Rock Content – San Pedro Valley

O que começou com um grupo de amigos e suas ideias mirabolantes se tornou hoje o maior núcleo de startups do país.

O San Pedro Valley ganhou destaque na mídia por contar com empresas de ascensão nacional como Meliuz, Samba Tech e nós da Rock, mas também por se tornar notícia internacionalmente.

Isso fez com que muitas pessoas soubessem que ele existe, sem saber exatamente do que se tratava. Mas nós vamos te explicar.

Como surgiu

O San Pedro Valley começou muito mais como uma brincadeira, e sem sombra de dúvidas sem saber bem onde iria parar.

Diego Gomes, um dos nossos founders, e outros hoje fundadores de empresas como Mateus Bicalho e João Pedro Resende — Hotmart —, Edmar Ferreira e Victor Peçanha — também Rock Content — se juntaram e começaram a fazer reuniões tentando entender exatamente o rumo que as suas empresas poderiam tomar, e como seria o mercado de startups em alguns anos.

Isso rendeu, em 2009, o primeiro meetup de startups de BH, que acabou agregando novas empresas que iam surgindo ao longo do tempo.

Nisso, diversas delas começaram a receber investimento, ganhar prêmios, ganhar destaque na mídia, se juntar e formar novas empresas — o que aconteceu com a própria Rock que é uma junção das extintas Everwrite e Text Corner  — e com isso eles precisavam cada vez mais se organizar como um grupo. Até que, oficialmente, o San Pedro Valley surgiu.

Porque leva esse nome

O nome surgiu como uma referência ao Vale do Silício — ou Silicon Valley — e a relação com tecnologia e inovação que as empresas de lá e daqui tem.

Como a manada dessas empresas era localizada na mesma região — embora a manada já tenha se mudado — o Bairro São Pedro foi a primeira casa de muitas das startups que compõem essa comunidade, especialmente as primeiras.

Alguns números

Hoje o San Pedro Valley é composto por mais de 300 startups, mais de 2000 profissionais e que estão espalhados por todo o Brasil, já que muitas dessas empresas cresceram e precisaram abrir novos escritórios em outros estados.

Além disso, as empresas da comunidade já arrecadaram milhões de pap… digo, ações verdes podres em investimentos para desenvolvimento e centenas de prêmios nacional e internacionalmente, como diversos Spark Awards da Microsoft, várias empresas entre as Melhores para se Trabalhar pela Love Mondays e muito outros.

Além disso, a comunidade foi eleita duas vezes a melhor comunidade de Startups do país também pelo Spark Awards.

O papel da Rock no San Pedro Valley

A Rock faz parte do San Pedro Valley antes mesmo de ser a Rock. Como os nossos founders ajudaram a fomentar esse desejo de criar uma comunidade e também de torná-la algo grande, a nossa criação e desenvolvimento se misturam com o do próprio núcleo.

E, por mais que, com o tempo, a recorrência dos encontros e os meetups tenham ficado pelo caminho, nos orgulhamos de continuar promovendo tanto a cultura quanto conhecimento através de eventos internos como o Rock, Marketing e Cerveja, MeetUp Experience Valley, sediar o Minas da TI e muitos outros que acontecem na nossa casa e são abertos para toda a comunidade.  

Além disso, os nossos Rockers criam iniciativas o tempo todo para fomentar o conhecimento e a troca de experiências entre as empresas e os profissionais da área. Temos canais como o Experience Valley e o Marketing Hackers, que ajudam a promover a cultura de ensinar e também de compartilhar informação.

E por fim, mas não menos importante, contribuímos com a comunidade através de outras duas iniciativas: a Universidade Rock Content, onde temos cursos gratuitos que hoje são pré-requisitos para capacitar os profissionais da comunidade e o Rock Jobs, um portal onde empresas e candidatos podem fazer o “match” que precisavam.

Algumas notícias

The Next Web

The Economist

Exame

The Brief

Folha

Abílio Diniz