Como ganhar dinheiro no Instagram: um guia completo sobre o assunto!

Descobrir como ganhar dinheiro no Instagram pode ser uma ótima solução de geração de renda. Quer aprender como monetizar o seu perfil? Então leia esse post!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

6 de outubro de 2010. Era uma quarta-feira como outra qualquer quando lançaram um novo aplicativo para iPhone.

O app permitia tirar fotos, adicionar alguns filtros e compartilhar as imagens com os amigos.

Coisa simples.

Um mês depois, em novembro, os seus criadores levantaram 20 milhões de dólares em investimentos. Em dezembro, 1 milhão de pessoas já usavam a nova sensação da App Store.

Em abril de 2012, Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook havia comprado o Instagram por 1 bilhão de dólares.

A ascensão meteórica do Instagram não deixa dúvida da sua capacidade de gerar interesse, engajamento e… lucro. E muita gente está aproveitando dessa plataforma.

Quer saber como fazer parte do grupo de influenciadores digitais e como ganhar dinheiro no Instagram?

Esse guia é para você. Nele, você vai ver:

    Vamos lá?

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Por que investir no Instagram como canal de negócios

    Não foram só os resultados iniciais do Instagram que impressionaram. Os números atuais da rede mostram que ela está entre os principais canais digitais da atualidade.

    Veja por que vale (e muito) a pena investir no Instagram como ferramenta e canal de negócios:

    • mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses;
    • desse número, 500 milhões de pessoas usam o app todos os dias ao redor do globo;
    • nada menos que 400 milhões de contas usam as Stories todos os dias;
    • 80% das contas seguem pelo menos 1 empresa.

    Sabe o que esses dados provam sobre a rede?

    Primeiro, que ela está entre as principais redes sociais do mundo, a frente do Twitter e do LinkedIn, por exemplo.

    Segundo, o Instagram não é só grande em tamanho, mas tem um engajamento absurdo entre os usuários.

    Em outras palavras, as pessoas amam interagir e consumir conteúdo nessa plataforma.Já que é assim, fica claro que dá para ganhar dinheiro com o Instagram, mas será que é preciso ter uma multidão de seguidores para monetizar seu perfil?

    Ebook Instagram Stories

    Quantos seguidores são necessários para ganhar dinheiro no Instagram

    É comum colocar as expectativas lá no alto quando se fala de ter sucesso e ganhar dinheiro na internet.O mercado digital está cheio de cases de sucesso impressionantes, com números altos.

    Então, qual é a 1ª coisa que vem à mente quando se pensa em ganhar dinheiro com o Instagram?

    “Preciso de muitos seguidores.”

    Mas nem sempre é assim, o número de seguidores que você precisa vai depender mesmo é do seu segmento de mercado.

    Se você atua em uma área com poucos influenciadores, você pode se destacar mesmo sem ter um público tão grande, por outro lado, se o seu ramo estiver recheado de autoridades, as suas chances de conseguir parcerias com alguns milhares de seguidores são muito menores.

    No fim das contas, não dá para cravar um número, até porque o mundo digital muda a todo momento. O segredo é focar na qualidade — e vamos falar mais sobre isso…

    Como fazer sucesso e ganhar dinheiro no Instagram

    O tamanho da sua audiência é um fator importante, mas não é o único para determinar a sua capacidade de gerar renda pelo Instagram.

    Quais são as opções para isso?

    Vamos falar de 4 maneiras principais, mas atenção: uma não exclui a outra. Então, fique à vontade para colocar em prática todas as que quiser.

    Se decidir fazer isso, só não se esqueça de manter o foco. É melhor executar bem uma única estratégia do que atirar para todos os lados sem ter nenhum resultado.

    Confira como você pode ganhar dinheiro com o Instagram:

    Conteúdo patrocinado

    Você já viu muitas dessas postagens em seu próprio feed. Publicar posts patrocinados por marcas que desejam divulgar produtos, serviços e até iniciativas sociais é bem comum.

    Essa é uma das principais formas de monetizar um perfil, obviamente, para se qualificar a trabalhar com essas marcas, você precisa ser considerado um influenciador digital.

    Há muitas plataformas que conectam marcas a influenciadores, em algumas delas, é possível participar com apenas alguns milhares de seguidores.

    Mas lembre-se:um influenciador não é medido apenas por número de seguidores.Então, nada de comprar seguidores para se cadastrar em uma dessas plataformas.

    Divulgação de produtos como afiliado

    Outra opção para quem já tem uma audiência de tamanho razoável e bem engajada é trabalhar fazer do Instagram um canal de marketing de afiliados.

    Como isso funciona?

    Basta se tornar parceiro de empresas que vendem produtos voltados para o seu público e que se relacionem com o conteúdo que você publica.Assim, você pode continuar com seu conteúdo normalmente.

    De tempos em tempos, pode recomendar um desses produtos com seu link de afiliado, a cada venda realizada a partir do link, você recebe uma comissão.

    Perceba que, novamente, o fator mais importante não é seu número de seguidores, e sim que eles sejam engajados.

    É melhor ter 2 mil pessoas dispostas a ouvir o que você diz (e, potencialmente, comprar o que recomenda) do que 20 mil estranhos que não estão nem aí para os seus posts.

    Produtos e serviços

    Enquanto o título de influenciador digital é perseguido por muita gente, usar o Instagram para divulgar produtos e serviços ainda é a forma mais comum de ganhar dinheiro com a rede.

    Nessa opção, você não vai, necessariamente, ganhar dinheiro de forma direta com a rede, mas, se usá-la da forma certa para cultivar uma audiência sólida e ativa, verá um grande aumento nas vendas.

    O segredo para impactar o seu cliente ideal é oferecer conteúdo de qualidade, isso gera credibilidade, aumenta a sua exposição e contribui com as suas vendas.

