Aprenda a criar um chatbot no Facebook Messenger para a sua empresa!

Descubra como criar chatbots para o seu Messenger e como eles podem alavancar seus resultados!

facebook messenger chatbot

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Já sonhou com um atendimento otimizado, rápido e gratuito em todas as suas redes sociais? Bem, ainda não existe suporte para todas elas, mas nas mais importantes, como o Facebook, você já pode começar a implantar!

A integração do Messenger com os Chatbots representa mais um passo na otimização da gestão de suas redes sociais, e pode ser muitíssimo vantajoso para seu negócio.

Segunda a pesquisa Social Media Trends 2017, o Facebook é a rede social mais utilizada pelas empresas (97,6%) e apresenta nota 7/10 em eficácia para ações de marketing quando comparamos com as demais. Vale a pena investir em ferramentas dessa plataforma para entrar em contato com o público.

Quer saber mais sobre essa alternativa? No texto de hoje ensinaremos o passo a passo para criar sua primeira mensagem automatizada. Confira agora!

O que é o Chatbot?

Um Chatbot, ou robô de conversação, é uma tecnologia capaz de simular diálogos com seres humanos por meio de uma série de comando pré-definidos.

No Facebook, o principal objetivo dessa ferramenta é auxiliar no processo de atendimento de seus clientes, contribuindo para a experiência do usuário e trazendo soluções cada vez mais imediatas para os problemas.

Apesar de parecer super revolucionária, essa tecnologia não é tão nova assim. Em meados de 1995 já existiam programas específicos para a conversação artificial online, a exemplo do Verbot.

Mas, e hoje em dia? Como os Chatbots vêm sendo usados na gestão de redes sociais? A empresa Motoboy.com, especializada no serviço de entrega e coleta personalizada, é um bom exemplo de como essa tecnologia pode ser incorporada ao Facebook.

Para acessar o Chatbot da Motoboy.com, basta clicar no botão de “mensagem” na página oficial da empresa, e então seguir com as opções que serão disponibilizadas na tela de chat.

facebook messenger chatbot

A palavra para iniciar a conversação aqui é “Get Started” (Começar), que pode tanto ser digitada quanto clicada na área inferior da tela. Assim que você selecionar essa alternativa, o bot será ativado e as primeiras mensagens automáticas chegarão.

facebook messenger chatbot

Nesse caso, a Motoboy.com apresentou outros dois desmembramentos do diálogo, permitindo que eu selecione a opção de “Sou Motoboy” e “Chamar motoboy”. Para o exemplo, foi selecionada a opção de chamar o motoboy, o que trouxe mais três novas linhas de conversação:

facebook messenger chatbot

Para essa alternativa o bot sugere também que acessemos o site oficial para finalizar o pedido ou contornar qualquer problema que não tenha encontrado solução.

Caso o diálogo fosse continuado, a opção de chamar um motoboy seria levada até que o pedido fosse finalizado ou cancelado.

Quanto mais sofisticado for o Chatbot, mais humanas serão as interações proporcionadas pela ferramenta, que analisará as principais palavras de suas mensagens para definir uma resposta que atenda aos critérios de sua pergunta. O caminho é oferecer conversações reais e que soem naturais a todos os clientes.

Por que considerar um Chatbot para sua empresa?

O Chatbot é uma das melhores alternativas para garantir atendimento rápido aos seus clientes, otimizando todo o processo de interação.

Por meio dele é possível acelerar a compra de produtos, reserva de mesas, quartos ou lugares, descobrir o endereço ou outras formas de contato e, principalmente, ter perguntas respondidas sem que seja necessária a intervenção de um de seus funcionários.

Seu bot pode tanto responder a perguntas pontuais, blocos de texto ou, como é bastante comum, indicar endereços para que a pessoa busque novas informações, seja na sua base de conhecimento ou em conteúdos já publicados em seu blog.

O Facebook permite também que conversações sejam iniciadas com usuários que já tenham se inscrito em sua lista de e-mails, facilitando a interação e ajudando caso você não queira ter de esperar pelo primeiro contato do cliente – mas esteja atento para as taxas cobradas por esse tipo de serviço e para não virar spam!

