Por Autor Convidado

pela Rock Content.

Publicado em 14 de novembro de 2019. | Atualizado em 11 de dezembro de 2019


Entenda como a escolha da ferramenta de email marketing certa pode impactar no tráfego do seu blog!

Não muito tempo atrás, você decidiu montar o seu próprio negócio. Uma ideia que tinha em mente há vários anos, e que, por um alinhamento de esforço pessoal e circunstâncias, resolveu materializar. 

Hoje, a sua clientela não é tão vasta quanto desejaria, mas é leal e valoriza o seu conceito e produtos.

Após ter passado pelo árduo desafio de se estabelecer, você quer dar um passo em frente em termos de marketing. Sente que só assim poderá competir com as marcas consolidadas que partilham o mesmo mercado. 

Neste artigo, vamos explicar como a escolha da ferramenta de email marketing certa pode fazer a diferença no seu negócio. 

É possível que já tenha escutado amigos ou formadores de opinião pressagiando o declínio do email marketing. Na verdade, essa hipótese foi sobretudo colocada aquando do surgimento dominador das redes sociais.

Por momentos, chegou-se a pensar que, num futuro não tão distante assim, essas plataformas retirariam  espaço e influência a todos os outros media no âmbito comercial.

No entanto, isso não aconteceu. E, ainda hoje, a grande maioria dos consumidores continua a mostrar uma grande resistência perante a ideia de efetuar operações de compra via redes sociais.

Embora seja difícil de estabelecer a real taxa de conversão de plataformas como o Facebook ou o Twitter, os estudos concluem que há outros canais de comunicação bem mais eficazes. 

Vantagens em utilizar uma ferramenta de email marketing 

Está provado que o email marketing é um dos canais de comunicação mais eficazes que tem ao seu dispor.

Com um ROI potencial de 4400%, o seu relativamente baixo custo (em comparação com outros canais de comunicação) e as imensas possibilidades oferecidas em termos de alcance e brand awareness, não resta senão ponderar sobre qual a ferramenta de email marketing mais adequada para a natureza e tamanho do seu negócio.

As plataformas de email marketing viram-se obrigadas a subir a parada, de modo a se manterem dentro do jogo. Isso implicava incluir novas funcionalidades inteligentes e aplicar preços praticáveis.

O resultado desse processo de adaptação à nova realidade do marketing digital é a existência de mais e melhores serviços.

Vamos, então, abordar algumas das principais vantagens em explorar este canal de comunicação. 

Baixo custo 

O preço de aquisição de uma ferramenta de email marketing é bastante modesto, quando comparado com o investimento que é necessário fazer noutro tipo de empreendimentos de marketing.

A maioria dos aplicativos oferece não só planos básicos que lhe permitem atingir objetivos, como também a possibilidade de testar gratuitamente a plataforma durante um determinado período. 

O seu baixo custo, combinado com os excelentes resultados passíveis de serem obtidos ao nível de conversões, podem conduzi-lo a um elevado retorno sobre o investimento (ROI).

Isso é extremamente importante para todos aqueles que não têm meios ilimitados, nem gostam de ser surpreendidos com cargas orçamentais imprevistas.

Estreitamento de relações com o consumidor 

Os seus contatos gostam de saber que você faz um esforço por mantê-los atualizados. E essa realidade é aplicável tanto aos seus clientes como aos seus potenciais clientes.

A variedade de formas que essa comunicação pode assumir é enorme: newsletters, envio de promoções de duração limitada etc. Para além do mais, pode construir uma estratégia de comunicação que não se cinge unicamente a uma finalidade lucrativa e comercial.

Pode, ao invés disso, abordar tópicos na sua newsletter de teor informativo/educativo, conquanto o seu contato tenha demonstrado interesse sobre esse assunto. 

Para além disso, com umaferramenta de email marketing você pode configurar e dosear a frequência do envio para os seus contatos, com base nas suas preferências e comportamentos.

Isso diminui o risco de cancelarem a subscrição por excesso ou escassez de envio de emails. 

Personalização das relações 

O email marketing não tem que ser um canal que prima pela frieza e impessoalidade. Pelo contrário, você será tão mais eficaz quanto mais personalizada for a comunicação com os seus contatos.

E existem diversas formas de ter esse cuidado. Por exemplo, por meio da introdução de campos dinâmicos, que permitem enviar o mesmo email (mas personalizado) para a mesma lista de contatos.

Como envio de mensagens de “Parabéns” ou de agradecimento pela compra. Ou mesmo graças ao uso do nome do seu contato ao longo do email. 

personalização das relações

O alcance do email marketing 

Segundo um estudo da Radicati, em 2018, existiam3.8 biliões de contas de emails — um número que ameaça roçar os 4.2 biliões antes de 2022. 

Um número extraordinário. E, se for a pensar bem, você conhece alguém que não tenha pelo menos uma conta de email?

Hoje em dia, talvez não seja tão incomum assim alguém se desligar das redes sociais. Mas as contas de email mantêm-se. Não só isso, como as gerações mais jovens (millennials incluídos) mostram uma grande propensão para o uso do email (são um dos grupos etários que mais vezes verifica a caixa de entrada por dia). 

Por muito que você ache que tem os melhores produtos no mercado, essa hipótese só poderá ser confirmada pelo público se você conseguir melhorar a sua visibilidade. E não a qualquer custo, mas da maneira mais adequada.

Por exemplo, que proveito você retiraria de enviar o mesmo email genérico promovendo ferramentas de jardinagem a alguém que nem sequer tem um jardim?

É necessário segmentar a sua base de dados. Com a ferramenta de email marketing certa você pode alcançar isso mesmo: chegar a um maior número de pessoas, no momento certo, com as palavras certas. 

Promoção da Brand Awareness 

O segredo não passa só por fazer chegar a sua mensagem ao maior número possível de contatos. A ideia passa também por transmitir uma imagem positiva e atrativa da sua marca, de forma a que se destaque da concorrência e seja facilmente recordável. 

Quer exemplos de boas práticas de brand awareness? Gillette e Kleenex, em que os próprios nomes das marcas se confundem com os nomes dos produtos.

A Volkswagen, que construiu uma reputação de fabricante de automóveis fiáveis e acessíveis.

Ou mesmo a Nike, cujo logo é universalmente reconhecível, e que desenvolveu uma estratégia publicitária em redor do conceito da superação de desafios. 

Uma ferramenta de email marketing de qualidade permite-lhe aperfeiçoar a imagem que pretende transmitir da sua marca, refletir ao pormenor aquilo que deseja.

Sobretudo se optar por uma que lhe oferece uma enorme variedade de templates de newsletter, atrativos do ponto de vista estético, e um editor de email moderno e potente, que lhe permita adicionar e personalizar facilmente todo o tipo de conteúdo (texto, imagens, vídeos, tipografia etc.) 

Fácil mensuração de resultados 

Ao contrário do que sucede com outros canais de comunicação, medir a eficácia das suas campanhas de email marketing é uma tarefa bem fácil e acessível.

Uma excelente vantagem, visto que qualquer empreendedor gosta de ter à sua disposição dados que confirmem o sucesso das suas apostas e investimentos. 

Entre as métricas mais importantes a analisar, contam-se as seguintes: 

  • Taxa de abertura: número de emails abertos entre o total de emails enviados. Um número muito baixo de aberturas pode estar relacionado com uma má segmentação, a criação de uma linha de assunto pouco atrativa, ou mesmo com a escolha inapropriada do momento de envio;
  • CTR: número de cliques gerados por um email, entre o total de emails enviados;
  • CTOR: número de cliques gerados por um email, entre o número total de aberturas. Se um email teve uma taxa de abertura positiva, mas uma CTOR aquém do esperado, vários fatores podem estar em jogo: a componente estética do seu email pode precisar de uma melhoria; talvez os CTa’s necessitem de um novo posicionamento etc.

Testes A/B 

No email marketing não há necessidade de disparar no escuro. Antes de pôr uma campanha em prática, você tem sempre a possibilidade de testar qual das versões oferece maiores garantias de sucesso.

Essa funcionalidade dá pelo nome de split test ou teste A/B, e permite-lhe enviar campanhas com moldes diferentes para pequenas amostras da sua lista de contatos.

Após o envio, poderá verificar nas estatísticas das campanhas qual delas obteve melhores resultados, de modo a fazer a escolha mais acertada, sustentada por dados estatísticos.  

Poupança de tempo 

Uma das grandes vantagens oferecidas pelas ferramentas de email marketing na atualidade é que os seus processos automatizados permitem-lhe poupar imenso tempo.

Tempo esse que pode ser investido no planejamento da sua campanha, no âmbito estratégico e criativo, em vez de ser gasto em tarefas monótonas e repetitivas. 

Essa poupança de tempo depende da configuração de sequências automáticas. Imagine quanto tempo seria necessário para felicitar todos os seus contatos, por ocasião dos seus aniversários. Ou a infinidade de tempo e esforços implicados no envio manual de emails de boas-vindas, ou de confirmação de compra.

Tomemos como exemplo um cliente seu, que acaba de comprar um produto seu por meio do seu portal de e-commerce. Pode muito bem configurar uma sequência automatizada que compreende três passos distintos: 

1. Enviar um email de agradecimento, de modo a estreitar relações e a preparar o terreno para mais vendas no futuro. 

2. Enviar um novo email passado poucos dias, apresentando as vantagens de uma proposta de fidelização. 

3. Semanas mais tarde, enviar um novo email com um código promocional, aumentando assim a probabilidade de uma nova compra. 

Por Duarte Queiros, profissional de marketing em Mailify. Escritor e tradutor. 

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *