais concorridas, se aprofunde na busca pelas mais competitivas, que não serão tão populares, mas conseguirão um resultado melhor.

Sobre a relevância, sempre utilize palavras-chave que façam sentido em relação ao seu negócio. E por fim, é preciso descobrir a intenção da palavra-chave. Ela pode ser:

Navegacional – quando alguém busca “Facebook” no Google, para não digitar a URL;
Informacional – relacionada a solução de problemas, dúvidas e curiosidades do usuário;
Transacional – relativa especificamente a compras.

Conheça mais sobre a otimização de palavras-chave:

Evite as palavras-chave negativas
Parte 8

Evite as palavras-chave negativas

Para elaborar uma estratégia eficiente envolvendo palavras-chave, é preciso enxergar como funciona a jornada de compra de um cliente, através da técnicas de Marketing Digital. Nesse processo, é necessário entender que as palavras-chave importantes são aquelas que serão respondidas pela estratégia de conteúdo da empresa.

Logo, existem palavras-chave que podem ser consideradas negativas. No Google Adwords, é possível inclusive determinar os termos de pesquisa que você não quer que sejam ligados a sua campanha.

Para evitar palavras-chave negativas que possam prejudicar o desempenho do conteúdo com o público, é preciso primeiro descobrir quais são elas. Para isso, a dica é utilizar o já citado Google Keyword Planner, que facilitará a identificação de quais são elas e porque são negativas.

Depois disso, basta vasculhar o conteúdo já produzido para substituí-las por outras melhores e vetar o uso delas nas próximas produções.

Saiba mais sobre as palavras-chave negativas e como elas podem ser evitadas:

Os erros mais comuns cometidos em pesquisas de palavra-chave
Parte 9

Os erros mais comuns cometidos em pesquisas de palavra-chave

Mesmo quem já compreende como funcionam as palavras-chave, comete erros. Neste tópico, selecionamos os quatro mais comuns e como eles podem ser evitados:

Utilizar palavras-chave irrelevantes: esse deslize acontece bastante com quem está começando. Acrescentar muitas palavras-chave que não são relevantes, pode depreciar um conteúdo. Para que isso não ocorra, tenha foco;

Escolher apenas palavras-chave short tail: apesar de serem importantes, vencer a concorrência com palavras-chave short tail não é fácil. É importante investir também nas long tail;

Focar em palavras extremamente específicas: algumas vezes, pensando no conceito long tail, algumas pessoas podem ir longe demais e escolher palavras-chave muito específicas, com volume de pesquisa irrelevante. Evite-as;

Não monitorar as tendências de pesquisas: lembre-se de checar sempre se existem expressões em alta que se conectam com a estratégia de Marketing Digital do negócio e, quando descobri-las, tente usá-las.

Descubra mais sobre erros cometidos envolvendo palavras-chave:

Melhores práticas
Parte 10

Melhores práticas

Para realizar um bom trabalho com palavras-chave, a principal dica é pesquisar muito sobre o tema, conhecer as ferramentas e realizar muitos testes. O SEO é uma habilidade que é moldada pela prática constante.

Neste guia e nos links de referência, existem bastante conteúdos para uma formação teórica sobre o tema, portanto, utilize-o à vontade, mas lembre-se de colocar o conhecimento adquirido em prática.

E para finalizar, não esqueça que as práticas mais importantes para se trabalhar com palavras-chave são:

  • Pesquisar de forma constante;
  • Checar as tendências;
  • E aprender com o comportamento do usuário.

Confira mais algumas dicas para complementar seus estudos: