78 aplicativos de fotos e obter imagens incríveis (73 são gratuitos)!

Criar imagens interessantes e que engajam é fundamental em uma estratégia de marketing. Conheça 78 aplicativos de fotos que vão te ajudar a editar suas imagens e obter resultados incríveis!

motivos para desinstalar um aplicativo

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Seja para deixar o feed do Instagram mais bonito ou para tornar os produtos da sua loja virtual mais atrativos, produzir imagens de boa qualidade é essencial.

Imagens impactam diretamente a mensagem que queremos passar. Aliás, você sabia que mais de 90% da informação enviada para nosso cérebro é visual?

Dá para ter uma dimensão de como o conteúdo visual que oferecemos deve ser tão bom quanto o que queremos obter com ele.

Mas nem sempre é possível investir em câmeras profissionais, editores de fotos e outros serviços que tornam as imagens incríveis.

Por isso, nesta lista, separei X aplicativos de fotos para celular — separando entre gratuitos e pagos — que podem ajudar a definir uma identidade visual, tornar suas imagens mais interessantes e, ainda, gerar mais engajamento para sua estratégia digital.

A maioria, além de ser totalmente grátis, está disponível para Android e iOS, e vai mostrar aplicativos de edição incríveis para amantes da fotografia!

Se você tiver mais sugestões de aplicativos deixe nos comentários para aumentarmos essa lista!

Melhores aplicativos de fotos gratuitos

1. Snapseed

Um dos melhores aplicativos para edição de fotos atualmente, oferecendo diversos efeitos e filtros que podem ser regulados para variar a intensidade.

O app é gratuito, mas efeitos adicionais podem ser comprados.

Download: iOS / Android.

2. Aviary

O Aviary é um app de fotos que permite usar vários efeitos, além da possibilidade de retoques no brilho, contraste e cores. Com ele também é possível inserir textos e decorações nas imagens.

Download: iOS / Android.

Não deixe de conferir também nossa lista com 38 aplicativos para criar vídeos totalmente gratuitos.

3. Adobe Photoshop Express

Esse é um dos aplicativos oficiais da Adobe, uma das maiores referências em edição de imagens e vídeos do mundo. Ele permite corrigir aspectos de suas fotos, além da aplicação de mais de 60 filtros previamente definidos.

O aplicativo é gratuito, mas alguns recursos só são fornecidos se você é um assinante do pacote Adobe e conecte-se com a Creative Cloud.

Download: iOS / Android.

4. Adobe Lightroom

O Lightroom fornece soluções simples de correção e edição para suas fotos.

Assim como o Photoshop Express, o aplicativo é gratuito, mas recursos adicionais exigem assinatura do pacote.

Download: iOS / Android.

5. Adobe Photoshop Mix

O Photoshop Mix fornece recursos de edição da imagem como o Photoshop Express e o Lightroom, com a vantagem de também permitir cortar, fazer montagens e adicionar textos em suas fotos.

O aplicativo é gratuito, tendo a mesma possibilidade de acesso a mais recursos se você conectar com a Creative Cloud.

Download: iOS / Android.

6. VSCO

Aplicativo de fotos perfeito para quem quer várias possibilidades de edição e ao mesmo tempo ter a facilidade dos efeitos pré-definidos.

Ele é gratuito, mas efeitos adicionais podem ser comprados.

Download: iOS / Android.

7. Instagram

Você pode estranhar ver esse aplicativo por aqui. Afinal, o Instagram é uma rede social, certo? Sim, essa é a ideia. Mas a rede permite fazer boas edições em suas fotos: explore esse potencial!

Se no início o Instagram oferecia apenas opções de filtros, hoje suas possibilidades de edição vão muito além: é possível regular a intensidade do filtro, fazer alterações na saturação, cor, brilho, contraste, dentre vários outros aspectos da imagem.

Download: iOS / Android.

E se você quer saber como ter sucesso nessa rede, conquistar seguidores e ser influente, não deixe de baixar nosso ebook Marketing no Instagram.

8. Path On

O Path On é outro app para adicionar elementos gráficos e textos à suas imagens, possibilitando uma gama de escolhas. Ele também permite melhorar a foto em alguns aspectos.

Download: iOS.

9. Perfect 365

O intuito deste aplicativo de fotos é dar um visual melhor para uma imagem de rosto. Por isso, ele informa melhorias a serem feitas em uma imagem e tem formatos pré-definidos de maquiagem (mas é legal tomar cuidado no uso desse recurso para não ficar muito artificial!).

Com ele, você pode remover olheiras, destacar cores e fazer melhorias em uma selfie, por exemplo.

Download: iOS / Android.

10. Flickr

O Flickr, como você provavelmente já sabe, é um dos maiores sites para hospedagem e compartilhamento de fotos. Muitos profissionais, inclusive, montam seus portfólios por lá.

O app da rede, além de permitir o compartilhamento e upload de fotos, também traz alguns recursos para suas fotos!

Download: iOS / Android.

11. Color Splash Photo

Fotos em preto e branco com um elemento colorido: essa é a funcionalidade do Color Splash Photo. Basta selecionar a parte desejada e o app faz o resto.

Download: iOS / Android.

12. Lidow

O Lidow se destaca pela variedade de recursos disponíveis. Ele permite mudar a orientação da foto em várias dimensões, corrigir aspectos, aplicar efeitos, fazer montagens, adicionar elementos gráficos… Ou seja, é um aplicativo que reúne muitas coisas em um único espaço.

Download: iOS / Android.

13. Google Photos

Acredito que muitas pessoas na faixa dos 23 anos se lembram do Picasa: era um programa do Google para desktop dedicado à edição de fotos. Quantas fotos do Orkut já não passaram por ali antes, hein?

Nostalgia à parte, o Google Photos é um aplicativo do Google que é uma continuidade do Picasa. Ele oferece diversos recursos de edição para as fotos e também é um aplicativo de armazenamento (apesar de ter algumas restrições de acordo com sua disponibilidade de espaço no Google Drive).

Download: iOS / Android.

14. AirBrush

O AirBrush é um dos aplicativos de edição de fotografias mais famosos. Ele tem recursos de “embelezamento”, como clareamento de dentes e correção de imperfeições.

O aplicativo é gratuito, mas alguns recursos só são disponibilizados quando comprados.

Download: iOS / Android.

15. Polarr

Com o Polarr é possível editar mais de 10 aspectos de suas imagens, além de criar e compartilhar filtros com outros usuários.

Download: iOS / Android.

16. Defqt

aplicativo de foto Defqt

O Defqt permite a edição da foto a partir de elementos e efeitos geométricos, como caleidoscópio, triângulos e reflexos.

O aplicativo é gratuito, mas alguns efeitos exigem a compra.

Download: iOS.

17. B612

Esse aplicativo é para ser usado em selfies e seu grande diferencial é permitir que a edição seja feita ao vivo, ou seja, os efeitos são aplicados enquanto você está tirando a foto. Ele tem alguns recursos de “embelezamento”, além de stickers.

Download: iOS / Android.

18. Foodie

Como o próprio nome sugere, esse aplicativo é especialmente para edição de fotos de comida! É simples: basta selecionar o alimento fotografado e aplicar o filtro correspondente, como verduras ou doces.

Ótima ideia para quem tem um negócio no ramo alimentício, certo?

Download: iOS / Android.

20. MuseCam

O MuseCam oferece recursos semi profissionais, que permitem uma edição mais manual e personalizada. Ele também conta com muitos filtros, embora apenas duas das coleções estejam disponíveis gratuitamente.

O aplicativo é gratuito, mas algumas coleções de filtros precisam ser compradas.

Download: iOS.

21. Cupslice Photo Editor

O Cupslice é um aplicativo que permite editar foto com filtros e adicionar recursos gráficos, criando imagens finais interessantes.

Download: Android.

22. Pixlr

aplicativo de foto Pixlr

O Pixlr é um aplicativo de fotos bem popular e isso com certeza se deve à sua qualidade e capacidade de reunir vários recursos em um só espaço.

Com ele, você pode fazer melhorias básicas, como equilibrar a cor e ajustar o brilho, mas também criar colagens e fazer sobreposições de imagem. Com os recursos desse app, é possível criar mais de 2 milhões de combinações de efeito para suas fotos.

Download: iOS / Android.

23. Artisto

O Artisto é um aplicativo não só para edição de fotos, mas também de vídeos: ou seja, um bônus! foi pensado para editar vídeos curtos. Basta fazer o upload da imagem e aplicar filtros. No caso do vídeo, você pode montar uma sequência de imagens.

Download: iOS / Android.

24. B&W Film Emulator

Esse é o aplicativo ideal para quem gosta de analógicas. Com ele, você consegue, além de editar suas fotos em preto e branco, simular como elas seriam em diferentes filmes fotográficos.

Download: iOS.

25. Fotor Photo Editor

O Fotor é um aplicativo intuitivo e com muitos recursos. São diversos filtros, além de permitir várias melhorias na imagem e tem recursos de melhoria da cãmera.

Download: iOS / Android.

26. PicsArt

O PicsArt é um aplicativo que oferece desde recursos de melhorias de imagem e filtros até peças gráficas e molduras, podendo ser inclusive trocadas entre os usuários.

Download: iOS / Android.

27. PhotoGrid

O PhotoGrid é o aplicativo ideal para fazer várias montagens, mas ele também oferece recusos de filtros e correções básicas.

Download: iOS / Android.

28. Ultrapop

Aplicativo para amantes de pop-art, imagens coloridas, geométricas e até mesmo psicodélicas. O Ultrapop possibilita criar artes bem diferentes.

Download: iOS / Android.

29. Camera MX

Além de ser de fácil uso, tendo uma interface amigável, o Camera MX tem ferramentas para melhorar suas fotos.

Ele também permite fazer uma captura de fotos instantes antes dela ser tirada, criando gifs.

Download: Android.

30. Lensical

Esse aplicativo permite tanto edição quanto criação de galerias. Com ele você pode usar filtros divertidos, recursos gráficos e até mesmo combinar elementos em uma só edição.

Download: iOS.

31. Retromatic

O Retromatic é um aplicativo de imagens com proposta vintagem que oferece filtros, elementos gráficos e temas que podem ser combinados entre si.

Download: iOS.

32. Candy Camera

O Candy Camera permite a edição em imagens pré-existentes ou capturadas dentro do próprio app. Dispõe de filtros, recursos de embelezamento e recursos gráficos, como adesivos.

Download: iOS / Android.

33. Google PhotoScan

Esse aplicativo vai tornar mais fácil digitalizar suas fotos para armazená-las e editá-las em seu celular.

Download: iOS / Android.

34. Prisma

O Prisma permite que você aplique filtros em suas fotos de forma que elas fiquem semelhantes à de artistas com Picasso.

Download: iOS / Android.

35. Lens Distortions

aplicativo de fotos Lens Distorsions

Esse aplicativo aplica algumas distorções à foto que trazem um resultado final interessante, acrescentando elementos harmoniosos.

Download: iOS.

36. Cymera

O Cymera é ótimo não só para editar fotos, mas para criar colagens interessantes, diferentes e que se destacam no feed.

Download: iOS / Android.

37. Deep Art Effects

Esse app também é dedicado à fornecer filtros que transformam fotos em imagens mais geométricas e com cores fortes, assemelhando-se de desenhos.

Download: iOS / Android.

38. LifeCake

O aplicativo tem o formato de storytelling e é uma ótima maneira de criar linhas do tempo e guardar memórias, mas sem compartilhá-las abertamente em redes sociais.

Download: iOS / Android.

39. Darkroom

aplicativo de foto Darkroom

O Darkroom, além de oferecer recursos básicos como corte, brilho e saturação, ainda conta com as possibilidades de ajuste de curvas, cores e tons. Ele também torna fácil acessar fotos com sua interface de fácil uso.

O aplicativo é gratuito, mas o acesso à alguns recursos exige pagamento.

Download: iOS.

40. 360 Panorama

Esse aplicativo, como nome já indica, cria fotos de panorama completo, ou seja, 360 graus. Elas se encaixam para dar uma visão holística.

Download: iOS.

41. Camera Cardboard

Com este app, além de tirar fotos 360 graus, é possível capturar o áudio e ter visão 3D das fotos. É um aplicativo voltado para a criação de fotos em Realidade Virtual.

Download: Android.

42. Alter

O Alter é um app para transformar fotos em desenhos e acrescentar vários elementos à eles.

Download: iOS.

43. PicFrame

O PicFrame é dedicado à fazer montagens de fotos. Existem vários templates que suportam quantidades diferentes de fotos e é um ótimo aplicativo para quem quer postar várias fotos ou divulgar produtos em redes sociais.

Download: iOS / Android.

44. Retrica

O Retrica tem recursos para ajuste de fotos, possui mais de 100 filtros e ainda permite que você adicione molduras e ajuste o foco.

Download: iOS / Android.

45. Magic Hour Lite

A “golden hour” (ou hora de ouro) da fotografia é como chama-se o momento em que o sol se põe ou nasce e a iluminação natural torna qualquer foto perfeita. O aplicativo informará você sobre o nascer e pôr do sol e melhores horários para sua foto, dando uma análise precisa sobre o céu do dia.

Download: iOS.

46. YouCam Perfect

O YouCam oferece recursos de melhoria, filtros e efeito, mas seu grande diferencial é oferecer efeitos em tempo real.

Download: iOS / Android.

47. Photo Wonder

Esse aplicativo permite edições, cortes, aplicação de filtros, dentre outros efeitos. Além disso, ele conta com um recurso de “Câmera mágica”, que permite aplicar os recursos em tempo real.

Download: iOS.

48. Sktchy

Como o nome sugere, o aplicativo transforma as fotos em “sketchs”, ou seja, esboços de desenhos.

Download: iOS.

49. Line Camera

O Line Camera permite que você edite suas fotos com filtros e efeitos alegres. Mas seu principal destaque são os adesivos, chamados de “Selos”. São vários selos disponíveis e ainda é possível criar alguns.

Download: iOS / Android.

50. Z Camera

O Z Camera também fornece filtros em tempo real e permite que você aplique-os para melhorar suas imagens.

Download: iOS / Android.

51. Selfie Wonder

Aplicativo para melhorar suas selfies: é possível corrigir imperfeições na pele, clarear dentes, dentre outros recursos.

Download: iOS / Android.

52. Tadaa!

Pode ser usado tanto como uma rede social como um editor de fotos: você escolhe fazer ou não login. Ele conta com vários filtros e recursos de edição.

O aplicativo é gratuito, mas alguns recursos precisam ser comprados.

Download: iOS.

53. Trigraphy

O Trigraphy transforma suas fotos em imagens artísticas, e até mesmo psicodélicas, a partir de efeitos, texturas e filtros pré-determinados.

Download: iOS.

54. Instants – Photo Edition

Assim como alguns outros aplicativos da lista, o Intants é um aplicativo de fotografia que explora um pouco da nostalgia das polaroids. Por meio dele é possível criar imagens com as típicas bordas brancas, nas quais é possível escrever legendas com diferentes fontes.

Download: IOS.

55. Lumio Cam

O Lumio se propõe a ser um aplicativo que une a tecnologia dos smartphones com as de câmeras DSLR, oferecendo uma interface similar à delas, bem como alguns recursos específicos desse tipo de câmera.

Download: Android.

56. InstaSize

O InstaSize ficou muito famoso por adaptar imagens para o formato quadrado do Instagram, mas o aplicativo oferece atualmente uma variedade de recursos muito mais ampla: filtros, colagem e facilidade de compartilhamento são apenas alguns deles.

Download: iOS / Android.

57. FotoRus

O FotoRus se auto nomeia de “all in one”, e realmente o app oferece variedade de layouts, opções de colagem, adesivos, filtros, além de recursos de beleza.

Download: iOS / Android.

58. InstaMini

Esse aplicativo permite que você selecione a câmera vintage que mais gosta e aplique o efeito vintage à ela! Além disso é possível adicionar filtros.

Download: Android.

59. BeFunky Photo Editor

O BeFunky tem uma gama de possibilidades bem variada, e oferece filtros, colagens, efeitos, opções de texto, adesivos, dentre outros recursos para serem combinados e ajustados conforme desejado.

Download: iOS / Android.

60. Beauty Plus

Aplicativo de embelezamento, que permite corrigir acnes, além da aplicação de filtros de realidade aumentada.

Download: iOS / Android.

61. Camera360

O Camera360 oferece recursos de embelezamento, filtros, adesivos e outros tipos de edição. Além disso, ele recomenda quais melhorias podem ser feitas em suas imagens.

Download: iOS / Android.

62. Square InstaPic

Esse aplicativo também ficou popular por conseguir deixar as fotos quadradas com recursos interessantes na moldura, como o efeito embaçado. Ele permite também aplicar filtros e editar o tamanho, orientação e outros recursos.

Download: iOS / Android.

63. EyeEm

aplicativo de foto eyeem

O EyeEm tem efeitos incríveis que podem ser aplicados à suas fotos em tempo real. Você pode também se integrar a rede de amantes de fotografia participando dos desafios propostos pelo app.

Download: iOS / Android.

64. Photo Studio

Um aplicativo com ótima interface e que permite aplicações variadas, desde cortes até efeitos, incluindo recursos de “embelezamento”.

Download: iOS.

65. Afterlight

O Afterlight foi um dos queridinhos de edição de fotos por muito tempo. Além de possibilitar uma edição fácil e rápida das imagens, ele também possuía efeitos de luzes e diferentes formas de moldura para as imagens.

Vale dizer que a sua versão para IOS foi atualizada e agora se chama “Afterlight 2”, entretanto, ela é paga e custa R$ 10,90.

Download: Android (grátis).

66. Camera FV-5 Lite

Outro aplicativo que simula e oferece alguns recursos de câmeras DSLR, permitido capturar imagens RAW.

Download: Android.

67. Camly

O app se destaca pelos seus adesivos diferentes e que dão um toque a mais na imagem, mas oferece recursos variados: efeitos, filtros e opções de corte são alguns exemplos.

Download: iOS / Android.

68. Nebi

O Nebi Film Photo edita sua foto a partir de 13 efeitos filmes analógicos disponibilizados no app, acrescentando ruídos e características deles.

Download: iOS / Android.

69. Tiny Planet Maker

Esse aplicativo permite que você use suas fotos panôramicas (360 graus) para criar imagens em formato circular, como pequenos planetas.

Download: Android.

70. FilterPop

Interface amigável, efeitos suaves e com um tom nostálgico são os principais destaques do FilterPop, um app que vai trazer resultados finais bem interessantes para suas imagens.

Download: iOS.

71. HDR Max

O HDR vai possibilitar você aplicar efeitos e melhorias em suas fotos, evidenciando elementos, como é a proposta deste estilo.

Download: Android.

72. Fisheye Lens Pro

O aplicativo simula o efeito fisheye nas imagens, além de disponibilizar filtros e ajustes.

Download: Android.

73. Facetune 2

Esse talvez seja um dos aplicativos de fotos mais famoso do mundo, contando com mais de 90 mil avaliações nas plataformas de aplicativos do Android e IOS.

O que tem cativado tantos fãs, é a possibilidade de fazer grandes ajustes nas imagens, principalmente em selfies, possibilitando um efeito “Photoshop” quase instantâneo.

Apesar de ser gratuito, boa parte de suas funcionalidades são pagas e os custos podem variar entre 4,00 e 189,99 reais.

Download: Android e IOS.

Melhores aplicativos de fotos pagos

74. Hipstamatic

Quer dar uma aparência old fashioned para suas fotos? O Hipstamatic permite que você tenha uma experiência similar à de uma câmera analógica, oferecendo recursos e interface voltados para essa temática.

O aplicativo é pago (R$ 10,90).

Download: iOS.

75. Cortex Cam

Esse é o aplicativo ideal para capturar fotos com movimento ou em ambientes com baixa iluminação, resultando em imagens interessantíssimas!

O aplicativo é pago (R$ 10,90).

Download: iOS / Android.

76. Camera +

Esse aplicativo permite melhorar características da imagem, aplicar filtros e texturas e ressaltar cores.

O aplicativo é pago (R$ 10,90).

Download: iOS.

77. Vintique

Quer dar um aspecto mais vintage ou até mesmo usar uma paleta mais puxada para as candy colors? O Vintique é o aplicativo certo para você.

Ele tem filtros pré-definidos com essa temática, mas também permite que você ajuste a intensidade e outros aspectos como brilho e contraste manualmente.

O aplicativo é pago (R$ 3,90).

Download: iOS.

78. Enlight

Com o Enlight é possível criar imagens diferentes, abstratas, com múltiplas combinações e opções.

O aplicativo é pago (R$ 14,90).

Download: iOS.

E aí, gostou da lista?

Fique atento! O conteúdo vai muito além da parte escrita. De fato, ele engloba muitos elementos, e o conteúdo visual é muito importante para estratégias de marketing e branding.

Um reflexo disso é como sua marca se comporta e consegue ter sucesso nas redes sociais. Se você quer aprender mais sobre como aplicar o conteúdo em cada rede social e obter resultados ótimos, não deixe de baixar nosso ebook.

kit de marketing nas redes sociais

E se você quer receber mais conteúdos como esse, não deixe de assinar nossa newsletter!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.