Aprenda a se dar bem na Era de Ultron do Marketing Digital

Como se dar bem na Era de Ultron do Marketing Digital? Aprenda a ter sucesso com o Google para alavancar seu site na internet!

Aprenda a se dar bem na Era de Ultron do Marketing Digital 1

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Ele foi criado para salvar o mundo, as pessoas deveriam olhar para ele e ter esperança. Esperança de encontrar aquilo que precisávamos e não conhecíamos. Ele é poderoso, muitos tentaram se dar bem contra ele, criaram táticas para burlá-lo, mas ele sempre se atualiza e a cada derrota volta mais forte e adaptado aos seus adversários. Parece até que estamos falando do vilão do novo filme dos Vingadores. Mas não.

Estamos falando do Google. E ele nos surpreende a cada dia, seja com uma nova atualização, produto ou da maneira como ele tem conquistado o mundo, afinal, só nos lembramos da existência de outros buscadores assistindo ao esquecível Espetacular Homem Aranha, onde o “gênio” Peter Parker utiliza o Bing.

A Evolução de Ultron

Assim como o vilão Ultron, o Google sempre recebe aprimoramentos e atualizações que o deixam cada vez melhor, mais rápido e mais “inteligente”. Muitos já tentaram e até conseguiram se dar bem contra o Google utilizando práticas ilícitas para se beneficiar às custas do buscador. Mas ele foi aprimorado e se adaptou para acabar com a festa dos adversários. Se não foi fácil derrotar o Ultron na primeira vez, a cada retorno, parecia ainda mais impossível.

Já que a criação de Tony Stark recebe três grandes atualizações no filme, resolvi destacar três das principais sofridas pelo Google:

Panda: A atualização ocorreu em fevereiro de 2011, e afetou em 12% os resultados do buscador. O Panda foi uma atualização no algorítimo que passou a detectar sites com conteúdo fraco e superficial e passou a posicionar melhor os que possuíam conteúdo relevante.

Penguin: Essa atualização foi uma das mais fortes para derrotar os adversários do Google. A otimização no algorítimo era voltada para diminuir o rankeamento de sites que desrespeitavam as regras do Google, e que com práticas ilícitas (chamadas de black hat) manipulavam o buscador. O Penguin acabou principalmente com a troca de links artificiais para melhorar o rankeamento de sites no buscador. Uma atualização para derrubar o webspam.

Antes era mais fácil alcançar resultados utilizando de táticas como abusar das palavras-chave, fazendo esquemas de links, copiando conteúdo, usando páginas para manipular os buscadores (cloaking), entre outras técnicas. O Google Penguin veio para dificultar, e muito, a vida dos webspammers.

Hummingbird: O Hummingbird é sem dúvidas um dos grandes marcos para a história do Google. Essa atualização foi uma forma de humanizar o buscador e torná-lo muito mais inteligente, preciso e rápido. Ele agora não foca mais a sua pesquisa em palavras-chave exatas, mas na intenção de quem realiza a busca. O seu conteúdo não perderá posições se a pessoa buscar notebook em vez de laptop, porque ele sabe que você tem o que o cliente está procurando.

Depois dessa atualização não importava se você buscar “líder dos Vingadores”, “chefe dos Vingadores”, “quem é o líder Vingadores” ou até “quem comanda os Vingadores”. O Google já responderá a pesquisa com Capitão América.

Em meio a tanta evolução e poder do maior buscador do mundo, você deve estar se perguntando: o que fazer então para se dar bem nessa Era de Ultron do Marketing Digital. E, ninguém melhor para nos ensinar do que os próprios Vingadores.

Capitão América: Autoridade

Era de Ultron do Marketing Digital

Tony Stark paga tudo, projeta tudo, faz com que eles fiquem muitos mais legais, mas ainda assim, ele não é o líder. Steve Rodgers não é o mais forte e nem o mais inteligente dentre os Vingadores. O que o torna, porém, o líder da equipe? A reposta é: Autoridade.

É essa a lição que ele nos dá, as pessoas vão acreditar no seu conteúdo e vão confiar na sua marca quando você construir a sua autoridade. No primeiro filme, durante a invasão alienígena, Capitão dá uma ordem aos policiais que o ignoram. Logo na sequência, ele dá uma surra em alguns aliens e os policias, ao o verem em ação, prontamente o obedecem. Porque eles percebem que ele sabe o que está fazendo. Assim deve ser o seu site, as pessoas devem olhar para ele e pensar “eles sabem o que estão fazendo, do que estão falando”. E claro, quanto maior a autoridade, melhor o Google posicionará o seu site.

Thor: Outreach Blogging

Era de Ultron do Marketing Digital

Até ele aparecer as histórias se passavam apenas na Terra. Quando Thor aparece, traz um elemento novo aos filmes da Marvel: o desconhecido, um novo mundo, novas possibilidades e conhecimentos que os outros personagens nem sequer imaginavam. Thor é a ponte que liga os dois mundos, o que nos ensina sobre relacionamento com outros blogs, sair do nosso mundinho.

Chamada de Outreach Blogging, essa estratégia consiste em alcançar e se relacionar com outros blogs do seu nicho e descobrir como vocês podem se ajudar. Faça como o Thor e encontre bons parceiros. Isso desperta o interesse de novos públicos, afinal, será que a bilheteria de Thor seria tão boa se ele não integrasse os Vingadores?

Dentre as práticas de Outreach estão:

  • Guest post: oferecer um post para o blog do seu parceiro
  • Sponsored posts: O parceiro faz um post patrocinado por você, falando sobre temas relacionados à sua marca ou produto.
  • Construção de relacionamento: ajudar o parceiro, compartilhar o seu conteúdo, indicá-lo
  • Co-marketing: o parceiro pode contribuir em algum conteúdo, um webinar, um post, um podcast, etc.

Iron Man: Use a tecnologia a seu favor

Era de Ultron do Marketing Digital

A lição que Tony Stark nos dá pode até parecer um pouco óbvia, mas é fundamental: use a tecnologia a seu favor. Muitos fatores técnicos fazem uma enorme diferença na hora que os robôs do Ultron, digo, Google, vão posicionar o seu site. Saber utilizar corretamente HTML (título, meta description, links, imagens), a velocidade de carregamento do site, a arquitetura, o site ser responsivo, etc. São avanços que não podem ficar de fora.

Além disso, Tony Stark está sempre atualizado. Mach 1, 2, 3… cada uma recebe um upgrade e muitas são criadas para combater inimigos específicos (vide Hulk Buster). Assim como ele, esteja sempre atualizado. No dia 21 de Abril (um dia antes da estreia do filme, coincidência?) o algorítmo do Google passou a priorizar sites Mobile Friendly (responsivos ou com versão mobile) no buscador. Você pode perder posições preciosas pelo atraso de ainda não ter um site responsivo.

Hulk: A força das palavras

Era de Ultron do Marketing Digital

A lição aprendida com o incrível Hulk não poderia ser diferente. Ele é a força, impõe respeito como nenhum outro consegue fazer. Quando falamos em Marketing Digital precisamos ter essa força, principalmente no que diz respeito às palavras. Saber escolher bem suas palavras-chave podem fazer toda a diferença para o seu sucesso. Escolha aquelas que você sabe que o seu público buscará e que ele tem maior interesse. Não use palavras-chave muito curtas como “marketing de conteúdo”, mas foque na sua oferta, seja específico, como por exemplo “o que é marketing de conteúdo” ou “como fazer marketing de conteúdo”, segmentando a busca e evitando cliques de alguém que não tem interesse no seu conteúdo.

Não apenas às palavras-chave se resume a força das palavras. Escolher um bom título, fazer uma boa meta descrição, escolher uma boa URL. Tudo isso faz uma grande diferença, pois é o primeiro contato que quem realizou a busca tem com seu texto. E esses itens precisam impor respeito, para que o público veja o seu site e pense “nós temos um Hulk”.

Gavião Arqueiro: Acerte o público-alvo

Era de Ultron do Marketing Digital

O maior flecheiro do universo Marvel nos ensina a nunca errar o nosso público-alvo. Afinal, você pode estar fazendo todos os passos certos, criando um conteúdo forte, atraente e que gera bastante tráfego. Mas de nada adianta se você não está atingindo a sua persona. Não importa você ser atraente para o Pedro, que tem 28 anos está começando a sua empresa, se o seu serviço na verdade é focado no Marcelo, que tem 38 anos e já está consolidado no mercado com a sua empresa.

Portanto, conheça bem a sua persona e saiba exatamente o que ela procura, não esvazie sua aljava para acertar o alvo dos outros. Dessa maneira você não irá gerar apenas trafego, mas os converterá em leads e posteriormente, clientes.

Viúva Negra: Largue as práticas Black Hat

Era de Ultron do Marketing Digital

Natasha Romanoff conquistou o público e, apesar de não ter super-poderes, figura entre os principais integrantes dos Vingadores. A Viúva Negra, porém, tem uma marca negativa e que a persegue: o seu passado. Quando era uma espiã soviética Natasha utilizava de técnicas ilícitas, causava mal a quem a rodeava para conquistar os seus interesses, enfim, era uma vilã. Podemos ver, porém, que ela mudou, quer esquecer o seu passado e agora joga pelas regras, e isso a levou a integrar o grupo dos Maiores Heróis da Terra.

A relação que vemos com o Marketing Digital é que Natasha era uma praticante das já citadas técnicas de Black Hat. Apesar das grandes evoluções do Google, muitos ainda tentam utilizar dessas táticas para manipular o buscador e se dar bem. Essas táticas visam atingir um objetivo sem a autorização do órgão, desrespeitando as regras do Google. Alguns exemplos dessas práticas são:

  • Keyword Stuffing: Encher um conteúdo raso de palavras-chave para ganhar relevância
  • Cópia de conteúdo: Copiar conteúdo com direitos autorais e sem dar créditos
  • Cloaking Page: Mostra um conteúdo para as pessoas e outro para os motores de busca, enganando o buscador a posicioná-lo melhor.
  • Link Farms: Criação de vários sites com links mútuos, que servem para gerar mais visibilidade.

Muitas dessas táticas já foram combatidas pelo Google que sempre recebe upgrades e as punições por essas práticas podem ser pesadas. É bom conhecê-las para que você não as pratique sem saber que são ilegais aos olhos do Google. Se você faz isso, é bom que faça como Natasha e jogue essas práticas no mar do esquecimento. Por melhor que você seja, uma hora ou outra, o Ultron vai te pegar.

O que acharam das lições aprendidas com os Maiores Heróis da Terra? O que mais eles te ensinaram sobre Marketing Digital? Compartilhe o que para você é mais importante para se dar bem na Era de Ultron do Marketing Digital.

the-vision

Visão

Texto da Marvel exige um tópico pós-CTA.

O nome do personagem fala por si só. Para se dar bem na Era de Ultron é preciso ter visão. E foi ele quem se deu melhor contra o inimigo. Nenhum dos Vingadores teriam chegado a vitória se não tivessem Visão. Afinal é preciso visão para estar sempre atualizado, para entender as oportunidades que nos cercam, para ter coragem de inovar e dar algo novo para o seu público.

Para se dar bem nessa Era atual do Marketing Digital não adianta ter apenas o site mais legal, ou a palavra-chave repetida N vezes no seu texto. O que realmente importa é o seu conteúdo. É ele quem vai ditar o seu sucesso. Afinal, ninguém compra um perfume pelo frasco, ou um celular pelo design ou um livro pela capa. O que realmente importa é a visão que existe dentro de cada um deles.

 

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

André Mousinho Rock author vector
Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.