Agendamento de posts no Instagram: saiba como fazer

Agendamento de posts no Instagram

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Com mais de 800 milhões de usuários no mundo e sendo, atualmente, a segunda rede social mais usada por marcas no Brasil, o Instagram é atualmente um dos principais canais de marketing para as empresas.

Assim como outras novidades, como os anúncios, o Instagram Insights, os links clicáveis no Stories e a reconfiguração constante de seu algoritmo, essa feature mostra como a rede está preocupada em consolidar-se em um canal de negócios para empresas e ponto de contato com seus consumidores.

O agendamento de posts é feito por meio de outros aplicativos, ou seja, é necessário que ferramentas de redes sociais disponibilizem essa funcionalidade para que seja possível fazer o agendamento.


    Qual é a importância de agendar postagens no Instagram?

    Imagine que você trabalha com Marketing Digital e, mais precisamente, é o responsável por cuidar das publicações nas redes sociais de uma série de clientes da sua agência, tudo bem?

    Você faz um estudo de palavras-chave, de temas, enfim, cria um calendário de publicação para ter o controle de tudo o que vai ser publicado dentro da conta de cada cliente e em cada rede social.

    Até aqui tudo bem, certo? Mas imagine que você precisa lembrar, diariamente, qual publicação deve ser feita em qual lugar? Ainda cuidar dos horários mais adequados? Sem contar a produção.

    O trabalho seria maior e mais difícil. Por isso, saber como agendar postagens no Instagram é um exercício fundamental para qualquer profissional que atua na rede social.

    Com a possibilidade de agendamento, você ganha muito mais tempo e praticidade para o seu dia a dia de trabalho. E o melhor é que, no final de tudo isso, a sua produtividade também aumenta.

    Quais são os benefícios de agendar postagens?

    Mas, na prática, saber como agendar postagens no Instagram oferece quais benefícios?

    Organização

    Antes de mais nada, você passa a ter todas as informações necessárias de forma mais clara e fácil de entender. A organização, portanto, se torna o benefício mais nítido do agendamento.

    Você sabe exatamente quando a publicação deve ser feita e pode tirar alguns dias específicos ao longo da sua semana para cuidar apenas disso, garantindo a eficiência do trabalho.

    Praticidade

    Já pensou se todo dia você precisasse verificar o que está sendo ou não publicado? Agendar o post garante que você faça apenas um check ao visualizar a publicação no Instagram.

    O ganho em praticidade para a sua rotina se torna muito maior, concentrando em atividades mais estratégicas para melhorar cada vez mais os resultados da sua empresa.

    Redução de erros

    Erros acontecem e fazem parte da realidade de qualquer profissional, independentemente da área ou segmento de atuação. Mas saber como agendar postagens no Instagram reduz esses erros.

    Afinal, o planejamento é feito de maneira mais estruturada, garantindo o tempo necessário para fazer as correções antes que um conteúdo seja publicado e, assim, evitando erros.

    3 ferramentas para agendar post no Instagram

    Além de todos os benefícios, a boa notícia é que existem algumas ferramentas que podem ajudar a agendar postagens no Instagram. Confira algumas opções!

    1. Planoly

    Uma das melhores ferramentas para agendamento de publicações no Instagram é a Planoly.

    Uma das melhores ferramentas para agendamento de publicações no Instagram é a Planoly, que oferece uma experiência simples para todos os usuários que querem utilizar esse recurso.

    Data, horário, linkagem, localização, hashtags, enfim, você consegue utilizar todas as funções e recursos necessários para que o agendamento contribua ainda mais para os seus resultados.

    O plano gratuito tem um limite de 30 uploads por mês, o que pode ser suficiente para entender como a plataforma funciona e negócios com fluxos menores de publicação.

    Além da versão para desktop, também oferece aplicativos para iOS e Android.

