Emoji para Facebook

Emoji para Facebook: saiba a forma correta de como usar

Sabe aquela carinha que você coloca nas mensagens do Facebook, WhatsApp e outros aplicativos? O nome desse elemento é Emoji. Ele vem encantando usuários de vários tipos, sobretudo os que usam Emoji para Facebook!

Ter um perfil empresarial nas redes sociais não significa, obrigatoriamente, seguir uma linguagem formal e engessada. É possível e até mesmo bem-aceito que, em plataformas como o Facebook, se use Emojis para comunicar com o público.

Porém, deve-se ter cuidado para, ainda sim, passar credibilidade nos conteúdos veiculados.

Veja, em nosso post, as boas práticas e quais os Emojis que fazem mais sucesso. Acompanhe!

Afinal, o que são Emojis?

Antes de falarmos sobre as formas corretas de usá-los, precisamos deixar claro o seu significado. Muita gente acha que Emoji e Emoticon são a mesma coisa, mas isso é um erro!

O Emoticon veio primeiro. Em 1982 só era possível utilizar caracteres básicos de texto. Então, os Emoticons eram elementos simples, criados para expressar emoções humanas, como feliz =) ou triste =( .

Já no final dos anos 90 é que os Emojis deram as caras, literalmente. O recurso começou no Japão, mas não demorou para ganhar o mundo.

De tempos em tempos vemos novas atualizações e mais opções. Além das emoções humanas (Emoticons), hoje dá para representarmos com imagens os lugares, esportes, símbolos e pessoas — até o querido Papai Noel está entre as opções!

Mas por que usar os Emojis?

Certamente você já ouviu a frase de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Os Emojis provam que isso é verdade.

Uma simples carinha feliz em meio a uma mensagem composta por um conjunto extenso de palavras é capaz de agregar uma proximidade do leitor com as empresas.

Duvida? Então você precisa conhecer a pesquisa realizada pelo Dr. Ownen Churches, da Universidade Flinders, na Austrália.

Ele se dedicou para estudar como o uso dos Emojis influenciava no comportamento das pessoas e fez uma grande descoberta: nosso cérebro consegue interpretar essas imagens como rostos humanos reais!

Ou seja, quando nós incluímos um Emoji em uma mensagem, o usuário tem uma percepção mais próxima, uma conexão maior. Isso pode intensificar o que desejamos transmitir.

Por exemplo, se você deseja falar para alguém que está irritado, ao inserir o Emoji correto ao final da frase, a pessoa terá essa percepção mais clara do que simplesmente com o texto escrito.

Será que Emoji para Facebook é bem-aceito em páginas de empresas?

Estamos vivendo a era da experiência. Os consumidores se tornaram mais exigentes e querem uma comunicação mais rápida e eficiente.

Para atender essa exigência, as empresas tiveram que aderir a vários canais de interação, como aplicativos de mensagens e as redes sociais.

No entanto, o usuário não quer um contato mecanizado. Ele quer proximidade com a marca, saber com quem ele está falando.

Por isso, utilizar Emojis no Facebook de empresas é uma grande sacada! Afinal, eles conseguem dar um tom de descontração, proximidade e ainda intensificam aquilo que você deseja transmitir.

Marketing no FacebookPowered by Rock Convert

Mesmo aquelas empresas com perfil mais sério podem usufruir dessas imagens, basta saber utilizar da melhor maneira possível.

Para se ter uma ideia, empresas como Bud Light, Chevrolet e Ford já aderiram ao poder dos Emojis, criando campanhas de divulgação somente com as ilustrações.

A Ford utilizou uma estratégia bem interessante para gerar engajamento com o público. Ela lançou a campanha Ford Focus “Let’s Go”. Nela, a empresa disponibilizava Emojis e stickers exclusivos do carro.

Como resultados, a montadora relata que mais de 25 mil downloads dos Emojis foram feitos diariamente, no período de 10 dias. Além disso, a publicação nas redes sociais alcançou mais de 40 mil compartilhamentos, o que gerou um número grandioso de impressões, ultrapassando a marca de um milhão!

Se você for pensar no baixo custo dessa ação e no efeito, foi uma baita estratégia!

Quais são os números dos Emojis?

Você sabia que existe até o Dia Mundial dos Emojis? A data é comemorada em 17 de julho!

No Brasil, o Emoji que mais utilizamos é aquele da carinha feliz com olhos de coração.

Segundo dados divulgados pelo Facebook, mais de 700 milhões de Emojis são utilizados diariamente na rede social. Além disso, no Messenger, mais de 900 milhões de mensagens são trocadas por dia contendo apenas as imagens, sem qualquer texto!

Como utilizar o Emoji correto?

Então a receita para o sucesso é encher as mensagens de Emojis? Nada disso! Mais do que adicionar as imagens aos seus textos, é preciso saber escolher bem qual se encaixa corretamente e o momento certo de usá-las.

Com um simples Emoji você pode mudar totalmente o sentido da sua frase. Então, tome cuidado!

Para utilizar corretamente as imagens você precisa pensar no contexto da mensagem. Existem alguns Emojis que podem apresentar um duplo sentido ao leitor e, por isso, devem ser evitados para que não haja confusão.

Além disso, certifique-se que o seu público vai entender a mensagem utilizando as imagens. Não faz nenhum sentido criar uma campanha com símbolos que a sua audiência não tem conhecimento, certo?

Ainda, tome cuidado com o excesso de Emojis nas suas frases. Você deve usar o recurso com cautela. Criar uma mensagem com uma grande mistura de imagens e textos pode prejudicar a experiência do seu público.

Também é bastante recomendado que você não utilize o recurso quando tiver tratando uma reclamação ou crítica. Esses momentos devem ter uma seriedade maior e se você usa um Emoji, pode transparecer ao usuário que você não está levando isso a sério.

Então, como vimos ao longo deste conteúdo, utilizar os Emojis nas campanhas das empresas é uma excelente estratégia, desde que feita com planejamento e bom senso.

As imagens conseguem intensificar a comunicação e dar mais ênfase naquilo que você deseja expressar. Além disso, os Emojis podem ser úteis para humanizar a marca, aproximando o público e gerando uma comunicação mais eficiente.

Tenha atenção com os pontos que listamos, com os momentos certos e errados para se usar as imagens. Assim você conseguirá criar boas mensagens e engajar seus seguidores

Para continuar se aprofundando em Mídias Sociais confira nosso curso de Gestão de Mídias Sociais. Com esse curso da Universidade Rock Content você vai aprender o que é necessário para gerenciar uma estratégia completa de redes sociais para empresas.

universidade rock content

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo