Hospedagem Compartilhada: o que é e como escolher uma

A Hospedagem Compartilhada garante diversos benefícios ao usuário sem exigir um investimento alto. Hospedar um domínio em regime compartilhado é o mesmo que aproveitar vários serviços e infraestrutura, que vão garantir que você tenha aplicações online, sites, contas de e-mail e muitos mais em termos de serviços web.

Hospedagem Compartilhada: o que é e como escolher uma

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A hospedagem é conhecida também como hospedagem de sites. Você sabe do que se trata esse serviço? Nós explicamos a você: ele é destinado a armazenar diversos arquivos para acesso online. Há vários tipos de hospedagem, sendo que uma delas é a hospedagem compartilhada, sobre a qual discutiremos agora.

A hospedagem compartilhada é uma das opções bem populares para os que estão desenvolvendo os seus primeiros sites. Estamos falando de uma alternativa mais econômica.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o seu conceito, vantagens e conferir se trata-se de uma opção segura? Então não deixe de acompanhar os próximos tópicos! Boa leitura!

Afinal, o que é uma hospedagem compartilhada?

A hospedagem compartilhada permite que diversos sites utilizem um único servidor. Geralmente, não se sabe quem ou com quais sites têm compartilhado os recursos de um servidor. Cada cliente normalmente vai ter um limite na quantidade total de recursos do servidor que pode fazer uso, mas isso será definido pelo seu pacote de hospedagem.

Hospedagem compartilhada é, sem dúvidas, a opção mais barata e econômica para suas necessidades. Entretanto, é importante deixar claro que o preço barato vem com algumas limitações.

Como a maioria das empresas de hospedagem oferece a mesma quantidade de espaço e armazenamento, é importante escolher uma empresa em que você possa confiar.

A hospedagem compartilhada é segura?

É bem natural se preocupar com a segurança do site quando se fala que o servidor será compartilhado por vários clientes. Mas saiba que, embora esteja em um servidor compartilhado, o provedor vai tomar as medidas cabíveis para isolar as contas de hospedagem de cada cliente.

Dessa forma, nenhum cliente vai ter acesso às informações do outro. Ainda há o grande benefício de o provedor contar com especialistas para assegurar que tudo esteja funcionando como planejado, o que seria total responsabilidade do cliente em um servidor dedicado, por exemplo.

Então, ao escolher um provedor de hospedagem de qualidade, boa reputação e confiança, você não vai ter preocupações quanto à segurança dos dados na hospedagem. 

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba porque o WordPress é a plataforma adequada para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Hospedagem compartilhada e dedicada: quais são as diferenças?

O servidor dedicado oferece um poder maior de uso de recursos e de processamento. Normalmente, ele é usado por sites que exigem mais processamento, como aqueles que contam com vários acessos simultâneos, ou também por organizações que precisam de diferentes configurações de hardware.

Com o poder do servidor dedicado, é garantido que a empresa vai entregar as páginas para os visitantes de maneira rápida e eficaz. Além de contar com a opção de personalizar a configuração da máquina.

Outra vantagem é a conexão segura e direta para rodar os recursos necessários. Estamos falando aqui de uma hospedagem que oferece, indiscutivelmente, mais recurso. No entanto, é uma alternativa mais onerosa, afinal, além de arcar com os custos da máquina, a empresa vai precisar contratar pessoas para administrar o servidor.

Já em um servidor compartilhado, como já mencionamos, o site da empresa vai ficar hospedado em um servidor junto com os demais clientes, dividindo os mesmos recursos.

Essa alternativa é recomendada para as empresas pequenas e também para as médias que apresentam um site com um baixo volume de visitas ou boa programação, ou seja, aplicações que não exigem tantos recursos.

É um servidor que garante à empresa a chance de escolher apenas os recursos que ela vai realmente precisar e o melhor: de modo personalizado. Sem contar que essa opção conta com suporte à manutenção do servidor e ao monitoramento, não sendo preciso que a organização disponha de um profissional que foque no gerenciamento da máquina.

O servidor compartilhado, ao contrário do servidor dedicado, permite que a empresa contrate recursos sempre que existir demanda. Não é necessário se preocupar o tempo todo com uma estrutura de consumo máximo, uma vez que a do tipo compartilhada permite a escalabilidade.

E sobre a hospedagem gerenciada?

Além das duas opções listadas acima, há uma outra forma de contratar serviços de hosting. Estamos falando da hospedagem gerenciada.

Nesse modelo, a empresa contratada é responsável pela administração, segurança, suporte, manutenção e organização de todos os aspectos técnicos da hospedagem. Ou seja, o cliente contrata, além do espaço nos servidores, o serviço de TI voltado a deixar tudo funcionando normalmente, sem nenhum problema.

O maior benefício da hospedagem gerenciada, que é o modelo oferecido pelo Stage, é justamente tirar toda a carga de TI do lado do cliente, que pode focar em suas estratégias de marketing e vendas, sem precisar se preocupar com os aspectos técnicos da hospedagem.

É uma ótima opção para qualquer tipo de negócio, já que reduz custos e entrega maior flexibilidade no uso de recursos.

Quais são as vantagens da hospedagem compartilhada?

A hospedagem compartilhada oferece diversos benefícios para os usuários que optam por esse plano. Confira as principais vantagens da hospedagem compartilhada que fazem toda a diferença a seguir!

​Atendimento e suporte

O suporte é um ponto relevante em qualquer tipo de serviço, e é claro que em uma hospedagem de sites ele é um elemento decisivo.

Como a hospedagem compartilhada é muito usada por pessoas que estão iniciando, contar com uma equipe de suporte qualificada para resolver problemas e tirar dúvidas é extremamente positivo.

Na hospedagem compartilhada, é muito comum que os provedores assegurem um suporte mesmo para aquilo que é bem básico. Mas lembre-se que somente a hospedagem gerenciada vai te entregar um serviço de suporte que vai atender todas as suas demandas.

Segurança

A segurança, sem dúvidas, aumenta, indo muito além do tradicional quando se tem um servidor gerenciado e um monitoramento constante.

Credibilidade

Site que tenha domínio e serviço profissional de hospedagem compartilhada tem muito mais credibilidade, podendo levar os visitantes a ter boas experiências. A possibilidade de erro é muito pequena, sobretudo se a empresa é séria e se garante um ótimo trabalho para os clientes.

Autonomia

A autonomia vai aumentar significativamente com a hospedagem de site. Você não vai ficar preso a plataformas que oferecem poucos recursos, que não dão muita confiança à página.

Economia

Como já reforçamos, esse é o tipo mais econômico e usado no mundo todo, principalmente por propor uma divisão democrática do servidor para diversos sites, conforme o projeto da empresa. Os planos são indiscutivelmente versáteis e cabem no bolso.

Para quais casos ela é mais indicada?

Esse tipo de hospedagem é recomendado para aqueles que pretendem hospedar sites pequenos ou médios. Os provedores normalmente determinam um limite de visitas que o site vai poder receber por dia. De acordo com o plano, essa quantidade pode chegar em trinta mil ou até mais.

Uma das principais vantagens da hospedagem compartilhada é a facilidade e a praticidade na hora do uso. É por esse motivo que ela é a preferida por quem está iniciando e que não tem experiência com hospedagem.

Contudo, essa hospedagem também é utilizada por qualquer pessoa que tenha conhecimento, mas que deseja poupar tempo na configuração manual de um servidor.

A hospedagem compartilhada pode ser utilizada para qualquer tipo de site praticamente, desde aqueles institucionais até os e-commerces. Resumindo, é uma hospedagem ideal para quem:

  • busca praticidade: qualquer um que deseja praticidade e que queira poupar tempo no gerenciamento do site;
  • está iniciando: pessoas que pretendem começar o primeiro site e que desejam ter acesso a ferramentas fáceis de usar;
  • pretende hospedar diversos sites: os planos assim permitem a hospedagem de vários sites em apenas uma conta, sem cobrar mais por isso;
  • quer economizar: estamos falando do tipo de hospedagem mais econômico, ideal para quem não pretende gastar muito;
  • quer flexibilidade: pessoas que desejam ter recursos mais avançados e maior controle sobre o gerenciamento do site.

O que avaliar ao escolher a hospedagem ideal?

Veja alguns pontos que devem ser considerados na hora de escolher a melhor hospedagem para o seu site!

Investigue sobre a empresa

O que deve ser analisado antes de tudo é o histórico da empresa. É importante escolher uma empresa que esteja no negócio há muito tempo e que ofereça um serviço de qualidade.

Caso você opte por uma empresa prestes a falhar, pode ter que mover o seu site bem mais cedo, podendo perder o investimento feito na hospedagem. Veja alguns questionamentos a se fazer:

  • É uma empresa lucrativa e financeiramente estável?
  • Há quanto tempo está no mercado?
  • É uma empresa privada?
  • Como ela cresceu nos últimos anos?
  • Quantos clientes ela tem?

Preços

Após ter uma lista de empresas com histórico sólido, é o momento de iniciar a verificação dos preços. Comece descobrindo a linha de fundo. Qual é a taxa mensal? Não deixe de fazer uma lista do menor para o maior.

Características

Agora é a hora de verificar os recursos dos provedores de hospedagem. É importante ter certeza de que você está recebendo o maior retorno possível para o seu investimento, não tendo que atualizar por um bom tempo.

Faça, então, algumas perguntas a si mesmo:

  • Quanta largura de banda o plano garante?
  • Quanto espaço de armazenamento o plano oferece?
  • Quantas contas de FTP, de e-mail e bancos de dados permitem que você tenha?
  • Eles incluem qualquer recurso que esteja relacionado ao e-commerce, como certificados SSL para transmissão segura de dados de cartão de crédito, aplicativos de loja online etc.?

Confiabilidade e Desempenho

É óbvio que nada do que dissemos vai fazer bem se o seu host não tiver desempenho satisfatório e se não for confiável. Isso certamente pode resultar em carregamento lento, erros e tempo de inatividade do site.

Por isso, você precisa analisar qual provedor de hospedagem é o mais confiável e qual vai garantir o melhor desempenho. 

Serviço ao cliente

O atendimento ao cliente vai ser o primeiro ponto de contato a ser feito para problemas, assistência ou dúvidas. É preciso, portanto, certificar-se de que o atendimento ao cliente seja informado, amigável, rápido e acessível para solucionar qualquer problema que possa aparecer.

Enfim, saiba que a hospedagem compartilhada também é conhecida por ter inúmeros adicionais capazes de deixar o gerenciamento do site ainda mais prático, como o modelo de hospedagem gerenciada. Dessa forma, os usuários podem focar no negócio, deixando a parte técnica para os profissionais que são responsáveis pelo servidor de hospedagem.

Quer garantir que o seu site seja perfeito para gerar os melhores resultados? Então não perca mais tempo e baixe agora mesmo o nossa checklist de lançamento de site, para ter todas as respostas!

[rock_performance]
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.