    Se decidir usar esse método, vale a pena investir em anúncios, que aumentam o alcance da sua mensagem e podem acelerar os resultados da sua estratégia.

    Venda de fotos para bancos de imagem

    Pode levar algum tempo até que você consiga se tornar um influenciador, estabelecer credibilidade para recomendar produtos dos quais é afiliado ou fazer seu negócio decolar no Instagram.

    Nesse meio tempo, existe uma forma simples e fácil de levantar aquela grana por meio da plataforma.Sabe qual é?

    A venda de fotos para bancos de imagem.Isso porque outras marcas precisam de fotos de qualidade todos os dias para compor suas próprias estratégias de comunicação digital.

    Se você entende do assunto e capricha na qualidade das produções, por que não se cadastrar em algumas plataformas?

    Aprenda tudo sobre Redes Sociais

    Como encontrar as marcas certas e fechar parcerias lucrativas

    Trabalhar com marcas parceiras é, sem dúvida, uma forma muito lucrativa de monetizar o Instagram, mas é preciso buscar as empresas certas para formar parcerias bem-sucedidas.

    Aqui vão algumas dicas práticas para te ajudar nessa missão:

    Faça a lição de casa: crie seu media kit

    Um media kit, que explica mais sobre a sua audiência, o alcance do seu conteúdo e a sua proposta editorial, por isso essa é uma lição de casa que vale a pena fazer.

    Muitas plataformas de influenciadores exigem esse material, e as marcas verão que você é mesmo profissional e pode provar os resultados.

    Estude as marcas que se encaixam com sua proposta editorial

    Não adianta pensar que toda empresa do seu segmento daria uma boa parceria.

    Faça uma lista das marcas que parecem mais interessantes e gaste algum tempo estudando a atuação delas no Instagram.

    Separe as que têm um tom mais parecido com o seu e que poderiam apresentar um bom encaixe em termos editoriais.

    Crie uma proposta de valor e aborde a marca diretamente

    Por que esperar que as marcas venham até você?

    Isso pode levar mais tempo do que você imagina — ainda mais se o seu nicho é concorrido, sendo assim, a melhor saída é criar uma proposta de valor interessante e abordar a marca de forma direta.

    Isso pode ser feito tanto de modo formal (com a proposta de um projeto por caminhos institucionais) ou informal, por meio de um post bacana no seu blog corporativo no qual você marque a empresa na publicação, por exemplo.

    Busque agências e plataformas de influenciadores

    Ainda outra atitude proativa que vai te ajudar a ser encontrado com mais facilidade é se cadastrar em plataformas de influenciadores ou buscar parcerias com agências especializadas em marketing de influenciadores.

    Algumas das principais opções do mercado nesse sentido estão na lista abaixo.

    O cadastro é rápido e fácil, e as condições de acordo são bastante flexíveis:

    Como se credenciar ao perfil de influenciador digital

    Existem alguns cuidados básicos que todo aspirante a influenciador precisa ter antes de se credenciar e ganhar dinheiro com isso.

    Afinal, apesar das muitas promessas milagrosas, não é tão simples e rápido se tornar referência para milhares de pessoas.

    Veja o que você precisa fazer sempre para se dar bem:

    Preencha o seu perfil

    É básico, mas muita gente deixa esse passo de lado.Por isso, não seja descuidado e preencha o seu perfil de forma completa.

    Isso vai ajudar a cultivar seguidores em menos tempo e tornar mais fácil para que parceiros em potencial vejam seriedade no seu trabalho.

    Prefira qualidade em vez de quantidade

    Sabe a velha máxima “menos é mais”?Aqui ela se prova certa mais uma vez.

    Qualidade é muito mais importante do que quantidade para estabelecer autoridade no Instagram. Assim, se você não conseguir manter uma rotina diária de publicações realmente boas, publique com menor frequência, algumas vezes na semana.

    Apenas garanta que cada foto ou vídeo esteja à altura das melhores marcas.

    Seja campeão de edição

    Boa parte da qualidade mencionada acima está na sua capacidade de editar bem o material produzido.

    Celebridades como Kim Kardashian são estrelas do Instagram, mas não se engane:Houve muita edição por trás de cada foto publicada.

    Pode parecer bobagem, mas é só pensar no papel que a edição tem no processo de histórias, como livros e filmes. Sem um bom trabalho nesse sentido, toda a narrativa pode ser desperdiçada.

    Domine e use rapidamente as novidades da rede

    O Instagram não para de evoluir, e isso inclui a adição de recursos novos, como o IGTV.

    Aproveite a oportunidade que essas funcionalidades novas oferecem, aprenda a usá-las e as inclua rapidamente na sua estratégia.

    Isso pode fazer toda a diferença na monetização do seu perfil, além de deixá-lo cada vez mais confortável para explorar o app de forma completa e interagir melhor com o seu público.

    Seja consistente

    A consistência é fundamental, ninguém se torna influenciador se aparecer no Instagram de vez em quando sem anunciar.

    Para que o seu planejamento dê certo, é importante que encare a sua presença no Instagram como um empreendimento.

    Se for apenas um hobby, qualquer pretensão de monetização deve ser esquecida. até porque saber como ganhar dinheiro no Instagram é uma coisa, outra bem diferente é colocar todo esse conhecimento em prática e ver os frutos pelo trabalho realizado.

    Então, a melhor dica que podemos dar é: Não fique só na teoria; comece agora mesmo a sua estratégia!

    Ficou animado para se aprofundar no assunto depois deste guia?

    Então baixe o nosso ebook Como melhorar seus resultados orgânicos no Instagram e aprenda a ter sucesso nessa poderosa rede social!

    Como melhorar seus resultados orgânicos no Instagram ebook
    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.