Você sabe como funciona a hospedagem cloud? Trata-se de um tipo de hospedagem que utiliza a computação em nuvem ou cloud computing para disponibilizar aplicações ou sites para serem acessados por meio da internet.
Na prática, é um conjunto de servidores, que podem ou não estar no mesmo ambiente, e que são divididos em diversos servidores virtuais e alocados dinamicamente, conforme a necessidade de utilização.
Nos modelos tradicionais de hospedagem o site é vinculado a um servidor principal. Já no ambiente cloud o site ou a aplicação faz o acesso a um cluster, que utiliza um conjunto de servidores.
Essa característica proporciona uma série de benefícios, como escalabilidade, maior capacidade de processamento e muito mais.
Neste post, mostramos a você:
- O que é hospedagem cloud?
- Quais as vantagens de hospedar na nuvem?
- Quais são os melhores hospedeiros cloud?
Quer saber como funciona esse tipo de hospedagem? Continue a leitura!
O que é hospedagem cloud?
A hospedagem cloud oferece características como alta disponibilidade e escalabilidade. Para isso, utiliza servidores virtuais que são responsáveis por fazer o balanceamento de cargas de trabalho.
Portanto, quando um servidor está sobrecarregado, consegue distribuir o processamento entre os outros servidores virtuais.
Dessa forma, caso ocorra algum problema físico com alguma máquina, o site continua disponível, o que permite oferecer um serviço extremamente confiável.
O serviço de hospedagem é contratado sob demanda, o que significa que a capacidade do ambiente pode ser adequada conforme a necessidade de utilização do site.
Quais as vantagens de hospedar na nuvem?
Com a transformação digital, há uma grande procura por tecnologias que possam atender às necessidades de manter um ambiente com alta disponibilidade. A hospedagem em nuvem oferece uma série de benefícios que atendem a essa exigência, confira os principais a seguir.
Escalabilidade
A escalabilidade é a capacidade que o ambiente tem de aumentar ou diminuir recursos computacionais conforme a necessidade de utilização. Existem situações em que um site requer uma maior utilização de recursos, como mais espaço em disco, mais recursos de rede etc. Um exemplo é durante períodos de grande movimento, como a Black Friday.
Com a hospedagem em nuvem esse aumento de recursos é feito automaticamente. Assim, quando o sistema percebe uma maior requisição de processamento, faz a liberação automática conforme a necessidade de utilização. Além disso, quando o processamento volta ao padrão normal, o ambiente também é reduzido ao seu estado original.
Controle de custos
A hospedagem em nuvem é contratada conforme a necessidade de utilização. Ou seja, a empresa define o quanto quer gastar com o ambiente. Além disso, caso haja a necessidade de utilização de recursos adicionais, conforme mencionado no exemplo da Black Friday, a cobrança é feita de acordo com a utilização.
Isso quer dizer que é possível contratar um ambiente que atenda a necessidade de processamento do dia a dia, contar com recursos extras quando necessário e pagar à medida que os utiliza.
Capacidade de processamento
Conforme mencionamos, a hospedagem em nuvem utiliza diversos servidores para criar o ambiente virtual. Em função disso, é possível adicionar e remover recursos computacionais com facilidade em qualquer instância. Dessa forma, a capacidade de processamento pode ser ampliada conforme a necessidade de uso.
Redução de custos
A hospedagem em cloud contribui para reduzir o custo das empresas em investimentos com infraestrutura. Por ser um ambiente extremamente flexível, pode ser utilizado para tarefas como criar um site, como forma de armazenamento de arquivos corporativos, para hospedar um blog etc.
Portanto, em vez de investir em hardwares caros e licença de softwares, a empresa contrata o serviço de hospedagem conforme a sua necessidade de utilização.
Quais são os melhores hospedeiros cloud?
Existem diversos provedores de serviços que oferecem a hospedagem em nuvem. Confira alguns deles a seguir.
Cloudways
A plataforma Cloudways oferece um painel de controle que permite fazer o gerenciamento de diversos serviços cloud disponíveis no mercado, entre eles o AWS, o Google Cloud etc.
A ferramenta permite a criação e gerenciamento de diversos ambientes de forma simples. Além disso, a plataforma oferece suporte às várias versões do PHP e é uma excelente alternativa para empresas que precisam executar sites complexos em WordPress.
Google Cloud
O Google Cloud é um conjunto de serviços em nuvem gerenciados por meio de um painel de controle. A plataforma oferece uma série de recursos de processamento, armazenamento, banco de dados, big data etc. Os principais tipos de hospedagem oferecidos pela plataforma são:
- Google Compute Engine: que corresponde ao serviço de IaaS — Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço;
- Google App Engine: que corresponde ao serviço de PaaS — Plataforma as a Service ou Plataforma como Serviço;
- Google Cloud Storage: utilizado para armazenamento e gerenciamento de banco de dados;
- Google Container Engine: utilizado para administrar e orquestrar containers.
Amazon AWS
A AWS — Amazon Web Services é uma plataforma que disponibiliza serviços de hospedagem em nuvem com inúmeros recursos, alto poder de processamento, armazenamento, banco de dados etc.
O provedor oferece suporte a diferentes plataformas de desenvolvimento, o que significa que é possível criar site em linguagens como PHP, .Net, Ruby etc.
Além disso, o provedor também oferece recursos tanto para sites estáticos, que não necessitam de grande poder de processamento, quanto a sites dinâmicos que precisam de alta disponibilidade e escalabilidade.
Locaweb
A Locaweb, que é uma empresa brasileira, também oferece hospedagem em nuvem com diferentes configurações. No momento da contratação é possível escolher os recursos de acordo com a necessidade de uso.
Outra característica do provedor é o selo Intel Cloud Technology, que garante a distribuição adequada da carga de trabalho entre os servidores.
DigitalOcean
A DigitalOcean é uma empresa americana, que conta com data centers espalhados pelos continentes. O plano de hospedagem cloud é feito sob medida, com uma grande possibilidade de configurações.
O provedor oferece uma plataforma para o gerenciamento dos serviços de forma simples. Essa característica permite a criação de Droplets, que são servidores virtuais, de forma extremamente rápida.
Como vimos, a hospedagem cloud é uma maneira de oferecer sites e aplicações na internet com alta disponibilidade e capacidade de adequação do ambiente conforme a necessidade de utilização.
Esse serviço oferece benefícios como a alta capacidade de processamento e a redução de custos. Portanto, escolha entre os diversos provedores de serviço o que seja melhor para a sua empresa.
Gostou do nosso conteúdo sobre provedores de serviços em nuvem? Então, confira neste artigo como garantir a segurança na hospedagem do seu site!
[rock_performance]
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.