Home | Estágio 3

Estágio 3 - Mestre das leads

No terceiro estágio estão as empresas que já convertem leads de forma regular e escalável, tendo o funil de vendas definido, com critérios claros em cada uma de suas etapas. Além disso, é fundamental que elas utilizem automação de marketing para escalar o relacionamento e auxiliar na qualificação dos leads gerados.


Introdução

Tempo estimado:

4 - 6 meses

Time básico para cuidar das tarefas:

  • 2 - 3 pessoas, incluindo um Analista para cuidar da Automação de Marketing

Certificações relacionadas:

  • Certificação em Branding & Buzz

Pré-requisitos para chegar ao Estágio #3:

  1. Mapeamento Funil de Vendas
  2. Materiais ricos para captura de leads
  3. Landing page publicada e ativa
  4. Automação de Marketing estruturada

#1 Mapeamento Funil de Vendas

Um Funil de Vendas é o caminho pelo qual os seus potenciais clientes passam desde o primeiro contato com o seu blog, enquanto são classificados com base nas informações coletadas e interações feitas. Por isso a importância de se definir quais informações são relevantes para o seu negócio e quais respostas determinam que esse contato possui potencial para se tornar um cliente.
Sendo assim, o primeiro passo para seguir adiante rumo ao próximo estágio é definir e mapear o seu funil de vendas, com critérios claros para estabelecer o que é, para a sua empresa, um:

  • Assinante
  • Lead;
  • MQL (Marketing Qualified Lead ou Lead Qualificado).

Como a Rock faz

Materiais de apoio


#2 Materiais ricos para captura de leads

Para classificar um MQL, a sua empresa precisa obter algumas informações de seus contatos que só serão possíveis caso ele te conte. É aí que entram os materiais ricos, conteúdos mais estruturados e valiosos para a sua persona, tal como ebooks, webinars, whitepappers, dentre outros.
Quando ofertados, servem como mecanismos de troca: a sua empresa pode pedir que a pessoa preencha um formulário com algumas informações de contato para que a pessoa possa obtê-lo. Portanto, agora é hora de produzir, publicar e promover seus materiais ricos, para que você consiga qualificar suas leads e descobrir as melhores para se trabalhar.

Como a Rock faz

Materiais de apoio


#3 Landing page publicada e ativa

Com o seu material rico produzido é hora de utilizar de seu potencial para gerar suas leads. Para isso é essencial que você tenha uma landing page para que o usuário possa cadastrar seus dados em troca do conteúdo disponibilizado por você.

Uma vez que esta landing page esteja publicada e pronta para receber as informações essenciais dos seus contatos, é hora de promover e compartilhar esta página para que ela seja visualizada pela maior parte possível do seu público, aumentando o número de pessoas com potencial de conversão.

Como a Rock faz

Materiais de apoio


#4 Automação de Marketing estruturada

Com o seu funil pronto e as leads chegando, o último passo é escalar suas atividades, de modo que você consiga gerir e se relacionar com toda sua base. Contudo, isso só é possível com o uso de uma ferramenta de automação de Marketing. Sendo assim, sua missão aqui é construir o seu primeiro fluxo de nutrição, que seja capaz de educar seus contatos ao longo de sua jornada, tirando suas dúvidas e vencendo as objeções em cada etapa.

Como a Rock faz

Materiais de apoio


# Primeira MQL gerada

Parabéns, você gerou a primeira MQL!