Por Autor Convidado

pela Rock Content.

Publicado em 17 de setembro de 2019. | Atualizado em 9 de outubro de 2019


Hackathon é uma maratona de programação que visa resolver algum tipo de problema. Entenda como essa metodologia pode gerar resultados em sua empresa!

Hackathon é uma prática cada vez mais utilizada por empresas, principalmente aquelas que possuem alguma relação com tecnologia e inovação aberta.

Mas por que será que essa prática é tão procurada por instituições e por profissionais atualmente? E, além disso, como gerar resultados eficientes para seu projeto utilizando essa metodologia?

O que é hackathon?

Se olharmos para a etimologia da palavra, hackathon é um termo que deriva da combinação de hack (programar) e marathon (maratona). Assim, o significado primário era uma maratona de programação

Na prática, essa maratona pode durar alguns dias ou até uma semana. Envolve vários profissionais com o objetivo de encontrar soluções e gerar insights sobre problemas que um projeto, produto ou empresa precisa resolver. 

Porém, ao longo do tempo, outras áreas também foram aderindo a essa prática e o hackathon deixou de ser uma maratona voltada apenas para programadores e passou a ser um evento que reúne vários profissionais envolvidos na descoberta de uma nova solução para um determinado problema. 

O primeiro evento denominado assim que se tem notícia aconteceu em 1999, nos Estados Unidos, quando um grupo de desenvolvedores se reuniu para resolver problemas de códigos em um sistema da OpenBSD. Ao longo da década seguinte, várias outras empresas utilizaram essa prática para desenvolver softwares e soluções tecnológicas. 

Nos últimos anos, o hackathon começou a fazer parte da rotina de algumas das principais organizações mundiais, como Google e Facebook.

Esse fato ajudou a popularizar a metodologia e fazer que seja uma das principais alternativas quando é necessário encontrar a solução para um problema que envolve vários profissionais. 

Quais são as vantagens de realizar um hackathon em minha empresa?

A rotina das empresas exige que soluções sejam encontradas rapidamente para amenizar problemas e fortalecer a participação do mercado. Portanto, um evento que tem como objetivo encontrar novos caminhos, sempre gera benefícios. 

Porém, podemos destacar outras vantagens de um hackathon. Confira a seguir!

Fomento à inovação 

Um dos maiores desafios de boa parte das organizações é criar uma cultura de inovação e incentivar a criação e o desenvolvimento de novas ideias e soluções. 

O hackathon é um dos melhores meios para fomentar o ambiente de inovação, pois ele coloca profissionais e conhecimentos disponíveis para os participantes. Normalmente, esse resultado é alcançado por meio da utilização de tecnologias e novos aprendizados para a resolução dos problemas. 

Fonte de aprendizado

Um hackathon é uma grande fonte de aprendizado para todos os envolvidos. As trocas e os resultados se transformam em formas de conhecimento para todo o time. Durante o evento, algumas técnicas e metodologias são utilizadas para chegar ao resultado, isso permite o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas entre seus participantes.

Os principais exemplos são a construção de um MVP e a utilização de princípios de Design Thinking. Esses são dois conhecimentos muito utilizados durante um evento assim e os profissionais podem facilmente adotar para várias rotinas diárias. Além disso, é importante para o estímulo à criatividade dos participantes. 

Aceleração de ideias 

Hackathons são momentos para que as ideias possam ser trabalhadas e transformadas em projetos que realmente vão impactar as empresas. Alguns insights de grandes produtos e serviços inovadores nasceram nestes eventos e foram acelerados por conta do debate e pela aceleração proporcionada durante um hackathon. 

Implementação de projetos 

Alguns projetos que estão guardados na gaveta também recebem incentivo e conseguem ser implantados durante essas maratonas. Além de ser um ótimo ambiente para a criação de novas soluções, é a oportunidade para que processos sejam otimizados e implementados por meio da cocriação e ajustes pontuais em suas estruturas. 

Trabalho em equipe 

Um dos princípios básicos de um hackathon é o trabalho em equipe. Como atualmente as entregas estão cada vez mais multidisciplinares, atuar em conjunto com outros profissionais faz que o resultado tenha mais chance de ser relevante para o objetivo e para a solução do problema. 

Como organizar um hackathon?

Agora que já falamos sobre as vantagens de realizar um hackathon, e os principais resultados que as empresas podem atingir com este evento, vamos deixar 4 passos básicos para você começar a planejar um evento assim em sua organização. 

1. Estimule a criação das equipes 

O primeiro passo é pensar na estruturação das equipes e em como os profissionais irão se agrupar para participarem do hackathon. Em algumas situações, os squads são definidos de acordo com as regras do evento. Para que o objetivo seja algo realmente inovador, é importante que aconteça um incentivo para que pessoas diferentes trabalhem em conjunto.

Porém, uma boa dica é deixar que os envolvidos consigam se dividir e construir as suas equipes. Algumas empresas permitem que os colaboradores convidem profissionais externos para serem tutores e orientarem as ações de cada time. 

2. Encontre uma data e espaço local adequado

Como falamos, normalmente, os hackathons acontecem em curtos períodos de tempo. O mais comum é que sejam realizados em apenas um dia ou dois. Portanto, é preciso encontrar uma data que favoreça a participação do maior número de profissionais possível. 

Além disso, o local também é muito importante. Nesse momento, procure um ambiente que estimule a criatividade e que permita que as pessoas consigam trabalhar em equipe. 

3. Estabeleça os objetivos do hackathon

Feito isso, é chegado a hora de definir os objetivos da maratona. Como cada empresa possui uma necessidade diferente. É preciso determinar um norte para que as equipes consigam criar seus projetos sobre essa demanda. 

Se a sua empresa está precisando desenvolver um projeto para solucionar um problema do produto, coloque esta questão como foco e faça que os profissionais consigam desenvolver suas ideias.  

4. Acompanhe os resultados

Por fim, o último passo para organizar um hackathon é estruturar a forma como serão acompanhados os projetos, principalmente aqueles que se destacarem e apresentarem condições de serem utilizados para gerar valor para o negócio.

É importante que a organização como um todo entenda a origem do projeto e os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento acompanhem o andamento das suas ideias também. 

Além disso, as outras equipes e os profissionais da empresa também podem participar. Principalmente a gestão da empresa deve se envolver e contribuir para que a ideia possa realmente ser colocada em prática. 

Hackathon é uma das diversas estratégias de inovação aberta para implementar dentro de uma empresa. Hoje, grandes corporações estão apostando em aceleradora de startups para ter resultados rápidos e eficientes. Entenda o que é uma aceleradora de startup e como ela pode ajudar a gerar resultados!

Conteúdo produzido pela Liga Ventures!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *