Como evitar fraudes no seu e-commerce

Como evitar fraudes no e-commerce

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Seja você um novo empreendedor que quer criar uma loja virtual ou um lojista com “muitos quilômetros rodados”, buscar evitar fraudes no seu e-commerce deve ser uma ação recorrente e que exige muita atenção.

Não é para menos! Afinal, sofrer com fraudes na melhor das hipóteses lhe trará um leve prejuízo, mas, em casos mais extremos, pode ser a chave da falência para uma loja virtual — ainda mais no início do negócio.

Para você não passar por essa situação, separamos alguns pontos-chave para você evitar fraudes no seu e-commerce. Então, arraste o mouse para baixo e boa leitura!

Entenda o que é uma fraude no e-commerce

Basicamente, uma fraude no e-commerce pode ocorrer em 3 situações:

  • Roubo de dados: é quando os dados utilizados pelos clientes na compra são roubados para utilizações ilegais diversas.
  • Uso de dados ilegais de terceiros: quando uma pessoa utiliza ilegalmente os dados de outra pessoa para comprar o produto.
  • Chargeback: quando é realizada a compra em um e-commerce, aprovada pela operadora de cartão e, após o envio ou entrega, o titular do cartão solicita o cancelamento de compra diretamente com o cartão.

Ter em mente esses 3 perfis de fraude em um e-commerce é muito importante, pois só assim você conseguirá entender as necessidades e planejar as ações de segurança para cada uma delas.

Tenha um certificado de segurança

O fato de os navegadores começarem a informar os usuários que as páginas que estão tentando navegar não estar com a segurança em dia não é à toa!

Essa mensagem é exibida para sites que não possuem um certificado de segurança e, portanto, não criptografam os dados preenchidos por seus usuários — principalmente dados de pagamento, como os de cartão de crédito.

Portanto, contar com um certificado de segurança em seu e-commerce é bom para sua loja (que não corre o risco de ter os dados roubados) e ainda garante mais confiança aos possíveis compradores da sua loja virtual — além de já ajudar a espantar possíveis fraudadores.

Trabalhe com sistema próprio de análise de fraude

Jamais se iluda com pedidos enormes e que fujam ao padrão que os seus compradores normalmente seguem. Esse é o primeiro — e um dos principais — indicadores de uma tentativa de compra fraudulenta em em e-commerce.

Se você optar pela utilização de meios próprios para o recebimento de pagamentos dos seus clientes, contar com um sistema próprio de análise de risco é mais do que necessário em seu negócio.

Para isso, busque a solução de análise de fraude que mais se adequa ao seu negócio — e orçamento — para te ajudar nessa missão e seja pragmático na análise. Pois qualquer solicitação de um cliente ao banco por não reconhecimento da compra é prejuízo na certa!

Considere a utilização de intermediadores de pagamento

Se a sua operação é pequena, se você não tem o conhecimento sobre como fazer uma boa análise de fraude ou você busca praticidade e não quer correr riscos de chargeback, a utilização de intermediadores de pagamento deve ser levada em extrema consideração.

Ao utilizar algum intermediador de pagamento em seu e-commerce, o mesmo fica responsável por receber os pagamentos, analisar o risco e liberar — ou não — a transação, mediante uma cobrança percentual sobre o valor da transação.

A grandes vantagens de utilizar intermediadores de pagamento são a não necessidade de contratação de uma ferramenta de análise de fraude, eliminação da tarefa de análise pontual e garantia de recebimento. Isso porque, ao aprovar uma transação, o intermediador se compromete a te repassar o valor mesmo em caso de chargeback — desde que o e-commerce tenha a devida comprovação de envio e entrega do pedido.

Tenha processos bem desenhados

Independente se a sua escolha seja por realizar a análise de fraude internamente ou utilizar intermediadores de pagamento, ter processos bem definidos auxilia no controle e padronização em seu e-commerce.

Caso opte pela análise de fraude interna, tenha atenção para:

  • escolher bem as ferramentas de apoio;
  • definir os critérios de aprovação manuais;
  • solicitar a documentação necessária para contrapor alguma solicitação de estorno do cliente junto ao banco/operadora de cartão (documentos do titular do cartão);
  • quais serão os passos executados para cancelamento de pedidos não aprovados.

Já para o uso de intermediadores, a atenção deve ser concentrada em:

  • sempre utilizar meios de transporte seguros para garantir a entrega e que emitam código de rastreamento ou comprovante de entrega;
  • informar e anexar os comprovantes de envio/entrega junto ao sistema do intermediador;
  • estar atento aos casos em que o pedido entre em “disputa”, tanto para responder em tempo hábil, quanto para ter todas as comprovações em mãos.

Capacitar as pessoas também pode evitar fraudes no seu e-commerce

Agora que você já conhece quais são e como evitar fraudes no seu e-commerce, não pode deixar de lado uma das partes mais importantes para qualquer negócio: capacitar as pessoas envolvidas no processo.

Desde o funcionário que fala diretamente com os clientes até aos responsáveis pela administração e partes burocráticas do processo, devem conhecer, dominar e entender a importância de cada parte ou tarefa realizada para evitar as fraudes.

Então, mãos à obra! Entenda qual o perfil se encaixa melhor ao seu negócio, capacite sua equipe e evite o sofrimento com perdas financeiras — e desgastes emocionais — com fraudes em seu e-commerce.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.