Conheça a história da Internet, sua finalidade e qual o cenário atual

Conhecer a história da Internet é tão útil quanto fascinante. Neste artigo, você descobrirá os principais acontecimentos que marcaram o nascimento da mais importante revolução tecnológica do mundo nos últimos 40 anos.

história da internet

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A Internet é, sem dúvida, uma das maiores invenções do século XX. Desde que surgiu, abriu as portas para novos desenvolvimentos tecnológicos que continuam avançando até hoje, transformando o modo como vivemos e nos relacionamos.

Atualmente, viver sem a Internet é simplesmente impensável.

Por esse motivo, decidimos percorrer a linha do tempo da história da Internet, explorando suas origens e passando pelos momentos principais de sua evolução para entender seus efeitos no mundo globalizado e na transformação digital que marca o século XXI.

Nesse post você verá:

Boa leitura!

A origem da Internet

Há 40 anos, enquanto os principais meios de comunicação eram o telégrafo e o telefone, os computadores eram grandes máquinas que realizavam cálculos e armazenavam informações. De forma geral, seu uso tinha fins exclusivamente científicos e governamentais.

Então, como foi que chegamos à chamada Era da Informação, na qual a tecnologia invade todos os aspectos de nossas vidas? Se quisermos encontrar uma resposta para essa pergunta, precisamos retroceder na história da Internet.

Em 1957, os Estados Unidos e a União Soviética protagonizavam a Guerra Fria, um embate em termos ideológicos, econômicos, políticos, militares e, é claro, tecnológicos.

Devido ao conflito, os Estados Unidos estavam interessados em encontrar uma maneira de proteger suas informações e comunicações no caso de um ataque nuclear soviético. As inovações que tentaram resolver esse problema levaram ao que conhecemos hoje como Internet.

Primeiros conceitos e propósitos da Internet

Agora, falaremos sobre os primeiros acontecimentos que deram início à Internet:

DARPA

Em 1958, um ano após o lançamento do primeiro satélite artificial da história, o Sputnik 1, pela URSS, os EUA criaram a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency,ou Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, em português).

A DARPA é fundamental na história da Internet, uma vez que foi responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para fins defensivos e militares, entre elas, a rede de computadores.

Teoria de comutação de pacotes e rede galáctica

Em 1961, Leonard Kleinrock apresentou sua teoria de comutação de pacotesem sua tese de doutorado no MIT.

Ele alegava que dois servidores poderiam se comunicar para enviar e receber informações transportadas por pacotes por meio de uma rede de nós.

Esses pacotes podiam seguir caminhos diferentes, dependendo da saturação da rede, e ser refeitos na chegada ao destino.

Já em 1962, J. C. R Licklider, chefe da DARPA e pioneiro da Internet, descreveu o conceito de uma rede galáctica para acessar rapidamente dados de qualquer lugar do mundo.

De forma independente, Paul Baran trabalhou na comutação de pacotes na RAND Corporation. Em 1962, ele apresentou um sistema de comunicações que, por meio de computadores conectados a uma rede descentralizada, era imune a ataques externos, já que, se um ou mais nós fossem destruídos, os outros poderiam continuar funcionando.

O objetivo havia sido cumprido! Se essa tecnologia fosse desenvolvida em larga escala, as informações dos EUA estariam protegidas, pois poderiam ser consultadas em qualquer computador.

Rede de longa distância (WAN)

O grande avanço na história da Internet ocorreu em 1965, quando Lawrence G. Roberts, em Massachusetts, e Thomas Merrill, na Califórnia, conectaram um computador TX2 a um Q-32 por uma linha telefônica comutada de baixa velocidade.

O experimento foi um sucesso e é marcado como o acontecimento que criou a primeira WAN (Wide Area Network) da história.

ARPANET

A história da Internet continuou em 1966, quandoRoberts entrou na DARPA e criou o plano da ARPANET para desenvolver a primeira rede de comutação de pacotes junto a Robert Kahn e Howard Frank.

Embora o primeiro protótipo de uma rede comutada por pacotes descentralizada já tivesse sido projetado pelo Laboratório Nacional de Física (NPL) do Reino Unido em 1968, ganharia visibilidade somente em 1969, quando um computador da Universidade da Califórnia (UCLA) se conectou com sucesso a outro do Stanford Research Institute (SRI).

A conexão por nós foi tão bem-sucedida que, meses depois, quatro universidades americanas já estavam interconectadas. Assim nasceu a ARPANET!

Nascimento do NCP e do e-mail

Em 1970, a ARPANET estava consolidada com centenas de computadores conectados.

S. Crocker e sua equipe do Network Working Group estabeleceram o protocolo de controle chamado Network Control Protocol (NCP), que permitia o desenvolvimento de aplicativos a partir dos computadores conectados à ARPANET.

Foi assim que, em 1972, Ray Tomlinson criou o software básico de e-mail, que se tornou o aplicativo mais importante da década e mudou a natureza da comunicação e colaboração entre as pessoas.