    2. PostGrain

    Postgrain: Saiba como agendar postagens e gerenciar seu Instagram através da plataforma

    Outra opção interessante para o agendamento de publicações no Instagram é PostGrain. O único ponto de atenção é o seu preço, já que não conta com um serviço gratuito.

    O benefício dessa solução é justamente conseguir fazer todo o gerenciamento de conteúdo dentro da plataforma, além do agendamento, você pode interagir com seguidores e responder mensagens.

    3. MLabs

    Saiba como utilizar a mlabs para agendar posts no Instagram
    Créditos: mLabs

    Com preços bastante acessíveis, o MLabs consegue reunir recursos relevantes para otimizar o seu dia a dia de trabalho e, ao mesmo tempo, gerar relatórios e insights valiosos para a sua equipe.

    Além do agendamento das suas publicações, você consegue fazer todas as tarefas mais relevantes na rede social, como gerenciar posts no feed, Stories ou Reels.

    O maior benefício dessa solução, porém, é conseguir ter acesso a relatórios de performance dos conteúdos, ajudando no desenvolvimento das suas estratégias de forma mais eficiente.

    A solução ainda oferece o teste gratuito da plataforma por sete dias, mas os dois planos são muito acessíveis: R$ 5,90 ao mês (Básico) ou R$ 12,90 ao mês (Profissional).

    Como agendar post do Instagram pelo Facebook

    Além de utilizar ferramentas especializadas no assunto, a integração entre Facebook e Instagram dentro do grupo Meta se tornou uma boa notícia para quem precisa lidar com esse assunto.

    Agora, é possível fazer o agendamento de posts do Instagram utilizando o Facebook. E o melhor de tudo é que o processo para fazer isso é muito simples e prático. Que tal conferir o passo a passo?

    1º passo

    A primeira etapa é muito simples, você deve acessar o Facebook e, em seguida, clicar no ícone do Creator Studio, que também pode ser acessado pelo link facebook.com/creatorstudio.

    É importante lembrar aqui que você deve entrar na sua conta do Facebook que pode ser conectada ao seu perfil do Instagram. Esse acesso precisa ser preservado para utilizar futuramente, certo?

    2º passo

    Dentro do Creator Studio, você deve acessar o ícone do Instagram no topo de página e, em seguida, selecionar a opção “Conectar sua conta”.

    Agora basta fazer o login da sua conta comercial no Instagram e, automaticamente, as duas redes sociais vão estar conectadas, permitindo que você utilize o gerenciador de publicações.

    3º passo

    Com as contas conectadas, você precisa entrar na página principal, selecionar a opção “Criar uma publicação” e, depois, marcar “Feed do Instagram”.

    Pronto, agora é só produzir o conteúdo que você deseja publicar, colocando toda a sua estratégia de Marketing de Conteúdo em prática, além de utilizar fotos e vídeos.

    Caso faça parte da sua estratégia, você pode selecionar a opção “Publicar também no Facebook”, e a postagem vai ser reproduzida também nessa rede social.

    4º passo

    Assim que acabar de editar a sua publicação, clique no ícone na seta que fica ao lado do botão “Publicar”.

    A opção “Programação” vai aparecer e basta selecionar o dia e o horário que deseja publicar aquele post no Instagram. Com isso, o botão agora vai aparecer o texto “Programação” e você deve clicar.

    Muito simples, não é mesmo? Se quiser conferir um passo a passo ainda mais completo, você pode assistir ao tutorial sobre como agendar postagens no Instagram:

    O planejamento para redes sociais é fundamental. Ter um calendário editorial, um mapa de tópicos bem elaborados e posts planejados fará toda a diferença e garante uma presença constate e com objetivo nas redes.

    Um dos maiores problemas do Instagram, para contas de marcas, era conseguir gerenciar as postagens. Agora, isso é mais prático, já que você poderá ter um calendário coordenado e programar suas postagens assim como em outras redes.

    Quer aprender ainda mais sobre o Instagram, suas funcionalidades e como você deve usar a rede? Baixe nosso ebook Marketing no Instagram!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.