Passo a passo para criar o seu Chatbot

O próprio Facebook disponibiliza a documentação completa para entender melhor sobre essa tecnologia e sua incorporação ao Messenger, mas hoje ensinaremos como customizar seu próprio bot por meio do ChatFuel, um serviço gratuito e de fácil acesso.

Primeiro, acesse chatfuel.com e clique em no botão central de registro escrito “Get Started for Free”. Você será redirecionado para o Facebook, onde poderá finalizar o seu cadastro e ceder acesso ao seu nome e e-mail pessoal.

facebook messenger chatbot

Na tela seguinte, marque a primeira opção e desmarque a segunda, caso não queira receber newsletter do ChatFuel. Em seguida, pressione o botão vermelho “Ok, let me in” para seguir com o cadastro.

Na página seguinte você será convidado a fornecer permissões de acesso à sua página do Facebook. Para seguir, clique no botão vermelho “Give Permissions”. Na próxima tela você poderá tanto criar uma nova página quanto atrelar o Chatbot a uma já existente.

facebook messenger chatbot

Após a sua seleção, você será levado à dashboard do Chatbot. Aqui é possível tomar o tutorial oferecido pela própria plataforma ou navegar pela página e explorar suas funcionalidades.

Na área de menu na esquerda, selecione a primeira opção, “Build” e, em seguida, selecione “Welcome Message” na barra central.

facebook messenger chatbot

Aqui você poderá customizar a mensagem de entrada para a comunicação com sua página. Substitua o texto que aparece na área direita por algo gentil e relacionado com o clima e personalidade de sua página.

Em seguida, clique no botão inferior “+ Add Button” para adicionar opções de clique, como aquelas utilizadas na página do Motoboy.com.

facebook messenger chatbot

Preencha o botão selecionando o texto que será exibido e, em seguida, nomeando o bloco de texto que será utilizado para responder o seu cliente.

Observe que no menu central, logo abaixo de “Welcome Message”, surgirão os blocos recém-criados. Para esse tutorial, criei “Rastrear” e “Orçamento”.

Clicando no primeiro bloco criado, você terá a opção de customizar agora toda a linha de atendimento que se seguirá a partir dessa escolha.

facebook messenger chatbot

Para isso, clique em “Add card” no menu central. Ali existem as opções de galeria, texto, imagem, resposta rápida e plugin.

Para customizar um Chatbot simples, você pode focar no Text Card por enquanto.

Aqui, faça exatamente como você fez para customizar a mensagem de Welcome na sua página. Clique em Text Card, adicione o texto e clique em “Add button” para selecionar a opção que virá após a exibição do primeiro texto.

facebook messenger chatbot

Você pode sugerir um link, colocar ligação para um próximo bloco ou indicar um número de chamada de telefone.

Para o exemplo, assim que a primeira mensagem for exibida, o cliente receberá um link clicável para conferir a respeito do suposto pedido.

Logo em seguida outros dois textos serão exibidos (clique em Text card sempre que quiser adicionar novas informações para esse bloco de texto) e o cliente será convidado a enviar um e-mail para solucionar suas outras dúvidas.

Assim que terminar sua primeira configuração, clique no botão “Test Chatbot” no canto superior direito e aproveite para experimentar todas as opções de conversa.

facebook messenger chatbot

Pronto, sua primeira linha de conversa está pronta! Agora adicione a opção de contatar sua empresa pelo Messenger para facilitar o acesso do público à sua caixa de entrada.

Dedique um tempo para explorar ainda mais as possibilidades do Chatbot e, quem sabe, até integrá-lo com plug-ins feitos sob medida para seu negócio.

Lembre-se: quanto mais natural forem os seus diálogos, melhores os resultados obtidos com a ferramenta.

Curtiu? Com um Chatbot fica muito mais fácil manter a qualidade no atendimento e proporcionar a melhor experiência de consumo para seus clientes. Aproveite também para entender como fazer marketing no Facebook e torne-se um mestre nessa rede social: baixe o ebook!

ebook marketing no facebook

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.