Seu impacto foi tão grande que a ARPANET se afastou gradativamente do uso militar, aproximando-se do uso científico na disseminação de informações. Por esse motivo, em 1974, mais de 50 universidades americanas estavam conectadas à ARPANET.

Transição da ARPANET para o TCP/IP

Apesar de seu sucesso, o protocolo NCP não era suficiente para se comunicar com redes ou máquinas fora da ARPANET, como redes de pacotes por rádio ou satélite.

Por isso, em 1974 Robert Kahn e Vinton Cerf desenvolveram uma nova versão do protocolo que respondia a um ambiente de rede de arquitetura aberta. Esse novo protocolo foi chamado de TCP/IP.

O protocolo TCP/IP, mais do que agir como um controlador, facilitava a comunicação entre redes sem a necessidade de que estas fizessem alterações em sua interface. Além disso, garantia que nenhum pacote de informações fosse perdido e verificava se eles chegavam na ordem em que haviam sido enviados.

No início dos anos 80, mais precisamente em 1983, a ARPANET mudou o protocolo NCP para o novo TCP/IP. O IP havia se tornado o serviço portador da Infraestrutura de Informação Global.

Em 1985, a Internet já estava consolidada como a principal rede de comunicação com alcance global.

Nascimento da World Wide Web

Mas o avanço não parou por aí. Em 1989, Tim Berners-Lee desenvolveu aWorld Wide Webpara facilitar o trabalho colaborativo no CERN.

Basicamente, a WWW funciona como um sistema de distribuição de documentos de hipertexto (HTTP) interconectados e acessíveis por meio de um navegador web conectado à Internet.

O sistema se tornou tão popular no CERN que, em 1991, foi aberto ao público externo. Isso foi possível graças à criação do navegador Mosaic em 1993. De fato, sua recepção foi tão rápida que em 1997 havia mais de 200 mil sites.

Separamos estes artigos que também podem ser do seu interesse:

Comércio na Internet

Você percebeu que as primeiras redes de computadores estavam restritas a um público de cientistas, engenheiros e funcionários do governo? Bem, essa situação não duraria por muito mais tempo.

Com o advento do TCP/IP, redes individuais, educacionais e comerciais começaram a ter acesso à comunicação quase imediata e às informações disponíveis oferecidas pela Internet. A conectividade deixou de ser exclusiva e se tornou disponível para todos graças à WWW.

Assim, a Internet passou a fazer parte de todos os âmbitos da sociedade, incluindo as atividades comerciais, uma vez que consegue satisfazer necessidades e encontrar formas mais adequadas de executar processos, por exemplo, por meio de plataformas digitais.

De fato, o comércio na Internet levou ao desenvolvimento de serviços de rede privada com TCP/IP, o que causou, entre outras coisas, o surgimento da educação virtual e do comércio eletrônico, a transição do Marketing tradicional para o Marketing Digital e a chegada da transformação digital.

Cenário atual da Internet

A Internet mudou radicalmente desde a sua origem. Já não se trata mais de um espaço onde e-mails são trocados e informações são armazenadas.

Agora, ela está em todos os objetos e lugares em que oferece valor, como nos mostra o surgimento da Internet das Coisas.

Google

Após a criação da WWW, o lançamento do Google em 1997 foi um novo ponto de virada na história da Internet. A empresa levou essa rede para um amplo público, oferecendo um navegador amigável.

Hoje, o Google funciona como navegador e mecanismo de busca, conta com quase um bilhão de páginas indexadas e oferece fácil acesso às informações graças aos seus algoritmos.

Redes sociais

As redes sociais também foram, assim como o Google, um grande acontecimento. Embora não tenha sido o primeiro, o Facebook é o caso mais bem-sucedido de aplicação da Internet como meio de comunicação e informação, fornecendo acesso às notícias e permitindo que as pessoas se comuniquem em tempo real.

O YouTube marcou outro antes e depois na história da Internet, mostrando que ela também serve como meio de entretenimento, eventualmente substituindo a mídia tradicional, como televisão ou rádio.

Com a chegada massiva de usuários à Internet, as empresas perceberam o enorme potencial de impactar o seu público por meio desses canais. É por isso que hoje é impossível falar de Internet sem publicidade e técnicas de SEO.

Internet 2.0

A Internet desencadeou a Quarta Revolução Industrial, levando o mundo a se estabelecer na Era da Informação.

Inclusive, a Internet 2.0 já está sendo tratada como uma nova etapa que permite que os usuários deixem de ser apenas espectadores e passem a interagir e colaborar entre si como criadores de conteúdo.

A Internet 2.0 é uma tendência baseada em desenhar sites centrados no usuário e que facilitem o compartilhamento e a troca de informações.

A linha do tempo da história da Internet é formada por evoluções e méritos compartilhados que levaram a humanidade a transformar seu estilo de vida e mudar para sempre seus hábitos e processos.

Agora que você conhece a história da Internet, por que não continua essa jornada e aprende a tirar proveito da transformação digital?

Faça o download do nosso ebook completo e gratuito sobre o assunto e conheça seus principais aspectos.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.