Saiba por que é importante empreender grande desde pequeno

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Muitos micro e pequenos empreendedores falam sobre “começar com o básico”, especialmente quando você tem poucos recursos e ainda não construiu uma base de clientes mais sólida. Porém, isso também pode te levar a um comodismo, nunca saindo do status de uma microempresa. É importante quebrar essas barreiras e empreender grande desde pequeno.

Claro, é compreensível que você tenha suas dúvidas. Muitos novos empreendedores não sabem exatamente como o mundo dos negócios funciona, o que assusta essas pessoas. Por isso acabam preferindo sempre as opções mais seguras e com menor índice de retorno. Mas, ao saber por onde começar, você terá mais confiança e resultados melhores.

Quer aprender mais sobre o tema e descobrir com empreender grande desde pequeno? Então, acompanhe!

O que significa “empreender grande”?

Essa expressão é bem abrangente, na verdade. Pode se referir aos valores negociados, aos riscos que você assume, à sua confiança em seu produto, entre muitas outras coisas. Mas todas elas têm algo em comum: você deve criar metas pensando no tamanho que você deseja para sua empresa, não no que ela é hoje.

Pode ser que você não as alcance imediatamente, mas todas podem ser atingidas em seu devido tempo. Ter isso em mente quando sua empresa ainda é pequena será uma grande vantagem na hora de lidar com certas mudanças e novas exigências durante seu crescimento.

Por que isso é importante?

Como já mencionamos, ter metas pequenas é mais seguro. Então, por que você deveria empreender grande? Bem, temos dois motivos:

1.     Maximizar o seu potencial

Se você é um profissional competente, com um bom produto em suas mãos, então fazer apenas o mínimo necessário com ele é um grande desperdício do seu potencial. Pense em todo o mercado que você pode alcançar e no quanto sua empresa pode crescer! “Mirar no topo” como alguns dizem, é difícil, mas fica impossível se você não tentar.

2.     Quebrar maus hábitos

Mudar de comportamento é um passo difícil para qualquer profissional, seja ele qual for. E muitos bons empreendedores ainda ficam presos a muitos maus hábitos por não tentarem alcançar resultados mais elevados. Afinal, essas “gambiarras” ainda resolvem os problemas do dia a dia.

Porém, depois que você começa a estabelecer objetivos grandes, esses truques param de funcionar e você se vê obrigado a se adaptar. Pode ser difícil no começo, mas será também uma grande oportunidade de aprendizado e desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
 Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Dicas para empreender grande desde pequeno

Você já deve entender a importância de pensar grande no seu negócio, mas a questão ainda continua: por onde começar? Para te ajudar um pouco com isso, listamos aqui algumas dicas:

1.     Valide seu modelo de negócio

Validação é muito importante para quem está montando sua própria empresa, especialmente se o seu plano de negócio for pouco convencional. É importante inovar, mas pode ser bem difícil arcar com os riscos que isso traz.

Sendo assim, o melhor a fazer é elaborar um planejamento e tomar nota da sua estratégia de negócio. Com base nisso, faça alguns experimentos, pergunte quem estaria interessado no seu serviço, peça feedback e faça ajustes a medida que forem necessários. Isso não só vai aprimorar seu negócio como também vai te dar bem mais confiança.

2.     Aprenda mais sobre seus clientes

Conhecer seu público-alvo é fundamental para qualquer empreendedor, especialmente a medida que seu negócio se desenvolve. Entender quem eles são, quais são seus interesses e como você pode suprir suas reais demandas torna o desenvolvimento do seu negócio mais fácil.

Tenha em mente também que o público que você tem hoje não precisa ser tudo que você terá. Se outros mercados se mostrarem promissores, invista neles e marque sua presença.

3.     Formalize sua empresa

Provavelmente o maior erro de vários profissionais é ficar apenas na informalidade. Quando falamos em empreender grande desde pequeno, significa que você deve fazer com que seu negócio seja levado a sério. E isso pode ser um pouco difícil quando ele ainda não está formalizado.

Para empreender grande desde pequeno, você precisa de um CNPJ. Sem isso, muitas outras figuras importantes do mercado podem nem aceitar negociar com você.

4.     Organize e planeje suas finanças

Lidar com o dinheiro é um dos primeiros desafios de todo novo empreendedor. No começo, tudo são investimentos, compra de material e contratação de equipe, o que pode causar bastante angústia. Depois que esse dinheiro retorna, muitos impulsivamente o gastam assim que possível.

Obviamente, isso é um grande erro, pois compromete as finanças do seu negócio. Você precisa, primeiro, separar o dinheiro da empresa e o seu. E, depois, planejar as finanças anuais da empresa com todo o cuidado. Deixar esses recursos saírem de controle é uma das principais causas de mortalidade entre novas empresas.

5.     Conheça o valor do seu produto

Muitos empreendedores acabam cobrando barato pelos seus produtos como uma estratégia para atrair o público e se equiparam um pouco mais ao preço de mercado com o tempo. Outros continuam cobrando pouco por insegurança, afirmando que, sem esse diferencial, seus clientes perderiam o interesse.

É importante ter essa noção, mas você também precisa valorizar o próprio trabalho. Se um produto ou serviço é feito com alta qualidade e traz benefícios ao cliente, então você tem que precificá-lo de acordo. Afinal, seu negócio não vai crescer sem arrecadas recursos.

6.     Invista na sua imagem

A impressão que sua empresa causa é um dos principais fatores que levam ao seu crescimento. Transmitir uma imagem profissional e competente é uma das coisas que diferenciam um negócio qualquer de um empreendimento de alto nível. E, para construir essa imagem, você precisa investir em boas práticas de marketing.

Alguns profissionais têm receio de se exporem dessa forma, especialmente aqueles que não acreditam no próprio potencial. Porém, para que outras pessoas levem sua empresa a sério, você precisa apresentá-la como um negócio sério e de alto potencial.

Agora que você entende melhor a importância de empreender grande desde pequeno, é hora de aplicar essa filosofia no seu negócio! Não é por que seu início é humilde que você não deve sonhar alto.

E, agora que você sabe como empreender grande desde pequeno, se quiser mais orientação para alcançar esses objetivos, é preciso ter conhecimentos sobre marketing. Para aprendê-los, confira os cursos da Rock University.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.