Por Raphael Pires

Publicado em 23 de janeiro de 2018. | Atualizado em 18 de março de 2020


ERP e CRM são duas soluções tecnológicas muito semelhantes, mas que têm características diferentes. Enquanto o ERP tem como foco otimizar os processos da empresa, o CRM é responsável pelo agrupamento de dados e informações que auxiliam na aquisição e retenção de clientes.

saiba das diferenças entre ERP e CRM

Todas as pessoas que trabalham no mundo corporativo com gestão de marketing, na área comercial ou atendimento precisam sempre fazer a disputa ERP x CRM. Em mercados cada vez mais concorridos, é fundamental investir em sistemas de gestão que integram, automatizam e padronizam processos de todas as áreas das empresas.

Primeiramente, é preciso entender que esses dois sistemas têm características e funções bem diferentes. Porém, no momento de organizar o processo de relacionamento com o cliente e planejar uma comunicação clara com todas as áreas da empresa, surge a dúvida de qual escolher.

Neste post, vamos fazer você entender de vez as diferenças entre ERP e CRM. Confira!

O que é ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning), que traduzido para o português significa Planejamento dos Recursos da Empresa, é uma solução tecnológica responsável por fazer a integração e a padronização de todos os processos de uma empresa, tornando a gestão empresarial mais otimizada.

Esse software de aplicação serve como uma base geral para a gestão de um negócio. Além de integrar dados e informações relevantes para o desenvolvimento da empresa, o ERP tem como foco principal tornar a gestão ainda mais eficiente.

O ERP é formado por diversos módulos de softwares e possibilita a implementação das práticas mais eficazes aos processos empresariais. Ele é capaz de agrupar um grande fluxo de informações consistente, único e contínuo, dando a oportunidade de mais otimização no negócio e menos trabalhos manuais.

Para que serve o ERP?

Um dos focos principais do ERP é diminuir custos e aumentar a otimização de todos os processos da empresa, garantindo a eficiência do negócio, de uma maneira geral. Além disso, esse sistema serve para garantir a integração e a padronização de todas as estratégias e ações internas.

Essa solução tecnológica também têm o objetivo de conectar os fluxos informacionais para que todas as áreas da empresa possam ter acesso às estratégias gerais ao mesmo tempo.

Isso faz com que o negócio se torne mais ágil, que os esforços sejam diminuídos e as chances de erros ou falhas sejam reduzidas drasticamente em todos os setores.

Quais são as suas aplicações?

Muitas empresas têm receio de adotar o ERP por terem uma percepção de que o custo inicial é muito alto. Porém, esse sistema pode ser aplicado, por exemplo, no cálculo da folha de pagamento realizado pela área de recursos humanos por causa da automatização entre os setores. Além de poupar tempo e recursos, ele ainda dispensa deslocamentos entre os setores.

Quais as vantagens?

Adotar o sistema ERP na sua empresa pode proporcionar diversas vantagens para o seu negócio, como o aumento da produtividade dos seus funcionários, a redução de custos e a automatização de processos.

Além disso, ele é capaz de fazer uma análise de dados completa, permitindo um olhar mais amplo de todo o planejamento, e auxiliar no alinhamento estratégico.

O que é CRM?

O CRM (customer relationship manager), que traduzido para o português significa Gerenciador do Relacionamento com Cliente, pode ser definido como um sistema responsável pelo agrupamento de dados e informações que auxiliam na comunicação da empresa com os prospects e com os clientes ativos. Com o desenvolvimento da tecnologia, ele passou a ser uma solução muito útil para vários negócios.

O relacionamento com os clientes sempre foi uma grande preocupação entre as empresas que estão inseridas no mercado. Além disso, sempre há a necessidade de se descobrir maneiras de encurtar o ciclo de vendas, aumentar as receitas do negócio e proporcionar um atendimento de excelência para os consumidores. Com o CRM, a organização desses processos fica mais fácil.

Para que serve o CRM?

Todas as empresas precisam de um CRM para realizar tarefas variadas e fazer planejamentos de forma mais fácil. Esse sistema serve para gerenciar informações dos clientes e armazenar dados muito importantes para todos os setores do negócio, principalmente nas áreas de marketing e vendas.

Com isso, é possível recomendar ações específicas e bem direcionadas para outros consumidores. Outra função do CRM é coletar e armazenar leads que podem vir a se tornar clientes da empresa no futuro. Esses dados garantem que a equipe comercial faça a abordagem correta nesses contatos.

Quais são as suas aplicações?

O CRM pode ser aplicado em diversas situações no dia a dia de uma agência. Por exemplo, essa solução tecnológica é capaz de organizar lembretes de follow-up, como telefonemas, envio de mercadorias e e-mail, entre outros. Além disso, ele é aplicado para tornar o fluxo de negócios e a visualização do funil de vendas ainda mais rápido.

Quais as vantagens?

O CRM é um sistema que oferece diversas vantagens para empresas de todos os segmentos. Ele é capaz de realizar a automatização do e-mail marketing, fazer a integração de serviços com a plataforma de relacionamento com o cliente, favorecer a nutrição de leads do funil de vendas e oferecer relatórios eficientes. Essas ações proporcionam uma grande vantagem competitiva.

Quando escolher entre um ERP ou CRM?

As finalidades dos sistemas ERP e CRM são bem distintas, apesar de ambos serem fundamentais para o desenvolvimento de um negócio. A utilização de um CRM é indicada para processos comerciais com o objetivo de melhorar o relacionamento com o cliente. Já o ERP é utilizado para melhorar a otimização dos processos operacionais da empresa.

Como escolher um bom sistema para sua agência?

No momento de escolher uma ferramenta de gestão para o seu negócio, é essencial ficar atento a alguns requisitos básicos. Busque saber todos os detalhes sobre a reputação do fornecedor.

Identifique as necessidades do seu empreendimento e escolha um sistema com boa funcionalidade. Preste atenção ao custo-benefício dos sistemas e opte por quem oferece um suporte adequado.

Dá para utilizar os dois sistemas ao mesmo tempo?

Para as empresas ou agências que pretendem investir para ganhar uma vantagem competitiva no mercado e se organizar internamente, é muito efetivo utilizar o ERP e CRM ao mesmo tempo. Nesse sentido, o iClips é uma ótima opção de ERP integrado a todos os setores da agência e que contém todas as ferramentas necessárias para a gestão da empresa.

É fundamental acabar com dualidade ERP x CRM e dizer que eles não podem ser utilizados juntos em um negócio. Ambos os sistemas são muito importantes para aumentar a produtividade dos setores internos e melhorar a automatização e a padronização de todos os processos.

Porém, antes de escolher a solução tecnológica ideal, é necessário que a empresa busque entender as suas principais necessidades no momento para que a ferramenta seja cada vez mais efetiva.

E aí, conseguiu entender melhor as diferenças entre ERP e CRM? Então use gratuitamente o iClips e veja como é ter um ERP integrado para toda a sua agência.

Nova call to action

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *